OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Frequência Máxima

Operador 88

Os serviços prestados pelo Banco Postal nas agências dos Correios, que estavam programados para ser encerrados a partir da próxima quarta-feira (11) em todo país, serão mantidos, de acordo com comunicado divulgado nesta quinta-feira (5) pela empresa. Na Bahia, o serviço seria suspenso em 440 unidades.

"Os Correios e o Banco do Brasil chegaram a entendimento para a continuidade dos serviços do Banco Postal. O acordo a ser formalizado entre as duas instituições permitirá encontrar solução para manter, até 31 de janeiro, o funcionamento de todos os pontos de atendimento do Banco Postal que seriam encerrados no dia 11/10. Nos próximos quatro meses, as duas instituições irão negociar alternativas para viabilizar a permanência da parceria", diz o comunicado da empresa. Não foi informado pelos Correios quando o acordo será formalizado.

A assessoria de imprensa dos Correios havia informado que os altos custos de manutenção e segurança tornam "inviáveis" os serviços do Banco Postal. Em todo o Brasil, os serviços deixariam de ser prestados em 1.827 agências da estatal em 12 estados.

O Banco Postal é uma parceria com o Banco do Brasil que se vale da rede de atendimento dos Correios para a intermediação de serviços bancários básicos. Em vários municípios, chega a ser a única opção de acesso bancário. Atualmente, o serviço é oferecidos em 440 unidades dos Correios na Bahia e 6.500 agências dos Correios em todo o país.

Os trabalhadores dos Correios estão em greve desde a semana passada na Bahia e vão se reunir nesta quinta-feira (5), em assembleia, para decidir sobre a continuidade da paralisação.

 

  • Por Redação Rádio 88 com informações do G1

  • 05.Out.2017 // 00h00

  • Geral

Falta um mês para o Enem 2017: veja cinco dicas de preparação

A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 começou. Faltam 30 dias para a primeira prova que será aplicada no dia 5 de novembro.

Pela primeira vez na história, o exame será aplicado em dois domingos: 5 e 12 de novembro. Agora as disciplinas serão separadas basicamente entre a área de humanas e exatas. No dia 5, os candidatos respondem a questões de linguagens, ciências humanas e redação, com cinco horas e meia de duração. No dia 12, será a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de duração.

Confira as dicas:

1- Esqueça os conteúdos mais difíceis

Este é o momento de rever os assuntos fáceis, esquecer os difíceis e investir nos medianos.

Como o Enem usa a metodologia da Teoria de Reposta ao Item (TRI), é fundamental que o candidato acerte as questões fáceis para garantir uma boa pontuação, caso tenha um bom volume de acertos, à medida que evolui o grau de dificuldade das perguntas.

2- Foque nos temas que mais caem

Para facilitar veja abaixo os temas de cada disciplina que apareceram mais no Enem nos últimos anos:

Matemática: razão, regra de três, porcentagem e juros e probabilidade;

Linguagens: modernismo e um pouco de romantismo (em literatura), e figuras de linguagens (em português);

História: Era Vargas, Ditadura e movimentos sociais;

Geografia: cidadania, poder, urbanização, agricultura e os problemas ambientais;

Física: ondas, energia, consumo sustentável, cinemática;

Química: nomenclatura de hidrocarboneto e funções orgânicas, calculo estequiométrico;

Biologia: cadeia alimentar, ecossistema brasileiro (manguezal, caatinga, cerrado), poluição de água e solo, fisiologia humana (vacina e soro), genética e reprodução, e biotecnologia.

3- Faça simulados

Nestes 30 dias é possível fazer muitos simulados. Há opções digitais disponíveis na internet, em apostilas impressas e em algumas escolas que aplicam a prova como se fosse oficial, respeitando as mesmas regras. O mais importante dos simulados é o exercício do treino, e não, o resultado em si. O recomendável é que os candidatos façam pelo menos um simulado por semana, levando a questão a sério. O treino dá experiência aos estudantes.

4- Pelo menos duas redações por semana

È recomendável que os candidatos não se esqueçam da prova de redação, e que façam pelo menos duas redações por semana até o dia 5 de novembro. Procure sempre ficar de olho nos principais acontecimentos e as questões que atualmente têm mobilizado a sociedade, não só para saber os fatos mais recentes, mas também para desenvolver uma "visão crítica" sobre o assunto, entendo as causas e consequências deles.

