
Marcos Oliver
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia deu um importante passo rumo à descentralização administrativa das escolas estaduais com a criação de uma Comissão Executiva Permanente no Colégio Estadual de Tempo Integral João Vilas Boas (CETIJVB), em Livramento de Nossa Senhora. A decisão foi oficializada na quinta-feira (31), com a publicação da Portaria nº 968/2025 no Diário Oficial do Estado. A nova comissão terá a missão de administrar os recursos do Fundo de Assistência Educacional (FAED), destinados a melhorias estruturais e pedagógicas da instituição. A iniciativa integra o esforço da Secretaria em promover mais autonomia para as unidades escolares e garantir uma gestão mais eficiente, transparente e participativa dos recursos públicos. A portaria nomeia o atual diretor da escola, Thiago Amaral Martins, como presidente da comissão. Também integram o grupo o coordenador pedagógico Everaldo Novais Correia, como tesoureiro, e o professor Gentil Rochael Alcântara Vilas Boas, que atuará como membro responsável por acompanhar os processos. Em conversa com a reportagem do Jornal da 88, o diretor Thiago Martins, que participa em Salvador do 6º Encontro de Educação Quilombola da SEC, comentou sobre a importância da portaria:
"Recebo com grande satisfação essa nomeação. É um marco para iniciarmos uma gestão mais transparente e comprometida com a responsabilidade no uso dos recursos públicos, sempre com o foco na melhoria da qualidade da educação em nosso município e, especialmente, no CETIJVB", afirmou.
O FAED é uma política pública voltada ao fortalecimento das condições de ensino nas unidades da rede estadual. A criação das comissões executivas permanentes é parte da estratégia da Secretaria para ampliar a participação da comunidade escolar nas decisões, além de garantir que os investimentos beneficiem diretamente os estudantes. A comissão gestora do CETIJVB passa a atuar a partir da publicação da portaria, e deve, desde já, coordenar o uso adequado dos recursos para promover avanços na infraestrutura, no suporte pedagógico e na construção de um ambiente escolar cada vez mais inclusivo e eficiente.
Comentários