OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Dom Basílio registra primeiro óbito por covid-19

Na noite deste último domingo (13) a Secretaria de Saúde do Município de Dom Basílio informou o registro do primeiro óbito por covid-19. Trata-se de uma mulher de 69 anos moradora da zona rural do municipio, onde estava internada no Hospital local apresentando tosse e dificuldade para respirar, evoluindo assim para uma síndrome respiratória aguda grave e parada cardiorrespiratória. A Secretaria informou à nossa redação que a vítima era hipertensa, cardiopata e portadora de insuficiência cardíaca congestiva. Em boletim divulgado, consta que o  município de Dom Basílio está com 23 pessoas em tratamento, 686 em monitoramento, dois estão internados e aguarda resultado de mais 36 exames, constando agora portanto o primeiro óbito. Do início das confirmações até ontem, são 288 casos, mas felizmente 264 pessoas já se curaram.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 14.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Grave acidente de trânsito é registrado em Rio de Contas

Na manhã de hoje (14) um grave acidente foi registrado na BA-148, em um trecho entre o Distrito de Marcolino Moura e a cidade de Rio de Contas. O motorista de um caminhão perdeu o controle da direção e o veículo acabou capotando após bater em um paredão na serra, ele ficou preso nas ferragens. Segundo informações, era transportado no veículo produtos de limpeza, que inclusive a carga foi saqueada.  O motorista ficou preso às ferragens, mas foi retirado com vida e levado para um Hospital da região. A Polícia Rodoviária Estadual foi acionada para registro da ocorrência.

Durante todo este mês a campanha Dezembro Verde vai alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais e fomentar a guarda responsável dos bichinhos, geralmente cães e gatos que vagam nas ruas, após serem abandonados por seus tutores. Embora não haja estatísticas oficiais, uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que mais de 30 milhões de cães e gatos estejam em situação de abandono no Brasil. A campanha é promovida pelo  Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP).

Abandonar ou maltratar animais é crime previsto pela Lei Federal nº 9.605/98. Vale lembrar que uma nova legislação, a Lei Federal nº 14.064/20, sancionada em setembro, aumentou a pena de detenção que era de até um ano para até cinco anos para quem cometer este crime. Além disso, o rito processual passa à vara criminal, não mais ao juizado especial.

“A maioria dos animais abandonados não é resgatada e sofre com fome, doenças, exposição ao tempo, riscos de atropelamento e traumas que interferem em seu bem-estar mental e comportamento”, alerta a médica-veterinária Cristiane Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-estar Animal (CTBEA) do CRMV-SP.

Outra questão grave são os prejuízos à saúde pública. “O abandono impacta diretamente na vida das pessoas, pois animais nas ruas causam acidentes de trânsito, prejudicam o turismo e afetam a saúde pública –  devido às doenças que afetam tanto humanos quanto animais”, diz a médica-veterinária Rosangela Gebara, que integra a CTBEA/CRMV-SP.

Abandonos aumentam em dezembro

A escolha deste mês para a campanha está relacionada ao fato de que, neste período do ano, os casos de abandono aumentam de forma expressiva. “Acontece de famílias deixarem seus animais nas ruas, isentando-se da responsabilidade quando vão se ausentar para as viagens de férias e festas de fim de ano”, sinaliza Cristiane.

Segundo Rosangela, “trabalhos internacionais mostram que as principais causas de abandono são, em primeiro lugar, problemas no comportamento dos animais e, em segundo lugar, alterações na rotina de casa – aí entra a questão das viagens e mudanças de endereço.”

Mas, a pandemia também ajudou a aumentar esse número, destaca Rosangela. “Infelizmente soubemos que houve um aumento do número de abandono no início da pandemia, as pessoas ficaram com medo de que os animais pudessem transmitir o coronavírus. Na verdade eles não transmitem, algumas espécies são tão vítimas quanto a gente, podem pegar o coronavírus da gente, mas não transmitem. Mas, por causa de algumas notícias sensacionalistas, as pessoas abandonaram os cães e gatos”

A médica veterinária destaca que atualmente o abandono tem acontecido por questões financeiras, as pessoas estão ficando sem recursos para cuidar dos animais domésticos. “Agora temos visto um maior número de abandono por conta da crise socioeconômica, as pessoas estão mudando de casa, de estado, perdendo seus empregos, e infelizmente isso acaba afetando e muitas pessoas abandonaram os animais por conta desta questão”, lamenta. 

