
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 31.03.2023
Cenário político Hoje, 31 de março, é uma data emblemática, marcante na História do Brasil, dia da chamada revolução de março de 1964, ocorrida há 59 anos. O movimento cívico-militar pretendia evitar o comunismo no país e acabou virando uma ditadura militar, que durou mais de 20 anos. Feito esse registro, vamos ao atual cenário político em Livramento. Vemos que o município não cresce, politicamente! Aliás, o Brasil não evolui politicamente! A visão política é o “toma-lá-dá-cá”, o “vale tudo”, pelo dinheiro do povo! Em Livramento, a campanha eleitoral-2024, na prática, começou mais de um ano antes. E rolam especulações! O grupo da situação parece bem arquitetado, na máquina administrativa, muitos recursos, mas sem demonstrar qualidade. E a oposição mostra-se apática e desarticulada.
São ventilados nomes sem novidades, sem esperanças, sem preparo para dirigir o município. Piora muito em relação às últimas eleições, incluindo o Legislativo. Recebi, por exemplo, um informe de que a atual vice-prefeita, Joanina Sampaio, estaria flertando, de novo, com a oposição, prometendo debandar para lá, se o doce na marmelada que ela formava com Ricardo Ribeiro, azedar. Somos como queijo e doce, na marmelada, disse o prefeito sobre a união dos dois, tentando minimizar o impacto do desabafo da vice, de que vice não servia pra nada. Consta que ela sonha ser prefeita, e se Ricardo Ribeiro por ventura, não a quiser no topo da chapa, ela irá para a oposição. E já teria sido convidada! A meu sentir, ela já pode deixar as malas prontas! Mas não esqueçam o ex-prefeito Paulo Azevedo, que está vivo, a todo vapor, e será o fiel da balança em mais uma eleição de prefeito, em Livramento!
Conferência de Saúde Foi hoje de manhã, em Livramento, a 9ª Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, com o tema “Garantir Direitos e defender o SUS–Sistema Único de Saúde, a Vida e a Democracia”, a cargo da palestrante Rita de Cássia Soares, enfermeira e coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Boquira-BA. O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, e o secretário da Saúde, Gerardo Azevedo Júnior, abriram o evento. Mas a fala do prefeito foi interrompida para receber os deputados José Rocha e Marquinho Viana, que também falaram, no evento, e prometeram apoio aos programas de saúde do município, como a instalação de um hospital regional em nossa cidade, anunciado pelo prefeito. Os deputados disseram que foi em Livramento que receberam mais votos, nas últimas eleições.
Diretora é nomeada A professora Paula Soares da Silva, mais conhecida como dona de uma pousada, em Rio de Contas, foi designada para o cargo de diretora do Colégio Estadual João Vilas Boas, em Livramento, substituindo Adauto Fernandes dos Santos, exonerado, segundo ele, por perseguição política. A designação da nova diretora, pela Portaria nº 00613915, do último dia 29, assinada pela secretária estadual da Educação Adélia Maria Pinheiro, quebra a regra da eleição direta para dirigente escolar, em votação pela comunidade escolar (servidores, estudantes e pais de alunos), conforme previsto na Lei Estadual nº 8.261/2002, e Decreto nº 16.385/2015.
Nova avenida é velha A prefeitura de Livramento divulgou (está no Blog Regional) o início recente da terraplanagem para pavimentar nova via urbana, que interliga as avenidas Dr. Nelson Leal, que atravessa o centro da cidade, e a Ulisses Lima, no bairro Taquari, passando ao lado da Estação Rodoviária. Foi omitido que se trata de uma via aberta, há 10 anos, pelo então prefeito Paulo Azevedo, que só dependia justamente da pavimentação e de uma ponte sobre o Rio Taquari. Essa omissão de quem a iniciou e quando, de fato, a obra começou, pode ser considerada desonestidade intelectual da gestão. Mesmo sem estar concluída, vinha sendo intensamente usada pela população. O tráfego foi interditado, há vários meses, para construção da ponte, mas a obra ficou parada. Tomara que, finalmente, seja concluída!
Para refletir Domingo, agora, dia 2, Domingo de Ramos, começa a Semana Santa. Período de reflexão sobre a missão de Jesus, na Terra, principalmente quanto ao seu exemplo de sacrifício máximo, com a própria vida, para ensinar a humanidade, sobre a elevação espiritual. Jesus, filho de Deus, espírito de Deus, poderia, claro, se quisesse, ter se livrado de tudo. Mas não fugiu da sua missão! E, hoje, Ele é um dos governadores do Mundo, no Plano de Deus. Se seguirmos os seus ensinamentos, nossa missão também será cumprida com êxito, mesmo sendo de significância infinitamente menor. Não vamos mais matar Jesus, vamos amá-Lo, abraçá-Lo, segui-Lo, o que é melhor ainda.
Quando era martirizado, a caminho da crucificação, no morro do Gólgota, um grupo de mulheres chorava, ao vê-Lo sob tantos tormentos. Vendo-as, Jesus parou, com a cruz nas costas, e disse, segundo o evangelho de Lucas: “Filhas de Jerusalém, não chorem por mim; chorem antes por vocês mesmas, e por seus filhos. Porque virão dias em que vocês vão dizer: Bem-aventuradas as que forem estéreis, e não procriaram, e cujos peitos não amamentaram! Então começarão a pedir que os montes e as colinas caiam sobre vocês, que as escondam. Pois, se assim fazem com árvore verde, o que não farão com a seca?”. E eu digo que nossa missão, de mulheres e homens, não é fácil. Porém, lembremos: “Ninguém derruba a quem Deus sustenta. Ninguém derrota a quem Deus protege. Ninguém amaldiçoa a quem Deus já abençoou”! Pensem nisso!
Comentários