OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Mai.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 08.05.2023

Marco do saneamento Poucos ligam ao ouvir falar sobre o marco legal do saneamento. Mas deveriam ligar, e muito! Trata-se da lei que manda os prefeitos manter sistemas para distribuir água potável, nas cidades, manda tratar os esgotos, recolher o lixo e evitar que água das chuvas encham as ruas e invadam as casas. Essa lei exige licitação para se contratar a empresa que faz esses serviços, não sendo mais monopólio das estatais. Foi por conta da falta de concorrência que se chegou ao péssimo serviço, nesse setor, atualmente, causa das frequentes queixas de falta d’água e do mau cheiro dos esgotos. Os governos não investiram, como deviam, nesses serviços, e impediram o setor privado de investir. O novo marco legal abre o setor para investimentos da iniciativa privada. O atual presidente da República tentou anular a nova lei, com decretos, mas foi barrado pelo Congresso Nacional. 

Matéria do jornal Correio (Salvador) diz que a ideia de revogar a lei foi do ex-governador da Bahia Rui Costa, atual ministro da Casa Civil da Presidência da República, para proteger a Embasa. Segundo a ANA (Agência Nacional de Água), o sistema de água de Livramento, operado pela Embasa, está defasado, desde 2005, por falta de investimentos. Agora, há esperança de melhoria. Por 20 anos (1998-2018), a Embasa ignorou a parte do contrato que a obrigava a tratar os esgotos, e os prefeitos nada falaram, foram lenientes! Mesmo assim, em 2019, o prefeito Ricardo Ribeiro renova o contrato, por mais 30 anos, fora da lei, a mando de Rui Costa, favorecendo a Embasa em Livramento e mais 12 municípios. O usuário precisa se lembrar disso, quando for reclamar de falta d’água e do odor desagradável dos esgotos! 

Brincando de vereador Na sessão de 5/5, os vereadores Uilton Nunes (Uga) e Paulo Lessa (filho), de Livramento, se superaram no esforço para lambuzar o prefeito Ricardo Ribeiro de elogios e parabéns, de certo visando à reeleição, ano que vem, mas traindo a obrigação deles de fiscalizar a gestão, ao invés de bajular o gestor. Segundo Uga, o alcaide levou o paraíso para o bairro Estocada, onde o vereador mora. Disse, encantado: “Quem dera pudéssemos deixar Ricardinho mais tempo na prefeitura. Mais um pouco, o home transformava Livramento num município de 1º mundo”. Mas, visivelmente constrangido, tenta justificar que não era questão de ser puxa-saco. Após elogiar, ele se contradiz, apontando mazelas da gestão, como a precariedade dos PS da Várzea (sem geladeira) e Monte Oliveira (sem ar/internet), e admitiu que a limpeza urbana está ruim, sem atentar que o responsável é o prefeito elogiado. 

Na Estocada, o edil precisa ver outras ruas, além da que ele mora, que é privilegiada pelo prefeito. Por exemplo, percorra a Rua da Creche, até o final. O bairro perdeu a antiga Escola Gil Ferreira Pessoa, cujo respeitado nome sumiu, sem nenhuma explicação dos gestores, em inaceitável afronta ao doador do terreno que viabilizou, há muitos anos, a construção da unidade escolar. As crianças foram obrigadas a irem para outra escola, no bairro Barriguda, ainda em formação e semideserto, bem menor que a Estocada. Já o vereador Paulo Lessa rebateu seu nobre colega Josemar Miranda, que sempre denuncia os buracos da rua de acesso ao bairro Rua do Areão. E que a ponte sempre fica tomada de lama e alagada com as chuvas, tornando-se intransitável. Paulo Lessa disse que a ponte foi da época de Carlão, o ex-prefeito Carlos Batista, o qual, segundo o vereador, poderia ter feito a passarela e o desvio da água, ou colocado boca-de-lobo, na ponte. Pergunto: de quem é a culpa de tanta falta de pudor parlamentar?

Para refletir A natureza é perfeita, e não poderia ser diferente, pois é obra de Deus! Mas poucos prestam a devida atenção nela! Por exemplo, a gente sofre com as secas, como aqui no sertão. Ficamos abatidos, sem perspectiva! Mas, de repente, cai a chuva e recupera nossa alegria e esperança! Ficamos novamente felizes! Mas, por que há seca, e qual a razão de uma chuva só em determinado lugar? A gente não pensa nisso, nem ao ver germinarem, do nada, sementes sumidas na terra, por vários anos. A chuva vem de leis imutáveis, ordenadas por alguém. Quem seria? A resposta exige de nós profunda reflexão! São poucos os que param para refletir! É mais cômodo apenas dizer: “É obra da natureza”! 

Mas quem ou o que é a natureza? Para essa e outras respostas, precisamos sair da nossa condição subalterna de mendigos da vida. E podemos começar com gestos e atitudes simples, como abraçar a natureza e proteger o que Deus nos deu! Não destrua as coisas do ambiente! Não maltrate e muito menos mate um animal. Ele está neste mundo pela mesma razão que nós! Estamos no caminho da evolução! Quem fere um irmão ou outro animal fere o espírito divino. Jesus ensinou como caminhar, compartilhando o amor e provando a condição de filhos de Deus! E, quem sabe, alcançando aquela pureza das criancinhas sobre as quais Jesus pediu: “Deixai que elas venham até mim!”. Pensem nisso! 

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.