OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro sanitário do terceiro produto de terapia gênica para tratamento de câncer. O fármaco é destinado a pacientes adultos com linfoma de grandes células B (LDGCB) — linfomas graves — recidivados ou refratários. Ou seja, para aqueles em que não houve resposta aos tratamentos iniciais ou os casos em que o tumor some, mas volta após algum tempo. O medicamento é conhecido como Yescarta e fabricado pela Kite, empresa da Gilead Sciences Farmacêutica do Brasil.

Neste ano, dois outros produtos receberam sinal verde pela Anvisa e foram aprovados, são eles:  Kymriah (tisagenlecleucel), da empresa Novartis Biociências, utilizado para tratamento de linfoma e Leucemia linfoide aguda (LLA) em pacientes jovens; e o Carvykti (ciltacabtageno autoleucel) da empresa Janssen-Cilag Farmacêutica, indicado para pacientes adultos com mieloma múltiplo que já receberam algumas linhas de tratamento. 

O que é a Terapia gênica?

A terapia gênica é um tratamento que introduz genes saudáveis do próprio receptor no organismo para substituir ou modificar células que estão causando problemas de saúde — é como uma alteração genética. Segundo informações da Anvisa, a terapia com células geneticamente modificadas tem demonstrado perfil de segurança e eficácia no tratamento de pacientes em recidiva e refratariedade para linfomas graves.  

Entenda como funciona

A terapia gênica avançada consiste em retirar as células de defesa (células T) do próprio doador com linfoma, leucemia ou com mieloma múltiplo e encaminhar esse material para uma base de produção dos CAR-T Cells (células produzidas em laboratório derivadas das células mais importantes do nosso sistema de defesa). 

Essa técnica fornece o gene saudável, para corrigir a mutação causadora de doenças presentes no DNA do paciente. A introdução do material genético em tecidos e em células com fins terapêuticos pode atuar de duas maneiras: ou simplesmente na adição de genes ativos ou na modificação ou supressão de genes defeituosos. Para que o procedimento seja possível, são utilizados vetores virais que tornam o vírus inofensivo e retiram o potencial patogênico. Isso permite o transporte do gene terapêutico saudável para o interior das células e dos tecidos-alvos. 

“As células T do doador vão estar agora com o sinalizador na sua superfície para detectar essas células doentes do linfoma CD 19. Então o linfócito T. ele vai como um míssil teleguiado atrás dessas células positivas do linfoma. E quando ele encontra, ele é ativado e se torna uma célula efetora. E essa célula efetora, ela é capaz de aniquilar, exterminar de matar as células do linfoma”, explica o onco-hematologista Volney Vilela. 

Cuidados especiais

O médico Volney Vilela destaca que apesar de ser um tratamento seguro, a terapia gênica é um procedimento de alta complexidade que demanda cuidados especiais com pacientes que já vêm de um processo de quimioterapia, desde a estrutura necessária para o manejo do produto até a qualificação específica dos profissionais que vão manipular, administrar e monitorar o paciente. Dentre as principais preocupações de segurança, o onco-hematologista destaca “a síndrome de liberação de citocinas (SRC), uma resposta sistêmica à ativação e à proliferação de células CAR-T, que pode causar infecções.” A previsão é de que o fármaco esteja disponível para uso comercial e uso clínico no Brasil no primeiro semestre de 2023.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 04.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

UNEB: Inscrições para o Vestibular 2023 estão abertas

A Universidade do Estado da Bahia abriu nesta sexta-feira (4) as inscrições para o Vestibular UNEB 2023. Os interessados devem inscrever-se até 30 de novembro, exclusivamente, pelo site vestibular2023.uneb.br. Estão sendo ofertadas 5.276 vagas pelo processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.276) e na modalidade a distância (EaD), oferecidos pela instituição (650) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UNEB (350). Conforme edital do vestibular, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos. Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que autodeclarem fazer parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar previsto pelo edital e que se enquadrem nos requisitos previstos pelo documento. Os interessados devem acessar o site do processo seletivo, clicar no link para inscrição, identificar o seu grupo de pertencimento, escolher a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 90 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário. As provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de janeiro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação solicitada e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2023. 

