OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Corinthians derrota Flamengo no Maracanã e se garante na Libertadores

O Flamengo iniciou a noite de ontem comemorando com sua torcida, no estádio do Maracanã, a conquista da Taça Libertadores. Mas quem celebrou no final foi o Corinthians, que venceu por 2 a 1 para embolar a luta pela vice-liderança do Campeonato Brasileiro. Após triunfar fora de casa, o Timão permaneceu na 5ª posição, agora com 61 pontos, a mesma pontuação do 4º colocado Fluminense e do 3º Flamengo, e a apenas três pontos do vice-líder Internacional. Mesmo contando com o apoio da sua torcida, o Flamengo viu o Corinthians abrir o placar aos 42 minutos do primeiro tempo, quando Mateus Vital cruzou rasteiro para Du Queiroz chegar batendo de primeira para superar o goleiro Hugo Souza. O Rubro-Negro ainda chegou a igualar logo aos 2 minutos da etapa final, quando Matheus França bateu por cobertura para marcar um golaço. Porém, aos 29 minutos Méndez tocou para Yuri Alberto, que, com um toque, se livrou de Fabrício Bruno antes de bater com categoria para garantir a vitória e a presença do Corinthians na fase de grupos da Libertadores.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou uma projeção dos casos de câncer de próstata este ano. Na Bahia, a previsão é de que sejam registrados seis mil novos casos da doença. Em Salvador, a tendência é de mil registros. Em todo o país, a entidade acredita que serão 65 mil novos casos. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, entre os meses de janeiro a outubro de 2021, foram registradas quase duas mil internações por causa do câncer de próstata no estado, com mortes de mais de mil pessoas. Salvador registrou 545 casos. Médicos urologistas alertam para a importância do diagnóstico precoce. O paciente pode ser curado, caso faça o exame de toque regularmente e inicie o tratamento com o máximo de brevidade. Durante a fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas no paciente. No entanto, cerca de 95% dos tumores estão em fase avançada quando os primeiros sinais são registrados. Nos casos mais avançados da doença, o paciente precisa realizar tratamentos mais intensos, como quimioterapia e radioterapia. Ainda assim, há a possibilidade de não obter a cura.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Geladeiroteca Juazeiro, em Livramento, está completamente abandonada

No dia 03 de janeiro de 2019, há quase quatro anos, foi inaugurado o projeto "Geladeiroteca Juazeiro", em Livramento de Nossa Senhora, pelo conhecido "Vovô Deva". A meta dessa criação foi disponibilizar livros ao público, focando principalmente na classe estudantil, e a instalação da "geladeiroteca" — geladeira usada e reformada, transformada em uma espécie de estante de livros — foi feita estrategicamente na Praça Coronel Zezinho Tanajura, pois naquele perímetro está situado um prédio escolar que, na época, era a sede do Colégio Estadual João Vilas Boas, e atualmente é a Escola Fernando Ledo, sendo, inclusive, um grande ponto de concentração de estudantes, visto que existem outras escolas nas proximidades e alguns pontos de ônibus, utilizados para o transporte dos alunos. É nítido que o projeto foi instalado em um local perfeito e que a ideia é extremamente louvável, tal como o seu objetivo, mas o descaso que é possível ser observado hoje, é muito frustrante e entristecedor. A geladeira, cheia de livros, foi "abandonada" ao relento, sendo "vítima" de sol e chuva, e consequentemente foi danificada, tal como o material literário também foi e está sendo, principalmente no momento atual, em que o município está sob um período chuvoso. Em fotos registradas recentemente, é possível notar que não houve nenhuma manutenção ou cuidados necessários para a conservação da "geladeiroteca". A imagem que vem à tona, diante disso, é que não há a devida valorização e incentivo à leitura, e que projetos como este são, infelizmente, desprezados por grande parte da população e pela própria secretaria de educação do município, que estando diretamente ligada à este campo, deveria ter preocupado-se em preservar o projeto que é de grande valia e importância para o desenvolvimento intelectual de qualquer sociedade. Aproveitando o ensejo, também podemos citar que não há sequer uma biblioteca pública na cidade, e que, infelizmente, a leitura tem estado em constante declínio no cotidiano do povo livramentense.
"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."
- Joseph Addison.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Dia de finados é marcado por chuva em Livramento

O dia de finados, celebrado hoje, tem sido marcado por chuva em Livramento. Segundo as previsões a estimativa é de 35 milímetros para hoje com temperaturas de mínima de 21º e máxima de 27º. Desde a tarde de ontem pancadas de chuva têm sido registradas no município. A previsão do tempo do Canal Rural já indicava muitas chuvas para os meses de novembro, dezembro e janeiro de 2023 no município de Livramento de Nossa Senhora. Assim como no final do ano passado, as chuvas devem predominar até o início do próximo ano. Em novembro, o volume de chuva pode atingir cerca de 200 mm, enquanto dezembro e janeiro pode passar dos 500 mm somados, com possibilidade de até 20 dias de chuva em cada mês.

