
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 29.09.2023
É preciso melhorar A política precisa melhorar, em nosso País, sair do lixo moral em que se afundou! Mas depende da consciência do eleitor, pois é quem escolhe os políticos que costumam roubar o dinheiro dos impostos que pagamos. Necessita da plena consciência do que é interesse público e vida em comunidade! Infelizmente, ainda prevalecem o egoísmo e as conveniências pessoais! O povo tem essa sabedoria para mudar quando lhe é conveniente! Em Livramento, após anos de domínio quase paternal, sedutor de muita gente, Dr. Emerson perdeu para Dr. Carlos, em 2004! Em seguida, veio Dr. Paulo, o 3º da trilogia de prefeitos doutores. Mas os títulos pouco serviram para melhorar a nossa saúde, que é lastimável! Depois, veio o empresário Ricardo Ribeiro, de pouca instrução, sem título, mas tido como sabido em dinheiro. Só que, em 7 anos, nem dinheiro e nem as melhorias esperadas, como mostram as precariedades do hospital, UPA, escolas, a Praça João Marques, pinicão e a estação de água, sem falar das vilas e povoados. E quem quiser rir de tristeza, ou chorar, assista às sessões da Câmara!
Precatórios e progressão O SPEL (Sindicato dos Profissionais da Educação de Livramento) informou a seus associados, esta semana, sobre dois fatos jurídicos importantes para eles. Um sobre a aceitação do pedido feito à Justiça, pelo Município, para que a União pague precatórios do Fundef, em torno de R$35 milhões, em valores atualizados. O Sindicato lembra que, pela lei do Fundo, 60% desse valor destinam-se à valorização dos professores, o que tem sido feito mediante pagamento de bônus. Só não vejo como isso melhora a Educação! Os 40% restantes são para outras ações, na educação, mas nunca é dito o que é feito. O outro informe diz que a Justiça, em decisão liminar, mandou o Município fazer, em 15 dias, a progressão de classe, aumentando em 5% os vencimentos, retroativo, como requerido por 14 professores, baseado no Plano de Carreira da categoria (Lei 1.169/2011). Foram representados pelo advogado do SPEL, Zeferino Ângelo Teixeira Júnior.
Mantendo a parceria A assessoria da Prefeitura de Livramento divulgou, dia 26/9, que o prefeito Ricardo Ribeiro, em reunião com diretores locais da APLB-Sindicato, garantiu avanços importantes para a carreira dos professores. Citou que um dos avanços foi a criação de uma comissão para discutir a reforma do Plano de Carreira. Disse que vai usar 30% do orçamento, de recursos próprios, na educação. Primeiro, eu não sabia que “formar comissão” é avanço na carreira dos docentes. Segundo, os recursos próprios da prefeitura, no orçamento, não chegam a 10%, o resto são repasses da União. De onde ele vai tirar esses 30%? A Constituição Federal já manda aplicar 25% do orçamento total, na Educação. Com esses 30% próprios, que não tem como ser verdade, seriam 55%. Um milagre! Ele fala da reforma de um Plano de Carreira engavetado por ele, há 7 anos. Ribeiro disse, ainda, que vai mudar de nível 131 professores, que esperam de 2019 para cá. Mas não mencionou os 14 que tiveram de ir à Justiça fazer valer esse direito, e ganharam. Agora, claro, ele não pode deixar os demais de fora! Não vi nada divulgado pelo sindicato sobre a reunião!
Para refletir O destino da nossa vida não é tão debatido como se debate política, por exemplo! O ser humano costuma ser imediatista, seduzido pelos prazeres mundanos. Nem faz perguntas simples e óbvias, como: de onde viemos, quem planejou tudo e o que faz funcionar esse sistema fantástico, que é nosso corpo! Perdidos como uns tontos, na Terra, indo para o abismo de nós mesmos, precisou Deus vir em um corpo humano, batizado de Jesus, para nos resgatar. Ele ensinou regras simples de convivência, com base no amor ao próximo e total reverência ao Criador! Justo para a gente nunca mais se perder e cumprir nossa missão na Terra!
Naquela época, havia bem menos gente, mas multidões ouviram suas palavras e ele consolou a todos. Mostrou o roteiro seguro a seguir, até o mundo espiritual. A caminhada é dura, quase um purgatório! Contudo, cheia da alegria de quem caminha sabendo de onde veio e para onde vai! A missão do Rabi foi um sucesso, na Galiléia e em todo lugar. Siga-o! Pense como é simples e fácil! Basta abraçar, beijar, dividir o prato, dividir as alegrias! Faz parte do nosso acampamento na Terra! E quanto mais praticarmos, isso existirá em abundância dentro de nós! No lugar da maldade, generosidade! Ao invés da indiferença, o acolhimento! Pensem nisso!
Comentários