OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

O estudante de jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), o brumadense Luan Vinicius, está prestes a concluir o curso. Atualmente integrando a equipe jornalística da Rede Bahia, na TV Sudoeste, em Vitória da Conquista, o brumadense tem como tema para sua tese de conclusão de curso (TCC) a sua cidade natal, Brumado, retratando através de imagens, em um documentário, pontos importantes da história da Capital do Minério. “Ontem finalizei uma das partes do meu TCC (trabalho de conclusão de curso). Uma matéria especial contando uma história da minha cidade natal, Brumado. Lá onde dei meus primeiros passos na comunicação, tento, com esse trabalho, guardar para história o nascimento da primeira rádio de Brumado e sua importância no desenvolvimento da cidade. Cada foto, entrevista, off, me deixa emocionado. É memória do que foi e é importante pra muita gente”, disse o estudante em uma rede social.

A Médica cubana natural de Holguín, Maurisleydis Pérez, de 33 anos, que atende em um posto de saúde de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, através do programa Mais Médicos, anunciou na última terça-feira (25), que conseguiu o registro junto ao Conselho Regional de Medicina para atuar como médica brasileira. A médica conseguiu o registro após preencher os requisitos obrigatórios e porque Maurisleydis casou com um brasileiro, que reside em Livramento de Nossa Senhora. Com o casamento a médica adquiriu dupla cidadania e está apta a exercer a medicina no Brasil fora do programa Mais Médicos. “Eu fiz minha revalida do Diploma Medico no Brasil, agora já tenho CRM. Obrigada à minha família, esposo e amigos que me ajudaram e tiveram a paciência de suportar meu estrese minha ausência e minhas longas jornadas de estudo” disse a médica ao site L12 Sudoeste. A médica chegou para atuar no município no dia 4 de novembro de 2013, onde passou a trabalhar e conhecer os costumes e cultura do povo livramentense. Pérez se adaptou bem à região e se integrou com muita facilidade ao povo.

  • Por Redação Rádio 88 FM

  • 27.Abr.2017 // 00h00

  • Geral

Livramento: escola Rômulo Galvão inaugura biblioteca

A Escola Municipal Rômulo Galvão inaugurou na manhã desta quinta-feira (27) a Biblioteca “Rita de Cássia Aguiar Pereira” uma homenagem a ex-professora que era muito querida daquela instituição de ensino, que partiu prematuramente, deixando muitas saudades e um legado de vida. 

Segundo informações da ASCOM passadas a nossa equipe, estiveram presentes os familiares da homenageada, o prefeito municipal Ricardo Ribeiro e os coordenadores educacionais, Jumênia e Anderson. Se fizeram presentes, ainda, em unanimidade, professores, funcionários, direção e, como não poderia faltar, os alunos da escola.

Houveram apresentações, em forma de teatro, de contos infantis, Menino Maluquinho, Chapeuzinho Vermelho, Pinóquio etc, apresentado por um aluno vestido de Monteiro Lobato, segundo o diretor, as peças apresentadas foi a culminância dos trabalhos que começaram na semana do livro, dia 18 ultimo. 

A biblioteca conta com três computadores, com acesso à internet, para que os alunos possam fazer pesquisas.

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação se uniram para estabelecer doze ações para ampliar a atuação das equipes de saúde na rede pública de ensino. O edital resultado da parceria, chamado de Programa Saúde na Escola (PSE), foi lançado ontem (25) e é assinado pelos ministros da Saúde, Ricardo Barros, e da Educação, José Mendonça Filho. Os estudantes passarão a ter atualização do calendário vacinal e ações de promoção à saúde. As unidades de ensino têm entre os dias 02 de maio e 14 de junho para aderir ao programa. Dentre as ações foram listados prevenção à obesidade, cuidados com a saúde bucal, auditiva e ocular, combate ao Aedes aegypti, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e incentivo à atividade física. O Ministério da Saúde irá investir R$ 89 milhões por ano para que as ações sejam desenvolvidas. Serão mais de 32 mil equipes de atenção básica distribuídas em 4.787 municípios. A nova portaria repassa valor anual 2,5 vezes maior e altera o repasse do montante, que passará a ser pago em parcela única, em vez de ser parcelado. O programa deve alcançar 144 mil escolas. Atualmente, o programa está em mil escolas atingindo 18 milhões de alunos.