Doenças em animais abandonados

Animais nas ruas, sem os devidos cuidados de saúde e higiene, também podem desenvolver as zoonoses, ou seja, doenças infecciosas transmitidas de animais para seres humanos e vice-versa. 

“Uma grande quantidade de animais nas rua pode aumentar a incidência de algumas doenças que são transmitidas por vetores, por mosquitos, como a leishmaniose, doenças fúngicas, como é o caso das esporotricose nos gatos e a raiva, apesar que o Brasil tem um ótimo controle da raiva através da vacinação anual. Mas, em países onde não tem essa vacinação e grande animais nas ruas, acabam transmitindo a doença entre eles e às pessoas”, detalha Rosângela. 

A veterinária alerta sobre a importância de manter os animais seguros. “É preciso manter a guarda responsável, castrar os animais, mantê-los dentro de casa e nunca abandonar. Se o animal tiver qualquer problema de comportamento ou saúde procure ajuda, mas nunca abandone, porque o abandono causa um extremo sofrimento ao animal. Os animais, principalmente os cães, têm uma cognição de uma criança de três anos. Então imagina pegar uma criança de três anos e abandonar no meio de uma estrada, numa praça, imagina como é o sofrimento psicológico e físico desse animal diante do abandono!”, compara Rosângela. 

Escolha consciente 

Em seu papel social, os médicos-veterinários são agentes conscientizadores contra o abandono. Os profissionais devem dar orientação desde o momento da escolha do pet até os cuidados para a saúde e o bem-estar ao longo da vida do animal. “As famílias precisam buscar essas orientações antes e depois da adoção/aquisição do pet”, diz.

Cristiane compartilha desta opinião e enfatiza que “o médico-veterinário pode explicar sobre a lida com os pets no que diz respeito a comportamento e saúde, para ampliar o olhar dos tutores sobre a responsabilidade que é ter um animal de estimação.”

As especialistas recomendam uma reflexão antes de adotar ou comprar um animal doméstico. É importante fazer os seguintes questionamentos:

- Todos na família estão de acordo com a presença do animal?

- O animal terá onde ou com quem ficar quando o tutor for viajar?

- O animal terá um espaço adequado para dormir e brincar?

- O tutor terá tempo para fazer passeios e dar a atenção diária que o animal requer?

- Haverá condições de levar o animal regularmente ao médico-veterinário?

Denúncia 

Quem presencia maus tratos com animais e deseja denunciar, deve seguir as seguintes recomendações: reunir todas as provas existentes (como fotos, vídeos, imagens de circuitos de condomínios, áudios) e com o material em mãos, ir até uma delegacia de polícia e registrar o boletim de ocorrência.

Segundo Rosangela, a fiscalização de maus tratos pode ser feita por qualquer cidadão. “Se uma pessoa vir alguém abandonando um animal no meio de uma estrada, essa pessoa pode filmar, fotografar, anotar a placa do carro e acionar de preferência a polícia ambiental. Quem abandonou vai ser indiciado e se for pego em flagrante, cometendo o crime de maus tratos, vai ser investigado e se houver uma denúncia vai ser instaurado um inquérito”.   

A veterinária alerta também que, se possível, deve-se tentar resgatar o animal. “É muito importante também tentar salvar esse animal, se ele for abandonado no meio da estrada, tentar resgatar, quando é uma estrada que tem uma concessionária, avisar onde foi avistado esse animal, pois eles são extremamente vulneráveis, muitos são atropelados e acabam acontecendo muitos acidentes graves, até fatais, com pessoas que tentam desviar desses animais nas estradas”, finaliza.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 11.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Adolescente é apreendido em flagrante com notas falsas em Livramento

