OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

  • Por Mandacaru da Serra

  • 11.Dez.2017 // 00h00

  • Geral

Causa do entrave na abertura da Retran

A Retran (Regional de Trânsito) é a mais baixa esfera de trânsito da Secretaria de Segurança Pública. Subordina-se à Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), órgão do Detran (Departamento de Trânsito). Parece insignificante no contexto administrativo governamental, mas executa a indispensável função de controlar o trânsito e fiscalizar o uso dos veículos, emitir e renovar a carteira nacional de habilitação.

Na Bahia, os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica, impostos pela legislação, são feitos por clínicas credenciadas, conforme regulamento aprovado pela Portaria Detran nº 1.267/2014.

Livramento de Nossa Senhora é sede da 2ª Retran, subordinada à 18ª Ciretran, de Brumado. Encontra-se em estado muito precário, obrigando os usuários da cidade e região a se deslocarem até Brumado. Em maio deste ano, o estado, através do Detran, comprometeu-se a recuperar a unidade, supostamente a pedido do deputado estadual Marcos Aguiar Viana (PSB) e do federal João Carlos Bacelar Batista (PODE) Parceira no projeto, a prefeitura disponibilizou as novas instalações, prontas há meses, em prédio adaptado no bairro Taquari. O ex-vereador Ronilton Carneiro Alves, vulgo Batata, é o dono da clínica credenciada.

Tudo estava pronto, mas o projeto entravou, sem explicações. Só recentemente, vazou a informação de que o governador Rui Costa virá em Livramento, pela primeira vez, em janeiro, e vai reinaugurar o órgão.

MOTIVOS DA DEMORA

Vamos tentar entender a demora. Os supostos mediadores, Viana e Bacelar, disputam votos, na região, com os estaduais Nelson Leal (PSL) e Zé Raimundo (PT) e o federal Waldenor Pereira (PT). Todos são da base governista, mas, quando o assunto é voto, travam uma guerra surda por espaço. Como a Retran traz dividendos políticos, todo mundo quer figurar como padrinho do projeto. É uma oportunidade para apadrinhamentos e manipulações eleitoreiras. Então, o entravamento foi logo atribuído à intervenção dos que ficaram de fora: Nelson Leal, Zé Raimundo e Waldenor Pereira.

Contatados pelo site, Leal defendeu-se, afirmando que “Jamais iria prejudicar minha cidade. Atitudes menores nunca fizeram parte da minha vida pessoal ou política. Graças ao bom Deus, sempre tive o caráter firme”. E Zé Raimundo disse: “Não passa de boatos e inverdades esses comentários. Sempre apoiamos a instalação de órgãos na nossa região que possam melhorar o atendimento da polução, como será o caso em questão da Retran aí em Livramento. “Por isso, parabenizo e apoio essa decisão do Governo”. “Quanto a cargos, é um assunto da SERIN [Secretaria de Infraestrutura], que decide sempre em diálogo e concordância com as representações das lideranças políticas da base do governo e em critérios técnicos. A minha atuação política é baseada em compromissos e ações que possam contribuir para o desenvolvimento das nossas comunidades e não na disputa de cargos”.

PEDIDO DE INTERVENÇÃO

Nosso primeiro contato foi com o suplente de vereador Hugolino Lima, porta-voz dos deputados petistas, em Livramento, e apontado como autor do pedido para que houvesse a intervenção dos parlamentares. Ele disse: “É conversa, o meu único pedido foi para não deixar ter influências politiqueiras na gestão, inclusive, a interferência de clínicas e autoescolas.Com referência a Zé Raimundo, ele foi votado em Livramento, poderia almejar cargos no âmbito da unidade do Ciretran, mas não envolvemos, não iremos desgastarmos por um cargo, vamos solicitar ações que atendam o coletivo. É importante a instalação desta unidade, tem o nosso incondicional apoio. Mesmo assim, estamos de olhos abertos para denunciar privilégios nos serviços, caso isso ocorra”. Sobre como Zé Raimundo e Waldenor estariam digerindo a concorrência com Ronilton Alves (PTN/PODE), o Batata, privilegiado, sem licitação, no credenciamento da clínica que vai atender à Retran, Hugolino respondeu: “Batata apoiou Rui em 2014. Já Bacelar não foi votado aqui. Cobramos o critério que é adotado na divisão de cargos, mas pedi para Zé e Waldenor deixar o governo resolver, pois tinha receio de ocorrer um impasse e dificultar a instalação do Ciretran”. “Os deputados também analisaram da mesma forma. Vamos deixar acontecer, estaremos atentos a atuação dos responsáveis. Queremos o Ciretran em Livramento, mas sem a interferência de politiqueiros e agenciadores de CNH e outros”. 

