OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

  • Por Agência Brasil

  • 11.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Morre o ator e humorista Batoré, aos 61 anos, em SP

O ator e humorista Ivanildo Gomes Nogueira, 61 anos, mais conhecido como Batoré, morreu nesta segunda-feira (10) na capital paulista. Ele estava sendo atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Pirituba, zona norte de São Paulo. 

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a morte, mas não a causa do falecimento. “Os devidos esclarecimentos médicos foram repassados à família”, disse o órgão em nota. Diversos veículos de imprensa informam que ele enfrentava um câncer. 

A assessoria do ator, no entanto, não confirma a doença. A equipe do humorista informou que Batoré esteve com a família por volta das 12h e que, no início da tarde, teve uma parada cardíaca. Ainda segundo a assessoria, ele procurou a UPA ontem (9) à noite porque estava com as pernas inchadas. 

Batoré era natural de Serra Talhada, no interior pernambucano. Ele nasceu em 17 de abril de 1960. O apelido se refere ao personagem que interpretou no programa humorístico A Praça é Nossa, do SBT, na década de 1990. Em 2016, ele atuou na novela Velho Chico, da TV Globo.

Pelo Instagram do ator, foi informado que o sepultamento será na cidade de Cabreúva, em São Paulo, mas não há detalhes sobre o horário.

  • Por Paramirim Agora

  • 11.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Casos ativos de covid-19 sobem para 163 em Paramirim

A Secretaria de Saúde de Paramirim informou, no fim da tarde desta segunda-feira (10), a confirmação de mais 13 casos de covid-19 no município. De acordo com a pasta, a maioria está vacinada com pelo menos duas doses. Por outro lado, nove pessoas que estavam com a doença foram declaradas curadas. Com isso, o total de ativos subiu para 163. Também foram notificados mais 15 casos suspeitos, os quais possuem histórico de viagens recentes e contatos com casos positivos. Todos os casos suspeitos e confirmados estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados. À primeira vista, esse número assusta, principalmente se comparado aos dos municípios vizinhos — Livramento, por exemplo, com população duas vezes maior, possui “apenas” 24 ativos. Além das aglomerações recentes (encontros familiares, confraternizações entre amigos e festas privadas), que não são exclusividade de Paramirim, um fator importante pode explicar essa discrepância: a quantidade de testes realizados pelo município. Desde o fim do ano passado, a rede pública de saúde vem expandindo o rastreamento e a testagem. Apenas nos últimos sete dias, mais de 900 testes foram realizados no Hospital Aurélio Rocha e nos postos de saúde. Nesse período, também houve busca ativa e bloqueio de contatos na sede e na zona rural. Enquanto o número de infecções confirmadas aumenta, chama atenção a ausência de internamentos hospitalares. Conforme a Secretaria de Saúde, todos os 172 confirmados neste ano (a maioria vacinada com duas doses) tiveram apenas sintomas leves e moderados, confirmando a eficácia e importância da vacinação.

O Rio Brumado e o Riacho do Gambá, que cortam a cidade de Rio de Contas, no sudoeste da Bahia, transbordaram após fortes chuvas que atingiram o município na última sexta-feira (7). Ruas e imóveis ficaram alagados. Segundo a prefeitura, a chuva durou cerca de 1h e a previsão era de 60 a 80 mm de água. Não há registros de desalojados, desabrigados ou casas desabadas. A Defesa Civil fez visitas técnicas em casarões para possíveis interdições. Ainda de acordo com a prefeitura de Rio de Contas, algumas estradas que dão acesso à zona rural foram interditadas, mas as comunidades não ficaram isoladas. Além dos alagamentos, o açude Brumado, também conhecido como barragem Luiz Vieira, atingiu o volume de 100% e começou a sangrar. A barragem abastece os municípios de Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio.

  • Por Achei Sudoeste

  • 10.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

PM prende mulher por tráfico na cidade de Ibicoara

Policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Central realizavam rondas pela rua Sebastião José Domingues, no município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, na noite deste sábado (08), quando deteve uma mulher suspeita de tráfico de drogas. Com ela, foram encontrados 23 porções de maconha, além de um pé da erva e de embalagem para acondicionamento de entorpecentes. A mulher foi conduzida para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), onde a prisão em flagrante foi registrada e o material apreendido foi apresentado.

