OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

Foi realizada na manhã desta terça-feria (13) votação para escolha de mesa diretora da câmara de vereadores na cidade de Rio de Contas, Bahia. O vereador Marinaldo Caires Oliveira (PSB), foi reeleito por unanimidade, os 9 edis que estavam presentes votaram favorável a sua chapa. Para o biênio 2023/2024, ficou então eleita a mesa diretora, presidente, vereador Marinaldo Caires, vice-presidente vereador Celio Evangelista, 1º secretário Luciano Pierote e 2º secretário Kaique Breno.  Todos os vereadores, tanto da situação, como da oposição, decidiram pela recondução do parlamentar para mais dois anos de mandato à frente dos trabalhos legislativos. “Essa votação histórica mostra que o nosso trabalho à frente do Poder Legislativo foi reconhecido. São votos de confiança que nos motivam ainda mais a seguir fazendo da Câmara Municipal o espaço da cidadania, da democracia e do bom debate pelo bem de Rio de Contas”, disse Marinaldo.

A cantora Margareth Menezes confirmou, nesta terça-feira (13), que aceitou o convite para assumir, a partir de 2023, o Ministério da Cultura no governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na sede da transição de governo, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília, ela afirmou que conversou com Lula e “aceitou a missão”.

Margareth disse que foi uma surpresa o convite para o cargo e que fará uma “força-tarefa para levantar o Ministério da Cultura”.

“Ele [Lula] disse que quer fazer um ministério forte para atender os anseios do povo da cultura e do Brasil, pelo potencial que nossa cultura tem. Agora é juntar todo mundo, ouvir todo mundo, para primeiro levantar o ministério e fazer da cultura do Brasil o lugar que ela sempre merece”, afirmou a repórteres.

O anúncio feito por Margareth Menezes veio com a confirmação do primeiro nome a integrar o segundo escalão do governo.

O secretário nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores, Márcio Tavares, será o secretário-executivo do Ministério da Cultura. O cargo é o segundo mais alto na hierarquia da pasta. Ela também anunciou Zulu Araújo como chefe de gabinete.

“Vamos trabalhar muito, muito trabalho. Vou contar com a ajuda do meu querido Márcio Tavares e de uma equipe de pessoas competentes nas áreas técnicas”, afirmou Margareth.

Tavares coordenou a área de cultura durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e é próximo da socióloga e futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja.

O futuro número dois de Margareth Menezes é considerado um nome técnico e que tem boa interlocução com políticos, artistas, ativistas culturais e gestores.

O Ministério da Cultura será recriado pelo governo petista após ter sido transformado em Secretaria Especial vinculada ao Ministério do Turismo durante o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Margareth chegou a Brasília depois de ter cumprido uma agenda artística em São Paulo, nesta segunda-feira (12), conforme afirmou sua assessoria à CNN.

No sábado (10), a assessoria da artista soteropolitana já tinha confirmado à CNN que ela tinha recebido o convite de Lula para assumir o Ministério, mas ainda não havia decisão.

Margareth, apesar de não ser consenso entre as entidades ligadas ao movimento cultural, ganhou força no grupo temático de Cultura da equipe de transição, teve apoio da futura primeira-dama Rosângela Silva e cumpre o perfil requisitado neste momento por Lula: mulher, negra e nordestina.

Aos 60 anos, Margareth Menezes começou a carreira artística como atriz e nos anos 80 se destacou na música. Antes, também atuou como atriz em peças musicais.

Nascida em Salvador, a artista tem mais de 10 álbuns lançados e turnês internacionais.

