
Operador 88
Na tarde da última quinta – feira (11) uma tentativa de assalto foi frustrada pela própria vítima, pois o bandido foi imobilizado ao tentar assaltar dois transeuntes com uma arma de fogo. A Polícia Militar foi acionada e prendeu em flagrante, Evonei Santana, o qual foi encaminhado para a delegacia de Brumado juntamente com a arma de fogo, a qual foi constatado posteriormente na delegacia que era um simulacro. Além do simulacro, uma bolsa, supostamente roubada anteriormente de outra vítima foi apreendida.
As atividades físicas fazem bem ao corpo e à mente em diversas fases da vida, mas durante a gravidez as gestantes lidam com diversos mitos sobre o que se pode ou não realizar, para evitar prejuízos ao bebê. De acordo com o educador físico Mateus Riccio, coordenador técnico da Hammer Fitness Club, a melhor opção neste momento é consultar o obstetra e, caso não haja contraindicações, buscar o acompanhamento de um profissional de educação física, que irá avaliar de maneira individualizada o tipo de exercício mais adequado para a futura mãe. Riccio aponta que, entre os principais benefícios da atividade física durante a gravidez, estão melhora da capacidade cardiorrespiratória e da força muscular, diminuição e controle dos níveis de açúcar e pressão. Além disso, estudos feitos na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 2014, com 4 mil mães, revelaram que a proporção de partos antes do programado foi menor entre as que se exercitaram durante toda a gestação, principalmente no terceiro trimestre, justamente o período em que as grávidas costumam reduzir o ritmo. O tipo de exercício a ser praticado varia de mãe para mãe e leva em consideração fatores como condições físicas e de saúde e a afinidade de cada uma delas. Desta forma, podem ser praticados desde musculação, hidroginástica, dança, ginástica, entre outros. “Entre os cuidados, além da avaliação médica com o obstetra, é importante estar sempre atento às atividades de impacto”, ressalta Riccio.
Presentes para sua mãe é na Real calçados! Uma variedade de calçados, bom atendimento e facilidade no pagamento , só na Real você divide suas compras em 10X e só começa a pagar com 60 dias.
REAL CALÇADOS O PRESENTE DA SUA MÃE ESTÁ AQUI
Quem for flagrado jogando lixo nas ruas de Vitória da Conquista, no sudoeste, terá de mexer no bolso. Isso porque uma lei, criada pela prefeitura, vai taxar em R$ 100 aqueles que foram vistos cometendo a infração. Em caso de reincidência, o cidadão vai ter de pagar em dobro. Segundo a Lei N° 2.125, “é proibido qualquer cidadão jogar lixo nos logradouros públicos nos limites do município de Vitória da Conquista, sob pena de aplicação de multa nos termos previstos nesta lei”. Ainda segundo o documento, a prefeitura ainda definirá o órgão competente para fiscalização. Em caso de motorista pego em flagrante, a multa será remetida com base no cadastro do veículo. Já para os pedestres, agentes da prefeitura farão o auto de infração.
O deputado Marcell Moraes preocupado com uma prática que vem se tornando cada vez mais comum atualmente, apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) uma indicação ao Congresso Nacional e a Presidência da República para que inclua no Código Penal o crime de zoofilia. Para ele, a prática é considerada crime, uma vez que pode causar sofrimento aos animais. O parlamentar fez questão de divulgar o seu instagram (@deputadmarcellmoraes) para recebimento de denúncias dessa natureza. “A zoofilia pode causar sofrimento aos animais, no entanto, mesmo que não ocorra dano físico, há alguns estudos que apontam que inúmeros problemas psicológicos podem ser causados por este ato cruel e que, muitas vezes, os afetados são também os seres humanos. Uma pessoa normal jamais terá uma atitude dessas”, afirmou.
A obesidade abdominal aumenta o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, principalmente em mulheres, enquanto um maior índice de massa corporal (IMC) age como fator de proteção nos homens, apontou m estudo liderado pelo Hospital do Mar, em Barcelona, na Espanha. De acordo com a investigação, que teve a participação de 388 pacientes com isquemia e 732 voluntários saudáveis, a obesidade abdominal seria uma medida melhor para prever o risco de isquemia do que o IMC, sobretudo nas mulheres. Os pesquisadores concluíram, segundo a Agência Brasil, que as medidas de gordura abdominal servem para prever o risco de sofrer um AVC. Um dos autores do estudo, o neurologista Jaume Roquer explicou que geralmente as mulheres apresentam uma maior percentagem de gordura corporal, mas o acúmulo na zona abdominal é mais comum nos homens e propõe medir a obesidade abdominal em vez de avaliar a gordura corporal global através do IMC para prever o risco de isquemia. "O motivo é que o perímetro de cintura reflete melhor o grau de adiposidade do que o IMC, principalmente no sexo feminino. Dados estatísticos mostram que um maior IMC previne o risco de AVC em homens, o que concorda com o denominado 'paradoxo da obesidade ', que relaciona a obesidade com uma menor mortalidade e recorrência de isquemia", detalhou a neurologista Ana Rodríguez, que também encabeçou o trabalho. Ela acrescentou que a obesidade abdominal, considerada independentemente do IMC, constitui um fator de risco para ambos os sexos, embora muito mais acentuado nas mulheres. Até agora, estudos anteriores tinham associado claramente a obesidade com doenças cardiovasculares, mas não com o risco de AVC isquêmico.