O governador Rui Costa, na manhã desta segunda-feira (10), informou que ocorrerá modificações no decreto que restringe a quantidade de pessoas em shows e eventos na Bahia, “Infelizmente, nós vamos ter que dar um passo atrás”, anunciou o governador. Rui apontou o aumento do número de casos ativos de coronavírus no estado e informou que se reunirá com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) para definir as alterações no decreto, que serão publicadas no Diário Oficial do Estado de amanhã (11).

Um rocha se desprendeu de um "paredão" e invadiu a pista na BA-849, em trecho da cidade de Palmeiras, na Chapada Diamantina, na noite de sábado (8). A pedra não atingiu nenhum veículo que passava no local, portanto ninguém ficou ferido. A prefeitura de Palmeiras divulgou um pedido de alerta para os motoristas. Existe o risco de mais algumas rochas cederem. O gestão afirma que tem tomado medidas para resolver a situação, mas não detalhou as ações.

Embora existam inúmeras placas de alerta, edificado um enorme muro, feito o reforço de cercas laterais e implantação de sistema de câmeras, nada disso tem sido suficiente para barrar a curiosidade de populares que estão invadindo área reservada da barragem de Ceraíma e colocam crianças e famílias inteiras em risco, em área com sistema de alerta, fiação elétrica e risco de quedas de altura. Muitos brincam andando pelo paredão de mais de três metros de altura e tomam banho no vertedouro lateral. 

O comando do 17º BPM, através do Tenente-coronel Arthur Mascarenhas pede que a população não coloque a segurança de suas famílias em risco. A PM não está dando conta do enorme fluxo de pessoas que estão invadindo o local, quebrando cercas e estourando até cadeados. Muitos passam por fora e invadem a área do sangradouro. 

Durante reunião com o Grupo de Trabalho na última quinta (6) no escritório local da Codevasf em Guanambi, o servidor Hudson Caldeira, informou, em nome do Superintendente Regional da 2°/SR-Codevasf, o Sr. Harley Xavier Nascimento, que o órgão fez um investimento alto para ampliar a segurança e restringir o acesso ao barramento de pessoas não autorizadas, conforme as diretrizes de Segurança de Barragens, como construção de muro, afixação de placas grandes de alerta, portão sob cadeado no acesso de entrada e que, somente profissionais habilitados estão autorizados a acessar a área. Invasão de área federal é crime, e as pessoas que estão invadindo o local, serem identificadas, poderão responder pela prática, na Justiça federal local.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Depois de mais de 14 anos, barragem de Rio de Contas sangra

Barragem Engenheiro Luiz Vieira, construída no município de Rio de Contas no sudoeste baiano, atinge sua capacidade máxima

Desde o começo do século vinte já se indicava o aproveitamento econômico do Rio Brumado, no extenso vale que tem início ao largo da sede municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, como se vê no relatório apresentado pelo agrônomo Vale Cabral à Vital Soares, governador da Bahia na época (1928). Com o nome de Barragem Luiz Vieira, seu represamento deu lugar ao Açude Brumado-BA. As primeiras escavações tiveram início em 1967, e a barragem de contenção foi iniciada em 1977 e concluída somente dez anos depois, em 1987. Durante as primeiras escavações, justamente no local da barragem principal, foi encontrada uma falha geológica que posteriormente veio a ser preenchida por um tipo de argila com grande potencial de expansão, o que comprometeria a obra e, por conta disso, fez-se a retirada de todo este material, para que o represamento principal tivesse lugar. 

A barragem de acumulação é feita por terra compactada, de solo homogêneo e impermeável. Tem altura máxima de 60 metros. A parte superior (coroamento) possui 10 metros de largura. O sangradouro tem largura de 10 metros, sobre o qual foi feita uma ponte, situada em posição oblíqua à barragem, na ombreira esquerda desta. Além da represa principal foi construída uma barragem auxiliar, numa depressão da margem esquerda, com altura máxima de 7 metros e comprimento de 300m. Para atender à irrigação do vale, foi feita uma barragem de derivação, em concreto, possuindo 38,5 m de comprimento.

