OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 07.Ago.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 07.08.2023

MP apura Planserv O Ministério Público da Bahia está de olho no Plano de Saúde dos servidores estaduais. Segundo o site Política Livre, a promotora Rita Tourinho reúne-se agora à tarde, em Salvador, com dirigentes sindicais e do plano, para tratar das queixas dos usuários. Um dos alvos é a nova operadora, do Grupo Hapvida, que teria sido contratada (2022) violando o edital de licitação. No Política Livre, Tourinho diz que o atendimento do Plano piorou após a redução de 50% (2018) dos repasses do Estado, e a desatualização da contribuição dos servidores, devido à falta de reajuste regular dos salários.

Sessão produtiva A sessão de volta do recesso, na Câmara de Livramento, foi muito produtiva. Durou 1h50, o dobro do costumeiro, com muitas indicações ao Executivo, mostrando mais empenho dos edis em resolver as demandas da comunidade. Mas também prova que o gestor não faz o dever de casa, parecendo necessitar de empurrões dos vereadores. Das indicações feitas, destacam-se as de Paulo Lessa Filho, como:  adoção do colar girassol, semana campo limpo, placas de sinalização.

O Colar Girassol É um símbolo nacional definido como cordão de fita com desenhos de girassóis para identificação de pessoas com deficiências ocultas, instituído pela Lei Federal nº 14.624/2023, que altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Federal nº 13.146/2015). A proposta do vereador, portanto não é novidade e nem cria o chamado Colar Girassol, deve ser só a formalização do seu uso, no município. Há deficiências humanas (autismo) que são invisíveis e o colar visa facilitar o exercício dos direitos dessas pessoas. Não é obrigatório, usa quem quiser. E seu uso não dispensa a prova da deficiência, se for solicitada.

Semana campo limpo O objetivo desse evento é recolher embalagens, vasilhames vazios e ou com resíduos dos venenos usados no combate às pragas na agricultura, os chamados agrotóxicos. Essa foi uma ação sempre feita, no município e região, pela ADAB (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia), até 2021, e parou de fazer, sem explicar os motivos. Aliás, esse recolhimento, pelo produtor, é obrigatório, nos termos da Lei nº 7.802/1989.  

Placas de sinalização A indicação do vereador cita a ausência de placas orientando o tráfego na zona rural de Livramento. De fato, é um horror! Sei de gente que saiu do Distrito de Iguatemi para o de Itanajé, pretendendo chegar à estrada que para a vizinha cidade de Paramirim. Mas, quando se deu conta, estava indo para Brumado, no lado oposto. Segundo o vereador Vitalmir Moura, há caminhoneiros que precisam ser guiados por motoqueiros da região. Além das vias serem ruins, falta a devida sinalização. E o incrível é que, para se resolver algo tão óbvio, é preciso um vereador pedir.

Para refletir Dia 26/7, foi Dia dos Avós! Numa das mensagens que recebi, sem indicação do autor, uma menina fala que gostaria de ser avó, quando crescesse, dizendo que os avós escutam, compreendem, e a família inteira se reúne na casa deles. Que a avó é uma mulher velhinha, sem filhos, que gosta dos filhos dos outros. E o avô leva os meninos para passear e conversa com eles sobre pescaria e assuntos parecidos. Diz, ainda, a menina: 

“Os avós não fazem nada, e podem ficar mais tempo com a gente. Não conseguem rolar pelo chão ou correr, mas não faz mal, pois nos levam ao shopping e nos deixam ver as vitrines até cansar. Na casa deles, há sempre um pote de vidro com balas e uma lata cheia de suspiros. Contam histórias de nossos pais quando eram pequenos, histórias da Bíblia, de livros bem velhos, com figuras lindas. Passeiam com a gente, nos mostram e ensinam o nome das flores, fazendo-nos sentir o perfume delas. Avós nunca dizem depressa, já pra cama, ou se não fizer logo, vai ficar de castigo. Eles usam óculos, e eu já vi uns até tirando os dentes!  Quando a gente pergunta algo, os avós não dizem: menino, não vê que estou ocupado? Sempre param para nos responder do jeito que a gente entende. Não falam como se a gente fosse bobo. Nem se dirigem a nós como as visitas, que dizem: que gracinha! O colo dos avós é quente e fofinho, onde a gente fica quando está triste. E são os únicos adultos que têm tempo pra nós”. 

A mensagem, na verdade, ensina como deveriam ser um pai e uma mãe, no dia a dia, ainda que pareça muito difícil! Mas é a missão! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.