OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
A voz do Brasil

EBC

Depois de mais de 14 anos, barragem de Rio de Contas sangra

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Jan.2022 // 00h00

  • Geral

Depois de mais de 14 anos, barragem de Rio de Contas sangra

Barragem Engenheiro Luiz Vieira, construída no município de Rio de Contas no sudoeste baiano, atinge sua capacidade máxima

Desde o começo do século vinte já se indicava o aproveitamento econômico do Rio Brumado, no extenso vale que tem início ao largo da sede municipal de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, como se vê no relatório apresentado pelo agrônomo Vale Cabral à Vital Soares, governador da Bahia na época (1928). Com o nome de Barragem Luiz Vieira, seu represamento deu lugar ao Açude Brumado-BA. As primeiras escavações tiveram início em 1967, e a barragem de contenção foi iniciada em 1977 e concluída somente dez anos depois, em 1987. Durante as primeiras escavações, justamente no local da barragem principal, foi encontrada uma falha geológica que posteriormente veio a ser preenchida por um tipo de argila com grande potencial de expansão, o que comprometeria a obra e, por conta disso, fez-se a retirada de todo este material, para que o represamento principal tivesse lugar. 

A barragem de acumulação é feita por terra compactada, de solo homogêneo e impermeável. Tem altura máxima de 60 metros. A parte superior (coroamento) possui 10 metros de largura. O sangradouro tem largura de 10 metros, sobre o qual foi feita uma ponte, situada em posição oblíqua à barragem, na ombreira esquerda desta. Além da represa principal foi construída uma barragem auxiliar, numa depressão da margem esquerda, com altura máxima de 7 metros e comprimento de 300m. Para atender à irrigação do vale, foi feita uma barragem de derivação, em concreto, possuindo 38,5 m de comprimento.

Sua capacidade total, atualmente, é de 99.351.357 m³, tendo vertido seu excesso pela última vez em abril de 2007, e apresentando um sangramento com uma lâmina de água de 40cm, que durou aproximadamente 30 dias. O fato mostra-nos que o fenômeno ocorre com grande raridade, tanto em decorrência de sua vastidão e profundidade, tal como a distribuição de água feita para três municípios (Rio de Contas, Livramento e Dom Basílio) e para a agricultura, quanto pelas poucas chuvas na região, chuvas estas que assolaram as extensões territoriais em nossa proximidade no final de 2021 e foram, sem sombra de dúvidas, fatores determinantes para que, após 14 anos e nove meses, a barragem viesse sangrar novamente. Vale evidenciar que o açude possuía uma capacidade de 105 milhões de metros cúbicos, mas atualmente, segundo a Associação do Distrito de Irrigação do Brumado (ADIB), sua capacidade caiu para 99.351.357 m³, devido ao assoreamento (acúmulo de terra e outros detritos no fundo) ou seja, ao longo do tempo ela vai sendo entupida.

A Barragem registrou seu ponto crítico em dezembro de 2019, chegando a 12 milhões de m³, fruto de seca prolongada entre os anos de 2011 a 2019. Em outubro de 2012, um outro ponto crítico ocasionou a interrupção da distribuição de água para irrigação, tendo como consequência muitos danos à fruticultura. E hoje, 08 de janeiro de 2022, trouxe muita alegria aos moradores da região, com seu imenso volume de água e seu tão esperado sangramento.

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.