OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Alvorada 88

Hiago Fernandes

O consumo de álcool per capita no Brasil aumentou 43,5% em dez anos e agora supera a média internacional. Em 2006, cada brasileiro a partir de 15 anos bebia o equivalente a 6,2 litros de álcool puro por ano. No ano passado, a taxa chegou a 8,9. Com isso, o País figura na 49.ª posição do ranking entre os 193 avaliados. Os dados foram divulgados ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a pesquisa, o país com o maior índice per capita de consumo de álcool é a Lituânia, onde os habitantes bebem o equivalente a 18,2 litros de álcool puro (medida que leva em conta o porcentual de álcool na bebida) por ano. A Bielorrússia aparece na sequência, com 16,4 litros por ano, seguida pela Moldávia (15,9) e Rússia (13,9). Dos dez países que ocupam as primeiras colocações, nove estão no Leste Europeu. A média mundial é de 6,4 litros por ano. Na África, o consumo é, em média, de 6 litros por ano. Nas Américas, a taxa é de 8,2 e na Europa, de 10,3, puxada pelos países do leste. A OMS não vê o consumo do álcool em si como um problema, mas considera que o uso excessivo e a falta de controle em certas situações podem se transformar em ameaça. Um total de 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências da bebida - 5,9% de todas as mortes no mundo. No grupo das pessoas entre 20 e 39 anos, 25% das mortes têm uma relação direta com o álcool. Levantamento da OMS também constatou que o álcool pode causar mais de 200 doenças, incluindo mentais.

 

As escolas poderão consultar a partir de hoje (22) os resultados preliminares dos estudantes na Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e, caso discordem, poderão interpor recurso até o dia 5 de junho. A divulgação dos resultados finais será em agosto, quando a imprensa, os gestores públicos e demais interessados terão acesso aos dados da avaliação.

A ANA avalia os níveis de alfabetização e letramento em língua portuguesa, a alfabetização em matemática e as condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. Passam pela avaliação todos os estudantes do 3º ano do ensino fundamental matriculados nas escolas públicas no ano da aplicação da avaliação. No ano passado, os testes foram aplicados para 2,5 milhões de estudantes, de 50 mil escolas e 100 mil turmas.

Terão acesso aos resultados apenas as instituições de ensino com, no mínimo, 10 estudantes matriculados no momento da avaliação e que tiveram taxa de participação de 80% dos matriculados no 3º ano, de acordo com os dados do Censo Escolar 2016. As escolas têm de manter atualizado o cadastrono Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para receber os resultados.

Últimos resultados

Os últimos resultados da avaliação, de 2014, mostram que pouco mais de 56% dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental de escolas públicas não conseguiram superar os dois primeiros níveis do aprendizado de matemática, ou seja, não conseguem, por exemplo, resolver alguns tipos de problemas com número naturais maiores que 20 e ler horas em relógio analógico (de ponteiro).

Em leitura, a maioria dos alunos (55%) ficou nos dois piores níveis, dentre quatro, significando que eles não conseguem localizar informação explícita em textos de maior extensão e identificar a quem se refere um pronome pessoal.

No caso da escrita, que tem cinco níveis, cerca de 65% dos alunos alcançaram os dois melhores patamares da avaliação, o que significa que têm capacidade de escrever palavras com diferentes estruturas silábicas e textos correto e coerentes.

Um animal solto na pista provocou um capotamento de um carro que transportava cinco pessoas moradores de Livramento de Nossa Senhora que se deslocavam para Vitória da Conquista, na manhã de segunda-feira (22), na BA-252 no trecho entre Brumado e Vitória da Conquista. O motorista tentou desviar do animal e perdeu o controle do veículo. No carro viajavam um homem e quatro mulheres. Apesar do grande susto não houve registro de feridos com gravidade. O automóvel, um Gol de cor branca, ficou parcialmente danificado. Esse foi o segundo acidente envolvendo animal solto em rodovia da região somente este final de semana.

O advogado do empresário Joesley Batista, Francisco Assis, disse que o gravador usado pelo empresário para registrar conversa com o presidente Michel Temer está fora do país e chegará nesta terça-feira (23), pela manhã. Assis afirmou que o equipamento será levado diretamente para a Polícia Federal (PF) assim que o material estiver no Brasil.

A PF solicitou ontem (21), que a Procuradoria-Geral da República (PGR) ou o próprio Joesley entregassem o equipamento. Com o gravador escondido, o empresário registrou a conversa com Temer no Palácio do Jaburu, em 7 de março deste ano. O áudio será periciado por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da defesa do presidente.

Em análise técnica preliminar, o Instituto Nacional de Criminalística apontou também que é fundamental ter acesso ao gravador. Segundo a PF, não há prazo para a conclusão da perícia, "especialmente diante da necessidade apontada de perícia também no equipamento".

