
Operador 88
Foram mais de 6 horas sem três das maiores redes sociais do planeta, todas pertencentes ao império de Mark Zuckerberg. As consequências atingiram bilhões de usuários -- interrompendo comunicações, comprometendo a execução de tarefas cotidianas e causando muitos prejuízos. No caso do próprio Facebook, o tombo no valor de mercado foi de US$ 6 bilhões de dólares em um único dia.
Segundo Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro, foi um apagão de larga escala no qual o “mapa da internet" parou de funcionar para o Facebook e todos os serviços do grupo, incluindo Instagram e WhatsApp (este último, de longe o aplicativo de troca de mensagens mais usado no Brasil). E diante de tanta rede social dando pane, muitas pessoas e comércios foram prejudicados. Muitos ainda seguem usando as redes como meios para seus marketings e vendas, o que fizeram terem grandes prejuízos na última segunda-feira. E quem segue sendo o aliado de todos é o rádio, que seguiu no ar e se fazendo ouvir.
O Rádio, ocupa posição de referência tanto para a sociedade em geral quanto para as demais mídias, pois gera conteúdo local que pauta as discussões e ajuda o cidadão, além de um braço forte do comércio. Uma das maiores forças do rádio é a sua simplicidade e seu alcance. E isto se comprova, por exemplo, no ato de escutar rádio. Ele não exige que a pessoa compre aparelhos caros, saiba ler ou escrever, tenha domínio de informática ou noção básica de inglês. Também não envolve qualquer tipo de pagamento por parte da audiência. Trata-se, portanto, de um serviço público com alto impacto social.
A simplicidade também lastreia outro valor fundamental do rádio: a resiliência. A capacidade de se recompor e superar desafios. A linguagem do rádio, tão acessível e direta, resiste aos impactos da concorrência crescente porque se adapta às particularidades de cada período histórico. Foi assim, por exemplo, quando as emissoras trocaram os grandes auditórios pelos pequenos estúdios, construindo uma relação mais próxima com a audiência, que deixou de se concentrar na sala de estar.
Em todo lugar é possível avistar alguém carregando um aparelho — de um simples rádio de pilha até um sofisticado smartphone — sintonizado na sua estação preferida. E a certeza, é que onde há um rádio ligado na sua Rádio 88 FM, sempre haverá serviço, diversão, companhia e informação do município, do estado, do Brasil e do mundo.
Comentários