Uma mina de ouro foi descoberta na pacata cidade de Iramaia, na Chapada Diamantina. Por conta disso, o município já começou a receber dezenas de pessoas interessadas em atuar na extração do metal precioso. Iramaia tem um campo aurífero com pelo menos 4 km de extensão. Estudos preliminares indicam que os investimentos para deixar a mina em operação são da ordem de US$ 200 milhões. A prospecção do chamado Projeto Jurema Leste foi feita pela Companhia Baiana de Pesquisas Minerais (CBPM) e apresentada em março no maior evento de mineração do mundo, em Toronto, no Canadá. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, as perspectivas são as melhores. “Devemos atrair investidores internacionais para um grande empreendimento. O impacto será em toda a economia regional”, destacou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (26), por 9 votos a 1, que as universidades públicas podem cobrar taxas e mensalidades pelo oferecimento de cursos de pós-graduação lato sensu, aqueles que têm caráter de especialização e, ao final, dão direito a um certificado, e não a um diploma, como no caso de mestrados e doutorados. Os cursos lato sensu referem-se, por exemplo, a um MBA (Master of Business Administration).

A autorização foi concedida em um recurso da Universidade Federal de Goiás contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que havia proibido a instituição de cobrar mensalidade por um curso de especialização em direito constitucional.

Como o caso tem repercussão geral, o julgamento vale para todo o sistema público do ensino superior. Ao todo, 51 processos judiciais espalhados pelo Brasil estavam suspensos, aguardando o posicionamento do STF.

O ministro Edson Fachin, relator do tema, entendeu que a Constituição de fato veda as universidades públicas de cobrarem por atividades relacionadas à manutenção e ao desenvolvimento do ensino. Para ele, porém, essas instituições têm autonomia para definir as especializações lato sensu como cursos de extensão, separadas de suas atividades principais de ensino e realizadas em parceria com a sociedade civil, sendo, portanto, passíveis de cobrança.

“Em suma, é preciso reconhecer que nem todas as atividades potencialmente desempenhadas pelas universidades referem-se exclusivamente ao ensino”, disse Fachin em seu voto. “É possível às universidades, no âmbito de sua autonomia didático-científica, regulamentar, em harmonia com a legislação, as atividades destinadas preponderantemente à extensão universitária, sendo-lhes, nessa condição, possível a instituição de tarifa.”

O prefeito de Jussiape, o livramentense Éder Jakes, foi alvo de protesto por meio de algumas pichações em um muro da escola municipal Dr. Eraldo Tinoco Melo, localizada na Praça 9 de Julho, vizinha ao prédio da prefeitura municipal e ao lado do Destacamento da Polícia Militar. O muro recém-pintado todo em azul pela administração municipal foi pinchado com frases e palavras pejorativas no intuito de atingir a imagem e honra subjetiva do Gestor local, bem como da primeira Dama do município. Em uma das pichações o criminoso pedia a saída do prefeito. Não demorou muito uma equipe da prefeitura municipal iniciou o trabalho de restauração da pintura do colégio. No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

As máquinas da prefeitura continuam, em pleno vapor, trabalhando na recuperação das estradas vicinais do município. Apesar de muitas estradas já terem sofrido intervenções para consertos, as últimas fortes chuvas que caíram em nossa região, que foram bênçãos para a população, acabaram por danificar os serviços realizados. Um exemplo disso é a via que liga a Vila de Iguatemi a cidade necessitou de manutenção. O trecho do Morro do Barreiro, localizado entre Lagoa Comprida e Lagoa de Daniel, que já havia sido recuperado, passou por novo tratamento e, agora, está todo reparado. Bem como a estrada do Cruzeiro, trecho entre a Estocada, Telha e Matinha, também, acabou de ser recuperado. Os tratores e caçambas encontram-se, no povoado da Vereda, onde estão fazendo as manutenções nas estradas do local. Também já foram recuperados vários trechos do Distrito de Iguatemi.