Daqui até o dia do Enem, desenvolvam uma ideia clara sobre qual é a proposta da redação, mas que evitem usar "receitas de redação", para não cair em um lugar comum e acabar perdendo pontos na nota. Um dos pontos que é analisado na redação é a própria criatividade, a originalidade, a autoria.

5- Cuide do emocional

A preparação para o Enem é um processo que começa junto com o ensino médio. É estressante, na maioria das vezes, por isso, é essencial que o candidato mescle os períodos de estudos com atividades de lazer, prática de esporte e descanso.

Outra dica é que a uma semana do Enem, o aluno diminua o ritmo dos estudos e cuide do lado emocional. Ter confiança na preparação anterior também ajuda no lado emocional, incluindo para quem vai fazer a prova pela primeira vez. O Enem é um exame que cobra habilidades e competência com questões que abordam o cotidiano. Por isso, para os estreantes, é fundamental ter contato com as provas já aplicadas para entender seu modelo e a forma como os conteúdos são cobrados.

Advogados da OAB Subseção de Guanambi foram barrados de uma reunião nesta terça-feira (3) com o desembargador Esequias Pereira de Oliveira, corregedor regional do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT5), por não usarem gravata. Ao chegarem na Vara do Trabalho, eles foram informados que só poderiam participar do encontro, marcado informalmente pelo desembargador, aqueles que vestiam paletó e gravata. A presidente OAB Subseção Guanambi, Maria Luiza Laureano Brito, repudiando o caso e alegou que a exigência quanto à vestimenta é "ilegal e acintosa às prerrogativas da advocacia". Em nota, ela apontou que o uso de paletó e gravata no exercício profissional na Bahia é facultativo. "A OAB Subseção Guanambi repudia qualquer ato que viole as prerrogativas da advocacia, empenhando total apoio a todos os advogados que estiveram juntamente com a Diretoria da Subseção e representante do Conselho Estadual, disponibilizando seu tempo para tratar de assuntos relevantes e verdadeiramente importantes aos jurisdicionados que enfrentam os graves problemas advindos da falta de estrutura do Judiciário", diz o comunicado assinado por Maria Luiza.

A participação de brasileiros no programa Mais Médicos cresceu 44% no último ano, afirma o Ministério da Saúde. Foram 5765 profissionais em 2016 e 8316 em 2017.

O maior incremento se deu pela participação de brasileiros formados lá fora -- de 1204 para 2579, um crescimento de 114,2% no período. Entre os brasileiros residentes no país, o crescimento foi de 25,8% (de 4561 para 5737).

Segundo o governo, o aumento de brasileiros se deu porque o programa recebeu um reforço, com mais profissionais, e também pela substituição de médicos estrangeiros. Na segunda-feira (9), 1400 brasileiros devem começar a trabalhar nas unidades de saúde pelo Brasil, informa a pasta.

A maior reposição de médicos aconteceu no Sudeste com 565 profissionais. Depois, a região Sul foi a que mais atraiu profissionais (329). Já a região que recebeu o menor número de profissionais foi o Nordeste, com 296.

Uma das apostas da atual gestão do Ministério da Saúde é a substituição de médicos estrangeiros por brasileiros. Segundo a pasta, em novembro de 2016, foi feito um levantamento para ver quais cidades que contam atualmente com o serviço de cubanos poderiam atrair brasileiros.

Com isso, o governo espera substituir quatro mil profissionais em três anos. Segundo o governo, até o momento, 1.000 vagas foram substituídas.

  • Por Redação Rádio 88 FM/Com informações do Paramirim Agora

  • 04.Out.2017 // 00h00

  • Geral

Optometrista é suspeito de receitar ilegalmente óculos de grau em Paramirim

 

Nesta última terça-feira (3) por volta das 8h33 a Guarnição Delta da Guarda Municipal do município de Paramirim distante a 61 quilômetros de Livramento de Nossa Senhora, recebeu uma denúncia de que dois indivíduos, uma mulher e um homem, estavam realizando entrega e cobrança de venda de óculos, no povoado de Pau de Colher no referido município. Eles estavam em uma moto com placa policial de Macaúbas.

Os exames referentes aos óculos haviam sido realizados há mais de 15 dias, porém foram efetuados por um optometrista, e não por um oftalmologista, como é permitido. De acordo com o CGM, a prática caracteriza exercício ilegal da profissão.

