
Dom Vicente Ferreira
Após informações obtidas pela equipe de jornalismo da Rádio 88 FM na manhã da última sexta-feira (09), de que a carceragem da Delegacia de Livramento seria fechada por falta de funcionários que atuam na guarda dos detentos, de imediato mantivemos contato com o Juiz da Vara Crime Dr. João Lemos, que prontamente concedeu uma entrevista exclusiva ao apresentador do Jornal da 88, o jornalista Emanuel Fernandes no sentido de esclarecer o fato e falar sobre as providências que seriam tomadas.
Confira o áudio da entrevista:
Em resposta a solicitação feita pela equipe de jornalismo da Rádio 88 FM, com relação à qualidade da água oferecida aos livramentenses o Governador do Estado, Rui Costa enviou nota de esclarecimento através de sua acessória explicando que providências serão tomadas junto a Embasa no sentido de melhorar a situação em que se encontra o fornecimento de água no município.
Confira na integra o teor da nota:
“Em atendimento ao acordo estabelecido em audiência pública na Câmara de Vereadores do município, em março deste ano, a Embasa encaminhou análises da água distribuída nos últimos seis meses, bem como uma avaliação de desempenho e eficiência da estação de tratamento de água (ETA) local. A Embasa também realizou estudos técnicos para modernização da ETA, serviço orçado no valor de R$ 177,3 mil, que se encontra em fase de licitação. Vamos melhorar este atendimento.”
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Herman Benjamin – relator do julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa vencedora das eleições presidenciais de 2014 – concluiu a leitura de seu voto, ao decidir pela cassação da chapa presidencial Dilma Rousseff-Michel Temer. Segundo ele, houve abuso de poder econômico e político.
Concluída a leitura do voto do relator, o ministro Luiz Fux, substituindo o presidente da Corte, Gilmar Mendes interrompeu a sessão.
Após decidir sobre a cassação do mandato, a Corte definirá a possibilidade de tornar inelegíveis a ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) e o presidente Michel Temer (PMDB). Sobre a unicidade da chapa e o alcance de sua decisão sobre o mandato do atual presidente, Michel Temer, Benjamin disse que, “no Brasil, ninguém elege vice-presidente da República”. “Elegemos uma chapa que está irmanada; fundida para o bem e para o mal”, razão por que defende a aplicação da pena também a Temer, destacou.
Em seu voto, Herman Benjamin desconsiderou alguns indícios de práticas ilícitas que, embora segundo o próprio ministro, estejam comprovadas, não têm vínculos com a premissa inicial do processo. O ministro afastou o julgamento do pagamento de propina para a contratação de serviços para a construção da Usina Angra 3; a distribuição de propina na obra da Usina de Belo Monte e o pagamento, via caixa 2, dos serviços prestados pelo casal de publicitários João Santana e Mônica Moura.
Sobre quase todos esses pontos refutados, o ministro disse haver provas da prática de irregularidades, mas insuficientes para estabelecer uma relação direta entre a infração verificada e a petição inicialmente ajuizada pelo PSDB.
“Finalizo dizendo que tentei ser e me comportar como os ministros desta casa, os de hoje e os de ontem, e quero dizer que, tal qual cada um dos outros seis ministros que estão nessa bancada comigo, eu, como juiz, recuso o papel de coveiro de prova viva. Posso até participar do velório, mas não carrego o caixão”, declarou Benjamin.
Para o relator, a chapa Dilma-Temer incorreu na prática de abuso de poder político e econômico ao receber propina da construtora Odebrecht por contratos assinados com a Petrobras e pagar as contas da campanha eleitoral de 2014 com esses recursos, conforme mostraram as investigações da Operação Lava Jato. Entre os gastos pagos com os recursos ilícitos estariam o tempo de rádio e televisão para divulgação de propaganda eleitoral da chapa Com a Força do Povo, em 2014.
“A consideração conjunta das provas confere segurança a esse relator para considerar comprovado o episódio da compra de tempo de TV dos partidos políticos para a campanha majoritária da coligação Com a Força do Povo, em 2014, o que, sem dúvida, configura, a meu juízo, flagrante abuso de poder econômico”, disse o ministro. “Não importa se os recursos foram efetivamente para a compra do tempo de rádio e televisão. O que importa é que esses recursos foram pedidos e recebidos de forma ilícita; que houve uma triangulação comprovada, por caixa 2, em pleno período eleitoral entre partidos integrantes da coligação Com a Força do Povo.”
