OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 17.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Fala na Rádio 88 FM –17.10.2022

Debate eleitoral Só se fala hoje no debate de ontem, na Band. Em resumo, Jair Bolsonaro tentou ser educado, ao mostrar seus feitos e rebater deboches do adversário. Luís Inácio tentou minimizar a corrupção de quando foi presidente, pela qual chegou a ser preso. Trocaram picuinhas ginasianas, tipo: Você é mentiroso! Não, mentiroso é você! Você é cara de pau! Senti falta de proposições à altura da grandeza do cargo e necessidades do país. Pouco serve para ajudar os indecisos! As análises que se seguiram apontam Bolsonaro mais equilibrado e seguro no que falou, e Luís Inácio tendo de se empenhar para suavizar seu passado negativo, até surpreendeu usando uma gravata com listras nas cores verde e amarela. 

Hora da escolha Faltam 13 dias para escolhermos, em 2º turno, o próximo presidente do Brasil. Será entre o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luís Inácio. O 1º é tido como de direita e defende as cores verde e amarela, da bandeira nacional! O 2º é de esquerda e adota o vermelho, cor símbolo de diversos movimentos que o apoiam e da ideologia comunista. Pelo passado de cada um e o que diz, nessa campanha eleitoral, sabe-se o que fará, se eleito. Jair Bolsonaro deve ampliar o que fez no atual mandato, que é avaliado como positivo, mesmo diante de uma pandemia e de crises externas! Luís Inácio, com boa gestão, no 1º mandato, teve o 2º governo envolvido em corrupção. Temos a grave missão e a responsabilidade de escolher um deles para presidente!

Fazendo balanço O tempo de 1h e 24 min da sessão de 6ª feira, na Câmara de Livramento, foi quase todo para balanço dos votos dados pelos vereadores da situação a seus respectivos candidatos de estimação, além da ovação ao prefeito Ricardo Ribeiro, que usa o cargo para cabalar votos para o partido acusado de comandar o maior esquema de corrupção governamental, no Brasil. Tudo em troca de migalhas! Houve até proposta para concessão do título de cidadão livramentense ao deputado estadual Marquinho Viana, o mais votado no município, com mais de 10 mil votos! É uma homenagem inversa, na contramão, pois a população vota majoritariamente nele, ele não dá nada em troca e ainda recebe a mais alta distinção da Câmara. Que os próximos não sejam Otto Alencar nem Jerônimo Rodrigues.

Nada sobre adutora Na babação aos candidatos, dia 14, na Câmara de Vereadores de Livramento, nada foi dito sobre os graves problemas do município, que os deputados não ajudam a solucionar, como a falta de esgoto e a insuficiência de água potável. Há um silêncio total sobre a adutora de Iguatemi, que previa atender mais de 12 mil habitantes e só foram feitas 396 ligações. Está pronta, mas não tem água tratada suficiente. Como lembrou o vereador Josemar Miranda (oposição), e nós sempre falamos aqui, a velha ETA (Estação de Tratamento de Água) da Embasa não dá mais conta de atender nem a cidade de Livramento. Para a adutora de Itanajé, por exemplo, feita hás uns 10 anos, foi preciso uma estação própria, que fica na Telha. Prefeito, vereadores e deputados parecem não se preocupar com isso!

Obras prometidas Para acabar com a crônica falta d’água tratada, como repetimos sempre, é necessário construir nova estação de tratamento, ou ampliar a atual! E nada ouvimos sobre isso dos candidatos votados em Livramento, nem nada lhes foi exigido pela população, que tanto reclama da falta d’água. No ano eleitoral, foram anunciadas outras obras, de grande relevância, mas que não são prioritárias e muito menos urgentes. Entre elas, a urbanização da Lagoa da Estocada e a pavimentação de uma via rural, que interliga a cidade aos bairros Recreio, Enforcado, Rua do Fogo e Rua do Areião. São projetos que serão executados pelo Estado, mas cuja manutenção exige muitos gastos e a Prefeitura precisa se preparar para realizar, ela que tem sido negligente até na troca de lâmpadas, na iluminação pública básica.

Para refletir Um discípulo pergunta ao mestre o que fazer para não se aborrecer com as pessoas, dizendo que umas falam demais, outras são maldosas e invejosas, algumas são indiferentes, outras mentem e caluniam. E que sentia ódio pelos mentirosos e caluniadores! O sábio disse para ele não se aborrecer, e passasse a viver como as flores. E o discípulo quis saber: Mestre, como é viver igual às flores? O mestre leva-o ao jardim, aponta para os lírios e diz: Veja as flores! Nascem no esterco, e são puras e perfumadas. Elas tiram do adubo malcheiroso só o que lhes é útil e saudável, sem deixar que o azedume da terra manche ou tire o frescor de suas pétalas. E acrescentou: Caro discípulo, você pode fazer algo semelhante! Não permita que os erros e defeitos dos outros afetem você, nem impeçam você de ser e de fazer o que veio fazer nesta vida, de ser o que o Universo espera de você! O sábio ensinamento diz que a vida dos outros são dos outros! Se não interferirem, indevidamente, em nossas vidas, não há razão para nos aborrecermos com eles. Não deixe pensamentos negativos contaminarem você! Seja agradável, propositivo, solidário e generoso! Assim, terá as bênçãos e a proteção de Deus!  Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.