Sua capacidade total, atualmente, é de 99.351.357 m³, tendo vertido seu excesso pela última vez em abril de 2007, e apresentando um sangramento com uma lâmina de água de 40cm, que durou aproximadamente 30 dias. O fato mostra-nos que o fenômeno ocorre com grande raridade, tanto em decorrência de sua vastidão e profundidade, tal como a distribuição de água feita para três municípios (Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio) e para a agricultura, quanto pelas poucas chuvas na região, chuvas estas que assolaram as extensões territoriais em nossa proximidade no final de 2021 e foram, sem sombra de dúvidas, fatores determinantes para que, após 14 anos e nove meses, a barragem viesse sangrar novamente. Vale evidenciar que o açude possuía uma capacidade de 105 milhões de metros cúbicos, mas atualmente, segundo a Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (ADIB), sua capacidade caiu para 99.351.357 m³, devido ao assoreamento (acúmulo de terra e outros detritos no fundo) ou seja, ao longo do tempo ela vai sendo entupida.

A Barragem registrou seu ponto crítico em dezembro de 2019, chegando a 12 milhões de m³, fruto de seca prolongada entre os anos de 2011 a 2019. Em outubro de 2012, um outro ponto crítico ocasionou a interrupção da distribuição de água para irrigação, tendo como consequência muitos danos à fruticultura. E hoje, 08 de janeiro de 2022, trouxe muita alegria aos moradores da região, com seu imenso volume de água e seu tão esperado sangramento.

O governo federal anunciou, nesta quarta-feira (5), as diretrizes da vacinação infantil contra a Covid-19. De acordo com o Ministério, não será cobrada a prescrição obrigatória de um médico para a vacinação de crianças na faixa etária dos 5 aos 11 anos, como havia sido divulgado anteriormente. 

Ainda de acordo com o órgão, cerca de 20 milhões de crianças nesta faixa etária devem começar a ser vacinadas ainda neste mês de janeiro com o imunizante da Pfizer.  A vacinação será de forma decrescente, tendo início nas crianças de 11 anos, até que se chegue no público com 5 anos de idade.

O único pré-requisito para a aplicação do imunizante é a autorização expressa dos pais ou responsáveis, caso estes não estejam acompanhados das crianças no momento da vacinação.  O ministério estabeleceu ainda um intervalo mínimo de três a oito semanas entre a primeira e segunda dose.

Durante o anúncio, o ministro Marcelo Queiroga trouxe números positivos da imunização no país. "Essa é mais uma etapa do nosso bem sucedido  programa contra a Covid-19. Hoje vamos atingir a marca expressiva da distribuição de mais de 400 milhões de doses de vacinas e isso mostra o compromisso do governo federal em prover vacinas para que a população brasileira", disse. 

  • Por Achei Sudoeste

  • 07.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Homem de Livramento, aluga dois carros e vende veículos;

Um homem de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, teria alugado dois veículos em Brumado e vendido os carros na região. Comerciante no município de Brumado, Himas Barbosa Torres acusou o indivíduo de apropriação indébita. No início de dezembro de 2021, ele alugou um veículo Gol preto, com placa DTX-6213, para o homem, que alegou ser prestador de serviços de entrega no Mercado Livre. “Nesse período, ele demonstrou interesse por outro carro, um Fiat Fiorino branco. Com oito dias, ele retornou ao lava jato em que meu carro estava e pegou a Fiorino sem a minha autorização”, relatou em entrevista a Rádio Alternativa FM. Após 22 dias, a vítima tentou contato com o suposto locatário e o homem não atendia as ligações e nem respondia as mensagens. Na cidade Livramento, Himas descobriu que o locatário havia vendido os dois carros a R$ 5 mil cada - um no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, e o outro no município de Lagoa Real. Em depoimento à polícia, o acusado disse que vendeu os veículos devido a problemas de saúde. O caso está sendo investigado.

Popularizados em países da Europa e nos Estados Unidos, os autotestes contra a Covid-19 podem ser feitos em casa pelo próprio paciente. Enquanto no exterior dá para encontrar o material de testagem em clínicas, farmácias e até serviços públicos, no Brasil, uma regra da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a comercialização e distribuição. 

