OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Abr.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 17.04.2023

Posse na Catedral Nossa diocese está sob nova direção, de Dom Vicente de Paula Ferreira, que assumiu, no último dia 15. Abre nova era apostólica católica, em 21 municípios, com sede em Livramento. Diocese é uma referência forte, em uma região, seja para atrair progresso ou atraso, vai depender do pastor. Dom Vicente é de sabida visão pastoral política, confirmada na sua homilia de posse. É apontado como de esquerda, provado na chamada Carta ao Povo de Deus, que assinou com outros 151 outros bispos, posicionando-se politicamente e criticando, de forma contundente, o então governo da República. A carta recebeu críticas dos católicos, por ser tida como fora da função social e apostólica da Igreja. Na posse, o prelado invocou as chagas de Cristo, pela bandeira da solidariedade cristã, usando expressões que são típicas do socialismo e da teologia da libertação, defendidos por uma parte do clero brasileiro. 

“Nossa solidariedade cristã é um testemunho para o mundo, e deve provocar todas as estruturas sociais e confrontar aquelas que são injustas, as arrogantes, excludentes. Desconfiem de um cristianismo que não incomoda, que não muda, que não transforma, que não é perseguido”, disse Dom Vicente. E acrescentou: “Jesus se misturou nas nossas misérias, para nos orientar”, “a Igreja começa na divisão e não no acúmulo como modelo de sociedade global, que mata. É no dividir das coisas que a gente aumenta, que a gente multiplica, não no acúmulo, como, infelizmente, prega esse nosso modelo de sociedade global, que mata, porque coloca o lucro acima da vida, mata a gente, mata a natureza”. Vamos torcer e colaborar para que Dom Vicente ajude a fortalecer a nossa fé em Deus, no caminho da evolução espiritual, com as passageiras preocupações mundanas sendo colocadas no seu devido lugar, sempre vivendo na união e no amor, como Cristo nos ensinou, e não em confrontos. (veja vídeo da missa no Youtube da 88 FM e matéria neste site)

Reajuste do servidor A assembleia geral dos servidores da Educação de Livramento, realizada pelo sindicato da categoria (APLB), dia 15, não passou de uma reunião para aprovar os 5,79% de reajuste salarial linear, proposto pelo prefeito Ricardo Ribeiro. Consta que não houve contestação e, de 36 filiados a favor, a maioria tem cargo em comissão na gestão municipal, ou seja, pessoas da confiança do gestor. Livramento tem mais de 400 professores, mas só 36 foram à assembleia. Dos ausentes, alguns disseram que não foram por ser contra os 5,79%, ou seja, agiu de modo contrário, pois deveriam ter ido para dar o voto contrário. Agora, o prefeito fica à vontade para aplicar esses 5,79%, oficialmente aprovados na assembleia da categoria. 

Frustrou-se a expectativa dos que ganham acima do piso de terem os mesmos 14,95% usados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) para estabelecer o valor mínimo obrigatório de R$4.420,00, em 2023. Na verdade, os sindicatos manipulam informações e criam falsas expectativas, e os filiados vão na onda, sem nada questionar. A lei só obriga estado e municípios a pagar o valor mínimo, nada fala sobre as demais faixas e níveis salariais, para as quais se aplicam as leis locais (estadual e municipal), segundo já reconheceu o próprio Supremo Tribunal Federal. Assim, para aplicar 14,95%, entendo que o prefeito precisa de lei local, e seria bom que fosse pela lei do Plano de Carreira, garantindo o uso de recursos do Fundeb. Mas essa lei do plano é omissa, precisaria ser emendada. 

Para refletir A existência da espiritualidade, cuja autoria é Deus, não depende da vontade humana. Jesus Cristo mostrou que ela é regida por leis facilmente compreensíveis, até pelos tolos, mas de espíritos puros! Felizes os que a fé conduz à intimidade com Jesus, seja em matéria ou em espírito. Estes terão assento na Ceia do Senhor. O Plano do Criador é tão perfeito que mesmo os seduzidos pela miséria humana, um dia, serão iluminados e chegarão lá. Nós fazemos nosso caminho, como diz Lucius, no livro Esculpindo o Próprio Destino. A diferença é só no modo e tempo de caminhar. Quem promove o nascer de vidas, por exemplo, tende a chegar antes de quem patrocina a morte, o aborto, por exemplo. A vida é a essência do Plano de Deus! Infelizes, portanto, os que promovem ou se alegram com a barbárie, os que roubam aquilo que é da coletividade, como os criminosos da corrupção, os enganadores! Infelizes os covardes que maltratam mulheres, crianças e animais inocentes! Tristes  os que torturam e ou matam aqueles que deveriam proteger e defender. Coitados dos que roubam e trapaceiam, trazendo sofrimento a outros! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.