OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 07.Jun.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 07.06.2023

Lei orçamentária Orçamento é uma lista de ganhos e gastos de uma pessoa, família ou empresa, com um plano de coisas a fazer ou comprar. Então, é preciso saber, antes, o que será feito, podendo haver ajustes depois. É assim que também ocorre em uma prefeitura, que usa os impostos que arrecada de nós. Pagamos impostos em quase tudo que compramos, além do imposto de renda, que pessoas e empresas pagam, com base no salário, se pessoa física, e no lucro, quando se trata de empresas, chamadas de pessoas jurídicas.

Orçamento público Pela lei, a proposta de orçamento da prefeitura é feita pelo síndico que a população elege para isso, que é o prefeito. Em seguida, ele envia para apreciação do Poder Legislativo, que é a Câmara de Vereadores. E a Câmara faz uma reunião, chamada “audiência pública”, para discutir a proposta com a população, que é a beneficiária do orçamento. Qualquer pessoa pode e deve participar dessa audiência e dar sugestões, sendo fiscal do dinheiro público. Se as pessoas se omitem, tudo ficará como prefeito e vereadores quiserem. 

Discussão em etapas O orçamento da prefeitura é discutido em audiências públicas, uma sobre a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que orienta como fazer a lei orçamentária anual (LOA). Em Livramento, este ano, a 1ª discussão foi dia 2/6. A população foi convocada pela Câmara, os veículos de comunicação divulgaram, mas ninguém foi lá! Quem não participa fica sem moral para reclamar depois! A LOA será discutida e aprovada ainda este ano, na Câmara, em nova audiência pública. Você, cidadão, terá mais essa chance de participar e dar sugestões.

Os Santos Juninos O que o povo quer mesmo é festa, como, agora, nos festejos juninos! Mas há pouco interesse pelos exemplos de vida dos santos Antônio, João e Pedro, os padroeiros juninos. Já as bandas e grupos de forró estão na ponta da língua da maioria das pessoas. Pois é, assim caminha a humanidade, tal qual nos tempos de Antônio, João e Pedro. Este João é o Batista, precursor e padrinho de Cristo. Não é o Evangelista, um dos 12 apóstolos de Jesus. João Batista defendeu com determinação, entre os judeus, a virtude, a retidão e a purificação da alma, pelo batismo. Herodes o prendeu e depois mantou decapitá-lo, para atender a um capricho da sua mulher, por João criticar a conduta moral e religiosa do casal. 

Antônio e Pedro Antônio foi um sacerdote português, nascido em Lisboa (1195) e morreu em Pádua, na Itália, aos 35 anos de idade, no dia 13 de junho. Presbítero e doutor da Igreja Católica, destacou-se como notável orador, e visto como um santo, pelas suas ações, na Igreja e na comunidade. Foi beatificado e canonizado, poucos meses após sua morte, pelo Papa Gregório IX. Pedro, ou Simão Pedro, depois São Pedro, cuja data é celebrada em 29 de junho, foi o pescador que Jesus acolheu como um dos 12 apóstolos. A Igreja Católica o tem como 1º bispo de Roma, e 1º papa.

Para refletir A vida é cheia de casos repletos de sabedoria, que a Internet nos ajuda a ter acesso, como a anedota que adaptei para a reflexão de hoje. A mensagem diz que o gerente e dois funcionários de uma empresa saíram para almoçar. Enquanto iam pelas ruas, viram uma antiga lâmpada a óleo, e dela sai, de repente, um gênio que disse: “Eu tenho o poder de atender a três desejos de vocês, um de cada”. Um dos funcionários levanta o braço e grita: "Eu, primeiro! Eu desejo ir de férias, para as ilhas das Bahamas, lá no Caribe”. Num estalo de dedos o gênio o envia para lá. Maravilhado com aquilo, o outro funcionário se apressa e diz: “Sou eu, agora! Quero estar no Havaí, com o amor da minha vida!" E o gênio o transporta, imediatamente, para o arquipélago havaiano. Por último, o gênio ouve o desejo do gerente. Este diz: “Eu quero aqueles dois funcionários de volta ao escritório, para uma reunião, logo após o almoço”. Moral dessa anedota: Saiba o que, de fato, é essencial para sua vida! E, principalmente, sempre deixe o seu chefe falar primeiro! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.