OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 20.Jul.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 20.07.2022


Dinheiro para Educação Conforme previsto na EC-114/2021 (Emenda Constitucional), o Governo Federal repassou para a Bahia, dia 15, R$3,9 bilhões em precatórios do Fundef (fundo para valorização da educação), 1ª parcela, devidos pela União, em ação judicial de cobrança, para repor diferenças de transferências (1997-2006). O parcelamento do pagamento de precatórios, incluindo esses do Fundef, através de EC, com o apoio do Congresso Nacional, permitiu tornar permanente o Auxílio Brasil, para mais de 18 milhões de famílias. Mas políticos e entidades sindicais estão alardeando que, no caso do Fundef, foram eles que conseguiram, o que não é verdade, claro! E que o dinheiro vai para o bolso dos profissionais da Educação. É o vale tudo repulsivo de ano eleitoral! Os profissionais da Educação precisam acordar e questionar essa falsa expectativa, que nunca se concretiza! Exatamente por falta de lógica e respaldo jurídico. 

O próprio governador Rui Costa, que queria o dinheiro para garantir empréstimos em banco, junto com outros precatórios, hesita sobre os aspectos jurídicos do assunto e disse que vai avaliar. Ora, depois de tanto tempo, políticos e entidades sindicais dizendo que estava tudo certo, que o dinheiro já ia cair na conta, que aspectos jurídicos ainda haveria para se discutir? A não ser, claro, a falta de respaldo legal! Pela lei, esses precatórios seguem a destinação original dos fundos, que é a manutenção e desenvolvimento da Educação, principalmente através de remuneração digna aos profissionais do setor. Não existe previsão constitucional de distribuição de dinheiro! Não entendo por que só discutem os precatórios e nada falam dos BILHÕES de reais que estados e municípios recebem todo ano do Fundeb, que substituiu o Fundef, muitas vezes, desviados para outras finalidades, sem ninguém questionar, como em Livramento. Só de precatórios, o município já recebeu mais de R$30 milhões!

Tratamento da água A Embasa realizou melhorias, com pinturas e outros serviços, incluindo um reservatório de 300 mil litros, na sua ETA (estação de tratamento de água), em Livramento. Ao dar a notícia, a prefeitura disse ser reforma e ampliação da estação. Mas não informou quantos novos filtros teriam sido acrescentados e nem em quantos litros a vazão de água tratada foi aumentada, isso sim seria ampliação da capacidade de oferta de água. Na verdade, a novidade é apenas o reservatório. E diz ser obra reivindicada pelo prefeito Ricardo Ribeiro ao governador Rui Costa. E por que não reivindicou a ampliação total do sistema, incluindo captação, tratamento e distribuição, que o atual tamanho da cidade precisa com urgência?

Para refletir Não é fácil decifrar o sonho humano! Mas é certo que todos querem ter saúde e paz, por exemplo. E o desenrolar da vida acaba sendo guiado por essa busca constante. Sabemos que a saúde é a ausência de perturbação física ou mental. Qualquer sinal de doença é logo percebido por nós! Mas costumamos indagar o que é a paz e onde encontrá-la! Porém, saúde e paz costumam andar juntas, ainda que o modo de entendê-las possa variar de um indivíduo para outro. Uns são mais fracos, outros mais fortes, portanto, mais ou menos afetados. Por isso, o conceito e a visão de paz variam. Por exemplo, há quem encontre paz em plena turbulência, pela concentração e equilíbrio da mente, outros costumam criar turbulências, que lhe tiram a paz. 

Nesse caso, talvez fosse recomendável refletir sobre o canto do poeta, que diz: O homem não sabe o que é a paz, a paz está dentro dele mesmo e ele não sabe. Há até o absurdo dos que ofendem e, de alguma forma, maltratam seu semelhante, como nos sentimentos de vingança, para depois, exclamar: agora, estou tranquilo, estou em paz. O ser humano demonstra ter dentro de si tanto capacidade para amar quanto para odiar. Muitas vezes, transforma amizade e amor em ódio. Seria, então, verdadeiro tal sentimento de amor? Acreditamos que não, pois não poderá caber amor em uma mente cheia de ódio, nem o ódio subsiste em corações e mentes ocupados do que chamamos amor. A certeza da paz e amor é a sintonia com as coisas do Criador, ao compreendermos o que Cristo ensinou, nos abrindo para a espiritualidade! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.