
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 14.11.2022
Reunião dos militares Seguem repercutindo as vozes dos comandantes militares do Brasil, através de relatório e notas oficiais, uma delas em apoio às manifestações populares, assinada por generais comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. O relatório foi das Forças Armadas, que não aponta, mas também não descarta e reafirma a possibilidade de irregularidades nas urnas eleitorais eletrônicas. Alega que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vetou o acesso dos fiscais a dados essenciais, como o chamado código-fonte, que é considerado como o coração do sistema de votação. Em razão disso, solicitou ao Tribunal que faça uma investigação detalhada, urgente. Em reunião de emergência, dia 11, os comandos militares manifestaram-se contra decisões do STF (Supremo Tribunal Federal) e TSE, que restringem, ilegalmente, direitos dos cidadãos, como o devido processo legal, liberdades de imprensa e manifestação do pensamento, na prática, uma censura generalizada a plataformas de comunicação. E consideram legítimas as manifestações dos cidadãos, nas ruas, como vem ocorrendo, principalmente diante de unidades do Exército, pedindo SOS às Forças Armadas, inconformados e indignados com os vícios apontados na eleição presidencial, que levaram a um resultado passível de dúvidas e muitos questionamentos.
Obras voluptuárias A cidade de Livramento tem um déficit grande de urbanização, incluindo a pavimentação! É feia a coisa, principalmente nos bairros Estocada e os da região do Taquari, Benito Gama e Jurema. São muitas e constantes as queixas de falta d’água, de esgoto e iluminação pública. Mas a prefeitura anunciou duas obras milionárias, que acho voluptuárias, sem urgência nem prioridade. Não estão na lista das reclamações urgentes dos moradores. Serão feitas pelo Estado, através da Conder (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia). Tratam-se da urbanização da Lagoa da Estocada, já iniciada, e a pavimentação asfáltica da via que interliga a sede do município com as localidades de Recreio/Enforcado/Rua do Fogo/Rua do Areião/Valérios. Na verdade é uma estrada rural, em zona urbana, onde a prefeitura, há anos, não consegue nem roçar o mato nas laterais. Será que vai conservar o asfalto?! Seriam obras bem-vindas, mas existem carências urbanas mais graves e urgentes. Aliás, a prefeitura não cumpre sequer o Plano Diretor (Lei Municipal nº 1043/2006).
Fim do analfabetismo Outro plano que a prefeitura de Livramento também não cumpre é o da Educação (Lei Municipal nº 1.240/2013), cujas metas incluem a erradicação do analfabetismo até 2022. Porém, nove anos se passaram e nenhum resultado foi divulgado. Previa, ainda, melhorar a qualidade do ensino, formar jovens para o trabalho, valorizar profissionais da Educação, promover a sustentabilidade socioambiental, promoção humana, científica e tecnológica, respeito à diversidade, e gestão democrática da Educação, com dinheiro garantido no orçamento municipal. Mas o que se sabe é que a educação e o ensino só pioraram, nos últimos anos!
Para refletir Conta-se que, perto de Tóquio, capital do Japão, um velho guerreiro samurai ensinava o Zen a jovens que buscavam a iluminação pessoal. Dizia-se que o velho ainda era capaz de lutar e vencer qualquer adversário. Certo dia, um jovem guerreiro, famoso pela falta de escrúpulos, arrogante e desrespeitador, resolveu provocar o sábio. E fez de tudo para isso, pronto para contra-atacar, ao menor movimento de luta do samurai. O provocador gabava-se de nunca ter perdido uma luta e contava com sua habilidade para um contra-ataque rápido e preciso. Queria aumentar sua fama, destruindo a reputação do ancião. Os discípulos do samurai foram contra o desafio, mas o mestre resolveu aceitar. Todos foram para uma praça, onde o jovem guerreiro insultou o velho mestre de todas as formas, até cuspiu no seu rosto e ofendeu seus ancestrais. Mas o samurai manteve-se impassível, nada fez. Assim, o provocador resolveu desistir e se retirou. Então, os alunos perguntaram ao mestre: “Como o senhor pode aceitar tantos insultos e provocações, sem reagir? Podia ter usado sua espada, mesmo que perdesse! Por que pareceu tão covarde e medroso? O samurai apenas disse: Se alguém quer dar a você um presente e você não aceita, o presente ficará com quem tentou entregá-lo a você! Assim, isso também vale para a inveja, a raiva e os insultos! Só tiram sua serenidade se você deixar”. Ensinou o sábio guerreiro! Pensem nisso!
Comentários