O POVO É MOSCA NO COCÔ

Assim, fica claro que os deputados do PT, atendendo a um cabo eleitoral, abriram discussão, sim, sobre o assunto, no âmbito do Detran, que teria chegado ao governador, retardando a entrega da unidade, em detrimento dos usuários, relegados à condição de mosca do cocô do cavalo do bandido. Se assim agiram, foram coerentes com o jogo como é jogado por nossos políticos e gestores públicos, ainda que sujo e contra as necessidades da população. Ao romper com ACM Neto, em 2015, o deputado João Bacelar foi para a base de Rui Costa e, em retribuição, recebeu o Detran para comandar, na lógica de covil politiqueiro que caracteriza a gestão pública no Brasil. Então, ele arruma os cargos na estrutura do órgão conforme a conveniência eleitoreira. Começou indicando seu irmão Maurício Bacelar como diretor, substituído, em fevereiro de 2016, pelo atual João Gomes, do mesmo partido. E como o jovem comerciante Ronilton, ex-vereador e atual secretário municipal de Esportes, alçou o topo da trama, em Livramento? Simplesmente por ser do mesmo partido e se tornar ponta-de-lança local de Bacelar. Eleito vereador, em 2012, pelo PP, ele migrou para o PTN, em março de 2016, assumindo o diretório municipal. Mas a legenda lhe foi tomada pelo próprio João Bacelar e entregue à coligação do governista Emerson Leal. Suspeita-se que não fora exatamente “tomada”, mas sob a promessa de uma recompensa futura.

O credenciamento sem concorrência da clínica, que seria dele, para atender à Retran, combina com essa versão. A unidade médica terá pacientes cativos e poderá render muito dinheiro e votos. Estimase que serão atendidos cerca de 30 mil usuários, na região, com potencial para um faturamento milionário.

O site não consegiu falar com Ronilton Alves, para se manifestar sobre o assunto. Ele não respondeu mensagem enviada para seu número de celular, nem os recados que deixamos na prefeitura. Como ocupante de cargo público, ele está sob a vedação da Lei Municipal nº 844/1991, art. 132, inc. XI. Então, tem que ser exonerado, a menos que esteja usando testas-deferro no comando da clínica. 

A Comissão de Viação e Transportes aprovou um Projeto de Lei que permite aos motoristas tirar carteira de habilitação específica para condução de veículos com câmbio automático. Caso seja aprovado pelo Congresso Nacional, o texto alteraria também o Código de Trânsito Brasileiro, com uma multa em caso de eventuais infrações. O projeto da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) originalmente previa apenas a mudança para condutores de motocicletas. Porém o relator na comissão, Hugo Leal (PSB-RJ), apresentou um substitutivo. “Propomos estender essa possibilidade a todos os tipos de veículos. Afinal, além das motocicletas, motonetas e ciclomotores, a tecnologia do câmbio automático está presente também em automóveis, ônibus, micro-ônibus e caminhões”, pontuou Leal. De acordo com a revista Exame, o substitutivo sugere que haja mudança nos exames de direção, para que os habilitados tenham permissão de dirigir apenas veículos com câmbio automático. Assim, aqueles que tivessem essa categoria não poderiam conduzir carros com transmissão mecânica. Com a eventual mudança no Código de Trânsito, a penalidade seria equivalente a infração gravíssima, com multa e retenção do veículo. A proposta agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça.

