Com mais de 92% da população brasileira recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - 189,4 milhões de pessoas -, a coleta do Censo Demográfico terminou. Em alguns estados, como Santa Catarina, Piauí e Paraíba, mais de 96% dos moradores responderam aos pesquisadores. Segundo o Ministério do Planejamento e Orçamento, a chamada base mais fundamental de dados entra a partir de agora em sua etapa de apuração.
Nesta fase, os supervisores técnicos do IBGE podem determinar retornos pontuais ao campo. Isso significa que determinados bairros em algumas cidades podem passar por ações específicas de recenseamento para conferência de dados ou mesmo para determinar se domicílios originalmente encontrados vazios estão, de fato, desocupados.
“Criamos um comitê de fechamento do censo, que inclui oito demógrafos contratados exclusivamente para essa etapa de apuração, que trabalharão em sintonia direta com os demógrafos do próprio IBGE”, explicou o presidente interino do instituto, Cimar Azeredo.
Yanomami
Ao mesmo tempo em que iniciará a etapa de apuração de milhões de dados, o IBGE realizará este mês uma operação pontual final de coleta de dados para o censo junto aos moradores da Terra Indígena Yanomami. A operação começa no próximo dia 6 e, a depender das condições climáticas no território que passa pelos estados de Roraima e Amazonas, será concluída entre 20 e 30 dias depois.
Durante o censo, os recenseadores já coletaram dados de 50% dos moradores do território Yanomami. Agora, resta a metade final, que vive em áreas de acesso especialmente complexo.
Para viabilizar a operação, a ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, liderou uma frente interministerial de apoio que envolveu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, o ministro da Defesa, José Múcio, e a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Em reuniões, a ministra defendeu a centralidade que o censo exerce para as políticas públicas nacionais e regionais.
Após despachos diretos entre os ministros, Tebet colocou o corpo técnico do Ministério do Planejamento para, junto do presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo, viabilizar detalhes logísticos da viagem de recenseadores e supervisores do instituto até a Terra Indígena Yanomami.
Segundo o Ministério do Planejamento, entre recenseadores e supervisores do IBGE, experientes em coletas junto a terras indígenas, e técnicos militares e policiais de apoio, o IBGE estima 38 pessoas que usarão, em diferentes turnos, helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF), mobilizada para a viabilização do censo a partir de decisões do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Divulgação em abril
Desde o censo de 1960 que o IBGE realiza revisões técnicas sobre os dados coletados junto à população. A expectativa é de que as informações do censo sejam divulgadas no fim de abril. “Com o censo podemos definir políticas públicas mais focalizadas e, portanto, mais efetivas”, disse a ministra Simone Tebet.
“Ao conhecermos com clareza quantos somos em cada município, como cada um de nós vive, como são nossas famílias e nossas realidades, passamos, também, a pensar em aprimoramento de políticas em áreas como saúde, educação, benefícios sociais, infraestrutura urbana, logística e tecnológica”, afirmou a ministra do Planejamento.
A Polícia Militar localizou um indivíduo e encaminhou o mesmo à Delegacia de Polícia Civil de Livramento por tráfico de entorpecentes nas imediações da Matinha. Segundo a guarnição, eles foram informados sobre o indivíduo por populares, e após realizar rondas, um suspeito com as mesmas características foi localizado em uma motocicleta, na estrada da Matinha. Ao visualizar a viatura, o homem demonstrou bastante nervosismo e empreendeu fuga logo em seguida. Foi feito o acompanhamento, e, ao aproximar-se, foi dada a voz de abordagem, bem como a busca pessoal, sendo possível encontrar em posse do suspeito substância análoga à cocaína, diversas embalagens de acondicionamento da droga, uma quantia em dinheiro, além de uma balança de precisão. O indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.
Durante o Patrulhamento Tático Móvel na Comunidade da Barrinha em Livramento de Nossa Senhora, a Guarnição do PETO da 46ª CIPM foi informada que na Rua do Canal havia um veículo com som em alto volume. No local, os militares visualizaram um veículo Palio de cor cinza e com o porta malas aberto. Foi dada voz de abordagem e, durante busca pessoal, foi encontrada na cintura de um homem um revólver marca calibre .38 com 06 munições intactas. No veículo foi localizada uma caixa contendo mais 20 munições calibre .38 e 01 munição calibre .32. O indivíduo foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis.