Os autotestes emitem o diagnóstico depois que a pessoa coleta o próprio material [com auxílio de um swab, como em um PCR normal] e coloca sobre uma superfície que aponta se há ou não a infecção. E é aí que ele é barrado pela resolução 36 da Anvisa. No texto consta que não podem ser ofertados à população leiga produtos com finalidade de diagnóstico, "incluindo agentes que causam doenças infecciosas passíveis de notificação compulsória".

Uma exceção prevista em artigo único do mesmo texto, contudo, diz que a proibição pode ser revogada por Resolução da Diretoria Colegiada, tendo em vista políticas públicas e ações estratégicas formalmente instituídas pelo Ministério da Saúde". 

Por meio de nota enviada ao portal Yahoo, a Anvisa afirma que para que o material circule no país é necessário que uma medida seja "estudada com critério quanto aos riscos, benefícios e possíveis efeitos".

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Bahia registra aumento de mortes em estradas durante Ano Novo

O Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRv) registrou um aumento no número de mortes nas rodovias estaduais da Bahia durante a Operação Ano Novo, entre os dias 30 de dezembro e 3 de janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo o Capitão Lopes, comandante do BPRv, seis pessoas morreram em acidentes este ano, contra cinco casos registrados na última Operação Ano Novo.

“Infelizmente, a gente não conseguiu reduzir o número de sinistros envolvendo vítimas fatais. Ano passado tivemos cinco vítimas e este ano, seis vítimas fatais. Mas conseguimos a redução dos acidentes como um todo. Mais de 50% na redução e isso foi muito positivo para esse saldo”, comentou.

Ainda de acordo com o órgão, 16 acidentes foram nas estradas que cortam o estado sob administração estadual. Deste número, oito pessoas ficaram com ferimentos leves e outras oito, em estado mais grave.

O policial acrescentou que foram feitas abordagens e flagrantes de motoristas dirigindo sob efeito de álcool. Um homem chegou a ser detido após o crime ser constatado pelo etilômetro e conduzido à delegacia.

“Foram flagrados oito condutores fazendo o uso de bebida alcoólica. Eles se recusaram a soprar o etilômetro. Um chegou a soprar e foi conduzido para a delegacia pelo crime de trânsito. Mas ainda assim, infelizmente ainda vemos essas pessoas nessa prática”, disse o oficial.

A maior parte dos acidentes ocorreu na BA-099, conhecida como Estado do Coco, que faz a ligação entre Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, e o litoral norte da Bahia. Segundo a polícia, a razão se deve também ao grande fluxo de veículos na região, que registrou mais de 140 mil veículos durante a fiscalização.

 

A taxa de mortalidade por Covid-19 no mês de dezembro no estado do Rio de Janeiro foi três vezes maior entre pessoas não vacinadas, quando esse grupo é comparado ao das pessoas que tomaram ao menos uma dose das vacinas disponíveis. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Conforme divulgou a Agência Brasil, entre os vacinados com ao menos uma dose, a taxa de mortalidade foi de 0,14 óbitos para cada 100 mil habitantes no mês de dezembro. Já entre os não vacinados, a proporção sobe para 0,52 por 100 mil. No mês passado, o Rio de Janeiro registrou 32 óbitos por Covid-19, sendo 20 em pessoas que tomaram ao menos uma dose da vacina. Ainda de acordo com a Agência, as mortes ocorreram em um universo de mais de 12 milhões de habitantes que tomaram ao menos uma dose das vacinas no estado. Já entre os não vacinados, houve 12 mortes em um universo de cerca de 4 milhões de pessoas.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Sancionada lei que autoriza postos a comprarem etanol de produtores

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, com vetos, lei que autoriza os postos de combustível a comprarem etanol hidratado diretamente dos produtores ou importadores, desobrigando-os de recorrerem à intermediação de distribuidoras.

A medida consta da Lei nº 14.292, publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (4) e já está em vigor. A lei também permite a revenda varejista de gasolina e etanol hidratado fora do estabelecimento autorizado, desde que limitada ao território municipal onde o revendedor está estabelecido.