Na manhã desta sexta-feira (11), por volta das 11h10 um adolescente foi apreendido em flagrante na Agência dos Correios em Livramento. Em uma ação conjunta a Polícia Civil e Policia Militar, realizaram uma campana na Agência para verificar o destinatário de um envelope suspeito, a partir de informações recebidas pela Policia Federal de Vitoria da Conquista. Segundo a Polícia, eles conseguiram apreender em flagrante delito um adolescente de 16 anos, quando recebia um pacote contendo R$ 1.050,00 em cédulas falsas. Foi lavrado o auto de apreensão em flagrante delito, por violação do tipo penal definido pelo Art. 289 do CPB. O envelope foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica para realização de perícia.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 11.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Ponto turístico em Livramento tem ficado com acúmulos de lixos

A redação do Jornal da 88, tem recebido algumas imagens do Poço Preto, local turístico em Livramento de Nossa Senhora e o que se vê é uma situação absurda. Esse local foi limpo recentemente pela GASA, Guardiões Ambientais Serra das Almas, um grupo de voluntários criado pelo senhor Carlinhos de Bananinha, como é popularmente conhecido. Só que pessoas que têm ido para lá, tem deixado muito lixo.

Nós falamos com o Carlinhos, e ele explicou que caso algo não seja feito com urgência esse lixo pode acabar indo pra dentro do rio (confira o que diz o Carlinhos em nosso podcast, clique aqui).

O Poço Preto, bem como a Estrada Real, Cachoeira Véu de Noiva, assim como outros locais em Livramento, são excelentes espaços para diversão, passeios e férias, apesar de que o momento ainda não é propício a isso.  Mas, o que se deve ter em conjunto com essa prazerosa sensação é a consciência da preservação ambiental. É algo simples e que aprendemos inclusive no primário na escola, temos que reter os resíduos do que consumimos em sacolas plásticas ou em qualquer outro recipiente e levar para casa e não deixar na natureza. Seja responsável pelo próprio descarte adequado do seu lixo.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 11.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Candiba tem primeiro caso confirmado da doença de Haff

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou o surgimento de 30 casos da Doença de Haff, durante o mês de novembro, em todo estado. Trata-se de uma doença rara, que acontece de forma repentina e cujos sintomas incluem dor e rigidez muscular, dormência, falta de ar e urina preta. A doença estaria relacionada ao consumo de peixes ou frutos do mar. Um dos 30 casos foi notificado na cidade de Candiba. O paciente teria consumido uma espécie de peixe conhecida como Olho de Boi.

  • Por Redação do Jornal da 88 / Foto: Canal do YouTube Ricardinho Ribeiro

  • 10.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Ocorreu hoje diplomação dos candidatos eleitos em Livramento

Na manhã de hoje (10) por volta das às 09h00 a 101ª Zona Eleitoral em Livramento de Nossa Senhora realizou a diplomação dos candidatos eleitos em Livramento, Rio de Contas, Jussiape e Dom Basílio no pleito de 2020. Devido ao período atual com a pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi realizada virtualmente. O ato da diplomação ficou a cargo do Juiz de direito Dr. Gleison dos Santos Soares, com a presença também de forma virtuale, da promotora eleitoral Dra. Guiomar e o chefe de cartório, o senhor Guilherme. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, a diplomação é o ato pelo qual a justiça eleitoral atesta quem são, efetivamente, os eleitos e os suplentes com a entrega do diploma devidamente assinado. Em Livramento, foram diplomados, na cerimônia, o prefeito Ricardo Ribeiro, a vice-prefeita Joanina Sampaio e vereadores eleitos.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 10.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

2ª Retran em Livramento garante está 100% dos atendimentos normalizados

Os atendimentos na 2ª RETRAN de Livramento de Nossa Senhora, foram gradativamente normalizados. Para evitar aglomerações e propagação do coronavírus, o pedido é que realize agendamentos por meio do SAC digital. Em contato com a coordenação, obtivemos inofmrações que os atendimentos têm sido realizados todos em Livramento e não mais tendo a necessidade de deslocar até a cidade de Brumado. Nos confirmaram ainda que 100% dos atendimentos estão sendo realizados, como por exemplo retirada da 1ª habilitação as provas de rua tem sido feitas no municipio, além de outros serviços.