O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) abre, no próximo dia 7 de março, as inscrições para seleção de estagiário de nível médio. As vagas serão destinadas ao cadastro reserva e o processo seletivo será feito de forma online pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Poderão participar estudantes matriculados no ensino médio que tenham, no mínimo, 16 anos de idade no início do contrato. Os selecionados receberão uma bolsa mensal de R$ 450 mais auxílio-transporte.
Exclusivo para candidatos que residam na Bahia, o estágio será presencial, com 20 horas semanais. As inscrições permanecem abertas até o dia 22 de março, às 12 horas. Os interessados podem efetuar o cadastro junto ao CIEE de forma gratuita e preencher a ficha de candidatura pelo site (clique aqui).
O processo seletivo será dividido em três etapas: inscrição, que é de caráter eliminatório; prova online, que estará disponível no portal do CIEE até o dia 22; e investigação social. A prova contará com 30 questões, sendo 15 de língua portuguesa, cinco de matemática, cinco de noções de informática e cinco de conhecimentos gerais.
Conforme edital publicado no Diário de Justiça Eletrônico de hoje, dia 27, 10% das vagas serão destinadas as pessoas com deficiência e 30% reservadas para candidatos autodeclarados negros e pardos. As vagas são para as Promotorias de Justiça Regionais de Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ibotirama, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
Rio de contas, Bahia, foi uma das cidades contempladas pelo Projeto de Iluminação Cultural do Instituto Neoenergia. A Igreja de Nossa Senhora Sant'Ana terá iluminação cênica, a fim de valorizar ainda mais sua bela arquitetura da era colonial que flerta com estilos medievais, como o gótico e o bizantino. Nesta quarta-feira (01/03), na Igreja Sant'ana, os representantes do Instituto Neoenergia irão expor todos os detalhes do projeto. Durante a reunião serão apresentadas as propostas de iluminação cênica e ação de educação patrimonial. De acordo com os organizadores do evento, a participação da comunidade é de suma importância para o sucesso do projeto. Nessa apresentação preliminar foram convidados membros da sociedade civil, autoridades do executivo e do legislativo rio-contense, além da chefe do escritório técnico do IPHAN no município, Sayonara Trindade Pinto.
O Governo da Bahia, através da Secretaria da Administração (Saeb), publicou na edição desta quarta-feira (1°) do Diário Oficial do Estado (DOE) o resultado provisório da primeira etapa do concurso público que ofertou duas mil vagas de soldados da Polícia Militar e outras 500 do Corpo de Bombeiros.
A relação dos aprovados, por ordem de classificação, está disponível no DOE, além de publicada no Portal do RH Bahia e no site da organizadora do certame.
O prazo para os candidatos ingressarem com recursos em relação ao resultado provisório da 1ª etapa (Provas Objetivas) será entre os dias 2 e 3 de março.
Cronograma
O resultado definitivo da 1ª etapa será divulgado no dia 29 de março, no Diário Oficial do Estado, no site da Fundação Carlos Chagas (clique aqui) e no Portal RH Bahia (clique aqui). Na mesma data também sairá o resultado provisório da segunda etapa (Prova Discursiva).
O resultado definitivo desta 2ª etapa sairá no dia 11 de maio. Os candidatos devem acompanhar o cronograma do certame por intermédio das publicações legais no DOE e pelo site RH Bahia, clicando no link Concursos, no menu situado na parte superior.
Outra opção para ter acesso às informações do concurso é acessar o site da Fundação Carlos Chagas.
Sobre o concurso
As provas do concurso foram realizadas no dia 22 de janeiro deste ano e contaram com a participação de mais de 70 mil candidatos, disputando uma das 2.500 vagas de soldado (2 mil para PM e 500 Corpo de Bombeiros).
As provas foram realizadas em Salvador e em 12 cidades do interior do estado (Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus, Serrinha e Vitória da Conquista).
