OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

O Brasil tem 203 milhões de habitantes humanos, que abarrotam as capitais e grandes centros do país.

É bastante, mas não se compara à quantidade de animais criados em fazendas para servir à nossa população e à de outros países: 1,9 bilhão.

É o que mostra a mais recente Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quase todo esse rebanho bilionário é formado por bois, vacas, galinhas e frangos (1,8 bilhão de cabeças). É aproximadamente 9 vezes maior do que a quantidade de seres humanos no Brasil, e maior do que a população de qualquer país do mundo. E há, ainda, animais como porcos, codornas, cabras e ovelhas.

Outros rebanhos

????Nem só de boi, vaca e frango vive o país... Existem outros rebanhos imensos de porcos, ovelhas, codornas e cabras, mais numerosos do que a população de todos dos municípios brasileiros.

????A cidade mais populosa do país, São Paulo (SP), com 11,4 milhões de pessoas, é a exceção, mas só tem mais cabeças do que os rebanhos dos búfalos e dos cavalos.

Bichos por cidade

Em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, porém, o rebanho é menor que a população. No município com mais de 43 mil habitantes, tem atualmente 35.696 rebanhos de gado.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 01.Nov.2023 // 00h00

  • Geral

 Rhichey Filho jogador Livramentense se destaca no futebol Paranaense

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia, tem sido destaque com grandes jovens seguindo carreira esportiva. O destaque da vez tem sido o jogador livramentense Richey Filho, que aos 15 anos, brilha no futebol Paranaense. Richey é da comunidade dos Valérios em Livramento de Nossa Senhora, e atualmente atua no Athletico Paranaense, onde soma uma vasta gama de títulos e realizações em apenas quatro anos no time. Esse ano de 2023 tem sido repleto de oportunidades para ele, no início do ano foi observado de perto em Madri na Espanha, por dois renomados clubes que estão interessados em seu talento. No próximo mês, em dezembro, todo o núcleo familiar de Rhichey irá  acompanhá-lo em uma nova etapa, reforçando seu apoio ao jovem atleta. É preciso destacar aqui o quanto a família de Ritchey tem sido sua base, um grande suporte para seguir esse sonho.  Seu sucesso é resultado direto do incentivo, suporte e amor incondicional que ele recebe diariamente, permitindo-lhe superar qualquer obstáculo em sua jornada. Com a estrutura fornecida pelo Athletico Paranaense e o apoio constante de sua família, Rhichey Filho está destinado a grandes feitos no universo futebolístico. Vale lembrar que o jogador João Neto é primo de Richey e tem sido destaque no Fluminense. O irmão mais novo de Richey também está crescendo no futebol, atuando no sub 12, e mostrando que o talento futebolístico é um traço familiar.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 01.Nov.2023 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Adaptação da fala na Rádio 88 FM, dia 01.11.2023

Vereador volta à trás Na sessão de 20/10, da Câmara de Livramento, o vereador Josemar Miranda fez uma indicação para que o Município ceda o local do antigo Projeto Sol para a APAE-Livramento (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais). Mas o nobre colega de Josemar, Aparecido Lima, quis esvaziar a indicação, dizendo que esteve com o prefeito, qual teria disponibilizado vários locais, mas que não atenderiam às finalidades pretendidas, sendo acordado fazer um prédio já adaptado. Assim, deu a entender que não precisava mais da indicação de Josemar. Mas a presidente da APAE, Marilena Marques, foi à Câmara, dia 27, e negou o que Aparecido disse. Ele pediu desculpas e tentou se redimir da enganação, doando um mês de seu salário (R$6 mil), para a entidade. Justificou que fora induzido ao engano por informações erradas que uma pessoa lhe havia passado. Essa uma pessoa teria sido o prefeito, com quem ele, o vereador, esteve antes?

Abandono da Educação Ao visitar à Casa do Estudante, em Vitória Conquista-BA, o prefeito de Livramento, Ricardo Ribeiro, teria ficado surpreso com o que viu. Será que ele não é informado do que se passa na gestão? E o secretário da Educação, o que faz? E olhe que o apoio às residências estudantis está no topo do seu Plano de Governo, para Educação. E há muitos outros exemplos de descaso com nossa Educação, como as escolas Rômulo Galvão, na sede, e a da Vila de Iguatemi, cuja situação é desoladora!

Ressalvas nas contas As contas de Livramento (2022), de responsabilidade do prefeito Ricardo Ribeiro, foram aprovadas, com ressalvas (26/10), em parecer prévio do TCM-BA (Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia). A decisão está, a partir de hoje, no site do Tribunal. Ressalvas são erros corrigíveis, que não impedem a aprovação. No caso das citadas contas de Livramento, entre as ressalvas, estão alterações feitas no orçamento anual, sem a publicação prévia dos decretos exigidos por lei. Agora, cabe à Câmara Municipal, por dever constitucional, julgar o parecer e concordar ou não com o TCM. 

Por último – Passagem da morte 

(Hora do Ângelus, PENSARES PARA REZAR, pp. 284/285)

O morrer ainda é uma realidade perturbadora, mesmo sendo fenômeno inexorável, do qual não se escapa. Apesar do incômodo desse realismo e da sua certeza incontestável, só pensamos na morte por último. Isso contribui para que negligenciemos a preparação e seja grande o nosso inconformismo. As religiões se referem a ela com certa timidez e economia, até mesmo na encomendação dos corpos. Faz tudo parecer um falso natural, como simples partida para um mundo que não sabem descrever. Inventam expressões como “paraíso”, “perto do pai”, “céu”, “o outro mundo”. Na falta do que dizer ou não querer admitir a verdade, muitos dizem que a morte é uma passagem, sem dizer para onde. Mas não demorará muito e todos entenderão que a vida é única, sem “antes” nem “depois” da morte. 

Assim como nascer, morrer é tão somente uma mudança do viver, sobre o que ainda há realidades a serem reveladas. O homem só aceita aquilo que vê, toca ou sente. Por exemplo, nenhuma pessoa se lembra da vida intra-uterina, mas não duvida que, um dia, passou por ela! Viver e morrer integra a mesma realidade. A natureza nos protege de tudo que possa nos perturbar sem necessidade. Exemplos disso são as limitações da visão e do olfato, para que não sintamos odores desagradáveis em nós mesmos, nem enxerguemos os milhões de micro-organismos que vivem, por exemplo, em nossa pele, olhos e boca. O mundo espiritual parece com a Terra. Mas há condições de acesso a ele, como o fenômeno da morte. Para lá, levaremos a consciência, sentimentos e sensações que temos na vida atual. Então, prepare-se, e não terá medo! Pensem nisso!

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.