O profissional representava uma ótica de Macaúbas e as receitas eram entregues com endereços de Camaçari, Feira de Santana e Camamu. Os pacientes tinham que comprar os óculos de grau com a ótica, o que também não seria permitido, pois, configuraria venda casada com a consulta.

Os suspeitos que estavam entregando as receitas, que são funcionários da ótica, foram localizados em uma casa no povoado de Riachinho fazendo a cobrança a um casal, mesmo eles alegando que o óculos de grau não estava atendendo às suas necessidades.

Os funcionários foram conduzidos para Delegacia de Polícia Civil de Paramirim. 

Em entrevista exclusiva concedida ao apresentador do jornal da 88 FM, Emanuel Fernandes nesta quarta-feira (04), o Secretário de Saúde Gerardo Júnior, informou que os exemplares dos saguis mortos, que foram encontrados na comunidade dos Valeiros e encaminhados para o LACEN, laboratório estadual na cidade de Salvador já estavam em estado avançado de decomposição, fato este que dificultou uma análise precisa da causa da morte dos primatas, porém, os responsáveis pela avaliação adiantaram que não se trata de febre amarela. “O envenenamento ou ingestão de água contaminada é uma das possibilidades que pode ter causado a morte dos micos”, disse o Secretário, que na sequência fez um apelo, “pedimos as pessoas que ao observarem mais algum sagui morto, não deixe entrar em estado de decomposição, acione de imediato a Vigilância Sanitária do Município para que seja feito o encaminhamento novamente destes animais ao LACEN”, disse Júnior. Convém salientar que a Vigilância Sanitária recomenda que as pessoas não manipulem estes animais de forma alguma, apenas acione o órgão competente imediatamente. O sagui é um macaco pertencente à família Callithricidae e não está livre de ser acometido por algumas doenças, entre as principais estão às verminoses, enterites, ectoparasitos e pneumonia.

Confira o aúdio:

" allowfullscreen>

O deputado federal Waldenor Pereira é um dos signatários do Decreto Legislativo do Congresso Nacional que visa barrar a portaria ministerial nº 2439/17 do Governo Temer que institui a Nova Política de Atenção Básica (PNAB) para o Brasil, trazendo diversos retrocessos ao Programa de Saúde da Família (PSF), especialmente, no que diz respeito às equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Combate a Endemias que constituem este programa.

Em ato ocorrido nesta terça-feira (3) em Brasília, ao lado de lideranças das duas categorias nas regiões da Serra Geral e Sudoeste da Bahia, Waldenor prestou a sua solidariedade aos agentes afirmando que “na situação ou na oposição, sempre estive ao lado dos agentes, porque alguns parlamentares, que já se apresentaram como defensores, sumiram e estão precisando voltar a mostrar a força em defesa destas categorias”.

Dentre os pontos do novo PNAB, os agentes são contrários à facultação do número de profissionais conforme o município, podendo até mesmo não estar presentes na equipe de saúde municipal. Hoje, a presença de agentes comunitários de saúde e combate a endemias é obrigatória no atendimento básico, levando prevenção e atendimento a toda a comunidade. Outro ponto extremamente polêmico é a unificação das atividades dessas duas categorias.

O governo também pretende atribuir aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atribuições dos profissionais de enfermagem sem a ampliação de investimento ou financiamento para a formação dos agentes.  Para o deputado Waldenor, desde que “o governo golpista e ilegítimo de Michel Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assumiram o poder, têm feito de tudo para desmontar a SUS e implementar um modelo privado de saúde no Brasil, deteriorando atendimentos e fazendo declarações que condizem com os desejos do mercado. Ao contrário do que querem fazer os golpistas, os governos populares e democráticos do PT, com Lula e Dilma, ampliaram a cobertura das Equipes de Saúde da Família de 6,5% para 63,7%, o que equivale a um atendimento 10 vezes maior”, explica o deputado.

Hoje (04) de outubro é comemorado o dia do Agente Comunitário de Saúde e de Endemias, a estes profissionais, a Rádio 88 Fm parabeniza pelo trabalho prestado no município de Livramento.

 

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou um pedido da defesa do senador Aécio Neves (PSDB-MG) para tirar do ministro Edson Fachin uma ação na qual ele pede para retornar ao mandato.

