
Operador 88
Desvio de função Tornou-se acintosa e abusiva, em Livramento, a utilização de obras e eventos da administração pública, para promover pretensos candidatos! Tudo de forma combinada, até nas sessões da Câmara de Vereadores! Um dos beneficiados é o próprio controlador geral da prefeitura, Jânio Lima, que estaria sendo preparado pelo prefeito Ricardo Ribeiro, para ser candidato, em 2024.
Sem se afastar da função de controlador, Jânio transformou-se em um subprefeito. Encontra-se em escancarado desvio de função, ainda que de maneira informal. Vai de recepcionista a mestre de obras! Tudo que é feito ou prometido, pela administração, passou a ser de sua autoria, sendo sistematicamente citado nos comunicados oficiais! Onde deveria aparecer o nome do prefeito ou de secretário, aparece Jânio.
Como controlador, ele deveria proteger o patrimônio público e fiscalizar o uso dos recursos municipais, dinheiro do povo! Mas ele usa isso para se promover politicamente! Está claro que visa a uma futura candidatura a prefeito, como já é notoriamente percebido. Está na hora do Ministério Público entrar em ação! Pois, quem vai controlar esse subprefeito? E os demais órgãos da gestão, os quais ele deveria controlar e fiscalizar?
Eternos precatórios Surge nova mentira sobre os precatórios do Fundef. Há vários anos, políticos e sindicalistas repetem a falsa esperança de grana extra, por conta desses precatórios, para os servidores do magistério, mas o dinheiro nunca chega. Em 2021, a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou lei que autoriza o Poder Executivo a tomar empréstimos, em instituições financeiras, e dar precatórios como garantia.
Precatórios são recursos oriundos de processos que o Estado ou município ganha na Justiça! Na citada garantia, foram incluídos, indevidamente, na lei aprovada ano passado, os tais precatórios do Fundef, que já têm destinação específica, prevista na Constituição Federal. São destinados exclusivamente, de forma vinculada, para a Educação. Alertado sobre disso, o governador Rui Costa foi obrigado a fazer a correção, com outro projeto de lei, para não incorrer em crime de improbidade, desbaratando os recursos.
Mas não explicou isso! Disse ser um compromisso seu para com o magistério. E as entidades sindicais e políticos ligados ao tema estão espalhando a mentira, distorcendo os fatos, ao dizer que o novo projeto de lei, enviado à Assembleia Legislativa, garante o pagamento já, dos tais precatórios aos servidores da Educação. Não é verdade!
Para refletir
Como será que cada um de nós vê Deus? Sem dúvida, uma boa pergunta! Seria Ele algo muito distante da percepção humana? Ainda não houve quem pudesse dizer, com provas, que viu Deus! Por isso, há quem diga que Ele nem existe! Será que não? Claro que Ele existe! Vê-Lo, só depende de cada um! Esse é o maior desafio da nossa vida. Mas não é preciso ficar inquieto, preocupado! Basta viver corretamente e passará a vê-Lo em todos os lugares, em todas as coisas!
Além disso, Jesus falou: Abençoados os que não viram, mas creram! Não há imagem física de Deus! A pedagogia das religiões tentam criar uma figura para Ele. Procuram fazer Seu retrato, mas não vão além de simples desenhos. Tentou-se atribuir-lhe voz, na frase sobre Jesus: Este é o meu filho amado, nele coloquei toda minha complacência. A Ele se atribui semelhança humana, talvez pela frase da Bíblia que diz: Façamos o homem à nossa imagem e semelhança.
Ora Ele é pintado como um velho barbudo, de olhar severo, como na Igreja Romana. Ora é visto como um jovem e colorido príncipe, como na Religião Hindu! Enfim, Deus criou o homem ou o homem, em momento de medo, inventou Deus? Não, o homem não inventou Deus! Ele está dentro de nós! Ele é a impulsão da vida! Nosso modo de viver, nossa fé e generosidade vão determinar o modo de Deus se revelar a nós! Pensem nisso!
O jornalista Raimundo Marinho fala no Jornal da 88, a partir das 12h. Disponível, em podcast, também nas redes sociais da emissora, basta clicar aqui em facebook, youtube ou instagram.
Comentários