Margareth também é a fundadora da “Associação Fábrica Cultural”, organização social que atua com Cultura, Educação e Sustentabilidade.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 14.12.2022

Povo quer saber Da série “Perdeu, Mané“, a frase da semana foi “Missão dada, missão cumprida”, dita na solenidade de diplomação, dia 12, pelo ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), chamado para conduzir o eleito ao plenário da Corte. Ao passar por trás das pessoas sentadas à mesa, ele cochichou a frase para Luís Inácio da Silva e Alexandre de Moraes, captada pelos microfones. Qual seria a tal missão? Eis a grave questão! Na posse de Alexandre, no TSE, em agosto deste ano, Benedito também cochichou algo para Luís Inácio, que retribuiu com tapinhas no rosto do juiz, revelando certa intimidade. Lembrando, ainda, que foi Benedito quem proibiu Jair Bolsonaro de usar, na propaganda eleitoral, a própria imagem de sua participação nos atos do sete de setembro, data da Independência do Brasil.
 
Diploma de eleito Ainda no ato da diplomação, a fala do presidente da Corte, Alexandre de Moraes, juiz coordenador do processo eleitoral, foi considerada mais política que a do próprio político eleito. Moraes ameaçou punir manifestantes que ele achar que atacaram a democracia! Absurdo um juiz dizer isso, ainda mais um juiz de tribunal superior, sem haver previsão legal para tal punição. Um magistrado não pode fazer nenhum tipo de julgamento antecipado, sem o devido processo, que não pode ser da iniciativa do julgador. Vale citar, ainda, que a diplomação foi antecipada, pelo ministro, que se recusou a ordenar a apuração das apontadas anomalias na eleição, favorecendo o eleito, tirado da prisão para ser candidato, mesmo tendo graves pendências processuais.
 
Campeonato rural O campeonato rural de futebol, em Livramento, foi considerado um sucesso, talvez um dos mais importantes da Bahia. Mas expôs, ainda mais, o descaso da Prefeitura e da Liga Desportiva para com a principal praça esportiva do município, o Estádio Dr. Edilson Ribeiro Pontes, onde foram realizados os jogos finais do torneio. Foi constrangedora, por exemplo, a situação do prefeito Ricardo Ribeiro, procurando onde se sentar, no dia da final do torneio, quando não pode ocupar a tribuna de honra, que se encontra ameaçada de desabar. Os vestiários e sanitários, também em estado lastimável, também foram interditados. Parte do muro do campo desmoronou e foi escondida com um tapume. A assistência médica aos atletas foi improvisada, após o dia em que dois atletas ficaram caídos no campo, sem socorro. Isso é inaceitável numa cidade do porte de Livramento, e com a grandeza desse campeonato rural. 

Asfalto com sabão A Prefeitura de Livramento divulgou um comunicado enviesado com o título “Água e sabão, buraco no chão”. Diz que água com produtos de limpeza destrói a pavimentação asfáltica, afirmando que asfalto é feito de petróleo, que não pode se misturar com os citados produtos. E orienta as pessoas a não jogar essa água na rua, prometendo fiscalizar, com base no art. 152 do Código de Postura do Município. Então, podemos considerar que o vereador Josemar Miranda estaria certo, ao dizer, em uma sessão da Câmara, que o asfalto da nossa cidade parece ser de açúcar ou de sonrisal. E, como o pessoal da prefeitura teve o cuidado e a brilhante ideia de ler o Código, que aplique, também, a parte que proíbe, por exemplo, a obstrução de vias públicas com cadeiras e entulhos, que manda limpar e murar terrenos baldios, que exige padronização e nivelamento de calçadas, e vários outras normatizações urbanas.

Para refletir Vi a foto comovente do menino, de nove anos, levando, nas costas, outro de cinco anos, morto, para ser cremado, durante a guerra, no Japão, em 1945. A imagem corre o mundo, até hoje, como a de Kim Phuc, também de nove anos, queimada pela bomba de napalm, na guerra do Vietnã (1959-1975), e a do menino sírio, Alan Kurdi, três anos, que morreu no mar e surgiu numa praia da Turquia (2015), ao tentar migrar com a família, para a Europa, fugindo da guerra e da fome.  A foto do menino japonês, carregando um cadáver, ilustra uma frase famosa, que é também título de uma musica e gerou controvérsias. Mas, independente de polêmicas, consta que o menino foi abordado por um soldado, que o aconselhou a se livrar do corpo morto, por ser muito pesado para ele, tão pequeno. Mas a criança respondeu: “Ele não é pesado! Ele é meu irmão”. O soldado, geralmente de nervos duros, chorou! Em resumo, o retrato e, principalmente a frase, dita por um inocente, em plena guerra, tem um significado inquietante, que deixo para reflexão de todos! É necessário aprendermos a ter esse sentimento, tão profundo, para com nossos semelhantes, nossos irmãos, elevando nosso espírito e promovendo a paz social! Pensem nisso! 