Nesta segunda (2), advogados do senador apresentaram ao STF uma ação para suspender seu afastamento parlamentar, determinado na semana passada pela Primeira Turma da Corte.

O mandado de segurança foi encaminhado por sorteio para o ministro Edson Fachin, mas a defesa pediu a redistribuição, alegando que o ministro já havia despachado sobre o caso em maio, quando determinou, pela primeira vez, o afastamento de Aécio.

Ainda na noite desta segunda, Fachin encaminhou o pedido da defesa para decisão de Cármen Lúcia. Em despacho na manhã desta terça, ela negou a redistribuição do processo.

“Deixo de acolher a manifestação da defesa e determino a manutenção deste mandado de segurança com o ministro Edson Fachin”, despachou a ministra. Ela também manteve com Fachin um pedido do PSDB, semelhante ao de Aécio, para suspender o afastamento dele do Senado.

Cármen Lúcia ressaltou que o caso foi encaminhado por sorteio para Fachin e que o atual afastamento de Aécio foi determinado pela Primeira Turma da Corte, na qual o ministro não atua.

“A se adotar a tese defensiva de afastamento do ministro Edson Fachin, chegaríamos ao absurdo de não poder ser julgada a impetração pelo Plenário deste Supremo Tribunal, pois os cinco ministros da 1ª Turma estariam impedidos e mais um da 2ª Turma, inviabilizando o quórum mínimo de seis ministros”, escreveu a presidente do STF.

Ainda nesta terça, o Senado poderá reverter o afastamento de Aécio numa votação em plenário. A Casa entende que a tem a palavra final sobre afastamento de seus membros, contrariando entendimento até o momento aplicado pelo Supremo.

A Corte, por sua vez, deverá analisar o procedimento a ser adotado em suspensões de mandato parlamentar só no próximo dia 11, numa ação também sob relatoria do ministro Edson Fachin.

Em nota, a defesa de Aécio afirmou que respeita a decisão de Cármen Lúcia e que não pretendeu excluir Fachin da decisão, e sim, queria garantir que o relator do caso fosse um ministro "que não tivesse praticado ato questionado anteriormente".

Usuários de orelhões da Oi da Bahia e outros 14 estados brasileiros podem fazer ligações locais e de longa distância nacionais gratuitamente. Uma decisão, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou a valer neste domingo (1º) e segue em vigor até o dia 30 de março de 2018. Em uma fiscalização realizada em agosto de 2017, a Anatel verificou que nesses estados o nível de orelhões em condições de operação não atingiu os patamares estabelecidos pela agência reguladora. A disponibilidade dos orelhões deve ser de no mínimo 90% em todos os estados e de no mínimo 95% nas localidades atendidas somente por orelhões.

Os funcionários dos Correios decidiram em assembleia, realizada na tarde desta segunda-feira (2), no bairro do Comércio, em Salvador, manter a greve da categoria, que começou em 19 de setembro.

Os funcionários querem reajuste salarial com base na inflação, mais R$ 300 reais de ganho real, além de reajuste de R$ 45 no ticket de alimentação e aumento no restante dos benefícios, com base na inflação do período.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), uma audiência de conciliação entre a empresa e os funcionários será realizada na quarta-feira, em Brasília. Uma nova assembleia da categoria será agendada após a audiência, mas ainda não há data confirmada.

De acordo com a assessoria dos Correios, na Bahia, 74,03% do efetivo está presente trabalhando, e somente os serviços com hora marcada (Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária) estão suspensos. O Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba), entretanto, contesta a informação da empresa e diz que cerca de 70% dos funcionários estão parados.

Justiça do Trabalho

O vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, declarou abusiva a greve realizada por funcionários dos Correios desde a semana passada. A decisão derruba a liminar concedida na última segunda-feira (25) que determinou a manutenção de 80% das atividades nas unidades da empresa. Segundo os Correios, os "empregados que aderiram à paralisação devem retornar aos seus postos de trabalho imediatamente".

O motivo apontado por Pereira para declarar a paralisação abusiva é que ela foi iniciada enquanto ainda estava em andamento um processo de negociação coletiva. Ele diz ainda que, com o movimento declarado abusivo, na prática, os trabalhadores que seguirem parados "não estão em greve", e sim "ausentes do trabalho".