Foi divulgada na noite desta terça-feira (01) a tabela dos jogos das semifinais do Campeonato Rural Livramentense, e a bola já vai rolar, domingo dia 6 com jogos de ida para os quatro times. Às 15h tem disputa entre Sítio Novo e Nado de Cima e às 17h tem jogo entre Monte Oliveira e Piçarrão. E o jogo de volta, será domingo dia 13, nos mesmos horários, jogando antes Piçarrão contra Monte Oliveira e na sequência Nado de Cima contra Sitio Novo. As disputas irão ocorrer no Estádio Municipal.  Há muitos questionamentos sendo feitos com relação ao Estádio, mas segundo informações que nos foram passadas, a decisão dos jogos serem lá foi tomada pelos times que estão na disputa. Sabe-se ainda que a Secretaria de Esportes está tomando providências com relação a estrutura, e se permanecer chovendo, provavelmente será adiada essas datas dos jogos, visto que precisa fazer algumas melhorias no Estádio e até domingo, provavelmente não será possível caso continue chovendo. Ainda segundo informações que nos foram passadas toda arrecadação com os ingressos serão repassadas para os times. 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 02.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 02.11.2022

Repercussão da eleição O Brasil, politicamente dividido, vive as repercussões da eleição, com mobilizações em várias cidades, pelo inconformismo com o resultado eleitoral, em que Luís Inácio teve 50,9% dos votos, 2º turno, e Jair Bolsonaro 49,1%. Apoiadores de Bolsonaro apontam prováveis irregularidades na votação, favoráveis o vencedor. Pelo tamanho do país e tantas urnas, a possibilidade de falhas, erros ou fraudes é inegável. Mas será necessária a devida verificação, o que é desejado pelos movimentos de direita, e que precisa ser feita por órgão externo ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), sendo as Forças Armadas citadas nesse sentido. Apoiadores do candidato vencedor invocam a democracia e pedem respeito à vontade da maioria. São os mesmos que xingam e pregam a saída do atual presidente, eleito pela vontade da maioria, em 2018, numa demonstração de que democracia só vale para eles. Apesar de eventuais transtornos, tem de prevalecer o direito ao exercício da cidadania e à liberdade de manifestação, na Lei e a Ordem!

Lei orçamentária anual A Câmara de Vereadores de Livramento convida a população para audiência pública, 6ª feira, dia 4, em seu auditório, para debater projeto da Lei Orçamentária Anual para 2023, estabelecendo quanto a prefeitura vai arrecadar e gastar, ano que vem. Qualquer pessoa pode participar da reunião e dar sugestões. Se precisar, o cidadão pode pedir uma cópia do PL para ler antes da audiência. Porém, mesmo sem ler, faça uma lista de sugestões e, na audiência, peça para incluir a lista ata. Enfim, compareça, para poder reclamar depois! A Câmara avisa que haverá transmissão pelo Youtube.

Eles fariam 100 anos Finados, dia de lembranças e saudades! Hoje, meu pai, Seu Humberto, faria 100 anos de idade! Nasceu justo no Dia dos Mortos e muitos disseram que isso seria um mau agouro, mas não foi! Ele viveu por 97 anos, falecendo serenamente, na sua casa, em 2019. No seu 97º aniversário, uma de suas netas brinca, dizendo: Aguenta firme vô, para a gente fazer a festa dos seus 100! E ele respondeu, também brincando: Eu não, quem quiser festejar que venha fazer 100 anos! Seu legado, em especial para mim, foi encarar a vida com determinação, trabalho duro, honestidade, franqueza, e nunca abaixar a cabeça para nada e ninguém! Seu centenário faz lembrar o de outras pessoas marcantes para Livramento que também fariam 100 anos, em 2022. Entre elas, estão o ex-prefeito José Maria Tanajura (1922-1979), cuja memória acaba de ser resgatada em um evento promovido por professores e alunos fundadores da Escola Polivalente local; Antônio Alves Meira (1922-1914), nosso Tõe da Farmácia, que aliviou a dor de muita gente, em nossa terra; e padre Sinval Laurentino de Medeiros (1922-2000), natural de Florânia (RN), mas que escolheu Livramento para sua missão religiosa. Foi autor e grande articulador da criação da Diocese local. Registramos nossas homenagens a esses espíritos iluminadas por Deus!