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, morreu aos 85 anos, em Cachoeira Paulista (SP), na noite de segunda-feira (12). A informação foi confirmada pela assessoria da comunidade.

De acordo com a Canção Nova, a causa da morte foi insuficiência respiratória por broncoaspiração e disfagia motora.

Jonas Abib havia deixado o hospital na última quinta-feira (8) após ficar um mês internado para tratamento de uma pneumonia. O religioso também seguia desde 2021 um tratamento quimioterápico de um mieloma (tipo de câncer).

O velório do corpo do religioso começou no início da manhã desta terça-feira (13) e seguirá até quinta-feira (15), no Santuário do Pai das Misericórdias, em Cachoeira Paulista (SP).

Repercussão

A morte de Monsenhor Jonas Abib, importante líder religioso no país, repercutiu na comunidade católica. 

Biografia

Jonas Abib nasceu no dia 21 de dezembro de 1936 em Elias Fausto (SP). Ordenado sacerdote em 1964, passou a se dedicar no trabalho de evangelização de jovens.

Em 1971, Padre Jonas conheceu a Renovação Carismática Católica, que marcou sua vida e ministério. Sete anos depois, em 1978, fundou a Comunidade Canção Nova, com a missão de evangelizar pelos meios de comunicação social.

A comunidade católica mobiliza milhares de fiéis em todo país e é reconhecida pelo Vaticano como uma “Associação de fiéis Internacional de Direito Pontifício”, o que significa estar a serviço não somente da Igreja local, mas a serviço da Igreja no mundo todo.

O título de monsenhor foi concedido ao religioso pelo Papa Bento XVI em 17 de outubro de 2007 a pedido do bispo da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni Santos. O título de “monsenhor” é dado pelo Papa a padres que se destacam por relevantes serviços prestados à Igreja e ao povo de Deus em suas dioceses.

  • Por Redação do Jornal da 88 / Foto: Reprodução internet

  • 13.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Abastecimento de água será interrompido amanhã em Livramento

O abastecimento de água será interrompido em Livramento de Nossa Senhora, Bahia nesta quarta-feira (14). Segundo informações da Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Embasa, passadas à redação do Jornal da 88, o Distrito de Itanagé, Monte Oliveira, Várzea, Amargosa, Tabuleiro, Monteiro, Tapera e Horta serão os locais atingidos pela interrupção do abastecimento de água. Ainda segundo a empresa, é necessário essa interrupção para que serviços programados em equipamentos na estação de tratamento da telha, sejam feitos. A interrupção está programada para ocorrer portanto amanhã (14) das 09h às 17h e ser regularizado gradativamente em 48 horas. 

A Defesa Civil Nacional reconheceu, na última sexta-feira (09), a situação de emergência em mais 148 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais e por enfrentamento de um período de estiagem, e na lista aparece a cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia (confira clicando aqui). Cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo.

O projeto de reforma administrativa do governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo governador Rui Costa (PT). O texto prevê, entre outras mudanças, a criação de mais de mil cargos comissionados e a extinção de mais de 800, além da extinção da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, que será transformada em duas pastas: Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). 

Outra mudança em destaque é a a transformação da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial em Secretaria da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Seprom). Também será extinta a Bahiatursa.

A publicação foi feita na edição de fim de semana do Diário Oficial do Legislativo. No sábado (10), o governador eleito esteve em reunião com representações partidárias e com o conselho político, no Desenbahia, em Salvador, ondem tem despachado a equipe de transição. O conselho é composto pelo PT, PSB, PSD, PSC, Avante, PV, PCdoB, Psol, Rede, MDB e Patriota. 