Um projeto de lei que autoriza a Polícia Federal (PF) a investigar crimes praticados na internet relacionados à propagação de conteúdo misógino, ou seja, que expresse ódio ou aversão às mulheres foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta última quinta-feira (7). A votação, feita por acordo entre as lideranças, marca a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que tem como objetivo denunciar as várias formas de violência contra mulheres no mundo. Atualmente a PF pode atuar em crimes como sequestro, formação de cartel e violação dos direitos humanos quando houver repercussão interestadual ou internacional. Para virar lei, o texto ainda precisa passar por votação no Senado e ser sancionado pelo presidente da República.

Na tarde desde sábado (09), a guarnição do Pelotão Especial da 46ª CIPM (PETO), realizando ronda de rotina abordou três suspeitos que estavam na Praça João Marques de Oliveira no Centro da Cidade. Segundo informações colhidas pela equipe de Jornalismo da Rádio 88 FM, os indivíduos no momento da abordagem demonstraram nervosismo, fato que chamou a atenção dos policiais que resolveram aprofundar nas averiguações. Ainda segundo informações, os homens estavam com um veículo que após consulta no sistema ficou constatado que o mesmo possuía restrições de roubo. Com os elementos foram encontrados também entorpecentes, os mesmo alegaram ser para consumo próprio. O veiculo, um Fiat Estrada , licença de Feira de Santana e os suspeitos juntamente com a droga, foram conduzidos para a DP onde o Delegado Titular Dr. Cláudio Oliveira fez o registro da ocorrência. Os três suspeitos se encontram a disposição da Justiça.

Um grave acidente ocorrido nesta última quinta – feira (07),  numa estrada vicinal que dá acesso ao povoado de pilões, zona rural do município de Ibicoara, deixou como vítima fatal, José de Jesus Aragão,  63 anos, natural de Iramaia.De acordo com informações do site Destaquebahia, o acidente ocorreu por volta do meio dia e o motociclista, ao colidir frontalmente com a viatura da 34ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar), sofreu graves ferimentos, chegou a ser socorrido pelo Samu ao Hospital de Barra da Estiva, mas não resistiu e faleceu minutos depois. O corpo  foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Brumado onde passará por exames de necropsia para se identificar a causa da morte.

  • Por Redação Rádio 88 Fm

  • 08.Dez.2017 // 00h00

  • Geral

Livramento: Aviso de desligamento programado

O fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido neste sábado (09/), das 08:00h às 14:00h. Serão atingidos os seguintes locais: Avenidade Desembargador Carlos Souto do bairro Centro em Livramento de Nossa Senhora.  O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa COELBA, realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. A interrupção programada, excepcionalmente, poderá ser cancelada sem aviso prévio, caso as condições atmosféricas não permitam a realização dos trabalhos ou ocorra alguma situação de contingência que impossibilite as manobras para desligar a rede elétrica. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas mesmo durante o período da interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.   

Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgado nesta última quinta-feira (7) apontou que a população vivendo com demência deve triplicar até 2050. Atualmente cerca de 10 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença por ano. A maioria delas vive em países com menos recursos financeiros nos sistemas de saúde. O número de acometidos ainda pode ser maior, diz a OMS, já que os dados divulgados correspondem à contribuição de 21 países. A entidade espera que até o final de 2018 em torno de 50 países contribuam com os dados para um melhor cenário sobre a prevalência global da doença. O Alzheimer responde por cerca de 70% dos casos, mas há outras causas, como a demência associada ao HIV, a problemas vasculares ou a lesões. Mulheres são mais afetadas que os homens, segundo o relatório. 

  • Por Agência Brasil

  • 08.Dez.2017 // 00h00

  • Geral

Denatran torna mais rigorosa a inspeção de veículos

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (8), no Diário Oficial da União, regulamentação que obriga a inspeção de veículos a cada dois anos. A norma vai trazer mais segurança ao trânsito, evitando acidentes causados pela pela falta de manutenção dos veículos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O controle da emissão de gases poluentes e a redução de ruídos também entram na operação.

O cronograma de inspeção será definido pelo Departamento de Trânsito (Detran) de cada unidade da federação, que estabelecerá a forma e as condições de implantação do novo Programa de Inspeção Técnica Veicular. A determinação é para que a operação comece a ser realizada até 31 de dezembro de 2019.

