
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 01.03.2023
Nossa Educação A 88 FM exibiu recentes matérias sobre demandas de Iguatemi, o maior distrito de Livramento, com cerca de 1/3 da população do município. Vimos o chocante descaso para com a escola local. O acesso a seu interior, junto com o diretor da unidade, foi negado à reportagem, de forma inflexível e autoritária, pelo secretário da Educação, Sebastião Fernandes, alegando que era domingo! Também se negou a falar da caótica situação da escola, que está parcialmente demolida. O município tem mais de 400 professores e só 26 escolas e creches. Tem gente sobrando. Não há pauta para melhorar o ensino, nem qualificar o magistério. O plano de carreira, que é previsto na Constituição Federal, espera atualização na gaveta do prefeito, sob o silêncio da categoria e os sindicatos. O caos se ampliou com a falta de ações para o período da pandemia, que resultou em dois anos perdidos. Aprovaram os alunos sem ministrar conteúdo. O agravamento da degradação em nossa Educação coincide com a gestão do atual secretário.
Limpeza urbana A empresa Cardoso Empreendimentos, finalmente, assume a limpeza urbana, em Livramento, após julgadas e indeferidas as contestações do resultado da licitação, feitas pelas demais concorrentes. Elas alegaram que o valor da proposta vencedora era inexequível, ou seja, muito baixo, não pagaria o serviço. Os protestos foram indeferidos pelo prefeito, que alegou falta de fundamentos legais, com base em parecer do pregoeiro. Os serviços passam a ser prestados por metade do preço pago à Lig Lixo, há muitos anos, ficando a suspeita de ter havido superfaturamento. A suspeita, agora, é de existência de interesse pessoal do gestor na nova contratação. Isso se confirmará se houver aditivo ajustando o valor do contrato, sem o devido fundamento ou sob fundamentos falsos. Fiquemos atentos!
Preço da gasolina O governo de Jair Bolsonaro, para preservar a sustentação econômica do país, na crise da pandemia, tirou os impostos federais do preço dos combustíveis. O dinheiro economizado pela população foi para o mercado, incrementando a economia e compensando os impostos renunciados pela União. E aliviou muito o bolso dos brasileiros, sem a cascata de aumentos que o preço dos combustíveis costuma provocar. O atual governo acaba de anunciar que os impostos federais estão de volta ao preço da gasolina! Ou seja, há o risco de haver uma carestia generalizada, nos próximos dias e meses.
Vacina obrigada Volta também a exigência de vacina para o recebimento do bolsa-família, anunciada pelo próprio presidente da República, Luís Inácio da Silva. Inclui a vacina contra covid-19 para crianças. Isso preocupou quem é contra ser obrigatório, pelo risco de miocardites, como tem sido divulgado. São famílias pobres, que precisam do auxílio para viver, agora forçadas a exporem os filhos inocentes ao risco. Começou, dia 27, a vacinação geral contra covid-19, influenza, pólio e sarampo, justo após as aglomerações do carnaval, onde não se pensou em doenças, muito menos no coronavirus!
Para refletir Você conhece o besouro mangangá? Pois, é! Muita gente quer ir para o Céu, sem saber onde fica. Onde fica o Céu? Há quem ache a pergunta sem sentido! Então, troquemos Céu por perspectiva de vida, projeto de vida! Sabe onde fica o lugar aonde você quer ir, ou onde está o que quer ter? Sabe? Então, beleza! Agora, precisa saber como chegar lá! A vida é um plano, um projeto! Mas, às vezes, nos perdermos nela! Você sabia que bebe água com índice preocupante de agrotóxico e de coliformes fecais? Estes, menos mal! Sabia que sem os polinizadores não haverá plantas nem arvores? Entre os polinizadores estão abelhas e besouros como o mangangá! Eles fazem a união afetiva entre as flores, para que delas nasçam os frutos, que dão sementes, das quais nascem novas plantas e árvores! E você sabia que, nesse belo trabalho da natureza, está havendo uma dor horrível?
Esses divinos polinizadores estão sendo assassinados, cruelmente, com o uso dos agrotóxicos! Até de propósito, como em roças de maracujá. O homem prefere polinizar com os próprios dedos. Dizem que, assim, os frutos ficam maiores, mais pesados, dando mais lucros! E as plantas e árvores silvestres? Sem as abelhas e mangangás, mortos pelo veneno, nosso ambiente pode se transformar, um dia, em um deserto de maracujá! Olhe a sua volta e veja quantas coisas miúdas são ignoradas, mas que estão destruindo o meio ambiente. Pense, se continuar assim, como será o viver, ou morrer, dos seus netos, bisnetos, tataranetos, daqui a 50, 100, 200 anos! Terão água para beber ou ar para respirar? Possa ser que não mais fará diferença saber onde fica o céu! Pensem nisso!
Comentários