A Câmara Dos deputados aprovou nesta quarta-feira (10) em 1º turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 304/17 que considera as vaquejadas como práticas não cruéis. A proposta altera a Constituição para estabelecer que não são consideradas cruéis as atividades desportivas que utilizem animais, desde que sejam registradas como bem de natureza imaterial integrante do patrimônio cultural brasileiro e garantam o bem-estar dos bichos. O texto foi aprovado por 366 votos a favor, 50 contra e 6 abstenções. Deputados defensores dos direitos dos animais criticaram a PEC que, no entendimento deles, permite a prática de maus tratos. Em outubro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou inconstitucional uma lei do estado do Ceará que regulamenta a prática das vaquejadas porque submeteria os animais à crueldade.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio da campanha Enem 100%, está mobilizando as escolas da rede para que os estudantes realizem as inscrições em suas próprias unidades escolares. Nesta quinta-feira (11), será o “Dia E”, no qual todas as escolas irão disponibilizar para esses estudantes as suas estruturas como laboratórios de informática, secretarias e demais salas que contenham computadores com acesso à internet. “Nós estamos pedindo que todos os gestores escolares das escolas de ensino médio estejam mobilizados a esta ação, na qual não será preciso mudar a rotina da escola, mas apenas criar um cronograma de atendimento para que todos os estudantes possam, de grupos em grupos, realizar suas inscrições. Nossa meta é garantir que 100% dos estudantes, ou seja, 125 mil que estão cursando a 3ª série do Ensino Médio possam se inscrever tendo o apoio da escola”, destaca a coordenadora de Ensino Médio da Secretaria da Educação, Tereza Santos Farias.
O ator paulista Nelson Xavier (75) morreu na madrugada desta quarta-feira (10), em Uberlândia (MG). O artista, que já atuou em TV, cinema e teatro, lutava contra um câncer desde 2004. Tereza Villela Xavier, filha do ator, confirmou a morte e informou que o corpo será levado ao Rio de Janeiro, onde deve ser cremado. “Seu corpo será transferido, celebrado e cremado no Rio de Janeiro em cemitério ainda não determinado. Agradeço desde já as mensagens de apoio. Ele virou um planeta! Estrela ela já era. Fez tudo o que quis, do jeito que quis e da sua melhor maneira possível, sempre”, escreveu ela nas redes sociais. Nelson Xavier nasceu em São Paulo em 1941. Entre seus trabalhos mais proeminentes estão o papel de protagonista da cinebiografia sobre Chico Xavier, em 2010; no filme "Dona Flor e seus Dois Maridos" (1976) e "A Queda" (1978), que lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Berlim . O ator trabalhou ainda em novelas como "Tenda dos Milagres" (1985); "Pedra Sobre Pedra" (1992); "Renascer" (1993); "Irmãos Coragem" (1995); "Estrela-Guia" (2001); "Joia Rara" (2013) "Babilônia" (2015) e também "Senhora do Destino" (2004) que atualmente esta sendo reprisada no “Vale a Pena ver de Novo” da rede Globo.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou na última terça-feira (9) um projeto de lei que cria o Dezembro Vermelho, mobilização com atividades direcionadas ao enfrentamento do HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis durante o mês de dezembro. Aprovada em caráter conclusivo, a proposta deve seguir para apreciação do Senado, caso não haja recurso para a discussão e votação no plenário da Câmara. De autoria dos deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ), Erika Kokay (PT-DF) e Paulo Teixeira (PT-SP), o projeto prevê a iluminação de prédios públicos com luz vermelha, a realização de palestras e atividades educativas, a veiculação de campanhas na mídia e de eventos para alertar a população sobre os riscos de se contrair essas doenças. Segundo a Agência Brasil, os eventos do Dezembro Vermelho devem ser realizados em parcerias entre o Poder Público e organizações nacionais e internacionais que atuam na área, obedecendo às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para o enfrentamento dessas enfermidades. De acordo com o relator da proposta na CCJ, deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), a ideia é estender para as doenças sexualmente transmissíveis campanhas que alertam para outras doenças, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama, e Novembro Azul, sobre o câncer de próstata. Na justificativa do projeto, os autores defendem a necessidade de se fixar um mês para a realização das campanhas de alertas e conscientização da população a respeito do HIV/Aids em âmbito nacional. "O Dezembro Vermelho visará a incorporação de um conjunto de ações para a prevenção do HIV/Aids, bem como para fomento à assistência, à proteção e à promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV/Aids, na perspectiva de se alcançar uma maior conscientização e de se romper com as barreiras do preconceito que ainda existe contra esse segmento populacional", diz o texto.