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 12.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Sítio Novo é o time vencedor do Campeonato Rural Livramentense

A grande final do Campeonato Rural Livramentense ocorreu na tarde do último domingo (12) no Estádio Municipal Dr. Edilson Pontes, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

Depois de 127 partidas com 32 times na disputa, Sítio Novo foi o grande vencedor. No jogo de volta deste domingo (11), Monte Oliveira chegou a ganhar por 2 a 1 contra Sitio Novo, mas no jogo de ida, domingo (04), Sítio Novo havia vencido por 4 a 0 e Monte Oliveira ficou então como vice-campeão. É a primeira vez que Sítio Novo vence o Rural, e a estimativa é que além da taça e o título, o time leve pra casa mais de R$10 mil reais. O valor ainda está sendo contabilizado pela Liga Desportiva Livramentense. 

Antes da partida entre Sítio Novo e Monte Oliveira, nossa equipe de transmissão conversou com o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro, que descreveu o seu sentimento de satisfação na grande final do Campeonato. Na mesma oportunidade, o prefeito informou-nos que é prevista uma reforma para o estádio, que possui grandes chances de acontecer ao decorrer do ano de 2023.

O Secretário de Esportes, Hugolino Lima, relatou sua expectativa em relação ao resultado da partida e disse que no próximo ano o Campeonato será ampliado e mais valorizado. A partida que garantiu o título do campeonato terminou com 1 gol para o Sítio Novo e 2 gols para Monte Oliveira, embora o Sítio Novo tenha vencido por 4 a 0 no jogo anterior e, desta forma, garantiu a vantagem de pontos.

Após a disputa, o técnico do Sítio Novo, Basílio, chamado popularmente de Basilão, disse que estava chateado pelo resultado da final, levando em conta que, mesmo com o título em mãos, o time tenha encarado uma derrota no placar, mas manteve-se feliz pela primeira conquista da taça com a equipe de Sítio Novo. Nós parabenizamos os times finalistas pelo trabalho árduo até aqui.

Antes de começar a decisão, 4 times de futebol feminino, 2 de Livramento e 2 visitantes, fizeram as preliminares. A equipe de Itaguaçú fez 2, enquanto a Galáticas (Rio de Contas) marcou 4, já a PlayGirls e a Seleção Brumadenses de Futebol Feminino ficaram no empate por 3 x 3.

A Rádio 88 FM acompanhou todas as 127 partidas do Campeonato Rural Livramentense sempre levando até você torcedor, os resultados dos jogos, e nessa final, fizemos a transmissão do jogo de ida e também de volta. Foi um show de transmissão e a gente agradece todos ouvintes, internautas, pelo show de participação. Para aqueles que queiram rever as partidas, as lives dos dois domingos da final do Campeonato Rural Livramentese, estão salvas em nossas páginas no facebook e youtube. 

Vale lembrar que o Campeonato Rural Livramentense é um dos grandes eventos da nossa região e tem uma belíssima participação do público. O evento é realizado pela Liga Desportiva Livramentense - LDL e Secretaria de Esporte de Livramento de Nossa Senhora, Bahia.

E a premiação do Campeonato Rural Livramentense 2022 ficou assim:

1º lugar - Campeão: Sítio Novo
2º lugar - Vice Campeão: Monte Oliveira
3º lugar - Nado de Cima
4º lugar - Piçarrão

Goleiro: Jean - Sítio Novo
Lateral Direito: Cadú - Monte Oliveira
Zagueiro: Wildo - Sítio Novo
Zagueiro: Juliano Sítio Novo
Lateral Esquerdo: Alan - Nado de Cima
Volante: Diego - Sítio Novo
Volante: Lindomar - Barrinha
Meia: Rafael - Sítio Novo
Atacante: Leo Coxinha - Sítio Novo
Atacante: Vinicius - Lagoa Nova
Revelação do Rural: Diogo - Telha
Craque do Campeonato: Léo Coxinha - Sítio Novo
Artilheiro: Lucas - Nado de Cima
Melhor Técnico: Basilão - Sítio Novo
Melhor Torcida: Monte Oliveira