A redução dos preços de combustíveis e a volta da bandeira verde nos preços da energia elétrica devem reduzir a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 0,3 ponto percentual neste mês.
A estimativa é do presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, que participou de café da manhã promovido hoje (9) pela Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB), em São Paulo.
Entretanto, Goldfajn disse que “essas oscilações pontuais não têm implicação relevante” para as decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O presidente do BC reforçou que uma redução moderada no ritmo de cortes na Selic é adequada.
Na última terça-feira, na ata do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a Selic, o BC já deu a sinalização de que diminuirá o ritmo de cortes. No dia 31 de maio, o Copom reduziu a Selic em 1 ponto percentual para 10,25% ao ano.
Projeções de inflação
Segundo Goldfajn, com projeções de inflação em torno da meta para 2018 e um pouco abaixo em 2017 e “elevado grau de ociosidade na economia, o cenário prescreve a continuidade do ciclo” de cortes da Selic, já considerando os atuais riscos. A meta de inflação é 4,5% com limite inferior em 3%.
Goldfajjn disse que a crise política aumentou a incerteza dos agentes econômicos “quanto à velocidade de adoção das reformas e de ajustes na economia”.
“Mas a economia brasileira apresenta hoje uma maior capacidade de absorver eventual revés, devido à situação mais robusta de seu balanço de pagamentos e ao progresso no processo desinflacionário e na ancoragem das expectativas”, afirmou.
“A atividade econômica dá sinais de estabilização no curto prazo e perspectiva de recuperação, mas a retomada da economia pode ser mais ou menos demorada e gradual do que a antecipada. A manutenção, por tempo prolongado de níveis de incerteza elevados sobre a evolução do processo de reformas e ajustes na economia, pode ter impacto negativo sobre a atividade econômica”, finalizou.
Durante esta semana guarnições da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Chapada Diamantina – CIPE/CHAPADA, com apoio da 46ª CIPM, vem desenvolvendo ações de policiamento tático e reforço especializado na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas e Dom Basílio. Destacando-se as abordagens a veículos, motos, pessoas e rondas na cidade. Além de melhorar a segurança nos municípios, o apoio está sendo dado também ao policiamento local. O apoio à 46ª CIPM visa coibir a ação de bandidos. Um dos efeitos da ação foi desmantelamento de uma quadrilha de traficantes na cidade de Jussiape, nesta última quarta-feira (07), que resultou na detenção de cinco indivíduos suspeitos.
Um possível campo de gás natural foi descoberto na zona rural de Utinga, localizado na região da Chapada Diamantina, há cerca de 15 dias. Dois moradores da cidade fizeram perfurações em suas propriedades para instalar poços artesianos, quando foram surpreendidos pelo fogo. De acordo com o secretário de Administração de Utinga, Edivaldo Rodrigues, técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) estiveram no local para dar início a estudos que irão confirmar ou não a suspeita. Por meio da assessoria de imprensa, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) infomrou que acompanha o caso e mantém contato com as autoridades locais. Técnicos do órgão não foram enviados ao local. A ANP informou que a área onde supostamente foi encontrado gás natural está em uma propriedade particular, não foi licitada Agência não está localizada em uma bacia sedimentar. Conforme a ANP, para a realização de atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil em uma determinada área, é preciso incluí-la em uma das rodadas de licitações da ANP.
