
Operador 88
Nesta quarta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ter acontecido “uma tentativa de golpe por gente preparada” nos ataques golpistas de 8 de janeiro. Na data, Bolsonaristas invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Para o petista, o ataque foi gestado durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), que é culpado porque “passou quatro anos instigando o povo a ter ódio”.
Lula também lamentou os ataques terem acontecido uma semana depois “da posse mais emocionante que este País já conheceu”. “Depois de uma negra catadora de papel colocar a faixa no meu pescoço, eles esperaram uma semana e tentaram dar um golpe”, afirmou o presidente durante evento no Palácio do Planalto. Ele disse ainda que Bolsonaro passou os últimos quatro anos “mentindo para a sociedade brasileira e instigando que o povo tinha que estar armado para garantir a democracia”.
Anteriormente, Lula disse estar convencido de que as portas do Palácio do Planalto foram abertas. Em entrevista ao Estadão, na última sexta-feira (13), o presidente também admitiu ter pedido a confiança em parte dos militares. “Eu perdi a confiança, simplesmente. Na hora que eu recuperar a confiança, eu volto à normalidade”, admitiu Lula quando questionado sobre se se sentia ameaçado. Na terça-feira (17), o mandatário dispensou 40 militares que atuavam na Coordenação de Administração do Palácio do Alvorada.
Comentários