OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 15.Set.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 15.09.2023

Hora de pensar e analisar Eleições mexem com a paixão das pessoas, como se preenchessem um vazio espiritual e dessem sentido à vida! E os políticos se aproveitam para se eternizarem nos cargos, transformando mandatos em empregos vitalícios, que até passam para filhos. Muitas vezes é esquecido o único objetivo da eleição que é escolher, democraticamente, os cuidadores dos interesses coletivos. Em Livramento, por exemplo, são 15 pessoas: prefeito, vice-prefeito (Poder Executivo) e 13 vereadores (Poder Legislativo). Eles recebem, por maioria de votos, a procuração de 42 mil pessoas, que é a população do município, para cuidar do interesse público, como manda a lei. São obrigados a fazer ou evitar o que a lei determina. Assim, precisam ser escolhidas pessoas preparadas, moralmente e tecnicamente. Se a maioria escolher mal, toda a população padecerá as consequências, agora e no futuro. 

Infelizmente, em nosso país, incluindo nosso município, politica virou profissão e os políticos pensam, primeiro, na reeleição, fazendo favores ou dando dinheiro em troca de votos, o que é crime. Então, é necessário que sejam vigiados e cobrados, pela população e por órgãos fiscalizadores, como tribunais de contas e Ministério Público. No dia a dia, cabem aos vereadores fiscalizarem os gestores. Porém, de forma corrupta e criminosa, costumam se juntar, por meros interesses políticos, deixando a população de lado. Temos de ficar atentos a isso, nesse momento de mobilização eleitoral. É hora de debater sobre o que a comunidade precisa, e avaliar se o pretendente está preparado para conseguir isso. Senão, o atendimento na saúde seguirá ruim, a falta d’água vai continuar, o descaso para com a cidade e as vilas, também, o fedor do esgoto vai continuar. Claro que paixão e vibração politicas são naturais e saudáveis! Porém, eleição não é um campeonato! E ter candidatos de estimação é egoísta, é horrível! Não é inteligente!

Para refletir Administrar o ambiente em que vivemos é uma necessidade humana. Significa organizar o modo de viver e cuidar das coisas para nossa subsistência. O modo de viver é o comportamento das pessoas diante dos semelhantes, dos animais, das plantas, da água e de tudo que faz parte da natureza. Deve ser de tal modo que todos vivam em paz e feliz, com respeito, amor, solidariedade e generosidade. Para isso, existem as leis, que definem a forma de relação das pessoas com as outras, com os animais, as plantas e demais seres da natureza. A lei é que determina onde termina o direito de um e começa o do outro. Isso é a lei dos homens, inspirada na Lei Maior, que é a Lei de Deus, que criou e comanda tudo, principalmente as nossas vidas. Tudo que há na natureza nasce, cresce, vive e, aparentemente, morre. 

Digo “aparentemente” porque, na verdade, a morte não existe. É só uma transformação, em que saímos do estágio terreno, para retornar à existência espiritual. O ambiente em que vivemos, hoje, necessita ir sendo reorganizado dentro dessa visão, para que nossa vida seja bem aproveitada, dentro do Plano de Deus. As antigas cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra viveram a estúpida experiência contrária e as pessoas de lá passaram pelo sofrimento do triste desaparecimento daqueles ambientes de vida humana. Se a voz amorosa de Deus não é ouvida, a natureza fatalmente reage, para que as coisas se reordenem. Não deixe a desordem ocorrer em nossa cidade. Vamos fazer dela um aconchego de Deus, onde viveremos a verdadeira vida de cristãos, tal como Jesus nos ensinou! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.