Isenção da taxa de inscrição 

O Centro de Processo Seletivo (CPS) da UNEB abriu também o período para solicitação geral de isenção do pagamento da taxa de inscrição do Vestibular 2023. A solicitação de isenção deverá ser realizada entre hoje (4) e amanhã (5). De acordo com o edital de isenção, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do Ensino Médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o Ensino Médio através de Exames Supletivos ou curso equivalente, também das redes públicas. A relação dos candidatos selecionados na primeira etapa da Política de Isenção será divulgada, no dia 8 de novembro, no site do Vestibular UNEB 2023. Os candidatos selecionados para participação na segunda etapa deverão apresentar, nos dias 10 e 14, original e cópia dos documentos solicitados. A relação dos candidatos beneficiados será divulgada até o dia 17 do mesmo mês. Também podem solicitar o benefício, servidores das Universidades Públicas Estaduais (UNEB, UEFS, UESC, UESB) ou seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau. Nesses casos, o processo para solicitação se inicia nos dias 7 e 8 de novembro, conforme especifica o edital. O candidato que solicitou e não foi contemplado com a isenção, mas, desejar realizar as provas do processo seletivo deverá, no período de inscrição, acessar o módulo de consulta no site do vestibular, utilizando o seu código ou CPF e data de nascimento, e imprimir o boleto para realizar o pagamento da taxa. Mais informações no site www.portal.uneb.br

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 04.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Previsão do tempo indica chuvas só até amanhã em Livramento

Conforme a previsão do site Climatempo, deve chover até este sábado (05) em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, mas o sol volta  a aparecer no domingo (6). Para essa sexta-feira (04) tem previsão de apenas 6 milímetros de chuva, amanhã 2 milímetros e o sol retorna no domingo. A próxima semana iniciará com sol, mas já na quarta-feira dia 10, a chuva deve voltar. Segundo o registro do DNOCS, a barragem Luiz Vieira está hoje com o volume de 83.633.507 m³.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 04.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Jogos da semifinais do Campeonato Rural são adiados

Os jogos das semifinais do Campeonato  Rural Livramentense que ocorreriam neste domingo dia 6, foram adiados devido ao tempo chuvoso. Como havíamos dito no início da semana, quando divulgamos a tabela com as datas e horários das disputas, o cancelamento dos jogos poderia ocorrer, devido a impossibilidade de fazer melhorias no Estádio Municipal Dr. Edilson Pontes, onde ocorrerão as partidas. Mas segundo a Liga Desportiva Livramentense, além desse fator, o adiamento é devido as estradas rurais que transportam atletas, dirigentes e torcedores ficarão sem condições de tráfego, inviabilizando a realização da rodada deste final de semana.   A expectativa da equipe que organiza o Campeonato, é que no domingo dia 13, consigam realizar os jogos. 

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 04.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Reconhecimento Facial ultrapassa a marca de 480 capturados na Bahia

A Bahia contabilizou, em outubro, o 13º mês consecutivo com redução no índice de Crimes Violentos Letais Intencionais - homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte - em todo o território baiano. No último mês foi registrada uma redução de 3%, em comparação ao mesmo período de 2021. 

O decréscimo no número de CVLIs foi iniciado em outubro de 2021, com queda de -10% nas mortes violentas, seguido por -15% em novembro, -13% em dezembro, - 21% em janeiro, - 4% em fevereiro, - 3% março, -18% em abril, - 8% em maio, - 11% em junho, - 7% em julho, -16% em agosto e - 13% em setembro, comparados com os respectivos meses do período anterior. 

Entre as ações que contribuíram para a queda nestas ocorrências estão o combate às disputas pelo tráfico de drogas com rondas em áreas sensíveis, investigações, utilização do Reconhecimento Facial retirando foragidos da Justiça das ruas e elucidações de crimes.

O secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, parabenizou o esforço dos profissionais que compõem o quadro da pasta para garantir a preservação das vidas. “ Estes profissionais se empenham para oferecer o melhor e ampliar a sensação de segurança da população, garantindo que vidas não sejam perdidas”, explanou o gestor.

PDP

Em todo o estado, aproximadamente 22 mil policiais militares, civis e técnicos conquistaram o Prêmio por Desempenho Policial (PDP), pago desde 2011 para profissionais que conseguem reduzir as mortes violentas. 

Cerca de 32 milhões de reais serão pagos pela redução no primeiro semestre de 2022. O valor do bônus varia entre R$ 557,32 e R$ 2.476,98.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 04.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 04.11.2022

Brasil em movimento Os brasileiros continuam divididos em vencedores e perdedores da eleição! Desde o último dia 2, os bolsonaristas movimentam o país! Caminhoneiros nas rodovias e multidões em frente de unidades do Exército, por várias cidades, ainda manifestando inconformismo e desconfiança para com o resultado da eleição, que deu como eleito Luís Inácio da Silva para presidente da República! Há muitas incertezas, com relatórios sobre suspeitas de fraudes nas urnas, embora haja conversas e sinais de pacificação, inclusive com a formação de uma equipe para fazer a transição de governo! 

