
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM –14.09.2022
Gestão paralela Os deputados baianos Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) estão distribuindo um panfleto em Livramento, com a relação do que dizem terem feito no município. Alegam que contribuem para a melhoria de vida do povo e para o desenvolvimento local. Tudo sem passar pela prefeitura, numa espécie de gestão paralela. Desse modo, atuam irregularmente como executivos, embora tenham sido eleitos para funções legislativas. E o prefeito Ricardo Ribeiro, conivente com a situação, está em várias fotos do panfleto. Os parlamentares dizem atuar em parcerias pessoais, a meu ver, inapropriadas, até com servidores públicos, incluindo o prefeito, tudo à revelia do Poder Público Municipal. Não citam a prefeitura nenhuma vez!
Não pedem voto e nem fazem referência às eleições, mas é uma clara promoção politico-eleitoral, usando obras e serviços custeados com dinheiro público. Citam 12 realizações, envolvendo abastecimento de água, veículos e equipamentos agrícolas, área da saúde, pavimentação, escavadeiras, irrigação, comunicação, saneamento, reforma escolar e eletrificação. Está na lista o sistema de água do Distrito de Iguatemi, que nem foi inaugurado, por falta de água tratada, e que, na eleição passada, o deputado Marquinho Viana disse ser obra dele. Qual deles mente? A meu ver, os três, pois a obra foi licitada e feita, mas falta inaugurar, pelo governo estadual, cumprindo promessa feita diretamente pelo governador Rui Costa, ao visitar Livramento. Está, também, na lista de obras e realizações de Waldenor/Zé Raimundo a reforma e ampliação, por R$ 4 milhões, de um colégio que foi extinto, o Colégio Estadual de Livramento, antigo Boaventura.
Concurso interno O prefeito de Livramento publicou decreto, ontem, no Diário Oficial, com normas para escolha de servidor da Educação, para os cargos em comissão de diretor e vice-diretor de escolas da rede pública municipal. Para diretor, haverá prova de conhecimento específico e de títulos, e apresentação de um plano de gestão, além de teste de aptidão e entrevista. Para vice, haverá as mesmas exigências, exceto o plano de gestão. Até há pouco tempo, essas nomeações eram por apadrinhamento político! Agora, a prefeitura teve de atender a recentes mudanças legislativas, como a EC-108 (Emenda Constitucional), para não perder repasses de recursos federais!
Para refletir Havia um rei que não acreditava na bondade de Deus, mas um súdito seu sempre o lembrava desta verdade, dizendo: Majestade, nunca desanime, porque Deus é bom! Um dia, os dois foram caçar! Na floresta, uma fera atacou o rei. Porém, o servo conseguiu abater o animal, evitando que Sua Majestade fosse devorada. No incidente, o Rei perdeu um dedo da mão e, sem levar em conta que teve a vida salva, fica furioso e pergunta ao súdito: E agora, o que me dizes? Se Deus fosse bom eu não teria perdido meu dedo! E o servo responde: Mesmo assim, Deus é bom! Indignado com a resposta, o rei mal-agradecido manda o servo para o calabouço. E segue sua vida de majestade! Dias depois, saiu novamente para caçar, sem o servo! Na mata, foi sequestrado por uma tribo de índios canibais, que oferecia sacrifícios humanos a seus deuses.
E o rei era um prato cheio e foi conduzido ao altar, para o ritual, que incluía o exame prévio do seu corpo, por um sacerdote indígena! Nessa hora, o sacerdote grita: Este homem não serve para o sacrifício, é defeituoso, não tem um dedo! Em razão disso, o rei foi libertado! De volta ao palácio, aliviado daquele sufoco, manda libertar e trazer o servo à sua presença, a quem abraçou afetuosamente e disse: Meu caro, Deus foi realmente bom! E relatou o ocorrido na aldeia dos canibais. Mas pergunta ao súdito: Por que Deus, tão bom, deixou você ser preso, você que tanto o defende? Sorridente, o servo diz: Veja como Deus é bom, se não estivesse preso, teria ido com o senhor e levado pelos índios! Como não me falta nenhum dedo, eu teria sido sacrificado no lugar de Sua Majestade! Título dessa historinha: Escrevendo por linhas tortas! E mostra como Deus rege nossas vidas! Pensem nisso!
Comentários