Em nota, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), que tem 31 sindicatos filiados, contestou a decisão do TST. "Em nenhum momento, a federação se absteve de realizar as negociações com a ECT, tendo reiterado a disponibilidade do Comando de Negociação. A própria direção da empresa, por meio de nota, cancelou as negociações devido à deflagração da greve", afirmou a entidade.

 

Nesta semana, o Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região está colocando em prática um calendário de mobilização em Defesa dos Bancos Públicos. Hoje (3), a ação aconteceu na cidade de Brumado.

Os diretores do Sindicato, juntamente com os bancários estiveram em frente ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste expondo os prejuízos, caso essas empresas públicas sejam privatizadas.

Defender as empresas públicas nessa conjuntura é um grande desafio, como aponta a bancária do BB, Patrícia Belasco. “Às vezes a preocupação do bancário é mobilizar visando resultado. Diante do nosso cenário político econômico depreciativo, talvez não vejamos isso. No entanto, essa mobilização é uma maneira de mostrarmos nossa indignação e que, enquanto categoria bancária, estamos ativos nessa luta. Temos o desejo de uma mudança, que virá com certeza, mas ainda teremos bastante luta pelo caminho. O nosso esforço e entendimento de que esse momento necessita de nossas caras e de nossa luta são fundamentais para nossa categoria, pelos nossos desejos e por acreditar que o futuro será melhor”.

Amanhã, quarta – feira (4), a mobilização acontece em Itapetinga, também em frente dos bancos públicos, às 9h. E na quinta-feira (5), a categoria se manifestará em Poções, também às 9h.

  • Por Jornal da 88 / Emanuel Fernandes

  • 03.Out.2017 // 00h00

  • Geral

Superlotação no Cemitério Municipal

Preocupada com a superlotação do cemitério municipal, a Rádio 88 FM na manhã desta última terça-feira (03) realizou uma reportagem no local.

 confira no vídeo:

" allowfullscreen>

A custodiada Marta Dias de Barros foi transferida da Delegacia de Brumado para o Presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista. Marta responde pelo crime de homicídio e foi presa em flagrante, na ocasião ela foi presa por participação juntamente com o amante na morte do própio companheiro. Sua transferência ocorreu nesta sexta-feira (29). A decisão de transferir Marta Dias de Barros da delegacia para o presídio foi do Juiz de Direito Dr. Rodrigo Souza Britto.

  • Por Livramento Manchete

  • 30.Set.2017 // 00h00

  • Geral

SAC Móvel estará em Livramento nos dias 06 e 07 de outubro

Nos dias 06 e 07 de outubro (sexta e sábado), o município de Livramento de Nossa Senhora receberá a visita do SAC Móvel – Serviço de Atendimento ao Cidadão. Os atendimentos serão feitos na Praça Dom Hélio Paschoal, das 8h às 17h. Durante o período da visita o SAC Móvel oferecerá os seguintes serviços: Emissão de Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Antecedentes Criminais, Recadastramento de Pensionistas e Ouvidoria Geral do Estado.

 

  • Por Redação Rádio 88 FM/Com informações da ANEEL

  • 30.Set.2017 // 00h00

  • Geral

Outubro terá bandeira tarifária vermelha no patamar 2

A bandeira tarifária para o mês de outubro de 2017 será vermelha (patamar 2), com custo de R$ 3,50 a cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. É a primeira vez que o patamar 2 é acionado - desde que a bandeira vermelha passou a contar com as duas graduações, em janeiro de 2016.

Segundo o relatório do Programa Mensal de Operação (PMO) do Operador Nacional do Sistema (ONS), o valor da usina térmica mais cara em operação é de 698,14 R$/MWh, da UTE Sepé Tiaraju (RS).

A situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas alcançou níveis preocupantes e, ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício.

As bandeiras tarifárias variam exatamente para dar esse sinal aos consumidores. O patamar 2 indica a necessidade de operar usinas térmicas mais caras para compensar a geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

 

Confira lgumas dicas de Economia

 

- Chuveiro elétrico

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos

Selecionar a temperatura morna no verão

Verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo

 

- Ar condicionado

Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado

Manter os filtros limpos

Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado

Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto

 

- Geladeira

Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário

Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções

Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira

Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos

Não forrar as prateleiras

Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente

 

- Iluminação

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras

 

- Ferro de passar

Juntar roupas para passar de uma só vez

Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura

Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa

 

- Aparelhos em stand-by

Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.