
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –10.10.2022
101 anos de Livramento O desfile pelos 101 anos de emancipação política de Livramento atraiu centenas de moradores, na Av. Presidente Vargas, dia 6! Parabéns aos estudantes, fanfarras e todas as entidades que desfilaram! Valeu a pena ver, apesar das falhas de organização e coordenação! Na homenagem aos que foram prefeitos do município, faltou destacar o centenário de nascimento, este ano, do saudoso José Maria Tanajura. Houve queixas pelas demoradas exibições diante do palanque oficial, na Praça Zezinho Tanajura. E foi abusivo manter um trio-elétrico, por duas noites inteiras, torturando, com uma barulheira infernal, os moradores das residências no entorno da praça, incluindo idosos. Não é um local adequado para shows dessa natureza!
Eleições 22, 2º turno A comunicação, nestas eleições, tem sido instantânea, pelas redes sociais. Fatos, mentiras e desmentidos circulam na mesma velocidade, tornando claros currículos e propostas dos candidatos, como dos que disputam a Presidência da República. Mostra, por exemplo, que Jair Bolsonaro, da chamada direita, tem ficha limpa, e Luís Inácio, ligado à esquerda, esteve preso por corrupção e lavagem de dinheiro, quando foi presidente. A esquerda adota o vermelho, a direita o verde-amarelo! É um momento de grave decisão. Temos de manter o link com a Terra, mas a jornada é espiritual, e está na pauta e no plano de Deus! Considerem isso, para não se arrepender, depois! Na dúvida, quando for votar, tenham bom ânimo! Pensem nas cores da bandeira do Brasil e Deus nos proverá do resto!
Eleições 22, os apoios Nesse 2º turno, na corrida presidencial e estadual, não há muito mistério! Como já dito, a busca é pelos votos dos derrotadas, de quem não votou, votou nulo ou branco, no 1º turno. Representam 33% do eleitorado. Para presidente, a diferença entre Bolsonaro e Luís Inácio, no 1º turno, foi apenas de 5%, a favor do petista, mas isso zera agora! Aproveitamos para repudiar as baboseiras horrorosas ditas sobre os nordestinos que votaram, majoritariamente, em Luís Inácio. Aliás, Bolsonaro teve mais voto na região do que em 2018. No Sul e Sudeste, ele perdeu votos, e busca a recuperação, já tendo confirmado apoio de nove governadores, entre eles os de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Distrito Federal, além de senadores e deputados eleitos! Luís Inácio busca mobilizar as massas, como os mais pobres, e tem apoio de Simone Tebet e Ciro Gomes, respectivamente 3º e 4º colocados no 1º turno.
Sem caráter político Penso que ainda há algum tipo de combinação entre governador Rui Costa e o “novo afrodescendente” ACM Neto, que resiste em apoiar Bolsonaro, mesmo com risco de ser engolido por Jerônimo Rodrigues! Quanto à política local, em Livramento a falta de personalidade política se revela na postura do vereador Aparecido Lima, que ficou contra o prefeito Ricardo Ribeiro, no 1º turno. Mas, temendo perder espaço em fotos com o prefeito, para se promover com obras e serviços pagos com dinheiro público, ele tenta se redimir, divulgando áudios, garantindo ao prefeito apoio para Jerônimo Rodrigues. E fica contra quem mais o ajuda, no Distrito de Iguatemi, João Roma, que declarou apoio a ACM Neto, para governador e Jair Bolsonaro, presidente.
Para refletir No livro Gênesis, da Bíblia, que fala sobre a criação do mundo, Deus disse: ... a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que exista alma vivente, toda erva verde será para mantimento... (1-30). Ou seja, o alimento de todos os animais é a erva verde. Deus deu ao homem o domínio sobre tudo que há na Terra, mas não inclui o direito de destruir os outros seres vivos, como se faz hoje, com a matança, que chega a escala industrial, só para o mero deleite humano. Cada espécie animal tem uma função específica, na Terra, de natureza espiritual, está no Plano de Deus. Há espécies nascidas para a chamada cadeia alimentar de outras, e estas têm unhas e garras para isso (leão/tigre/aves de rapina). Mas a natureza impôs limites, dotando as presas de astúcias e destreza, como ficar longe e correr mais do que o predador. O leão, por exemplo, só aguenta correr 100 metros, em velocidade máxima. Assim, basta à presa ficar longe dele. Com o homem é diferente, pois não há como os indefesos animais escaparem da crueldade e das máquinas matadoras. Não se esqueçam disso, no almoço e no jantar, lembrando sempre que Deus será complacente com os que forem complacentes com suas criaturas! Pensem nisso!
Comentários