OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Madrugada 88

Operador 88

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 15.Jul.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 15.07.2022


Saúde e saneamento Termina hoje (15/07) o prazo da Prefeitura de Livramento para o cidadão apresentar sugestões ao PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) e o PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), cujo relatório final foi divulgado pela empresa Saneando-Projetos de Engenharia, contratada pelo Governo do Estado, para elaborar os planos, que serão apresentados, dia 20, em audiência pública, na Câmara, a partir das 8h30. Qualquer cidadão pode ir à reunião e dar opiniões e sugestões, conforme decreto do dia 4 deste mês, porém somente divulgado dia 12, pelo prefeito Ricardo Ribeiro. Na verdade, tudo parece feito, para cumprir as formalidades legais, com pouco empenho pela participação da população, que também se mostra desinteressada. Ainda bem que a empresa responsável, contratada pelo Estado, tem feito, até agora, um bom trabalho, como revela o relatório divulgado. 

Minha expectativa é que teremos um plano de saneamento adequado às nossas necessidades. Espero poder confirmar isso, na audiência pública! O saneamento básico garante a saúde pública e também a de cada pessoa, ao proporcionar um ambiente com condições dignas de vida. Por isso é regulado por lei federal, que obriga o município a ter um plano específico para isso, o PMSB, com todas as ações necessárias ao fornecimento adequado de água potável para a população, coleta de esgoto e de lixo. Além da canalização das águas de chuva, na sede municipal e demais aglomerados urbanos. Se você não participar, agora, da elaboração desses planos, com suas opiniões e sugestões, não terá moral para reclamar, depois, por exemplo, de falta d’água, esgoto a céu aberto o lixo acumulado. 

O relatório da empresa Saneando, ao citar leis municipais, omitiu a Lei 1.416/2019, que aprovou uma gambiarra, articulada pela Embasa e o prefeito, chamada Plano Setorial de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário, para fugir das exigências, como a licitação, do novo marco regulatório do setor, que tramitava no Congresso Nacional. Assim, foi renovado, por 30 anos, o contrato de concessão, vencido em 2018! Até lá, os atuais gestores estarão, no mínimo, aposentados! Chama a atenção a Câmara ter aprovado um plano e ser anexado outro ao texto legal. As futuras gerações vão pagar por isso! A menos que o contrato seja refeito, com o plano atualmente em elaboração!

Para refletir Apesar do nosso desassossego, de todo dia, o mundo caminha para a pacificação, com nossa compreensão sobre o objetivo da criação, o que, a cada dia, vamos aprendendo! Ainda haverá muita turbulência, como em um avião, que atravessa longas distâncias, mas, em pleno ar, enfrenta tempestades e até balança. Há momentos em que as chamadas turbulências são tão fortes que o avião sacode e os passageiros ficam com medo dele cair. Como quando um automóvel passa por estrada esburacada. Mas, ao final, tudo passa e se chega ao destino. Muitas pessoas põem seus objetivos só no plano terreno. 

Nascem, crescem, estudam, aprendem uma profissão, trabalham, casam-se, criam filhos, usufruem os gozos terrenos, fazem festas. E, por último, morrem! Contra a vontade, claro. Muitos morrem sem saber para que, de fato, viveram. Alguns se arrependem de não ter feito diferente. O arrependimento, aliás, é uma grandeza humana. Leva à reflexão sobre a vida. E traz, fatalmente, o desejo e a necessidade de mudar, para melhor. E quanto mais cedo isso acontece, melhor será. O mundo segue para essas mudanças, no sentido coletivo e individual. Está no Plano de Deus. Fique atento, não perca o horário de embarque nesse voo! Quem ler o manual deixado por Jesus Cristo poderá ser um passageiro de 1ª classe, nesse voo da vida! Pensem nisso!

Comentários

    Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.

Deixe seu comentário


Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.