A nova inspeção veicular poderá ser feita por órgãos executivos de trânsito ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, previamente credenciada. “Dessa maneira, aumentamos a possibilidade do condutor de fazer a inspeção, já que a oferta será maior”, afirmou o diretor-geral do Denatran, Elmer Vicenzi.

A norma determina a reprovação de veículos que apresentem defeitos muito graves; defeito grave no sistema de freios, pneus, rodas ou nos equipamentos obrigatórios ou utilizando equipamentos proibidos; ou quando reprovado na inspeção de controle de emissão de gases poluentes e ruído.

Para o controle da emissão de gases poluentes e a redução de ruídos serão usados os parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), conforme previsto no artigo 104 do Código de Trânsito Brasileiro, segundo Vicenzi.

A nova regulamentação – artigo 104 da Lei nº 9.503-97 – estabelece que a exceção fica para os veículos zero quilômetro, com capacidade para até sete passageiros, que não tenham sofrido  acidente com danos à estrutura do automóvel, e que farão a primeira inspeção três anos após o emplacamento.

Para os veículos de transporte de cargas e/ou passageiros, o prazo será menor, a depender da finalidade do transporte. O certificado da ITV terá validade de dois anos e dois licenciamentos.

A fiscalização das inspeções ficará a cargo do Detran de cada unidade da federação e poderá ocorrer tanto de forma presencial quanto de forma remota.

Brumado está entre as cidades selecionadas pelo Ministério da Educação para a implantação do curso de medicina.

Foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (08) o edital de chamamento público de municípios para a implantação de curso de graduação em Medicina por instituição de educação superior privada. 

Irecê e Porto Seguro também estão na relação dos 29 municípios pré-selecionados.

Nesta quarta-feira (6), foi lançada a Operação Verão, que tem início este mês e prossegue até o final de fevereiro de 2018. Mais de 24 mil plantões policiais serão disponibilizados pelo Governo do Estado no período. A ação tem a participação das Polícias Militar, Civil e Técnica, bem como do Corpo de Bombeiros e do Detran. Além da capital, mais de 50 municípios e localidades do interior baiano serão contemplados, entre os quais a cidade de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. A estrutura disponível para a operação, que pagará mais de R$ 3,5 milhões em postos extras de trabalho, foi apresentada pelo Secretário Estadual da Segurança Pública em exercício, Ary Pereira de Oliveira. No total, mais de R$ 1 milhão foi investido pelo Governo do Estado na aquisição de veículos para o Detran e Corpo de Bombeiros. Cerca de 23 mil plantões serão destinados para Polícia Militar, que vai atuar na prevenção de crimes com reforços nos municípios que possuem o aumento de fluxo de visitantes. “Nosso policiamento ordinário permanece inalterado. Com a Operação Verão, o Governo do Estado disponibiliza, por meio de escalas extras, recursos para que nós possamos atuar de forma ainda mais intensa nas localidades onde há aumento do fluxo de pessoas”, destacou Ary Pereira.

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT-BA) restabeleceu a decisão liminar que suspende a contratação de novas empresas de terceirização de serviços penitenciários. A liminar havia sido suspensa pela presidente do TRT, desembargadora Maria Adna Aguiar. A decisão plenária foi tomada na última semana do mês de março. Foram 12 votos a dois para restabelecer a medida cautelar. Dessa forma, o Estado da Bahia não poderá contratar empresas para prestar os serviços que são próprios da carreira pública de agente penitenciário. A liminar foi proferida pela juíza Doroteia Azevedo Mota, titular da 5ª vara, onde a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) está sendo julgada desde o início de 2016. O MPT espera que, com a decisão, o governo volte a convocar os agentes penitenciários aprovados em concurso público. De acordo com o MPT/BA, há 1500 pessoas habilitadas em concursos para o cargo de agente penitenciário, porém o Estado tem dado preferência a terceirizar os serviços, o que afronta à Lei 11.079/04, sobre a inelegibilidade de atividades exclusivas do Estado. Com o entrave, o governador Rui Costa está impedido de inaugurar o presídio da cidade de Brumado, que teve as obras concluídas em novembro de 2016. A intenção do governador é que os serviços de manutenção e carceragem sejam terceirizados na unidade prisional brumadense, que tem capacidade para cerca de 590 pessoas. O complexo continuará como uma espécie de elefante branco, sem data para início das atividades, as quais colaborariam com a segurança pública na região. 