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 01.03.2023
Nossa Educação A 88 FM exibiu recentes matérias sobre demandas de Iguatemi, o maior distrito de Livramento, com cerca de 1/3 da população do município. Vimos o chocante descaso para com a escola local. O acesso a seu interior, junto com o diretor da unidade, foi negado à reportagem, de forma inflexível e autoritária, pelo secretário da Educação, Sebastião Fernandes, alegando que era domingo! Também se negou a falar da caótica situação da escola, que está parcialmente demolida. O município tem mais de 400 professores e só 26 escolas e creches. Tem gente sobrando. Não há pauta para melhorar o ensino, nem qualificar o magistério. O plano de carreira, que é previsto na Constituição Federal, espera atualização na gaveta do prefeito, sob o silêncio da categoria e os sindicatos. O caos se ampliou com a falta de ações para o período da pandemia, que resultou em dois anos perdidos. Aprovaram os alunos sem ministrar conteúdo. O agravamento da degradação em nossa Educação coincide com a gestão do atual secretário.
Limpeza urbana A empresa Cardoso Empreendimentos, finalmente, assume a limpeza urbana, em Livramento, após julgadas e indeferidas as contestações do resultado da licitação, feitas pelas demais concorrentes. Elas alegaram que o valor da proposta vencedora era inexequível, ou seja, muito baixo, não pagaria o serviço. Os protestos foram indeferidos pelo prefeito, que alegou falta de fundamentos legais, com base em parecer do pregoeiro. Os serviços passam a ser prestados por metade do preço pago à Lig Lixo, há muitos anos, ficando a suspeita de ter havido superfaturamento. A suspeita, agora, é de existência de interesse pessoal do gestor na nova contratação. Isso se confirmará se houver aditivo ajustando o valor do contrato, sem o devido fundamento ou sob fundamentos falsos. Fiquemos atentos!
Preço da gasolina O governo de Jair Bolsonaro, para preservar a sustentação econômica do país, na crise da pandemia, tirou os impostos federais do preço dos combustíveis. O dinheiro economizado pela população foi para o mercado, incrementando a economia e compensando os impostos renunciados pela União. E aliviou muito o bolso dos brasileiros, sem a cascata de aumentos que o preço dos combustíveis costuma provocar. O atual governo acaba de anunciar que os impostos federais estão de volta ao preço da gasolina! Ou seja, há o risco de haver uma carestia generalizada, nos próximos dias e meses.
Vacina obrigada Volta também a exigência de vacina para o recebimento do bolsa-família, anunciada pelo próprio presidente da República, Luís Inácio da Silva. Inclui a vacina contra covid-19 para crianças. Isso preocupou quem é contra ser obrigatório, pelo risco de miocardites, como tem sido divulgado. São famílias pobres, que precisam do auxílio para viver, agora forçadas a exporem os filhos inocentes ao risco. Começou, dia 27, a vacinação geral contra covid-19, influenza, pólio e sarampo, justo após as aglomerações do carnaval, onde não se pensou em doenças, muito menos no coronavirus!
Para refletir Você conhece o besouro mangangá? Pois, é! Muita gente quer ir para o Céu, sem saber onde fica. Onde fica o Céu? Há quem ache a pergunta sem sentido! Então, troquemos Céu por perspectiva de vida, projeto de vida! Sabe onde fica o lugar aonde você quer ir, ou onde está o que quer ter? Sabe? Então, beleza! Agora, precisa saber como chegar lá! A vida é um plano, um projeto! Mas, às vezes, nos perdermos nela! Você sabia que bebe água com índice preocupante de agrotóxico e de coliformes fecais? Estes, menos mal! Sabia que sem os polinizadores não haverá plantas nem arvores? Entre os polinizadores estão abelhas e besouros como o mangangá! Eles fazem a união afetiva entre as flores, para que delas nasçam os frutos, que dão sementes, das quais nascem novas plantas e árvores! E você sabia que, nesse belo trabalho da natureza, está havendo uma dor horrível?
Esses divinos polinizadores estão sendo assassinados, cruelmente, com o uso dos agrotóxicos! Até de propósito, como em roças de maracujá. O homem prefere polinizar com os próprios dedos. Dizem que, assim, os frutos ficam maiores, mais pesados, dando mais lucros! E as plantas e árvores silvestres? Sem as abelhas e mangangás, mortos pelo veneno, nosso ambiente pode se transformar, um dia, em um deserto de maracujá! Olhe a sua volta e veja quantas coisas miúdas são ignoradas, mas que estão destruindo o meio ambiente. Pense, se continuar assim, como será o viver, ou morrer, dos seus netos, bisnetos, tataranetos, daqui a 50, 100, 200 anos! Terão água para beber ou ar para respirar? Possa ser que não mais fará diferença saber onde fica o céu! Pensem nisso!