Livramento: Prefeitura continua com a recuperação das estradas vicinais
Livramento: Prefeitura continua com a recuperação das estradas vicinais
Livramento: Prefeitura continua com a recuperação das estradas vicinais
Livramento: Prefeitura continua com a recuperação das estradas vicinais
Livramento: Prefeitura continua com a recuperação das estradas vicinais
Livramento: Prefeitura continua com a recuperação das estradas vicinais

Um grupo de pesquisadores da Universidade Highlands do Novo México, EUA, descobriu que caminhar aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro. De acordo com eles, o impacto dos pés no chão produz ondas de pressão nas artérias que alteram significativamente o suprimento de sangue para o cérebro. Foram utilizados ultrassons para calcular o fluxo sanguíneo nos hemisférios cerebrais a partir de medidas da velocidade destas ondas e do calibre das artérias em 12 jovens adultos. "O que é mais surpreendente é que demoramos tanto para finalmente medir estes óbvios efeitos hidráulicos no fluxo sanguíneo para o cérebro", afirmou o líder do estudo, Ernest Greene. "Há uma otimização de ritmo entre o fluxo sanguíneo cerebral e o caminhar. Tanto o ritmo das passadas quanto seus impactos com os pés estão dentro da gama de uma frequência cardíaca normal, de até cerca de 120 batimentos por minuto, quando nos movemos de forma apressada", completou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 47 acidentes com sete feridos e três mortos na Bahia durante a operação montada para o feriadão de Tiradentes. O balanço foi divulgado pelo órgão de trânsito nesta segunda-feira (24). A "Operação Tiradentes 2017" foi iniciada na quinta-feira (20) e finalizada às 23h59 de domingo (23).

Conforme a PRF, dos 47 acidentes, 12 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta. Comparando-se com o feriado de Tiradentes de 2016, houve uma redução de 58,8 % no número de feridos e de 40% no número de mortos.

Também em comparação com o ano anterior, houve aumento de 34,5% no número de veículos abordados, segundo a PRF -- foram fiscalizados 8.055 veículos e 9.086 pessoas abordadas

Houve aumento também no número de motoristas flagrados sob efeito de álcool. Em 2016, a Operação Tiradentes submeteu 1.831 motoristas ao teste de etilômetro e flagrou 12 condutores dirigindo sob efeito do álcool. Neste ano foram 3.607 testes e 75 resultados positivos -- cinco vezes que 2016. Quem dirige nessas condições comete infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70.

O número de ultrapassagens em locais proibidos, manobras responsáveis pelo maior número de mortes em rodovias, segundo o órgão, teve um aumento de 18,82%. Foram registradas, ao todo, 606 ocorrências do tipo.

Além disso, radares dispostos ao longo das rodovias flagraram 1.935 veículos transitando em excesso de velocidade, aumento de 7,98% com relação ao ano passado, 199 por não usar cinto de segurança, 32 por transportar criança em veículo automotor sem observância das normas de segurança e 35 por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança.

A PRF disse que, paralelamente à fiscalização de trânsito, a ação durante o feriado de Tiradentes também procurou identificar diversos outros diversos crimes. Em todo o estado, os policiais prenderam 32 pessoas, apreenderam 105 kg de substância análoga a maconha e recuperaram quatro veículos roubados, o que representou um aumento de 300% em relação a 2016.

  • Por G1

  • 24.Abr.2017 // 00h00

  • Geral

Jerry Adriani morre aos 70 anos no Rio

O cantor Jerry Adriani, ídolo da Jovem Guarda, morreu às 15h30 deste domingo (23), aos 70 anos, no Rio. Ele enfrentava um câncer e estava internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.

A família confirmou a morte do artista ao G1 por telefone. Recentemente, Jerry Adraini havia sofrido uma trombose em uma das pernas. O corpo do cantor será velado no Cemitério Francisco Xavier, no Caju, Zona Portuária do Rio, na manhã desta segunda-feira. O enterro será às 17h, no mesmo cemitério.