  • Por Agência Brasil

  • 07.Dez.2017 // 00h00

  • Geral

STF tem 4 votos a 3 contra imunidade a deputados estaduais

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) atingiu na tarde de hoje (7) quatro votos a três contra a garantia de parlamentares estaduais terem as mesmas prerrogativas de deputados federais e senadores, que somente podem ser presos em flagrante por crime inafiançável e com aprovação da Casa Legislativa a que pertencem. O julgamento sobre a questão continua para a tomada dos demais votos.

De acordo com o entendimento firmado até o momento, os parlamentares estaduais não têm as mesmas garantias dos parlamentares federais. Marco Aurélio, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes votaram a favor da imunidade. Edson Fachin, Rosa Weber Luiz Fux e Dias Toffoli se manifestaram contra o benefício. Ainda faltam votar Celso de Mello e a presidente, Cármen Lúcia.

Histórico

O caso que motivou o julgamento foi a prisão preventiva dos deputados do estado do Rio de Janeiro Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB. A decisão será aplicada em casos semelhantes registrados nas assembleias do Mato Grosso e do Rio Grande do Norte.

Os parlamentares foram presos preventivamente no dia 16 de novembro, por determinação da Justiça Federal, sob a suspeita de terem recebido propina de empresas de ônibus. Os fatos são investigados na Operação Cadeia Velha, da Polícia Federal. No dia seguinte, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro reverteu a decisão judicial e votou pela soltura dos três.

A questão jurídica está em torno da interpretação do Artigo 27, da Constituição. O quarto parágrafo diz que o deputado estadual tem direito às regras constitucionais sobre sistema eleitoral, inviolabilidade e imunidades previstas na Carta.

Com base nesse artigo, constituições estaduais reproduziram a regra, prevista no Artigo 53, que garante a deputados e senadores prisão somente em flagrante de crime inafiançável e referendada por sua casa legislativa.

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou uma de três emendas do Senado ao Projeto de Lei 5568/13, da deputada Keiko Ota (PSB-SP), para aumentar a pena de homicídio culposo na direção de veículo automotor cometido por condutor sob efeito de álcool ou drogas. A matéria irá à sanção.

No texto da Câmara, aprovado em setembro de 2015, a pena atual de detenção de dois a quatro anos passaria para reclusão de quatro a oito anos. A emenda do Senado aprovada nesta quarta-feira passa a pena para cinco a oito anos de reclusão.

A penalidade administrativa atual de suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor continua valendo.

Embora a pena aumente, poderá ser possível ainda ao juiz determinar a comutação de pena privativa de liberdade (reclusão) por pena restritiva de direitos porque o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) permite para o caso de homicídio culposo, ainda que a condenação seja por mais de quatro anos.

 

Crime de racha

O texto aprovado mantém a referência ao crime de racha apenas no artigo 308 do Código de Trânsito, que trata especificamente do assunto e prevê pena de detenção de seis meses a três anos se da prática não resultar em morte ou lesão grave, cujas penas são maiores.

Além da definição de racha como disputa, corrida ou competição não autorizada, o projeto inclui no conceito a exibição ou demonstração de perícia no veículo automotor sem autorização.

 

Lesão corporal
Quando o condutor alcoolizado ou sob influência de substâncias que alterem sua capacidade psicomotora causar, com o veículo, lesão corporal grave ou gravíssima, a pena será de reclusão de dois a cinco anos.

O único agravante previsto atualmente no código é de aumento de um terço da pena para casos de homicídio culposo se o agente não possuir permissão ou habilitação; praticar o ato em faixa de pedestres ou na calçada; ou deixar de prestar socorro à vítima do acidente.

As novas regras entrarão em vigor após 120 dias da publicação da futura lei.