O que a população quer? O histórico do processo eleitoral está cheio de questionamentos, principalmente envolvendo decisões judiciais consideradas fora da Constituição. Está aberto para as impugnações legais, e tomara que tudo seja pacificado, como sempre digo, dentro da ordem legal. O próprio presidente Jair Bolsonaro, apesar de entender as manifestações de insatisfação, pediu que as rodovias não fossem bloqueadas, nem a lei desobedecida! Estamos certos de que as instituições integrantes do Estado, atentas ao clamor do povo, sabem o que precisa ser feito!

Alagamento ameaça escola Chove há três dias em Livramento, trazendo alegria e esperança, principalmente na roça! Vieram, também, os costumeiros alagamentos, não por culpa da natureza, e sim do homem, que nunca se previne. Uma escola e um campo de futebol, por exemplo, estão ameaçados pelas águas, na sede do Distrito de Itanajé. Foram construídos numa área sabidamente alagadiça, devido às enchentes de um rio, perto da igreja, onde surgiu o núcleo urbano que deu origem à sede do distrito. Ao longo dos anos, os moradores migraram para a parte alta, ficando a igreja sozinha. Mesmo assim, a escola e o campo foram construídos na baixada alagadiça.

Ônibus da hemodiálise Muito triste a cena de pessoas de Livramento, diante de um ônibus quebrado, que as levaria para o procedimento de hemodiálise, em Brumado! Circula um vídeo denunciando o estado precário do veículo, de quase 20 anos de uso, contratado pela prefeitura! Os pacientes sofrem com a doença e o estresse e desespero com o transporte precário! Também foi denunciado que o ônibus, a serviço da prefeitura, está com documentação irregular e é apadrinhado por uma autoridade municipal. Espera-se que isso seja apurado por quem de direito!

Para refletir: Sinto vergonha de mim/por ter sido educador de parte desse povo/por ter batalhado sempre pela justiça/por compactuar com a honestidade/por primar pela verdade/e por ver este povo já chamado varonil/enveredar pelo caminho da desonra./Sinto vergonha de mim/por ter feito parte de uma era/que lutou pela democracia/pela liberdade de ser/e ter que entregar aos meus filhos/simples e abominavelmente/a derrota das virtudes pelos vícios/a ausência da sensatez/no julgamento da verdade/a negligência com a família/célula-mater da sociedade/a demasiada preocupação/com o “eu” feliz a qualquer custo/buscando a tal “felicidade”/em caminhos eivados de desrespeito/para com o seu próximo./Tenho vergonha de mim/pela passividade em ouvir/sem despejar meu verbo/a tantas desculpas ditadas/pelo orgulho e vaidade/a tanta falta de humildade/para reconhecer um erro cometido/a tantos “floreios” para justificar/atos criminosos/a tanta relutância/em esquecer a antiga posição/de sempre “contestar”/voltar atrás/e mudar o futuro./

Tenho vergonha de mim/pois faço parte de um povo que não reconheço/enveredando por caminhos/que não quero percorrer…/Tenho vergonha da minha impotência/da minha falta de garra/das minhas desilusões/e do meu cansaço./Não tenho para onde ir/pois amo este meu chão,/vibro ao ouvir meu Hino/e jamais usei a minha Bandeira/para enxugar o meu suor/ou enrolar meu corpo/na pecaminosa manifestação de nacionalidade./Ao lado da vergonha de mim/tenho tanta pena de ti/povo brasileiro!/De tanto ver triunfar as nulidades/de tanto ver prosperar a desonra/de tanto ver crescer a injustiça/de tanto ver agigantarem- se os poderes/nas mãos dos maus/o homem chega a desanimar da virtude/A rir-se da honra/a ter vergonha de ser honesto.

[Esse texto parece de hoje, mas é um poema do jurista baiano Rui Barbosa (1849-1923), que faria 173 anos amanhã (5). Foi diplomata, deputado geral e senador]. Pensem nisso!