As universidades federais e os institutos federais de ensino técnico de nível médio deverão reservar parte das vagas destinadas às cotas de escolas públicas a estudantes com deficiência. A reserva deverá ser na mesma proporção da presença total de pessoas com deficiência na unidade federativa na qual está a instituição de ensino, segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A nova regra, publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, altera o Decreto 7.824/2012, que regulamenta o ingresso por cotas nas instituições federais.

Atualmente, as instituições federais já devem reservar pelo menos 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentro dessa reserva, pelo menos metade deve ser preenchida por estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa, o equivalente a R$ 1.405,50. Essas regras estão mantidas.

O decreto de 2012 já estabelecia também a reserva de vagas a estudantes pretos, pardos e indígenas, na mesma proporção da presença na unidade federativa. Agora, foi incluída também a reserva para estudantes com deficiência.

As instituições de ensino terão 90 dias para se adaptar. Nesse prazo, o Ministério da Educação deverá editar os atos complementares necessários para a aplicação dos novos critérios.

No último sábado (22) por volta das 07h00, a PM foi solicitada pelo Sr. Weber Marcilio Malheiro Aguiar, Fiscal Estadual Agropecuário, onde ele disse que precisava de apoio policial para fazer uma apreensão de mudas que foram trazidas ilegalmente para serem comercializadas na feira livre de Livramento de Nossa Senhora.

A ação foi feita próximo ao Centro da cidade, onde encontrava-se um caminhão da marca Mercedes Benz, carregado de mudas de plantas ornamentais e frutíferas,  oriundas da Santo Antonio do Passe – SP. Apenas as mudas frutíferas foram apreendidas e destruídas no aterro sanitário. 

A base legal para a apreensão e destruição das plantas trazidas ilegalmente, encontra-se na Portaria 211, de 18/11/1997, e no Decreto Estadual n.° 11.414, de 27/01/2009. Segundo o engenheiro agrônomo, as plantas frutíferas não podem ser importadas e comercializadas sem autorização do órgão competente, porque podem contaminar o pomar da cidade com pragas agrícolas.

O presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Alex da Piatã (PSD), apresentou um Projeto de Lei (PL), com o objetivo de regulamentar a profissão do condutor de ambulância na Bahia. “A categoria dos condutores de ambulância demonstram uma série de ações que os diferenciam dos demais motoristas, dignas de serem levadas em consideração”, justifica o parlamentar, acrescentando que tal proposição visa a valorização do trabalho desempenhado por esta categoria.

No texto do PL ele afirma que para o exercício legal da profissão, o condutor de ambulância recebe treinamento especifico, incluindo técnicas que podem salvar vidas em caso de transporte de pacientes.

O Projeto de Lei propõe ainda a garantia de vagas específicas disponíveis para a categoria, nos processos seletivos geridos pelo Governo da Bahia, além da proibição do traslado de pacientes em ambulâncias sem equipe completa de enfermagem. “As empresas privadas no âmbito do Estado da Bahia que oferecem serviços de remoção de pacientes através de ambulâncias, deverão adequar suas atuais contratações às normas definidas na legislação vigente”, pontuou o deputado.

Um caminhão tombou na rodovia BA-148, trecho entre Rio de Contas e Jussiape, mais precisamente na Serra de Marcolino Moura, na tarde do último sábado (22).

Conforme informações do site L12 Sudoeste, o caminhão Volkswagen VW 24250, de cor vermelha, com placas da cidade de Capim Grosso - BA descia a Serra, carregado com maracujá, quando o motorista perdeu o controle do veículo, que veio a tombar espalhando a carga na pista. Os ocupantes do caminhão não sofreram ferimentos graves, apesar do susto.

Já são vários acidentes que ocorreram no local que ficou conhecido “Curva da Morte”. Ainda de acordo com a polícia Rodoviária Estadual (PRE), o tráfego na rodovia está liberado, mas uma das vias ficou parcialmente interditada. As causas do acidente serão investigadas.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.