
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 17.05.2023
O chefe triste A jornalista Mônica Bergamo escreveu, esta semana, em sua coluna no jornal Folha de São Paulo, que o presidente da República Luís Inácio da Silva está triste e ansioso. Mas, intrigantemente, ela ressalva que o chefe está bem em família, ao lado da esposa amada. Segue a máxima de não se levar problemas de trabalho para casa, embora isso pareça impossível para quem tem as responsabilidades de um presidente da República. A dor do chefe seria por ele não poder fazer o que quer, no cargo. Talvez pense que ainda está em 2003, início do seu 1º mandato! Se o governante, com vida de rei, está triste, como haverão de estar os pobres e oprimidos governados?
Lei da Censura Em cinco meses de gestão, o governo de Luís Inácio tentou aprovar projetos de particular interesse seu, como o que impõe a censura, no Brasil, disfarçado de PL das Fake News, e o que altera a Lei do Saneamento. Mas não conseguiu maioria para aprová-los, no Congresso Nacional. Também quer ser liberado para gastar sem limites, mudando a Lei de Responsabilidade Fiscal. Se aprovadas suas propostas, haverá muitas dores para os brasileiros, dos mais humildes e pobres aos mais letrados e ricos. A Lei da Censura, por exemplo, vai igualar o Brasil às piores ditaduras comunistas, como China, Rússia, Coréia do Norte, sem falar na Bolívia e Venezuela.
Caos no trânsito Livramento vive uma espécie de rally de carros, vans, ônibus, motos, carretas, bicicletas, incluindo os de cidades vizinhas. E não há polícia de trânsito para conter os infratores, nem sinalização adequada! Não foram refeitas as pinturas das faixas de pedestres e nas lombadas, cobertas pelo recapeamento asfáltico, como em frente da Escola Rômulo Galvão e na Avenida Dr. Edilson Pontes. Na Praça 6 de Outubro, é proibido fazer o retorno para a Rua Artur Moura e Silva, mas motoristas, na cara de pau, fazem fila para cometer a infração. A Praça João Marques virou um caos, e foi decorada com uma tenda para venda de material de pesca, verdadeira aberração urbana.
Escolha de diretor O Município de Livramento está realizando seleção de servidores da Educação para os cargos de diretor e vice-diretor, em sua rede de ensino, conforme Decreto nº 037, do dia 3 deste mês. Diz que atende orientação da Constituição Federal. O processo seletivo, com etapas classificatória e eliminatória, teria começado no último dia 12, e inclui, entre os requisitos, avaliação sobre os conhecimentos necessários ao exercício dos cargos, avaliação de mérito e desempenho, avaliação de saúde e apresentação, pelo candidato, de um plano de gestão escolar.
O Dia do Gari Ontem, 16 de maio, foi Dia do Gari e presto, hoje, minha homenagem a eles, por tão importante atividade. Eles ainda são discriminados e mal pagos, apesar de, sem eles, não haver limpeza nem beleza na cidade. Lembrem-se disso quando colocarem o lixo para eles pegarem. Use sacolas e caixas adequadas. Forrem bem em papel grosso, como jornal, cacos de vidros ou qualquer objeto que possam ferir o gari. Dê Bom Dia a eles! Gari é o sobrenome do cidadão francês Pedro Aleixo Gary, que fundou a 1ª empresa de coleta de lixo do Rio de Janeiro (1976). Abraços e obrigado a esses zelosos profissionais!
Por último O mundo avançou muito em tecnologia, com destaque para as comunicações, como a internet e a telefonia celular, no sofisticado e veloz ambiente da rede mundial de computadores, da fotografia digital, do sistema androide. Nossa praça agora são as plataformas digitais, em live com qualquer lugar do mundo. É uma realidade encantadora, que não se esperava tão cedo. Toda essa tecnologia está disponível em nosso dia-a-dia. A vida ganhou mais velocidade, nosso quotidiano foi transformado, nosso tempo multiplicado! Podemos fazer mais coisas nas 24 horas. Assim, evolui a ciência, para soluções materiais, evolui a espiritualidade, no significado da alma e de Deus, exigindo nova pregação da fé, superando a pequenez humana que ainda impede a visão plena do que seja Deus. Reflitam sobre o rápido flash que Jesus mostrou a João, Tiago e Pedro, durante a Transfiguração, no Monte Tabor. Sua missão, na Terra, foi mostrar a visão real da vida humana. Não desperdicem esse novo tempo! Vamos sair das igrejas de barro e entrar na ordem de Cristo! Pensem nisso!
Comentários