OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Out.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 09.10.2023

Conselho para tutelar Praticamente não houve renovação na recente eleição do Conselho Tutelar de Livramento, para o mandato de quatro anos, a partir de janeiro de 2024. Dos cinco membros que compõem o colegiado, quatro foram reeleitos: José Tadeu Brito (535 votos), Vilson Silva Santos (399 votos), Rosiane Dourado (358 votos) e Cecília Bittencourt (340 votos). Hyasmim Cordeiro não disputou a reeleição. Em 5º lugar, foi eleita Marileide Santos Marques (324 votos), única novata do grupo. Os demais concorrentes, no total de 14, foram declarados suplentes, na ordem de mais votados. 

Chama, ainda, a atenção no resultado dessa eleição a queda, para menos da metade, da quantidade de votos recebidos pelos eleitos, em relação à eleição de 2019. Naquele ano, o mais votado teve 1.272 votos, contra 535, este ano; e o menos votado teve 702 votos, contra 324, este ano. A eleição para o Conselho Tutelar ocorreu em todos os municípios brasileiros! O que é Conselho Tutelar? E como funciona? Foi criado pela Lei Federal nº 8.069/1990, também chamada de Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA, previsto na Constituição Federal de 1988. 

Sua principal função é proteger, fiscalizar e zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Isso é feito pela observação direta dos conselheiros e ou atendendo a queixas, reclamações e solicitações de qualquer cidadão, diante de situação de risco e da prática de abusos contra crianças e adolescentes. As providências incluem advertências e orientações aos pais ou responsáveis pelo menor. No caso de crimes, por exemplo, contra o menor, é obrigatório o encaminhamento para o Ministério Público, ou direto ao Juiz. 

Tutelar significa proteger, defender, guardar! Envolve tudo sobre à vida do menor: lar, escola, saúde. Enfim, tudo sobre os direitos da criança e adolescente. O conselheiro precisa se preparar muito, saber um pouco de tudo, de leis e até de psicologia! Embora se saiba que muitos pensam apenas no salário que vão receber, como conselheiro, por quatro anos. Em Livramento, há muitas violações ao direito dos menores, mas não sabemos a extensão e nem a gravidade, mas não vejo prestação de contas do Conselho à comunidade. 

Para refletir Infelizmente, ainda há seres humanos, inclusive médicos, capazes de defender, apoiar e até praticar o mais miserável, perverso e covarde dos assassinatos, em minha opinião, que é o aborto. Mas a voz de Deus está sempre se fazendo ouvir, pela maioria, claro! Como na crônica que adaptei para a nossa reflexão de hoje! Não consegui identificar o autor, mas ela conta que uma mulher pediu, desesperadamente, ao seu médico para ajudá-la num problema muito sério.

- Meu bebê ainda não tem 1 ano e fiquei grávida de novo, mas não quero outro filho - disse ela. O médico, então, pergunta: - Mas, como eu poderia ajudá-la? A mulher responde: - Eu preciso fazer um aborto! Na verdade, ela queria matar, de forma monstruosa e covarde, o filho que crescia na barriga dela, o qual ela deveria proteger, conforme previsto no Plano de Deus! Aquele médico pensou um pouco e falou: - Tenho uma ideia que acredito melhor e menos arriscada.

Então, a mulher sorri, parecendo satisfeita e relaxada. E o doutor continua: - Percebo que você não quer ou acha que não pode cuidar de dois bebês. Deseja se livrar do que está em sua barriga, quer abortá-lo! Tirá-lo de dentro de você! Significa matá-lo. Isso exige um procedimento cirúrgico muito delicado e arriscado! Nesse momento, o sábio doutor faz algo parecido com a sabedoria do Rei Salomão e consegue deixar aquela mulher chocada. Sugere ele à mulher:

- Como eu lhe disse, ao abortar, você mata o bebê, seu filho, que, agora, vive dentro de você, correndo todos os riscos da cirurgia! Então, pensei que seria melhor você escolher o que está nos seus braços! Não seria mais simples e com menos risco para você? E você ainda poderia descansar, por um bom empo, até o outro nascer. Os dois são seus filhos! Assim, não faria diferença, entre escolher um ou o outro! Para as mães, os filhos não são iguais? - Disse o médico, com toda dureza da sábia lição. E a mulher, chocada, grita para ele: 

- Doutor, que monstruosidade é essa que o senhor está me propondo. Matar uma criança é um crime! E aquele médico sábio respondeu: - Eu concordo! Mas pensei que isso não fosse problema para você. Eu apenas sugeri que fosse trocado um filho pelo outro! A mulher parece ter entendido a estratégia do cirurgião para demonstrar que não há diferença entre o filho vivo no colo e o vivo no útero. Abortar a do útero é igual a matar o do colo! A humanidade precisa acordar e combater a monstruosidade do aborto! Não pode ou não quer ter filhos, não os gere! Deus criou o gozo carnal, para garantir a procriação e não apenas para divertir o ser humano! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.