
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 04.12.2023
Sessão de vexames Na sessão de 6ª feira (01/12), da Câmara de Livramento, os vereadores acharam graça do próprio vexame! Foi protagonizado pelo vice-presidente José Roberto Caires, no exercício protocolar da presidência, em razão de matéria para discussão e votação de autoria do presidente, Ronilton Carneiro, o Batata. Convocado para conduzir essa parte da sessão, conforme o Regimento Interno, José Roberto (Zé de Vital) não acertou nem ler o script (roteiro), feito pela Secretaria. E ele riu do própria inépcia, seguido pelo plenário. Não conseguiu dizer o que seria votado nem o escore da votação.
Mas declarou “aprovado por unaminidade”. Isso mesmo, errou a pronuncia da palavra unanimidade! O presidente Ronilton também costuma pronunciar errado! Nenhum nobre colega faz a correção! Sob risadas gerais, o Zé encerrou a fugaz interinidade, convidando (o certo seria convocar) o presidente titular para reassumir a cadeira, onde já estava sentado! Ronilton, aliás, na leitura da pauta, ao invés de LOA-2024 (Lei Orçamentaria Anual), leu LOA-202. E ninguém, os companheiros, alertou para os erros! As secretárias devem sofrer na hora de transcrever as atas!
Extintas 26 escolas O secretário da Educação de Livramento, Sebastião Fernandes, extinguiu 26 escolas, conforme portaria publicada dia 1º/12, no Diário Oficial do Município. Alega que estavam inativas há mais de três anos, devido ao processo de nucleação, ou seja, de reorganização do ensino. Levou três anos para tomar providências. E, até onde sei, a nucleação ocorreu na gestão do prefeito Carlos Batista (2005-2008/2009-2012). E não consta que seja um processo contínuo! É mais provável que o citado esvaziamento das escolas seja por evasão de alunos, após a pandemia.
A Secretaria nada fez para evitar os anos letivos perdidos, mesmo havendo essa possibilidade. Preferiu fechar tudo, deixando mais de 400 servidores, incluindo professores, sem fazer nada. Mas aprovou os alunos na canetada, sem ter havido aulas! A portaria cita que, no Sistema Educasenso, consta que as unidades extintas estão identificadas como PARALIZADAS, e grafou a palavra com com Z. Mas paralisada é com S! Errar é humano, todo mundo erra, mas um órgão gestor de escolas e do ensino de crianças e jovens errar o Português, assim, chama logo a atenção, principalmente num documento oficial.
Teimosia sem sentido Registrei, em matéria anterior, aqui no site, que outra edificação histórica de Livramento, o Estádio Dr. Edilson Ribeiro Pontes, foi pra chon, como diria Dona Armênia, da novela Rainha da Sucata (1990). Era uma estrangeira, no Brasil, que se referia a um prédio junto à sua sucata, dizendo: "Vou botar esse prédio na chon!", ou seja, derrubar, demolir. Como se deu com o Estádio, de 62 anos, motivo de saudosas lembranças, de quando atletas daqui eram invejados na região. Agora, há risco de Edilson Pontes, então médico e prefeito, ser deshomenageado! Felizmente, a demolição é para melhorar, com nova praça de esportes, moderna e bonita, como mostram fotos do projeto divulgadas pelo prefeito Ricardo Ribeiro, que comandou a demolição.
Mas, há um porém! Há 62 anos, alí era roça, fora da cidade! Hoje, está densamente povoado, com dificuldades para se trafegar e estacionar! Haverá transtornos, para moradores e torcedores, pois tudo é muito apertado, até a parte interna! Não vai atender à demanda de frequentadores. O projeto deveria ser feito em área de expansão da cidade, e o atual estádio transformado numa praça, do a região é carente! Mas o prefeito insiste nessa teimosia, que considero sem sentido. Serão gastos perto de R$3 milhões, vindos do governo federal, ainda liberados pelo então ministro da Cidadania, João Roma, na gestão do presidente Jair Bolsonaro.
Para refletir Liberdade de espírito! Para a reflexão de hoje, adaptei uma mensagem, que recebi sem indicação de autor, a qual diz que, sabendo qual o nosso papel neste mundo, será mais fácil viver, ainda que haja muito que trabalhar. Sem essa consciência, ficaremos inseguros, perdidos, com medo e vulneráveis aos perigos e às tentações mundanas. Somos frágeis, sujeitos às doenças, perdas, tragédias e ao desencanto. Muitos sofrem e até perdem o ânimo, passando a queixar-se da vida. Mas, dores e desacertos fazem parte da nossa jornada. Nunca fiquem desanimados!
Deus comanda o mundo, com regras simples, embora rígidas, infalíveis. Basta prestar a atenção! Os seres humanos são a obra prima da natureza, e Jesus nos recomendou amor incondicional uns aos outros e a Deus. Viver é penoso, duro, difícil, mas nos faz evoluir na caminhada espiritual, salvando-nos da nossa própria imperfeição, nesta vida passageira. Assim, vamos fugir das tolices que nos atraem! Vamos nutrir nosso espirito de bondade, generosidade e carinho para com o ambiente em que vivemos! Pensem nisso!
Comentários