Uma família que reside no Bairro Jardim Brasil em Brumado, foi feita refém por dois bandidos durante um assalto na noite de terça-feira (6). Com armas de fogo, os marginais renderam o proprietário do lado de fora da casa no momento em que o mesmo saiu para guardar o veículo. Conhecedores de que a família trabalha com representação de joias, os bandidos amarraram os reféns e vasculharam a residência. Os meliantes perceberam que estavam sendo filmados, mas não se intimidaram com as câmaras do circuito interno de segurança. “Eles não nos agrediram, até nos pediram calma e colaboração que tudo iria acabar bem. Pegaram o que puderam e foram embora”, disse um membro da família ao site Achei Sudoeste. Os elementos levaram todos os mostruários e a uma câmera fotográfica profissional. Para retardar qualquer reação, eles ainda pegaram a chave do veículo que ficou ligado na rua e jogaram na calçada. Vizinhos relataram que viram a movimentação de outros comparsas fazendo uma espécie de vigia do lado de fora da casa durante o assalto. Investigadores da Polícia Civil estiveram na casa e receberam as imagens registradas pelas câmaras de segurança, através das quais irão tentar identificar os assaltantes.
A safra baiana de grãos em maio foi 38,4% maior do que a obtida no mesmo mês no ano passado. Segundo levantamento do IBGE, foram 7,6 milhões de toneladas colhidas no quinto mês do ano no estado. Em 2016, a safra de maio foi de 5,5 milhões de grãos. Entre os produtos, a produção e soja teve crescimento de 50,9% em relação ao ano passado, quarta maior alta entre os estados. Ainda segundo levantamento, a área a ser colhida com grãos está estimada em 2.946.894 hectares e deverá aumentar 5,9% frente à de 2016 (2,783 milhões de hectares). Em relação a abril, a estimativa de produção baiana de grãos se manteve estável, com uma pequena variação positiva (0,6%) na área a ser colhida. Conforme o estudo, a previsão de safra 2017 atualizada em maio mantém a Bahia como o oitavo estado produtor de grãos do país, responsável por 3,2% da safra nacional, estimada em 238,6 milhões de toneladas, aumento de 29,2% em relação ao ano de 2016 e também estabilidade (+0,2%) em relação à previsão de abril. Mesmo com o crescimento da produção, o IBGE informa que a participação da Bahia na safra brasileira de grãos tem caído sistematicamente ao longo deste ano: era de 3,7% na estimativa de janeiro, chegando a 3,2% em maio. Mato Grosso permanece na liderança, sendo responsável por ¼ da safra (25,6%), seguido pelo Paraná (17,9%) e Rio Grande do Sul (15,8%). Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado mensalmente pelo IBGE. O grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas (grãos) engloba os seguintes produtos: arroz, milho, aveia, centeio, cevada, sorgo, trigo, triticale, amendoim, feijão, caroço de algodão, mamona, soja e girassol.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez a apreensão de 100 kg de maconha em um carro roubado, na BR-116, em Vitória da Conquista. De acordo com a PRF, um homem de 45 anos foi flagrado com a droga na tarde da última quarta-feira (07). Inicialmente, os agentes fiscalizaram a documentação do veículo e do motorista suspeito. Ao verificar o interior do automóvel, os policiais encontraram dentro de uma mala e de uma mochila, diversos tabletes de maconha. De acordo com o G1, quando questionado, o condutor disse que comprou a droga e a revenderia na Paraíba, mas depois ele revelou que só estava transportando a droga de São Paulo para a Paraíba porque ganharia um dinheiro em troca. A quantia que teria sido oferecida a ele não foi divulgada. No carro, os policiais também encontraram adulterações nos chassi e motor. Os agentes conseguiram dados originais do veículo e, em consulta no banco de dados, foi constatado se tratar de um automóvel roubado e que estava utilizando placas “clonadas”. O homem foi preso e encaminhado com a droga e o veículo para a Delegacia de Vitória da Conquista, onde responderá por tráfico de drogas e receptação.
As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017 terminam nesta sexta-feira (9). Os estudantes interessados poderão consultar as bolsas oferecidas e se inscrever na página do ProUni na internet. O Ministério da Educação (MEC) informou que serão ofertadas 147.492 bolsas em 1.076 instituições privadas de educação superior, um aumento de 17% em relação à segunda edição do programa do ano passado. Do total de bolsas, 67.603 são integrais e 79.889, parciais.
O ProUni é voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares. Também estão incluídas as pessoas com deficiência e professores da educação básica em escolas públicas que compõem o quadro de pessoal permanente da instituição. Só poderão participar do processo seletivo os candidatos brasileiros que não tenham diploma de curso superior e que tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. É preciso ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem e não ter tirado zero na redação.