 

Uma operação integrada das Polícias Civil e Militar foi realizada ontem em Arapiraca, município do Agreste alagoano. A ação é contra a prática de sonegação fiscal, jogos de azar e rifas ilegais realizadas pela internet. Segundo informações iniciais da polícia, dois carros de luxo, que seriam sorteados por meio de sorteio com pagamentos via Pix, foram apreendidos, em uma chácara na zona rural do município. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram viaturas trafegando em uma estrada vicinal próximo a chácara onde as apreensões foram realizadas. Entre as guarnições, é possível ver os dois carros de luxo, um na cor cinza e outro na cor branca. A operação foi deflagrada pela Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), com o apoio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e do Pelotão de Operações Especiais (Pelopes). A Polícia Civil segue investigando o caso, pois, apesar dos prêmios serem entregues normalmente após o sorteio, esse tipo de ação é ilegal no Brasil. Também nas redes sociais, internautas afirmam que a operação apreendeu os carros que seriam sorteados neste fim de semana e muitos saem em defesa dos responsáveis pelo sorteio, identificados como “Gêmeos”.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Estradas baianas são desobstruídas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) informou em nota que não existem pontos de interdições e bloqueios nas rodovias no estado da Bahia. Desde o início das interdições 33 pontos já foram desobstruídos nas rodovias/estradas federais que cortam nosso estado. Mais de R$ 5,5 milhões em multas já foram aplicadas contra manifestantes que bloqueiam rodovias por todo o país. A informação foi divulgada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Em nota, a pasta disse que os valores das 912 multas variam, conforme o tipo de infração, entre R$ 5 mil e R$ 17 mil. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é penalizado com infração gravíssima o condutor que utiliza veículos para, deliberadamente, interromper, restringir ou perturbar a circulação na via sem autorização da entidade de trânsito. A multa mais cara, de R$ 17 mil, é destinada àqueles identificados como organizadores dos bloqueios. “Em caso de reincidência, aplica-se em dobro a multa no período de 12 meses. Ainda de acordo com o CTB, as penalidades são aplicáveis a pessoas físicas ou jurídicas que incorreram na infração”, informou o Ministério. Os motoristas podem consultar as infrações na página da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

 Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 43 milhões hoje

A Mega-Sena paga hoje prêmio de R$ 43 milhões a quem acertar as seis dezenas do concurso 2535. O sorteio será realizado no terminal Tietê, em São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50. Quanto mais números marcar, maior o preço da aposta e maiores as chances de faturar o prêmio. 

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Temperatura na Europa subiu mais que o dobro da média mundial, diz ONU

Numa progressão mais rápida do que nos outros continentes, as temperaturas na Europa aumentaram mais do que o dobro da média mundial nos últimos 30 anos. A informação foi divulgada ontem pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência da Organização das Nações Unidas (ONU). De 1991 a 2021, as temperaturas na Europa aumentaram cerca de 0,5°C por década. Um dos reflexos do aquecimento rápido do continente é o derretimento das geleiras dos Alpes Suíços, que perderam 30 metros de espessura entre 1997 e 2021. Na Groenlândia, o derretimento das geleiras têm contribuído para a aceleração do aumento do nível do mar. “A Europa apresenta uma imagem ao vivo de um mundo em aquecimento e nos lembra que mesmo sociedades bem preparadas não estão a salvo dos impactos de eventos climáticos extremos. Este ano, como em 2021, grandes partes da Europa foram afetadas por extensas ondas de calor e seca, alimentando incêndios florestais”, disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas. 

As forças de segurança apreenderam mais de R$ 1 milhão em dinheiro em todo o Brasil. As ações fizeram parte da Operação Eleições 2022, no segundo turno do pleito, entre a última sexta-feira (28) e segunda-feira (31). Foram registrados no total  1.166 crimes eleitorais, destacando-se com o maior número de ocorrências(265) a violação ou tentativa de violação do sigilo de voto, boca de urna (154) e desobediência a ordens da Justiça Eleitoral (124). A operação foi uma ação conjunta das forças de Segurança Pública durante o segundo turno das eleições, que pôde ser acompanhada, em tempo real, do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a operação teve participação dos 26 estados e do Distrito Federal, além da colaboração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e da Polícia. Por parte da Polícia Rodoviária Federal, foi apreendido R$ 1,5 milhão em dinheiro. A corporação recebeu 184 denúncias, que resultaram na prisão de 15 pessoas por crime eleitoral. Como resultado da atuação, a PRF registrou queda de 72% no número de acidentes automobilísticos nas estradas brasileiras e redução de 32% no número de mortes, ambos em relação aos índices verificados no primeiro turno. 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Palmeiras celebra título Brasileiro com goleada sobre o Fortaleza