Em Brumado, no Sertão Produtivo, a  garagem da empresa de ônibus Novo Horizonte foi interditada por promover embarque e desembarque irregular de passageiros em suas instalações e não no Terminal Rodoviário do município como determina a legislação. De acordo com informações da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a empresa não tem autorização para realizar este tipo de serviço na garagem, e fazê-lo dificultaria ações de fiscalização dos serviços prestados aos passageiros. Ainda de acordo com a SMTT de Brumado, a garagem da empresa está autorizada apenas para realizar a limpeza, mecânica e abastecimento dos veículos. Conforme apurou o site Achei Sudoeste, a interdição foi realizada pela SMTT, em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, a Secretaria de Meio Ambiente e o Setor de Tributos, com o apoio da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar de Brumado (CIPM).

O comércio não é o grande vilão da nova alta na quantidade de casos de Covid-19 na Bahia, e, sim, o comportamento da população. A avaliação é da diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, Márcia São Pedro.

“O comércio hoje é o nosso grande problema? Não, pois o comércio tem respeitado as regras [de prevenção ao vírus]. O grande problema é o comportamento. Quando as pessoas saem em grupo, quando não respeitam a etiqueta de higiene, quando está aglomerando, fazendo festas que não podem ser feitas”, pontua, em entrevista ao “Isso é Bahia”, programa da rádio A TARDE FM em parceria com o Bahia Notícias.

De acordo com ela, a Bahia não estaria necessariamente numa segunda onda da pandemia, pois nunca saiu da primeira. “Para que haja uma segunda onda, é necessário haver queda de acima de 60% na quantidade de casos, que a gente mantenha esse número de casos reduzido em mais de 60% por mais de oito semanas e que volte a ter um novo pico, um pico superior ao valor da primeira semana epidemiológica da onda de quando a gente começou [a pandemia]”, explica. 

Marcia pontua que o estado nunca viveu uma redução significativa de casos. Por isso, o novo aumento não se configura uma segunda onda. “Quando a gente olha para a Bahia, a gente nunca teve essa redução, manter esse patamar muito baixo. Tivemos um aumento crescente, em determinado momento, mantivemos um número alto, o que a gente chama de platô epidemiológico de manutenção, e agora voltamos a ter um novo crescimento”, detalha. 

CAMPANHA ELEITORAL

O período de campanha eleitoral é considerado pela diretora da Vigilância Epidemiológica como principal fator para o recrudescimento da pandemia. A alta de casos coincide com as cenas de aglomerações promovidas por eventos de candidatos ao primeiro turno do pleito municipal. 

“Quando a gente para observar a semana epidemiológica 44, que vai dos dias 25/10 a 31/10, e a gente compara com a semana epidemiológica 47, que vai de 15/11 a 21/11, é um período em que a gente pegou as campanhas pré-eleitorais e as eleições. Nesse período, houve aglomerações, os comícios, as festas. Isso hoje está se refletindo", destaca. Neste período, informa Márcia, houve aumento de 118% na quantidade de casos confirmados, ou seja, 8.616 pessoas testaram positivo para coronavírus.

Ela alertou que este novo momento pode ser mais grave que o primeiro e chamou atenção para a mudança no perfil de infectados. No início da pandemia, os mais afetados eram os idosos. Agora, há aumento na quantidade de jovens contaminados, aumentando o risco de que essas pessoas levem o vírus para dentro de casa. 

"A gente tem uma população mais jovem, na faixa etária abaixo dos 20 anos, sendo afetada. Ao contrário dos idosos, que ficam mais em casa, esses jovens transitam por todas as áreas, vivem em grupos e, consequentemente, vão gerar mais transmissões para outras pessoas."

FESTAS DE NATAL

Márcia São Pedro voltou a pedir que as pessoas mudem o comportamento em relação ao vírus. Sobre o Natal, aconselhou se evitar festas de família para impedir aglomerações. De acordo com ela, os festejos da data representam risco de disseminação da doença.

"Não realize festas, não façam aglomerações, usem máscara, lavem as mãos, usem álcool gel. As festas de família são o grande risco. Um vai para um local, pode ter entrado em contato com alguém, não manifestar o sintoma, mas, quando vai para festa de família, entra em contato com avô, avó, tio, que são mais velhos, e aí você pode contaminar alguém."