Por último – Dia de finados! Como estão nossos mortos, no outro mundo? Não há como ter certeza! Só nos resta pensar positivo e pedir a Deus que ilumine seus espíritos! Lembremo-nos da lição de Jesus ao jovem que queria segui-lo, mas disse que antes precisava sepultar o pai: Deixe que os mortos cuidem dos mortos! Penso que os vivos deviam ir regularmente aos cemitérios, fora dos dolorosos momentos dos enterros. As tumbas ensinam como muitas das coisas pelas quais brigamos nada valem. Morrem rico, pobre, feio, bonito. Isso fica claro diante de um túmulo! A dor e a tristeza logo passam! Amor, atenção, abraço, amizade, fraternidade, caridade, solidariedade negados ao defunto, em vida, passam a ser compensados com gestos atrasados e inúteis, como carregar o caixão, ir à missa de sétimo dia, ou depositar flores sobre o mármore frio. O corpo enterrado, antes viril e saudável, apodrece. Em muitos túmulos, flores secam e lembranças caem! Sem falar na sujeira dos sepulcros, até os revestidos de mármores luxuosos. Poucos são bem cuidados. Certo dia, ouvi uma alma viva resmungar por entre covas: Aqui terminam todas as diferenças! Estas ficam só nos túmulos: uns são caiados, outros cimentados, azulejados ou revestidos de mármore e granito, com flores naturais ou de plástico, covas rasas ou edificadas. É o lado incorrigível do ser humano, de querer ser melhor que o outro, mesmo na morte. Mas há os que depositam flores por amor e verdadeira consideração. Se uma visita ao cemitério não conseguir despertar a correta percepção da vida, restará a experiência ao longo da existência, quando se obterá o seu pleno conhecimento. Se um dia você for tentado por sentimentos destrutivos (vaidade, arrogância, vingança, mania de grandeza, vontade de submeter ou aniquilar o próximo, compulsão pelos vícios) contenha-se e vá dar um passeio no cemitério, vivo. A vida terrena é um breve mergulho na solidão de si mesmo, apenas sentimentos nobres poderão nos ajudar. Pensem nisso!

O município de Livramento de Nossa Senhora ganhou do governo do estado da Bahia uma obra de recapeamento e pavimentação da BA-148, onde serão contemplados trechos em frente à rodoviária, Avenida Dr. Edilson Pontes, Avenida Presidente Vargas, e também a via que liga a ponte da Ladeira do Bonfim e a comunidade do Valérios, passando pela Rua do Fogo e pela Rua do Areião. A informação foi divulgada à população através de um vídeo publicado nas redes sociais pelo prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro, que deu alguns detalhes da operação enquanto mantinha-se em frente à placa de obras. O serviço citado foi calculado em um valor de R$ 8.276.423,48 (oito milhões, duzentos e setenta e seis mil, quatrocentos e vinte e três reais e quarenta e oito centavos). A recuperação e a  pavimentação asfáltica atenderão a uma extensão de 67.884,20 M². O prazo estabelecido para a conclusão da obra é de 75 dias e a empresa ganhadora da licitação que ficará responsável pelo trabalho é a GL Empreendimentos.

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido anunciou, na última semana que está monitorando duas novas variantes do coronavírus no país.A BQ.1 e XBB que surgiram a partir da Ômicron e ainda não constituem “variantes de preocupação”, mas estão sendo acompanhadas devido ao crescimento de casos e a possibilidade de terem maior escape imunológico em relação às defesas criadas por vacinas ou infecções prévias.

O país já registrou 717 casos provocados pela BQ.1, mas não há informações sobre seu potencial de transmissibilidade ou letalidade. A XBB, por sua vez, é uma variante recombinante surgida a partir de duas sublinhagens da Ômicron e vem sendo chamada de “variante pesadelo”, pois está associada a uma recente onda de aumento de casos em Cingapura. No Reino Unido, foram sequenciadas 18 amostras compatíveis com a XBB.

Importância da vacinação

A diretora de Infecções Clínicas e Emergentes da agência de saúde britânica, Meera Chand, destacou que a vacinação continua sendo a melhor estratégia para evitar a Covid-19 e destacou que o surgimento das duas novas variantes não deve ser encarado com temor pela população.

“Não é inesperado surgirem novas variantes do Sars-CoV-2. Nem a BQ.1 e nem a XBB foram designados como variantes de preocupação. Estamos monitorando a situação de perto, como sempre. Continua sendo muito importante que as pessoas tomem todas as doses para as quais são elegíveis o mais rápido possível”, afirmou a especialista.

Situação da pandemia

No auge da pandemia, o Brasil chegou a registrar 286 mil novos casos de Covid em apenas um dia. O recorde de mortes foi contabilizado em 8 de abril de 2021: 4.249 óbitos.

Porém, agora, em outubro de 2022, a situação está controlada no país. Depois da vacina, os casos e óbitos caíram muito, as taxas de transmissão permanecem abaixo de um, indicando que a propagação do vírus não está aumentando, e há meses não aparece uma nova variante perigosa como a Ômicron.

Em 14/9, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o mundo nunca esteve tão perto do fim da pandemia. A entidade considera que a linha de chegada está próxima, mas é preciso dar um último gás.

A baixa cobertura vacinal em alguns países da África, a leve alta de casos registrada na Europa e a possibilidade de interrupção de vários programas de incentivo à imunização e à pesquisa de tratamentos são alguns dos motivos pelos quais a organização resiste em decretar o fim da pandemia.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.