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 12.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 12.12.2022


Diplomação dos eleitos Está prevista para daqui a pouco, 14h, a diplomação, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos candidatos declarados escolhidos, na última eleição, para presidente e vice-presidente da República: Luís Inácio da Silva e Geraldo Alckmin, respectivamente. Governadores, vices, senadores e deputados têm diplomação programada para até o próximo dia 19. O diploma habilita os eleitos a tomarem posse, dia 1º de janeiro próximo, conforme o calendário do TSE. Após a diplomação, haverá prazo de 15 dias, para eventuais impugnações, conforme previsto na Lei Eleitoral. O momento apresenta certa tensão e muita expectativa, principalmente entre os manifestantes, nas ruas, devido às dúvidas, indícios de irregularidades e falta de transparência nas eleições, apontados, inclusive, pela equipe das Forças Armadas que integrou a Comissão de Fiscalização, instituída pelo TSE. 

Presidente quebra silêncio Foi positiva a repercussão da quebra do silêncio, após 40 dias, pelo presidente da República Jair Bolsonaro, na última 6ª feira, ao falar para apoiadores diante do Palácio do Alvorada, em Brasília. Ele tentou animar os manifestantes e foi bastante aplaudido. Esclareceu, por exemplo, sobre como ocorrem as ações das autoridades de governo, na ordem constitucional. Informou que as Forças Armadas, da qual ele é o comandante, está atenta e não vai deixar os brasileiros desprotegidos. Disse que tudo vai dar certo, na lei e hora oportuna! Que só está no cargo por amor ao Brasil e pelo povo brasileiro. Agradeceu o apoio e confiança a ele, dado por milhões de brasileiros, especialmente nas manifestações públicas. Lembrou que nunca viu, na História do Brasil, o povo ir às ruas pedir para um presidente ficar, como no seu caso. Sempre viu para pedir para sair! O presidente falou com segurança, maturidade e ponderação, mas não ficou muito claro o que poderá acontecer daqui p’ra frente, no país.

Ânsia por precatórios Representantes de servidores da Educação querem pedir para recalcular os repasses do Fundeb, feitos pela União (2007-2020), assim como foi feito com o Fundef (1998-2006), e gerar novos precatórios, para serem distribuídos entre a categoria.  Para isso, sindicatos da Bahia e Ceará dizem que vão recorrer à Justiça. É uma nova bandeira com o claro propósito de prender a atenção dos servidores! Mas, até onde eu sei, a legitimidade para esse tipo de ação judicial seria exclusiva de estados, municípios e Ministério Público.  E o processo dura anos a fio! Muito material para discursos! Na Bahia, o governo distribuiu para os servidores parte do dinheiro da 1ª cota repassada pela União. O valor definido para o rateio foi R$2,8 bilhões, mas o governador Rui Costa só creditou metade (R$1,4 bilhão). E sobre isso os sindicatos nada falam. Para onde esse R$1,4 bilhão teria ido? Sem falar que esse pagamento não cumpre o objetivo dos fundos educacionais, previstos na CF, que é promover o ensino, garantindo o funcionamento das escolas e a remuneração dos professores.

