
Operador 88
O número de casos curadas de covid-19 chegou a 10 no município de Livramento de Nossa Senhora, superando 7 casos positivos, enquanto cerca de 396 casos foram descartados. Mas ainda assim todo cuidado é pouco, mesmo porque desde que a transmissão no município se tornou comunitária, no último dia 22 de junho, um aumento de 21% de testes positivos. Se considerarmos o mês os dados são ainda mais preocupantes, entre os últimos dias dos meses de maio e junho, houve um aumento de 325% nos casos de infecção pelo novo coronavírus. Ao todo, são 17 pessoas que testaram positivo, 178 em monitoramento, 16 em internamento domiciliar e uma aguardando resultado.
É importante ressaltar que todos os casos graves de Covid-19, registrados na região sudoeste, são encaminhados para tratamento em Vitória da Conquista e que a taxa de ocupação das UTI’s por lá já chegou a 66%, segundo o último boletim divulgado pela secretaria de saúde do município citado. Por isso, a Rádio 88 FM alerta, mais uma vez, para a importância de se cuidar. Mesmo estando em casa, lave sempre as mãos e se estiver gripado use máscara. Todos aqueles que, realmente, precisam ir para as ruas não podem sair sem a máscara. Além de está se cuidando e protegendo as outras pessoas, o uso dela em Livramento e em outras 384 cidades da Bahia é obrigatório, é lei. A decisão vem do projeto de lei 23.848/2020, aprovado em abril pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que tornou obrigatório o uso de máscaras em municípios baianos em estado de calamidade e que tenha, pelo menos, um caso confirmado de Covid-19, tanto por pessoas que circulam nas ruas como para quem está no trânsito. O uso obrigatório em locais de trabalho saiu do texto porque já era regulamentado através de decreto publicado pelo governador, Rui Costa.
Lave sempre as mãos, use álcool em gel e evite aglomerações. São os mandamentos de quem quer se proteger de uma infecção pelo novo coronavírus, mas se precisar sair, ao retornar pra casa não se esqueça de se higienizar por mais que tenha sido uma saída rápida. Escolha apenas uma pessoa pra fazer as compras de mercado ou farmácia e quando os produtos chegarem em sua casa, higienize tudo com álcool, detergente ou água sanitária diluída em água. Nosso município está com transmissão comunitária, isso quer dizer que não tem como saber quais locais ou pessoas estão contaminadas. Se juntos tivemos todo cuidado possível, logo a pandemia acaba e retornamos às nossas vidas normais.
Comentários