O prefeito Ricardo Ribeiro se reuniu com o governador, Rui Costa, ontem (8) em Salvador, onde foram feitas várias reinvindicações. Segundo informações da ASCOM passadas a nossa equipe, uma das reivindicações feita, foi que seja repassado ao município a área do antigo “Projeto Sertanejo” e da escola desativada, ao lado, onde o gestor municipal, pretende construir a nova prefeitura. Ainda foi solicitada a área do CASEB, ao lado da rodoviária, para a conclusão da extensão da Av. Dr. Nelson Leal que liga o centro ao bairro Taquari, além da construção de uma ponte sobre o trecho do rio que passa alí. Ainda segundo informações, na reunião foi liberado o Ponto Cidadão de nossa cidade, o que facilitará o acesso da população, para tirar os documentos pessoais, tais como RG, Carteira de Trabalho, Antecedentes, recadastramentos etc. Resta agora o governo municipal adequar o local para a instalação desses serviços, que beneficiará nosso município, e cidades vizinhas. Estiveram presentes ao encontro o deputado estadual José Raimundo e o deputado federal Valdenor Pereira.
Na manhã de hoje o prefeito, Ricardinho Ribeiro, esteve no gabinete do diretor do Detran-BA, Lúcio Gomes, onde assinou o convênio para a instalação do RETRAN Avançado em nossa cidade. Com a implantação deste serviço, que atenderá nosso município e cidades vizinhas, não será mais necessário o deslocamento a vizinha cidade de Brumado, para tirar carteira de habilitação – CNH, vistorias em veículos.
Na manhã de ontem (08), por volta das 10:00h, um Caminhão Mercedes Benz, com placas de Uberlândia – MG, colidiu bruscamente na traseira de um veículo Táxi – Fiat Siena, com placas de Livramento. Segundo informações do site Livramento Manchete, o fato ocorreu nas proximidades do Banco do Brasil, quando o taxista de prenome Luis parou o veiculo para uma mulher atravessar a faixa de pedestre, o condutor do Caminhão que trafegava na mesma via não deu tempo realizar a frenagem e acabou chocando contra o Táxi. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência e tomar as providencias cabíveis. O automóvel Siena teve danos na parte traseira que ficou amassada.
Um levantamento apontou a Bahia como recordista em número de lixões no país. Ao todo, são 300 vazadouros irregulares. Segundo pesquisa da Abrelpe [Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública], o Brasil tem quase 3 mil lixões ou aterros irregulares. O fato impacta a qualidade de vida de 77 milhões de brasileiros. Já Alagoas é o estado recordista em jogar lixo em local errado. No estado, mais de 95% dos resíduos vão parar a céu aberto, informou reportagem do Jornal Nacional de ontem (8). Ainda segundo a pesquisa, o país ainda despeja cerca de 30 milhões de toneladas de lixo por ano, de forma inadequada, o que aumenta o riso de proliferação de doenças. Uma lei tinha determinado o fim dos lixões em 2014, porém há ainda muitos deles em atividade. O Congresso Nacional discute um novo prazo para o fim dos lixões no Brasil. Um dos entraves é que 65% dos municípios não têm receita específica para cuidar do lixo, atribuição das prefeituras.
O Promotor de Justiça, Dr. Millen Castro Medeiros de Moura, foi reeleito na última sexta-feira (05) para o cargo de Vice-Presidente da Associação do Ministério Público do Estado da Bahia, para o biênio 2017/2019. O livramentense substitui nos meses de abril e maio a Presidente reeleita, Dr.ª Janina Schuenck Brantes Sacramento no comando da instituição.
A diretoria é composta por:
Presidente: Janina Schuenck Brantes Sacramento
Vice-presidente: Millen Castro Medeiros de Moura
Secretária-geral: Patrícia Kathy Medrado
Diretora Administrativa: Rita Márcia Leite Santos
Diretora Financeira: Theresa Cristina Pinto Rebouças
Diretora Sócio-cultural: Leila Adriana V. Seijo de Figueiredo
Diretor de Esportes: Thyego Matos