 

Emendas rejeitadas
O parecer do deputado Júlio Delgado (PSB-MG) rejeitou duas emendas do Senado. A principal delas acabava com o limite máximo de álcool a partir do qual o condutor flagrado pode ser condenado a pena de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da carteira ou proibição de obtê-la.

O código prevê a pena para aquele com concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar nos pulmões; ou ainda com sinais que indiquem, em forma disciplinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), alteração da capacidade psicomotora.

A justificativa do relator é que os órgãos responsáveis pelas operações da Lei Seca manifestaram-se pela ineficácia da medida porque provocaria um aumento expressivo de condução de motoristas à Justiça devido ao provável aumento da recusa de uso do bafômetro, desfalcando a equipe e permitindo a passagem de pessoas que possam estar mais alcoolizadas.

A médica Kátia Vargas Leal Pereira foi absolvida nesta quarta-feira (6) da acusação de ter provocado a morte dos irmãos Emanuel e Emanuelle Gomes Dias, de 21 e 23 anos, após acidente de trânsito ocorrido no dia 11 de outubro de 2013, no bairro de Ondina, em Salvador. A informação foi confirmada pelo promotor Davi Gallo, após o término do júri, por volta das 19h. A sentença, no entanto, só foi lida às 19h40.

Foram quatro votos a favor da absolvição e um pela condenação. Não foi necessário que os outros dois jurados votassem, já que os votos majoritários já estavam garantidos. Ainda cabe recurso no Tribunal de Justiça (TJ-BA).

"A médica Kátia Vargas Leal Pereira foi absolvida por maioria de votos na sessão do júri finalizada no início da noite desta quarta-feira (6) no Salão do Júri I do Fórum Ruy Barbosa. Antes da leitura da sentença, diante do tumulto formado no salão, a juíza Gelzi Maria Almeida Souza, que presidia o julgamento, determinou que o espaço fosse evacuado para preservar a segurança de todos os presentes. A sentença foi lida logo em seguida. O Tribunal do Júri considerou improcedente a denúncia oferecida pelo Ministério Público", informou nota divulgada pela assessoria do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Segundo documento que informa sobre a sentença, ela foi proferida às 19h40, após os agradecimentos de praxe. Na decisão, a juíza Gelzi Souza também cita que os promotores Davi Gallo e Luciano Assis deixaram a sala secreta (onde os jurados votaram) e o plenário "sem assinar o termo de votação dos quesitos" e a ata, "numa atitude deselegante e desrespeitosa com o Tribunal do Júri". Os jurados se reuniram desde terça-feira (05) no Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré. 

  • Por Redação Rádio 88 Fm

  • 05.Dez.2017 // 00h00

  • Geral

Centro Estudantil “Monteiro Lobato” matrículas abertas 2018

Centro Estudantil "Monteiro Lobato", onde o resultado é sempre positivo e a excelência de ensino é reflexo do convenio com o maior grupo de educação do Brasil: o sistema positivo de ensino!

Trabalhando com livros didáticos com todas as disciplinas separados em módulos; professores qualificados e comprometidos; acessória pedagógica, compromisso com um ensino de qualidade contínua vigente e sendo o principal objetivo do colégio, buscando novas tecnologias para favorecer o crescimento da prática pedagógica daqueles que acreditaram e caminham juntos com o Centro Estudantil “Monteiro Lobato”.

O crescimento se deve ao reconhecimento dos pais que confiaram seus filhos à instituição, na certeza de que a proposta pedagógica e a parceria com o Sistema Positivo de Ensino contribui para o pleno desenvolvimento do educando preparando-o para o exercício consciente da cidadania.

E atenção, as matrículas 2018 estão abertas (da creche ao 9º ano!) Matricule o seu filho e concorra ao sorteio de todo material escolar e módulos!

Escolher a melhor escola faz parte da construção do futuro do seu filho, então faça uma visita ao Centro Estudantil “Monteiro Lobato”, Rua Pompilio Tanajura Machado, nº 08 ou ligue, 3444-1631 ou 9-9921-8211.

Centro Estudantil Monteiro Lobato, há 25 anos educando com qualidade!

 

 

 

 

 

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.