Para refletir O brasileiro parece ter se acostumado com a palavra corrupção! E com o seu significado, parecendo considerá-la normal. No dicionário, a palavra quer dizer: “ato ou efeito de corromper”, “decomposição”, “putrefação”, “devassidão”, “depravação”, “perversão”, “suborno”. Significa, também, roubo e desvio de bens e dinheiro público, por quem deveria ser o guardião desses bens e dinheiro. Dar nota falsa a aluno, furar fila e fazer qualquer agrado para receber vantagem indevida, tudo isso é corrupção. Ela destrói, apodrece, deprava, compra a consciência de pessoas. Aniquila a comunidade e favorece os inescrupulosos. É tão avassalador que faz os honestos sentirem vergonha de serem honestos, como disse Ruy Barbosa, há mais de 100 anos. E falta dinheiro para saúde, escolas, hospitais, estradas e outros serviços públicos. A corrupção degrada o espírito humano. Porém, no Brasil, ultimamente, ela vem sendo homenageada. Deus é complacente, mas não poupará os corruptos das consequências de seus atos. Jesus disse: “Ai de quem fizer sofrer um desses pequeninos”. Pensem nisso! 

A cantora baiana Margareth Menezes, de 60 anos, foi convidada para assumir o Ministério da Cultura no governo Lula. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. De acordo com o G1, apesar disso, ainda não há uma definição se Margaret vai aceitar ou não o cargo, conforme a assessoria. Em caso positivo, Margareth será a segunda pessoa da Bahia a chefiar um ministério na próxima gestão federal. O atual governador do estado, Rui Costa, foi anunciado como futuro ministro da Casa Civil. Além disso, se confirmada como ministra do governo Lula, o petista repetirá a fórmula de contar com um artista baiano no comando da Cultura. No início do primeiro mandato como presidente, o político teve como titular da pasta Gilberto Gil, entre 2003 e 2008. Em maio deste ano, Lula prometeu devolver à Cultura status de ministério, pasta que foi dissolvida na gestão de Jair Bolsonaro e atualmente é uma secretaria especial do Ministério do Turismo. Durante o governo atual, já foram responsáveis pelo setor os atores Mario Frias e Regina Duarte. A baiana já faz parte da atual equipe de transição de governo. Janja, mulher de Lula, é uma das principais defensoras do nome dela para assumir o retorno da pasta. Além de Margareth, foram cogitados os nomes dos atores Lázaro Ramos e Marieta Severo e do rapper Emicida. Margareth é esperada para se apresentar no evento da posse de Lula, em Brasília, ao lado de outros cantores, como Paulinho da Viola, Teresa Cristina e Martinho da Vila.

Deputados federais que defendem o Estatuto do Nascituro pretendem votar o projeto de lei que qualifica o aborto como crime hediondo na próxima quarta-feira (14). A votação foi suspensa na semana passada após pedido de vistas de deputados. O projeto, de autoria dos deputados Luiz Bassuma (Avante-PR) e Miguel Martini (sem mandato), que cria o Estatuto do Nascituro criminaliza o aborto de fetos anencéfalos e de gestações fruto de violência sexual. O estatuto, apresentado como proposta legislativa, em 2007, estabelece que o “nascituro é o indivíduo humano concebido, mas ainda não nascido”. Além de proibição do aborto em casos de estupro, a prerrogativa valeria ainda para “os indivíduos da espécie humana concebidos in vitro, mesmo antes da transferência para o útero da mulher”. O texto do projeto aumenta as barreiras de acesso ao aborto legal, criando confusão jurídica sobre quando o aborto pode ser realizado, apesar de não proibir expressamente o aborto em caso de estupro ou risco de vida à gestante, cuja autorização está expressa desde o Código Penal de 1940.

 

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 10.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Adolescente morre após sofrer descarga elétrica em Livramento

Uma adolescente identificada como Rafaela Nascimento, de apenas 12 anos, faleceu na comunidade de Jacaré, na zona rural de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. O fato ocorreu na tarde da última quinta-feira (08). Segundo informações passadas à redação do Jornal da 88, a vítima sofreu um choque na mão esquerda, em um fio desencapado, em casa, o que descarta os rumores existentes nas redes sociais de que ela teria levado um choque ao utilizar o celular com fone de ouvido e carregador ao mesmo tempo. O DPT (Departamento de Polícia Técnica) realizou os procedimentos de perícias e encaminhou o corpo para o IML na cidade de Brumado. A Rádio 88 FM deseja muita força para toda a família e amigos que sofrem com essa lamentável perda.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 09.12.2022

