
Operador 88
Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 13.07.2022
Colégio em Iguatemi O vereador Aparecido Lima, de Livramento, apresentou, à Mesa Diretora da Câmara, indicação para que o prefeito Ricardo Ribeiro construa novo prédio para a Escola David Mendes Pereira, na Vila de Iguatemi. Indicação sem dúvida muito oportuna, pois, como citado na sugestão, o atual prédio da escola tem mais de 40 anos. Encontra-se em estado de abandono, com várias salas demolidas, no ano passado, a pretexto de alguma obra que não foi continuada. O prefeito teve dois anos para reformar a escola, fechada devido à pandemia, mas resolveu fazer, justo este ano, em plena volta das aulas presenciais!
E isso foi omitido na citada indicação. Apesar de três integrantes do Legislativo Municipal ser de Iguatemi, Aparecido Lima preferiu assinar sozinho o pedido ao prefeito. Mas, na discussão da matéria, houve apoio unânime da Casa. Há que ser aplaudida a iniciativa, mas ela mostra uma banda triste da gestão municipal! É que o prefeito parece não ter percebido essa necessidade tão urgente de Iguatemi! Foi preciso um vereador indicar! Ou foi combinado, tipo: “você indica, eu faço, você divulga que eu fiz porque você pediu. Na eleição, ganha votos você e eu”! Ou seja, o velho teatro eleitoreiro, do qual já falei aqui!
Nossa economia Não há estudos socioeconômicos, em Livramento! Os dados existentes são do IBGE. E indicam que somos um município pobre! Não geramos renda suficiente para nos manter! Está confirmado no próprio orçamento municipal, onde mais de 90% das receitas são repasses feitos pela União! A gestão municipal não promove o desenvolvimento do município! A qualidade dos próprios serviços públicos é muito criticada! Tudo fica por conta do esforço da iniciativa privada, que tem feito a cidade crescer, notadamente o comércio, nas suas diversas modalidades! Os benefícios sociais, pagos pelo governo federal, também ajudam muito! Ainda vivemos a ilusão da manga, cuja renda é concentrada em uns poucos! Apesar de tudo, Livramento virou polo de desenvolvimento, atraindo consumidores de municípios vizinhos. Só falta uma gestão planejada e eficiente, para aproveitar essa grande oportunidade!
Para refletir É função do ser humano administrar as sociedades em que vive. Isso significa organizar o modo de viver e cuidar das coisas de que necessita para sua subsistência. O modo de viver é o comportamento das pessoas diante dos semelhantes, dos animais, das plantas, da água e de tudo que faz parte da natureza. Esse comportamento deve ser de tal modo que todos vivam em paz e feliz, com respeito, amor, solidariedade e generosidade. Para isso, existem as leis, que definem a forma de relação das pessoas com as outras, com os animais, as plantas e demais seres da natureza. A lei é que determina onde acaba o direito de um e começa o do outro. Podemos chamar isso de lei dos homens. Há, ainda, as leis de Deus, embora tudo seja lei de Deus ou criadas sob o seu comando, pois Ele é o regente de tudo, inclusive das nossas vidas.
Pelo seu comando, é que a natureza foi criada, graças a Ele é que existimos. As leis da Terra nada mais são do que cópias das leis gerais de Deus. Pela lei de Deus, tudo que há na natureza nasce, cresce, vive e, aparentemente, morre. Digo “aparentemente” porque, na verdade, a morte não existe. É apenas uma transformação, em que saímos do estágio terreno, para retornar à existência espiritual. A sociedade em que vivemos necessita, urgentemente, ser organizada nesse sentido, para que essa vida não seja inútil ou mal aproveitada. As cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra viveram a estúpida experiência do afastamento do Plano de Deus e foram destruídas pela vontade do criador. Se a voz amorosa de Deus não é ouvida, a natureza reage com força, para que as coisas se reordenem. Não deixe a desordem existir em nossa cidade. Vamos fazer dela um aconchego de Deus, onde viveremos a verdadeira vida de cristãos, tal como Jesus ensinou!
Comentários