O áudio faz parte da delação premiada na operação Lava Jato de Joesley e do irmão dele, Wesley Batista, donos do frigorífico JBS, que resultou na abertura de inquérito para investigar o presidente, com autorização do STF. Temer é investigado por corrupção passiva, obstrução à Justiça e organização criminosa. Após fechar delação, Joesley se mudou para Nova York (EUA).

Pedido de perícia

No sábado (20), a defesa de Temer pediu ao STF que o áudio fosse periciado para saber se houve cortes e que o inquérito fosse suspenso até que saia o laudo definitivo sobre a gravação. No mesmo dia, o ministro relator da Lava Jato no Supremo, Luiz Edson Fachin, determinou que a PF faça a perícia e decidiu levar o pedido de suspensão de inquérito para análise no plenário da Corte – o que deve acontecer quarta-feira (24).

Segundo a PGR, no diálogo Temer dá anuência para que Joesley continue pagando uma mesada ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Lava Jato, para mantê-lo em silêncio. Na conversa, Joesley também conta para Temer que está "segurando" dois juízes e que tem um procurador passando informações sobre uma operação na qual uma empresa do grupo é investigada.

Nos pronunciamentos que fez após a divulgação do áudio, Temer afirmou que a gravação é "clandestina", que foi manipulada e que não falou com Joesley de pagamento de mesada para Cunha. Também disse que não acreditou nas afirmações do empresário sobre as tentativas de influenciar nas investigações.

A PF afirmou que não participou da negociação da delação e nem da gravação. Disse ainda que só teve acesso aos áudios para realização da perícia neste domingo, após a determinação de Fachin. Os investigadores da PF só começaram a participar do caso a partir de 10 de abril, com a respectiva autorização de ações controladas, o que não incluiu a gravação de Temer, diz a nota.

Para a perícia do áudio, os advogados de Temer e a PGR apresentaram 31 quesitos que pedem para serem analisados na gravação. Entre eles estão se há edições no áudio e se a sequência das falas foi alterada.

  • Por Redação Rádio 88 FM

  • 20.Mai.2017 // 00h00

  • Geral

Acidente de trânsito é maior causa da morte de jovens

Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte entre jovens de 10 a 19 anos em todo o mundo, segundo um relatório publicado  pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao menos 115.302 adolescentes morreram em 2015 por conta dessas ocorrências nas vias públicas. No total, de acordo com a publicação, a cada ano morrem 1,2 milhão de jovens por causas evitáveis, e mais de dois terços das mortes acontecem nos países em desenvolvimento, especialmente no continente africano e no sudeste asiático. Depois dos acidentes de trânsito, que ocupam a primeira posição, as causas que mais matam adolescentes em 2015 foram infecções respiratórias (72.655), suicídios (67.149), doenças diarreicas (63.575) e afogamentos (57.125), de acordo com a OMS. Pelo menos 3.000 jovens morreram por dia, ao longo do período analisado no relatório, intitulado “Acelerador da Ação Global a favor da Saúde dos Adolescentes: Guia para apoiar a implementação em cada país”. A organização afirma que a maioria dessas mortes pode ser prevenida com bons serviços de saúde, educação e apoio social – porém, em muitos casos, os adolescentes que sofrem de distúrbios de saúde mental, uso de substâncias ou má nutrição não podem obter serviços críticos de prevenção e assistência, seja porque os serviços não existem, seja porque não os atendem.

A Folha contratou uma perícia que concluiu que a gravação da conversa entre o empresário Joesley Batista e o presidente Michel Temer sofreu mais de 50 edições. O laudo foi feito por Ricardo Caires dos Santos, perito judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Ele informa que o áudio divulgado pela Procuradoria-Geral da República tem indícios claros de manipulação, mas “não dá para falar com que propósito”. Diz ainda que a gravação divulgada tem “vícios, processualmente falando”, o que a invalidaria como prova jurídica.

“É como um documento impresso que tem uma rasura ou uma parte adulterada. O conjunto pode até fazer sentido, mas ele facilmente seria rejeitado como prova”, disse Santos.

A Procuradoria disse ao jornal que a gravação divulgada é “exatamente a entregue pelo colaborador e sua autenticidade poderá ser verificada no processo”.

“Foi feita uma avaliação técnica da gravação que concluiu que o áudio revela uma conversa lógica e coerente”, declarou a Procuradoria na noite de sexta (19).

A gravação não passou pela Polícia Federal, que só entrou no caso no dia 10 de abril. O áudio, feito pelo empresário na noite de 7 de março, foi entregue diretamente à PGR e é anterior à fase das ações controladas.

Num dos trechos editados, o empresário pergunta ao peemedebista sobre sua relação naquele momento com o ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso pela Lava Jato. As duas respostas de Temer sofreram cortes.