Já com a conquista do título do Brasileiro de 2022 garantida, o Palmeiras entrou em campo na noite de ontem no Allianz Parque para comemorar junto com sua torcida. E a festa não poderia terminar melhor, com uma goleada de 4 a 0 sobre o Fortaleza. Com este triunfo o Verdão deu mais uma prova da sua força na atual edição do Brasileiro, chegando aos 77 pontos, 13 de vantagem sobre o vice-líder Internacional, contando com o ataque mais positivo da competição, com 62 gols em 35 partidas. Já o Tricolor do Pici permanece com 48 pontos, na 10ª posição, após o revés. O Verdão, assim, chegou ao 11º título da competição, aumentando ainda mais a vantagem como maior vencedor do campeonato. O número leva em conta o ranking da CBF, que unificou as conquistas anteriores a 1971. O Palmeiras é o único com mais de nove títulos O Verdão foi campeão em: 1960 (Taça Brasil), 1967 (Taça Brasil), 1967 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1969 (Torneio Roberto Gomes Pedrosa), 1972, 1973, 1993, 1994, 2016, 2018 e 2022. Com mais quatro rodadas em disputa, o Verdão ainda tem objetivos a cumprir, como a manutenção da invencibilidade no campeonato, a invencibilidade como visitante (inédito nos pontos corridos), a busca pela melhor campanha dentro de casa e a segunda melhor campanha da história do Brasileiro por pontos corridos (desde 2003).

 

Após a vitória nas eleições, a equipe do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), começa a se debruçar sobre os desafios do próximo mandato e terá de lidar com os ajustes necessários no Orçamento do ano que vem. Prioridade da nova gestão, a manutenção do auxílio para a população carente em R$ 600 em 2023 é um dos temas a serem debatidos. Até o momento, esse valor não está assegurado. A proposta de orçamento para 2023, encaminhada em agosto ao Congresso Nacional pela área econômica do presidente Jair Bolsonaro, prevê um benefício médio de R$ 405. Durante sua campanha, Lula prometeu, ainda, um valor adicional de R$ 150 por criança de até seis anos. A ideia é retomar o antigo Bolsa Família, revogado por Bolsonaro. Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Lula afirmou que o combate à fome e à miséria é o "compromisso número 1" do governo. "Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário", afirmou Lula, na ocasião. Está prevista uma reunião nesta quinta-feira entre Geraldo Alckmin, vice-presidente eleito e coordenador da equipe de transição, e o senador eleito Wellington Dias (PT-PI), coordenador de Orçamento da campanha, com o relator do Orçamento, senador Marcelo Castro (PMDB-PI). Além do auxílio para a população carente, outros temas também serão discutidos. De acordo com especialistas ouvidos pelo g1 e pela TV Globo, ao menos R$ 175,2 bilhões serão alvo de negociação e barganha no orçamento. Esse valor engloba pontos ainda incertos no texto e propostas defendidas por Lula.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

MEC cria grupo para detalhar tabela de pontos para o Enem

O Ministério da Educação (MEC) criou um grupo de trabalho para estabelecer como será a chamada “Tabela de Aderência” no âmbito da reformulação que está sendo planejada para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A tabela será utilizada no Sistema de Bonificação do exame, com a pontuação que servirá de referência para as vagas em cada curso. A Portaria nº 826 detalha competências e composição do grupo, que terá prazo de um ano para a conclusão dos trabalhos. Caberá ao grupo elaborar um relatório detalhando a tabela abrangendo cursos técnicos de nível médio e cursos superiores. Se necessário, serão elaboradas minutas com normativos. O grupo será composto por representantes e suplentes de diversas diretorias ligadas ao ministério – em especial ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – e do Conselho Nacional de Educação (CNE). As reuniões serão bimestrais por videoconferência, e os resultados dos trabalhos serão relatados à Diretoria de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica e ao secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, a quem caberá a apreciação e a aprovação do relatório.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 03.Nov.2022 // 00h00

  • Geral

Mesários faltosos no 1° turno têm até hoje para justificar ausência

Termina hoje (3) o prazo para mesários que não compareceram ao primeiro turno das eleições (2/10) justificarem a ausência ao juiz eleitoral. Já para os mesários que não compareceram ao segundo turno (30/10), o prazo vai até 29 de novembro. As justificativas podem ser entregues nos cartórios eleitorais. O requerimento deve ser destinado ao juiz da zona eleitoral à qual o mesário faltoso está vinculado, “com a comprovação do fato alegado”. Caso a justificativa não seja apresentada, serão cobrada multa de até um salário mínimo (R$ 1.212). “Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, a pena será de suspensão de até 15 dias”, podendo ser aplicada em dobro nos casos em que a mesa receptora “deixar de funcionar por culpa dos ausentes ou dos que abandonaram o trabalho”, acrescenta. Ontem (2) terminou o prazo para mesários que abandonaram o posto de trabalho durante o 2° turno se justificarem. “As datas limite estão previstas no Artigo 124 do Código Eleitoral e podem ser consultadas no calendário eleitoral de 2022”, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.