Futuro do Brasil A semana termina com anúncios e promessas, feitos pelos manifestantes, de intensificação dos atos populares clamando pela transparência das eleições. Estaria prevista concentração, em Brasília, a partir de amanhã, dia 10, antevéspera da data marcada para diplomação dos escolhidos no pleito eleitoral. Dia 10 seria o limite de espera, estabelecido pelos manifestantes, por uma resposta ao pedido de socorro feito às Forças Armadas. Se não houver resposta, a expectativa é de que as mobilizações continuarão, independente do calendário político-eleitoral. Enquanto isso, o longo e comentado silêncio do presidente Jair Bolsonaro está sendo visto como estratégico por quem ainda espera uma resposta em respeito aos manifestantes. (Nota: No final da tarde de hoje, o presidente quebrou o silêncio, falando para apoiadores em frente ao Palácio do Alvorada. Disse que tudo vai dar certo, dentro da lei, no momento oportuno, prometendo dar a vida pela Pátria).

Congresso omisso Diante desse cenário, o Congresso Nacional parece que não existe, apesar das vozes isoladas de alguns senadores contra as agressões à liberdade de expressão, vindas, principalmente, das canetadas do ministro Alexandre de Moraes (STF/TSE), que foram intensamente criticadas, esta semana, em reações indignadas, nos meios políticos e jurídicos, por determinar, por exemplo, o afastamento do prefeito de Tapurah (MT), prerrogativa que só caberia à Câmara Municipal ou ao Tribunal de Justiça do Estado. Para Moraes, o prefeito Carlos Alberto Capeletti teria incentivado a prática de “atos golpistas”. Em outra canetada, ele mandou prender o empresário Milton Baldin (MT), a pedido de um segurança do declarado eleito presidente Luís Inácio da Silva.

A PEC da transição O Senado Federal aprovou, último dia 7, a tal PEC da Transição (Proposta de Emenda Constitucional), apelidada de fura teto, que irá para votação na Câmara dos Deputados. Ela permite ao futuro governo gastar R$145 bilhões acima do limite da responsabilidade fiscal. E ainda propõe usar mais R$24 bilhões que teriam sido esquecidos por trabalhadores no PIS/PASEP. Ou seja, ao invés de lembrar e convocar os trabalhadores para receberem o que é deles, querem usar o depósito na gastança federal, sem indicar onde seriam aplicados, para, se for o caso, beneficiar a população. A galera que pretende assumir o governo está dizendo que a citada PEC é para garantir o pagamento dos R$600,00 mensais do Auxílio Brasil e mais R$150,00 por filho menor de seis anos. Mas não é verdade, é conversa para boi dormir, pois o Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família, já está previsto no orçamento! É para pagar acordos eleitoreiros!

Assembleia da APAE A comissão provisória da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Livramento, publicou edital convocando a população para uma reunião de Assembleia Geral Ordinária, às 9h, próximo dia 18, para oficializar a criação de uma unidade local da entidade. Será aprovado o estatuto e eleitos e empossados os membros da diretoria executiva, conselhos de Administração e Fiscal. Essa APAE Livramento surge para dar apoio e assistência às famílias que têm crianças excepcionais e outras necessidades de natureza psicológica. Precisa, portanto, de toda atenção da população e do poder público. Local da assembleia: Loja Maçônica, rua Durval Guimarães (referência). Clique aqui para ler o Edital.

