
Operador 88
Após 40 anos, a barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, Bahia, pela primeira vez sangrou no mesmo ano. Hoje (24) o açude chegou a sua capacidade máxima, fato que ocorreu pela segunda vez neste ano de 2022; a primeira foi no dia 08 de janeiro, após um intervalo de 14 anos. A expectativa era grande nos últimos dias, com as fortes chuvas que têm caído na cidade de Rio de Contas e região, e segundo as previsões, deve continuar chovendo até após o Natal.
Curiosidades sobre a Barragem
A barragem Luiz Vieira foi inaugurada em janeiro de 1983, e no próximo mês completa 40 anos, contudo, nunca alcançou sua capacidade máxima no mesmo ano como agora.
Outra curiosidade sobre a barragem, é que a mesma está com volume máximo de 99.353.000 m³, quando foi construída ela tinha capacidade de armazenamento de 105 milhões de m³ de água, sua modificação pelo assoreamento foi constatada pela a Agência Nacional de Água após realizar estudos batimétricos no ano de 2017. Essa barragem é responsável por abastecer, além de Rio de Contas, os municípios de Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio.
Comentários