OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 05.Out.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –05.10.2022

Eleições 2022 – Como já dito, o primeiro turno das eleições, de modo geral, foi tranquilo, quando foi definida a composição do Poder Legislativo (estadual e nacional). Resta definir, em eleição de 2º turno, que se realizará próximo dia 30, o governador, em alguns estados, como a Bahia; e o presidente da República. Para governador, os baianos vão escolher entre o ex-secretário estadual da Educação Jerônimo Rodrigues e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Está havendo muita conversa e palpites sobre fraude nas urnas e pesquisas eleitorais. Sempre houve desconfiança das urnas, e existe, claro, o risco real de fraudes. E parece claro o uso das pesquisas para induzir eleitores, geralmente apontando-se o candidato do PT (Partido dos Trabalhadores) como beneficiário!

O resultado das urnas confirma o falso erro, ao apresentar divergências muito além da margem divulgada. Falam que as empresas de pesquisas erraram feio. Não, elas fizeram de propósito, induzindo à crença até de vitória de Luís Inácio, no 1º turno, com diferença acima de 20% contra Bolsonaro, mas ficou em apenas em 5%. Tudo deve ser considerado, inclusive o risco de fraude! Mas o eleitor deve redobrar o ânimo! Agora, é hora de vibrar, continuar pensando em Deus, erguer a bandeira nacional e encher o coração, as ruas e as urnas com as cores da Pátria: verde, amarelo, azul e o branco da paz!

Divisão de forças – Os políticos nunca se unem a favor do povo, usam esse povo para se manter no poder, como fica evidente a cada eleição. As lideranças de Livramento, por exemplo, nas atuais eleições, voltaram a se dividir conforme suas conveniências, quando o recomendável, em minha opinião, seria a concentração de forças, para solucionar graves questões que o município enfrenta, como insuficiência de água potável, falta de esgotamento sanitário e várias outras demandas. Estão divididos prefeito, ex-prefeitos e vereadores. Cada um para um lado! O prefeito Ricardo Ribeiro, que deveria coordenar a defesa do município, é o mais errante, apoia, veementemente, um governo estadual, que não fez praticamente nada por Livramento, nos últimos 16 anos.

Os ex-prefeitos estão atuando apenas como cabos eleitorais de luxo, ajudando a perpetuar mandatos políticos, que só acenam com migalhas para Livramento, indiferentes a questões sensíveis, como saúde e educação, além do saneamento básico. Os eleitores, por sua vez, nada cobram, nem antes, nem durante e muito menos depois das eleições. Agem como se a eleição fosse uma competição esportiva! Depois que passa, vão mendigar esmolas, junto aos mesmos políticos, que ignoram as necessidades básicas e graves do município!

Contratos milionários – Foi informado ao TCM-BA, pela própria prefeitura, que o município de Livramento já gastou, este ano, R$5.341.850,89 com combustíveis (gasolina e óleo diesel), pago a um só posto, o Auto Posto Irmãos Ribeiro Ltda., cujos proprietários são parentes do prefeito Ricardo Ribeiro. É um valor desproporcional! Constam, também, gastos de R$4.672.790,08, com transporte escolar e aluguel de máquinas pesadas, pagos à empresa Araújo Alves Empreendimentos Ltda. Um ex-operador dessas máquinas disse que o verdadeiro dono delas é o próprio prefeito e Ricardo Ribeiro nada falou a respeito, e nada foi apurado e nem explicado pela Controladoria Geral do Município.

Para refletir – A alma dos bichos! Costuma-se indagar se os bichos têm alma. Há quem responda, precipitadamente, que não. O mesmo princípio vital que move o homem está, também, nos demais seres vivos. São diferentes apenas em alguns detalhes, entre eles a fala e a expressão facial. Nunca nos preocupamos em saber por que Deus quis assim. E se “alma” for mera invenção do homem, da qual excluiu, arrogantemente, os demais seres? Ou do que adianta ter “alma” e ser desalmado, maldoso e perverso? Ter alma não pode ser privilégio humano, não há dado inteligente e lógico que justifique a distinção, pois negaria a grandeza do Plano de Deus. Dizer que os “bichos” não têm “alma”, que são inferiores a nós é uma mera desculpa, cruel, dos que querem continuar maltratando e matando, impunemente, os inocentes animais.

Podem ser “almas” de concepções diferentes, mas existem, sim, distinguindo-se apenas quanto ao estágio evolutivo. Achar que é diferente, é admitir, presunçosamente, que há falha na obra de Deus. Será que há alguém capaz de dizer que Deus falhou? Criar seres com o mesmo princípio de vida, dotando uns de alma e outros não, seria inconcebível no Plano Divino. Então, a própria natureza se encarregará de responder àqueles que negarem isso e insistirem em maltratar ou destruir aquilo que Deus criou! Muitos animais são aquilo que muitos seres humanos não são: dóceis, gentis e meigos. Por outro lado, existem pessoas que parecem animais irracionais! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.