O trecho na gravação divulgada permite o seguinte entendimento:

“Tá.. Ele veio [corte] tá esperando [corte] dar ouvido à defesa.. O Moro indeferiu 21 perguntas dele… que não tem nada a ver com a defesa dele”

“Era pra me trucar, eu não fiz nada [corte]… No Supremo Tribunal totalidade só um ou dois [corte]… aí, rapaz mas temos [corte] 11 ministros”

Em depoimento posterior à PGR, Joesley afirmou que nesse momento o presidente dizia ter influência sobre ministros do STF.

“Ele me fez um comentário curioso que foi o seguinte: ‘Eduardo quer que eu ajude ele no Supremo, poxa. Eu posso ajudar com um ou dois, com 11 não dá’. Também fiquei calado, ouvindo. Não sei como o presidente poderia ajudá-lo”, afirmou.

Em outro trecho cortado, o empresário, enquanto explica a Temer que “deu conta” de um juiz, um juiz substituto e um procurador da República, declara: “…eu consegui [corte] me ajude dentro da força-tarefa, que tá”.

O perito afirma que “percebem-se mais de 40 interrupções, mas não dá para saber o que as provoca. Pode ser um defeito do gravador, pode ser edição, não dá para saber.”

Para o perito judicial Ricardo Caires dos Santos, não há hipótese de defeito. Procurada para comentar o assunto, a assessoria da JBS disse que a empresa não vai comentar.

  • Por Redação Rádio 88

  • 20.Mai.2017 // 00h00

  • Geral

Caminhão e carreta se chocam na BA-152, no distrito de Itanagé

Um caminhão tanque Mercedes Benz, vermelho com placas de Brumado-BA conduzido por Antônio Marcos Caires Silva, chocou-se contra uma carreta Randon com placas de Nova Granada-SP, na ultima sexta-feira (19) por volta das 22h00min no distrito de Itanagé . Segundo informações  o tanque desatrelou do chassi do caminhão ,  um guincho esteve no local fazendo a remoção do mesmo. Ninguém ficou ferido.

Por volta das 18 horas da última sexta-feira (19), a nossa redação foi informada de um acidente na via de acesso a rua do Areião próximo a AABB, segundo informações o motociclista teria colidido com uma carroça. A vitima, que estava conduzindo a motocicleta, identificado como Gilson Oliveira Santos, 47 anos referia dores no braço e tórax. Ele foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado a UPA 24h

  • Por Redação Rádio 88 FM

  • 20.Mai.2017 // 00h00

  • Geral

Dom Basílio: Vice prefeito é vitima de assalto

Nesta última sexta-feira (19) por volta das 16:20hs, um assalto foi registrado na localidade de Caiçara da Barra no município de Dom Basílio. Segundo informações da policia passadas a nossa redação, a vítima foi o vice-prefeito do referido município Fernando Silva, o qual relatou que foi roubado por 3 elementos em um corsa azul de placa não identificada e uma motocicleta Fan vermelha e preta, sem placa. Ainda segundo informações, foi subtraída a quantia de R$ 10.000,00 (dez mil reais) e um valor em  de cheques  não  revelado. A guarnição da 46ª CIPM efetuou ronda em toda a área rural, porém não localizou os assaltantes.

O deputado estadual Marcell Moraes (PV) apresentou um projeto para proibir a circulação de veículos de tração de carga realizada por animal e também a condução de animais com cargas. Segundo o projeto, o animal encontrado em condições de maus-tratos será enviado ao Centro de Controle de Zoonoses do município. Comprovada a violência, caberá a autoridade administrativa do município a identificação do proprietário do animal para adoção das penalidades ambientais e penais. “Tratados como coisas, os animais ainda hoje são vítimas das mais absurdas crueldades. Estou recebendo inúmeros pedidos de ajuda, principalmente de grandes cidades do interior. Esta covardia, que contraria os preceitos constitucionais, deve ser combatida. Os animais são utilizados como meios de transporte e são submetidos a condições de maus-tratos, muitos deles, inclusive, chegam a ter a vida ceifada por conta do tratamento grotesco a que são expostos. Esse projeto de lei tem como objetivo acabar de vez com essa situação”, disse Marcell. 

