
Operador 88
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve fazer, até o final de 2023, novas mudanças nos ministérios. Na última semana, o petista desligou a então ministra do Turismo, Daniela Carneiro. O movimento previsto para o restante do ano, no entanto, deve ser muito mais uma reforma ministerial do que trocas pontuais. A informação é do colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
De acordo com o jornalista, o presidente vai fazer uma avaliação do desempenho dos ministros até agora e pretende fazer substituições se estiver insatisfeito. Ao colunista, um ministro disse que o movimento é considerado “normal”, e que as trocas são necessárias em busca de um melhor desempenho no governo.
Até agora, o presidente trocou o general Gonçalves Dias, ex-ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ele foi substituído pelo general Marco Antonio Amaro após a repercussão de vídeos em que o ex-comandante do GSI aparece nos corredores do Palácio do Planalto durante as invasões do 8 de janeiro.
Após um mês de especulação, o Palácio do Planalto também já anunciou, na última sexta-feira (7), a saída de Daniela Carneiro do Ministério Turismo. Ela deve ser substituída pelo deputado federal Celso Sabino (União), como uma forma de melhorar a relação do Planalto com a bancada do partido na Câmara dos Deputados.
Comentários