O novo texto legal também consolida mudanças nas regras tributárias federais já alteradas por meio da Medida Provisória nº 1.063, como as que tratam da cobrança das contribuições para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e para os programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

A lei também exime as empresas ou consórcios de comprovar que estão em situação regular perante as fazendas federal, estadual e municipal e à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para obter, da própria agência, autorização para atuar no setor de biocombustíveis.

De acordo com o governo federal, a iniciativa visa a aumentar a competição no setor de combustíveis, eliminando a obrigatoriedade de os postos comprarem álcool combustível apenas dos distribuidores, que poderão continuar atuando, mas terão que oferecer atrativos para manterem os clientes.

Vetos

O presidente vetou o trecho da lei que permitia que as cooperativas de produção ou comercialização de etanol vendessem o combustível diretamente para os postos de gasolina.

“Visando à adequação quanto à constitucionalidade e ao interesse público, o presidente da República vetou os dispositivos que tratavam da venda direta e estendiam essa permissão para as cooperativas produtoras ou comercializadoras de etanol”, explicou, em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República.

A decisão, segundo a Secretaria-Geral, se deve ao fato de as cooperativas gozarem de benefícios fiscais que tendem a reduzir suas contribuições. “A propositura legislativa, assim, criaria uma renúncia fiscal sem a devida previsão orçamentária, o que viola o Art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como a constitucionalidade, visto que distorce a concorrência setorial.”

Ainda de acordo com a Secretaria-Geral, foi sancionada a parte do projeto de lei que muda a sistemática de cobrança do PIS/Cofins para evitar perda de arrecadação e distorções competitivas, tanto ao importador (caso este exerça função de distribuidor), quanto ao revendedor varejista que fizer a importação, que deverão pagar as respectivas alíquotas de PIS/Cofins (5,25% de PIS sobre a receita bruta e 24,15% de Cofins, incidentes por metro cúbico do combustível).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou hoje (3) que contabiliza, até o momento, 650 mil inscritos para o processo seletivo do Censo Demográfico 2022. As inscrições para concorrer a 206.891 vagas temporárias foram prorrogadas até 21 de janeiro.

Há 183.021 vagas de nível fundamental para recenseadores, 18.420 para agente censitário supervisor (ACS), e 5.450 para agente censitário municipal (ACM). As vagas estão distribuídas em 5.297 municípios do país. Os recenseadores do IBGE atuarão diretamente na coleta das informações em mais de 70 milhões de domicílios.

O salário para agente censitário municipal é de R$ 2.100. A remuneração para agente censitário supervisor a equivale a R$ 1.700. Já o salário de recenseador varia conforme a produção. É possível simular a remuneração no site do IBGE. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a organizadora da seleção.

Segundo o coordenador de recursos humanos do IBGE, Bruno Malheiros, o órgão prevê que o número de inscritos para o processo seletivo deve chegar a 1 milhão até 21 de janeiro. Ele destacou que é natural prorrogar as inscrições de um certame desse porte já que o período de inscrições anterior, aberto em uma época de festas de fim de ano, foi curto.

“Em janeiro, a gente tem diversas pessoas que começam a se movimentar em busca de uma renda para 2022 e pessoas que estavam trabalhando em atividades temporárias, situação bastante comum no final do ano. A gente também tem estudantes que estavam de férias sem se preocupar muito com a questão de renda”, disse Malheiros.

Provas
As provas serão realizadas em todos os municípios onde houver vagas. O candidato poderá fazer a prova em local diferente do que ele selecionar para trabalhar no ato da inscrição.

O agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

Como as vagas de agente censitário terão inscrição única, ao candidato com melhor classificação será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Os demais terão direito às vagas de agentes censitários supervisores, de acordo com a ordem de classificação.

A taxa de inscrição para recenseador é de R$ 57,50, e de R$ 60,50 para agente censitário, e pode ser paga até 16 de fevereiro. Com a prorrogação dos prazos, as provas foram adiadas de 27 de março para 10 de abril.

Os candidatos podem concorrer aos dois processos seletivos, já que as provas dos recenseadores serão realizadas no turno da manhã e a dos agentes censitários na parte da tarde.

As provas objetivas serão aplicadas presencialmente seguindo os protocolos sanitários de prevenção da covid-19 que constam em edital. Segundo o IBGE, o candidato que descumprir as medidas de proteção será eliminado do processo seletivo.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.