O Decreto nº 342, de 16 de maio de 2017, assinado pelo prefeito do município de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo Assunção Ribeiro, suspendeu até o dia 31 de dezembro de 2017, o gozo ou pagamento em pecúnia, de licença prêmio por parte dos servidores efetivos. O Decreto destaca, ainda, que a suspensão não se aplica aos servidores públicos que tenham protocolizado o requerimento para aposentadoria voluntaria ou estejam há 12 meses ou menos de completar os requisitos para aposentadoria compulsória. Em seus "Considerandos", o Decreto 342/2017 justifica a suspensão da Licença Prêmio, em razão da crise econômica brasileira que comprometeu a arrecadação municipal, pondo em risco o equilíbrio fiscal do município, considerou, ainda, a necessidade de garantir a prestação de serviços à sociedade livramentense. E prossegue, dizendo que as elevadas despesas oriundas do pagamento em pecúnia de Licença Prêmio não gozada pelos servidores, bem como os custos financeiros advindos das substituições dos mesmos e, por fim, a Lei de responsabilidade fiscal, segundo a qual só pode realizar despesas e efetuar pagamentos nos limites de sua disponibilidade orçamentária e financeira, impedem a concessão do benefício este ano.

A delação da JBS aponta que o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) têm atuado para impedir o avanço das investigações da Lava Jato, disse o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao pedir a abertura de inquérito para investigar os dois.

“Verifica-se que Aécio Neves, em articulação, dentre outros, com o presidente Michel Temer, tem buscado impedir que as investigações da Lava Jato avancem, seja por meio de medidas legislativas, seja por meio do controle de indicação de delegados de polícia que conduzirão os inquéritos”, escreveu o procurador-geral da República, em despacho assinado no dia 7 de abril.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato, levantou o sigilo da delação da JBS. Nesta sexta-feira (19) foram tornados públicos os depoimentos de delatores, os despachos de Fachin e os pedidos de abertura de inquérito formulados pela Procuradoria-Geral da República.

De acordo com o Janot, os elementos já colhidos apontam pagamentos de propinas ao doleiro Lúcio Funaro e ao ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ambos presos em decorrência de desdobramentos do caso Lava Jato.

“Eduardo Cunha, ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, era do mesmo partido do presidente da República, PMDB, e se tornou pública a tentativa de Cunha arrolar o presidente da República como uma de suas testemunhas, fato reconhecido pelo próprio presidente como uma tentativa de constrangê-lo. Depreende-se dos elementos colhidos o interesse de Temer em manter Cunha controlado”, ressaltou Janot.

 

  • Por Redação Rádio 88 FM

  • 19.Mai.2017 // 00h00

  • Geral

Livramento: tudo pronto para o “2º Moto Rock”

Nesta sexta-feira (19) e sábado (20) acontecerá o 2º Moto Rock de Livramento na Praça Zezinho Tanajura, com a organização dos motoclubes da cidade, Livramento Moto Estrada e Mamutes do Sertão. O evento terá sua 2ª edição e contará com a participação de centenas de motociclistas, atraídos não só pela programação cultural oferecida, mas também pelas belezas da cidade. O encontro movimenta a cidade e favorece o comércio local. O evento contará com shows de bandas de rock.

No dia 18 de maio de 1973, a menina Araceli Crespo saiu de casa para ir à escola e nunca mais voltou. Araceli tinha apenas 8 anos e foi violentamente assassinada num crime que chocou o Brasil. Os acusados do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, jamais foram condenados.

Em 1998, a data foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Neste dia pela memória de Aracli e de tantas outras crianças que sofrem com a violência sexual, ajude nessa causa.

Proteja nossas crianças e adolescentes da violência sexual. Denuncie. Disque 100.

Nesta quinta-feira (18) o CREAS e o Conselho Tutelar foi as ruas para sensibilizar a sociedade.A Fanfarra da Escola Polivalente (FAEP) se fez presente na Praça João Marques de Oliveira. A Rádio 88 FM como sempre ao lado da comunidade fez a cobertura da atividade.

18/05 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18/05 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
18/05 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O foragido da Justiça Edson Alves de Miranda, de 22 anos, condenado por participação no latrocínio do promotor de vendas Romilson Mesquita no ano passado, foi morto na comunidade de Loreto, que fica no município de Rio Real, Região Norte do Estado. De acordo fontes, Edson foi morto na semana passada, em confronto com a polícia, e o corpo se encontra no IML de Alagoinhas, à disposição de seus familiares, que residem em Livramento. Após ser condenado pela Justiça de Livramento, Edson conseguiu fugir por três vezes da prisão, uma das fugas ocorrida em Jacobina. Relembre o caso O crime ocorreu em 2016, quando Edson e o comparsa Alan interceptaram a vítima para roubar a motocicleta que ela usava. Testemunhas disseram aos policiais que Romilson acelerou o veículo quando os assaltantes mandaram parar e acabou sendo morto pela dupla. Segundo o delegado João Cléber Trindade, titular da DT/Livramento de Nossa Senhora, Edson admitiu ter acompanhado Alan, no dia do crime, mas negou que soubesse que ele pretendia fazer um roubo. Disse ainda que Alan o obrigou ajudá-lo na fuga. O assaltante, que já responde a inquérito por roubo, foi encaminhado ao sistema prisional. O comparsa Alan também foi morto pela polícia, dias após o crime.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.