OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 21.Ago.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, 21.08.2023


Nossos vereadores A expectativa da eleição do ano que vem, ainda distante, está excitando, descontroladamente, alguns vereadores de livramento, revelando total falta de idoneidade política, na disputa de votos. Estão admitindo, sem nenhum pudor, em transmissão ao vivo pelas plataformas virtuais, que usam obras e serviços públicos em troca de votos, para eles e seus deputados de estimação!  Na sessão da Câmara, dia 18, por exemplo, teve confronto de Aparecido Lima, que apoia o ex-deputado João Roma, contra os aliados a Marquinho Viana, da região do Distrito de Iguatemi.  

Cidão, como Aparecido é mais conhecido, criticou o deputado Viana por ter ido ciscar no terreiro dele, Cidão, lá em Iguatemi. Seus nobres colegas, que apoiam o deputado, reagiram. O cabelo encravado, que era a adutora de água potável para lá, foi curado, mas estão brigando pelos louros da obra, escamoteando a verdade! Esquecem que o mérito é exclusivo do ex-governador Rui Costa, que cumpriu a promessa feita ao visitar Livramento, em janeiro de 2018, quando assinou a ordem de serviço, em que o Estado assumiu e fez a adutora, pela Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica. 

Aparecido Lima não falou a verdade, ao dizer que a adutora foi exigência da prefeitura para renovar a concessão da Embasa. Não havia outra opção, e o prefeito foi pressionado pelo governador para fazer o contrato, às pressas, em 2019, junto com mais 12 municípios, a fim de fugir da licitação prevista no novo marco regulatório do saneamento, que tramitava no Congresso Nacional. E foi usada a via imprópria de um contrato de programa, sem cumprir um dos principais requisitos de validade da concessão, que é o município ter o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico). Portanto, Prefeitura e Estado violaram a LNSB (Lei Nacional de Saneamento Básico). E os vereadores lagartixas, como eram chamados pelo então vereador João de Ogum, por só balançarem a cabeça, foram cúmplices, assinando tudo sem ler e sem questionar.

Pelo tal contrato, a Prefeitura teria de arcar, também, com os custos da adutora. Além disso, a Embasa não está cumprindo o contrato assinado, pelo prazo de 30 anos. O Plano Quadrienal de Metas e Investimentos, previsto no contrato, sequer foi divulgado pela Embasa, e o 1º quadriênio já venceu em 2022. Até agora, a empresa não divulgou o relatório exigido! Está inadimplente, como ficou 20 anos no contrato anterior, sem cuidar da coleta nem do tratamento de esgoto. Os vereadores nada falam, nem mesmo discutem a causa das constantes queixas de falta d’água na cidade.

Para refletir “O Pedido da Mãe! Trazemos para a reflexão de hoje mais uma mensagem sobre a vida de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus, Padroeira de Livramento! A primeira manifestação milagrosa de Jesus, que foi relatada pelo evangelista João, ocorreu na cidade de Caná, na Galileia, Palestina, onde Ele estava com os discípulos e Maria, para as bodas de um casal amigo. Em plena festa, Maria percebeu que faltava a principal bebida, causando embaraço entre os que serviam os convidados. Então, Ela chegou perto do Filho e disse: “Não tem mais vinho”. Entendendo o que, de fato, ela desejava, Jesus respondeu, como se não a conhecesse: 

“Mulher, que tenho eu contigo? Minha hora ainda não chegou”. Sem se perturbar com aquela resposta, um tanto estranha, Maria agiu como uma verdadeira mãe, certa do que o filho iria fazer, ela orientou os garçons, dizendo-lhes: “Façam tudo o que Ele vos disser”. Logo depois, Jesus ordenou aos que serviam: “Enchei de água essas talhas” (vasos de cerâmica). Feito isso, mandou que levassem um pouco da água ao mestre sala. Sem saber do ocorrido, este espantou-se ao provar que era vinho. E foi indagar, surpreso, ao dono da festa, por que deixara o melhor vinho por último, se era costume se fazer o contrário. 

Nessa passagem do Evangelho, que se tornou popular, que narra seu primeiro milagre, a transformação da água em vinho, Jesus chegou a ser ríspido, mas não resistiu ao pedido da mãe, mostrando o apreço e atenção que tinha para com ela. Maria foi um ser humano preferido por Deus, que a tratou com complacência. Vamos, então, sempre pedir a ela que rogai por nós, que interceda por nós, para merecermos as bênçãos transformadoras do seu filho Jesus! Mas não nos esqueçamos da sua orientação, que ainda vale até hoje: “Façam tudo o que Ele vos disser”! E uma das belas coisas que Ele nos disse foi: “Comportem-se sempre como irmãos e, assim, todos saberão que são filhos de Deus”. Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.