OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 29.Jul.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

 

Jornalista RAIMUNDO MARINHO

Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 29.07.2022

Festa do Bom Jesus Começou, dia 28, o novenário que antecede a tradicional missa em louvor ao Bom Jesus, próximo dia 6, no bairro Taquari, em Livramento. Por dois anos, 2020/2021, a festa foi restrita, devido à covid-19. Com o arrefecimento da pandemia, o evento é retomado, na sua plenitude! O santuário, em forma de cruz, foi construído, há 58 anos, por iniciativa do padre Sinval Laurentino de Medeiros, então vigário da Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, antes de chegar a Diocese. Este ano, a festa ganha uma nova imagem do Bom Jesus, com 1m e 40 cm de altura. Foi esculpida, sob encomenda, e doada pelo médico Halley Spínola, que, ano passado, também doou nova imagem de Nossa Senhora, padroeira da idade, entronizada na Catedral de Livramento! Foi uma homenagem ao centenário de emancipação política do município.

 

Pode ser uma imagem de 3 pessoas

Orçamento municipal O prefeito Ricardo Ribeiro, de Livramento, publicou, dia 27, a chamada Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO-1.478), que orienta sobre como elaborar o orçamento municipal para 2023. É necessário que todo cidadão acompanhe esse processo e participe da audiência pública, para discutir o assunto, a ser marcada ainda este ano! O orçamento público é grande, envolve muito dinheiro, mas parece com as contas domésticas! Nele, é feita uma estimativa de receitas e o que poderá ser feito e pago com elas. Pré-determina como e onde o prefeito pode gastar o dinheiro. Para 2023, a expectativa de receita e de gastos é perto de R$ 150 milhões. E precisam ser muito bem acompanhados por todos nós! Sem acompanhar, o cidadão não saberá se o prefeito está gastando onde a comunidade mais precisa. Por exemplo, gasta-se mais com combustíveis, aluguel de carros e de máquinas, do que com a manutenção de prédios escolares, unidades de saúde, arrumação da cidade etc. Nosso município é pobre e é preciso saber gastar, para não faltar!

Para refletir Gosto de ler livros sagrados! Eles nos abrem a mente para realidades surpreendentes, na vida, independente de fé ou religião. É como vejo, por exemplo, os provérbios e os salmos, ambos da Bíblia, o mais popular desses livros. Destaco, aqui, o Salmo 62! Referindo-se a Deus, ele faz-me lembrar que todo o meu ser vibra, ao ter Deus no pensamento, e a alegria em poder senti-Lo, desde o alvorecer, de poder rezar e cantar Sua presença! Ter a certeza e a confiança de que nenhum obstáculo, tristeza ou cansaço atrapalharão o meu encanto pela vida, nem me tiram o ânimo de sempre dizer: Obrigado, meu Deus! Salmos são louvores poéticos a Deus. Foram escritos, na sua maioria, pelo rei David, por volta do ano de 1.440 antes de Cristo. Demonstram que a busca do homem por Deus sempre existiu!

Como no salmo, o ser humano tem ânsia por Deus. Antes, não era por medo, necessidade de proteção ou ser salvo de alguma coisa. Era pela própria vida, assim como o oxigênio que nos mantém vivos! Talvez a cultura, os costumes tenham mudado, mas nossa ânsia por Deus não! Penso que os costumes, nesse sentido, necessitam ser resgatados. O mundo moderno não pode abafar esse desejo naturalmente ansioso pelo Criador. Muitos parecem perdidos, hoje, na busca desenfreada pelo gozo mundano da vida. E esse distanciamento de Deus, sem dúvida, torna a vida angustiosa, pois não há realização nem completude sem o oxigênio divino em nós. Faltar Deus é como faltar ar. Ele deve encher nossas vidas, assim como o ar enche nossos pulmões. Para nossa vibração e alegria, deve ser buscado, tal como diz o Salmo, desde o alvorecer! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.