"Dentro desse contexto da pandemia, a população é tão responsável quanto os gestores. Por mais que leitos sejam abertos, a gente precisa ter consciência que as aglomerações e as festas aumentam o número de transmissão", completou. 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 09.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Tribunal Regional Eleitoral retorna atendimento remoto ao eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia reabriu, em todo o estado, o atendimento remoto ao cidadão hoje (09). A retomada dos serviços é prevista pelo Calendário Eleitoral 2020 e ocorrerá por meio do Título Net, considerando as medidas de restrições adotadas por razão da pandemia da Covid-19. Com a reabertura do cadastro, o eleitor poderá solicitar – dentre outras operações – alistamento (1º título), transferência e regularização cadastral. Diante da reabertura do cadastro, o TRE baiano utilizará a ferramenta Título Net para alterações no Cadastro Nacional de Eleitores, com a dispensa da coleta dos dados biométricos. As atualizações serão feitas com base nos requerimentos encaminhados por meio eletrônico, sem a necessidade do comparecimento imediato do eleitor. As regras para a retomada do atendimento estão descritas na Portaria Conjunta Nº 4/2020, publicada no Diário da Justiça Eletrônico da última segunda-feira (07/12). Conforme o artigo 2º do documento, “as operações do Cadastro Nacional de Eleitores ficam limitadas aos casos de: alistamento; transferência; revisão com mudança de Zona Eleitoral, em caso de justificada necessidade de facilitação da mobilidade do eleitor; revisão para alteração de dados indispensáveis à expedição de documentos ou exercício de direitos; e revisão para regularização de inscrição cancelada”.

 

  • Por Estadão Conteúdo

  • 09.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Rádio ganha mais ouvintes na pandemia

Emissoras de rádio do País inteiro viveram um fenômeno parecido no início da pandemia: a debandada dos apoiadores. O temor geral era de que, com todo mundo em casa, ninguém mais fosse ouvir rádio - meio consumido principalmente no trânsito, nas grandes cidades por exemplo. Porém, a audiência surpreendeu. Segundo a Kantar Ibope Media, 75% das pessoas que ouviam rádio antes da crise da covid-19 afirmaram, no estudo Inside Rádio 2020, que estão consumindo na mesma intensidade. Outros 17% responderam que passaram a ouvir muito mais. A informação foi divulgada pelo Estadão. O número de ouvintes começou a subir repentinamente já no final de março. Com o isolamento social, as pessoas procuraram a companhia do rádio para ouvir músicas e notícias, enquanto trabalhavam, estudavam ou faziam faxina. Segundo a diretora da Kantar Ibope, Adriana Favaro, "esse período mais introspectivo fez com que os ouvintes passassem a experimentar novos formatos de rádio: 46% dos entrevistados ouviram serviços de streaming de áudio durante a pandemia e 25% aumentaram o consumo". Mas os anunciantes demoraram um pouco para voltar. Para o consultor de comunicação e mídia, Paulo Sant'Anna, esse é um reflexo do comportamento das marcas, que às vezes levam mais tempo para detectar tendências. Segundo a Kantar Ibope, no Brasil, foram 2.232 novos anunciantes durante a pandemia. Para as marcas, anunciar em rádio, sobretudo em tempos de crise, traz várias vantagens, porque é barato e eficaz. E tem também o aspecto da regionalidade. Há localidades onde só o rádio chega.

Nesta última segunda-feira (7), o governador Rui Costa comentou o aumento do número de óbitos e classificou que a Bahia está vivendo uma segunda onda da Covid-19, uma vez que a taxa de contágio tem se mantido alta em todo o território estadual. Reabertura de leitos e proibição de shows estão entre as medidas tomadas pelo governo baiano, visando evitar uma elevação ainda mais expressiva dos casos da doença.