O estudante pode concorrer a uma bolsa integral se sua renda familiar bruta mensal per capita não exceder a 1,5 salário-mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários-mínimos. O ProUni possui ainda ações conjuntas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta.
Até as 11h de terça-feira (6), dia que as inscrições foram abertas, o sistema já havia registrado 71.942 inscritos, num total de 137.761 inscrições. O estudante pode selecionar até duas opções de curso.
Cronograma
O processo seletivo será constituído de duas chamadas sucessivas, a primeira chamada será feita em 12 de junho e a segunda prevista para o dia 26 de junho. O candidato selecionado deverá comparecer à respectiva instituição de educação superior para a comprovação das informações prestadas e a eventual participação em processo seletivo próprio, quando for o caso, no período de 12 a 19 de junho, na primeira chamada; de 26 a 30 de junho, na segunda chamada.
Para participar da lista de espera, o estudante deverá manifestar seu interesse na página do programa, entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Neste caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.
Após publicar no Diário Oficial de 06/06/2017, ato administrativo nº 379/2017, decretando feriado dia 23 de junho de 2017, uma sexta-feira, Prefeito reconsidera decisão e publica errata decretando feriado dia 24/06/2017, sábado. A notícia de que seria feriado no dia 23 de junho trouxe insatisfação à população e mobilizou o comércio local, uma vez que teria muitos prejuízos com menos um dia útil no calendário do mês de junho, onde tem o feriado de Corpus Christi, dia 15, próxima quinta-feira. No dia 23 de junho, com a cidade cheia de visitantes o comércio espera grande volume de vendas, para, assim, diminuir os prejuízos causados pela crise econômica.
Conforme Decreto nº 381/2017 de 07 de junho, Ricardo Juvelino foi nomeado secretário de agricultura de Livramento. Com formação técnica e vasta experiência na área, Ricardo ocupa pela segunda vez a pasta. A primeira aconteceu de 07/2011 a 12/2012, o engenheiro agrônomo sempre atuando no setor, além de ser agricultor, produtor de frutas, já exerceu várias atividades administrativas sempre voltadas para o setor agrícola. A troca de secretario ocorreu após o prefeito assinar Termo de Ajustamento de Conduta na 1ª Promotoria de Justiça de Livramento para exonerar Lafaiete Nunes Dourado do cargo de Secretário de Agricultura, em razão de parentesco, uma vez que o mesmo é pai do vereador Uilton Nunes Dourado.
Nesta última terça-feira (06) o Diário Oficial do município de Livramento de Nossa Senhora, publicou o 5º Edital de Convocação nº 005/2017 dos aprovados no concurso público nº 01/2016, homologado pelo Decreto muninicipal nº 287/2016, de 01/11/2016. Os candidatos aprovados deverão comparecer ao setor de recursos humanos na Secretaria de Administração e Planejamento, na Sede da Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, Praça Dom Hélio Paschoal, nº 94, no prazo de 05 dias, a partir de hoje 07/06/2017, das 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas, para apresentação, entrega de documentos e exames de saúde pré-admissionais, constantes no anexo I do Edital, além de outras declarações constantes dos anexos IV, V e VI. Para o Hospital Municipal foram convocados médicos, coopeiros e auxiliares de serviços gerias e para a Vigilância Epidemiológica foram convocados agente de combates às endemias. Confira a relação no Diário Oficial do município:
http://www.livramentodenossasenhora.ba.io.org.br/diarioOficial/download/467/1748/0
A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora, através do ato administrativo nº 379/2017, de 06 de junho de 2017, decretou feriado municipal, dia 23/06/2017, sexta-feira, em razão dos festejos de São João.
A cantora Ivete Sangalo, de reconhecido e indiscutível talento na Axé Music, roubou o coração dos amantes do forró durante a sua apresentação, na noite de abertura do Arraiá do Galinho, no Parque de Exposições. No penúltimo bloco de sua apresentação, a artista que nasceu em Juazeiro, no Norte da Bahia e estava vestida de caipira, levou a multidão ao delírio ao cantar músicas de Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Forró no Escuro, Sala de Reboco e Pedras que Cantam foram algumas das canções do arrasta-pé da artista.