
Operador 88
A castração é um procedimento bastante comum e existem diversas razões para isso, todas atreladas a melhores condições de vida para os animais. Um exemplo é em relação ao surgimento de doenças como o câncer.
A melhor forma de prevenir o aparecimento de tumores nas mamas em cadelas é a castração precoce, antes do primeiro cio, em torno dos cinco meses de vida. "Castrar antes do primeiro cio pode ajudá-la a evitar a alta produção hormonal, que é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de quadros de câncer de mama em cadelas. Apesar de ser raro, os machos também precisam de atenção pois também possuem o risco de desenvolver o câncer de mama e quando ocorre é ainda mais agressivo do que nas fêmeas", explica a médica veterinária Thais Matos, especialista da área.
Assim como nos humanos, o câncer de mama em cadelas é uma condição que pode ser causada por inúmeros fatores. É importante destacar que outros animais de estimação com glândulas mamárias também estão sujeitos à doença, como os gatos. Nesses pets, o câncer de mama acontece com menor frequência. "O câncer é definido pelos médicos como sendo um conjunto de células anormais que se divide de forma anormal, acelerada e descontrolada, causando uma série de danos à saúde do paciente. Nos animais, é a mesma coisa. O câncer de mama em cadelas vai causar alterações, como o surgimento de nódulos e caroços na região. Como as cadelas possuem mais do que um par de mamas, pode ser que o câncer surja não exatamente em uma, como acontece com os humanos, mas em toda a região abdominal", menciona Thaís.
Importante sempre fazer pesquisas sobre tudo o que envolve a cirurgia. Pesquise bem sobre o processo de anestesia, faça exames pré-cirúrgicos no seu pet e consiga todas as informações que puder a respeito do médico veterinário que realizará a castração. Assim, é possível garantir um procedimento tranquilo, indolor e benéfico. Após a cirurgia, é de extrema importância que o tutor siga todas as recomendações dadas para que não haja complicações.
Quando se fala de castração animal, vem em mente os animais abandonados nas ruas que precisam desse cuidado mas não têm um lar. Pensando nessas questões, algumas cidades adotaram a opção de uma unidade de castração móvel, com o objetivo de estabelecer, primeiramente, o controle de natalidade de cães e gatos. Mas os benefícios vão mais além. Diminuindo nascimentos não planejados teremos menos cães e gatos errantes (animais abandonados), e menos animais abandonados significa menor número de zoonoses. Fêmeas castradas não fazem uso de contraceptivos, que causam muitos efeitos colaterais como câncer de mama e útero, e geralmente não desenvolvem infecção uterina.
Reconhecer esta iniciativa de oferecer a esterilização gratuita é muito importante, reforçando também a relevância de oferecer informação à população, com um projeto de conscientizar não só a população carente, mas também quem tem dinheiro e não castra por preguiça ou qualquer outro motivo, pra ser uma coisa constante e dar o resultado esperado.
Comentários