Para refletir Deus ainda é algo muito distante da visão humana. Ninguém nunca o viu, tête-à-tête! Talvez por isso, haja quem diga que Ele não existe. Reafirmá-Lo é o grande desafio de cada um de nós. “Bem-aventurados os que não viram e creram”, disse Jesus. Não há uma imagem real dEle. Apenas tentativas de desenhá-lo, imitando a imagem humana, como fizeram pintores do passado, talvez inspirados na frase bíblica, que diz: “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”. Assim como tentaram reproduzir sua voz, como na passagem do evangelho apresentado Jesus: “Este é meu filho amado, em quem pus toda minha complacência”. Artistas romanos O pintaram como um velho sisudo, barbudo, olhar severo. No hinduísmo, Ele é pintado como um jovem príncipe, o Khrisna, o Deus Supremo. Sobre Sua semelhança humana, pergunta-se: “Deus criou o homem ou este criou Deus?”. O homem O teria criado, na imaginação, para ter a quem recorrer e pedir ajuda, na hora do medo. Com certeza, porém, o homem não inventou Deus. Ele tem Deus dentro de si. Basta olhar para si mesmo e sentir. Tudo depende da fé e da pureza de espírito de cada pessoa! Você ficará encantado, quando, finalmente, fizer essa descoberta! Pensem nisso!

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Brasil é eliminado da Copa do Mundo

Os brasileiros que torciam para a nossa seleção e que desejavam a possível chegada do tão sonhado hexa, foram surpreendidos negativamente com a derrota do time na disputa pela classificação, mais uma vez, sendo derrotado em campo por europeus nesta sexta-feira (09).

A seleção brasileira perdeu para a Croácia nos pênaltis e pela segunda edição seguida caiu nas quartas de final. O fantasma não é de hoje: desde o penta, em 2002, já é a quarta derrota da Seleção para um europeu nas quartas de final da Copa.

O Brasil foi para a prorrogação com a Croácia após empatar em 0 a 0. Depois, na prorrogação, chegou a abrir o placar com Neymar, mas tomou o empate no fim do tempo extra com Bruno Petkovic (Pronúncia: Peticovique). Nos pênaltis, Rodrygo e Marquinhos perderam as penalidades e os croatas converteram todas as chances. A primeira queda da seleção foi para a França, em 2006. Com Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Ronaldo Fenômeno e Adriano, o time ficou devendo na Copa do Mundo na Alemanha. Cheia de craques e lembrada com saudosismo até hoje, a equipe jogou abaixo das expectativas e caiu para a seleção francesa de Zinedine Zidane.

A derrota por 1 a 0, com gol de Henry, tirou o Brasil da Copa do Mundo. Em 2010, mais uma eliminação para uma seleção europeia. O Brasil até saiu na frente, com Robinho, mas viu os holandeses virarem a partida com dois gols de Sneijder. A partida ficou marcada pela expulsão de Felipe Melo, por pisão em Robben, e pela falha de Júlio César no gol de empate.

Na última Copa do Mundo, na Rússia, em 2018, o Brasil enfrentou a Bélgica no mata-mata e foi eliminado, perdendo por 2 a 1. Com show de De Bruyne, Lukaku e Courtois, os belgas avançaram de fase e deixaram Neymar e companhia pelo caminho. A única vez no século que o Brasil passou das quartas de final foi em 2014 - a única desde 2002 que a seleção brasileira enfrentou um não-europeu nesta fase.

A Seleção eliminou a Colômbia, ao vencer por 2 a 1, e foi eliminada na Copa do Mundo, em casa, no fatídico 7 a 1 contra a Alemanha. Com a eliminação do Brasil, a Croácia enfrentará a Argentina nas semifinais. A partida acontecerá amanhã, dia 13, às 16h (horário de Brasília).

 

  • Por Redação da Rádio 88 FM

  • 08.Dez.2022 // 00h00

  • Geral

Mulher é resgatada após 34 anos de trabalho escravo na Bahia

Uma mulher de 59 anos foi liberta após mais de três décadas de trabalho análogo à escravidão em São Gonçalo dos Campos, município a cerca de 115 km de Salvador (BA). A vítima residia no local de trabalho, onde era responsável pelas tarefas domésticas para manutenção da casa e conforto da família empregadora, sem nunca ter recebido salário. O resgate foi feito por auditoras-fiscais do trabalho em 30 de novembro. Contudo, o caso foi divulgado na última quarta-feira (07). A mulher foi encaminhada para acolhimento e cuidados necessários em um abrigo. Quando estiver em condições, ela deve passar a residir com a própria família.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.