“Ao longo da semana passada inteira, a taxa de contaminação se manteve alta em todas as regiões do estado, tanto é que isso já está se refletindo no aumento do número de óbitos. Também na semana passada, estávamos com cerca de 20 óbitos diários, índice que vinha se mantendo há cerca de 60 dias e, nesse final de semana, já pulamos para o patamar de 30 óbitos, sendo 22 em Salvador. Então, os números começam a ficar, infelizmente, mais severos e mais críticos. Por isso, já ampliamos, inclusive, o número de leitos disponíveis, uma vez que estamos reabrindo 100 leitos que havíamos fechado, em função na queda dos índices da pandemia”, destacou o governador.   

Por decreto, o governador fez questão de ressaltar, existe a proibição de realização de qualquer show ou festa, independente de qual motivação ou público. “O motivo disso é que nesses shows e festas há ingestão de álcool, além de música em um ambiente propício à aproximação, fazendo com que as pessoas acabem baixando a guarda com as medidas protetivas e nós estamos já vivendo o que poderíamos classificar de segunda onda”, avaliou Rui. 

Publicada no site da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e batizada de ‘Recomendações para um Verão seguro’, uma resolução indica medidas como a restrição de acesso a ônibus de turismo e a realização de shows e apresentações de música ao vivo em bares. “Em cada estado, foram adotadas medidas ou protocolos, eventualmente, diferentes uns dos outros. Então, é importante que turistas vindos de outras cidades e de outros estados saibam quais são as orientações de saúde aqui da Bahia e como nós vamos receber muita gente no final de ano - em várias regiões do estado os hotéis venderam bastante, a exemplo do extremo sul. Dessa forma, é preciso que essas pessoas tenham acesso a essas recomendações, qual a situação da doença no estado e o que elas devem fazer”, exemplificou o governador.

 

Recado aos jovens

O governador faz um apelo à população, especialmente aos jovens. “Independente da classe social, os jovens estão se expondo excessivamente e estão fazendo aglomerações em ruas e praças e outros lugares públicos e isso infelizmente vai levando a doença para dentro das casas das pessoas. Mesmo que o jovem não precise ir para a UTI, pode levar a mãe, o tio, o pai ou a avó para o hospital. Em função desse comportamento, o número de óbitos está crescendo”, alertou. 

  • Por Redação do Jornal da 88 / Foto reprodução whatsapp

  • 08.Dez.2020 // 00h00

  • Geral

Morre aos 74 anos  ex-secretário de Educação de Livramento

Faleceu no fim da noite desta  última segunda-feira (07) João Batista de Novais Borges, Batista Borges, aos 74 anos, ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Ana Nery  em Salvador, após ter sido submetido a uma cirurgia de coração, porém sofreu uma parada cardíaca na noite do último sábado (5) para o domingo (6). Os médicos teriam conseguido reverter o quadro do paciente que inspirava cuidados, mas o mesmo acabou não resistindo e foi a óbito. Batista Borges, atuou como assessor administrativo bem como Secretário da Educação do município de Livramento de Nossa Senhora nas gestões dos ex-prefeitos, Emerson Leal e Fernando Ledo.

 

Morreu um guia turístico em grave acidente na Cachoeira das Andorinhas, no município de Iramaia, na Chapada Diamantina, no último domingo (6). Trata-se de Reinan do Nascimento Lago, de 34 anos. Seu corpo foi resgatado nesta segunda-feira (07) por volta das 16h pela equipe do Corpo de Bombeiros de Jequié. Segundo informações do Jornal da Chapada, populares especulam que a causa da morte do profissional foi devido a uma queda no “coração da cachoeira”, porém é incerta ainda essa informação, o corpo foi encontrado em um buraco nessas proximidades. O local leva o nome de coração da cachoeira porque o poço tem o formato de um coração. “Na verdade, uns têm falado que ele foi passar em um buraco para sair no poço das Andorinhas e outros falam que ele caiu. Mas do jeito que está a água, certamente ele caiu”, aponta um morador. Em nota, a prefeitura lamentou a morte do guia Reinan, que atuava ativamente em sua profissão como condutor. O mesmo deixa esposa e um filho. “Neste momento de dor, a prefeitura de Iramaia lamenta profundamente a perda e se solidariza com os familiares e amigos de Reinan”, diz a nota.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.