
Operador 88
Com as chuvas que têm caído, a barragem Luiz Vieira, em Rio de Contas, alcançou mais de 1 milhão de metros cúbicos, chegando hoje (08) ao volume de 59.491.047 m³ de água, segundo a ADIB.
E a previsão é de que as chuvas permaneçam nos próximos dias em Livramento. Segundo o site Climatempo a previsão para hoje é de 30 mm, com temperatura mínima de 20° e máxima de 25°.
Na noite do último sábado (06), por volta das 22h30 nas imediações da Rua do Canal na Barrinha, um homem em atitude suspeita ao deparar com a guarnição da Polícia Militar, dispensou uma sacola e saiu correndo. A PM havia dado voz de abordagem mas ainda assim o mesmo não obedeceu e fugiu, mas acabou sendo alcançado alguns metros depois prestes a adentrar em uma residência. Na sacola havia uma quantidade de substâncias análogas a maconha e cocaína. O indivíduo foi conduzido para Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora para adoção das medidas cabíveis e no local foi constatado que o mesmo já possui passagem por tráfico de drogas.
A Bahia oficializou o congelamento de valores de referência para o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. A medida está no decreto assinado pelo governador Rui Costa e publicado na edição de sexta-feira (5) do Diário Oficial do Estado. De acordo com o decreto, os valores vigentes no último dia 1º de novembro permanecerão os mesmos até 31 de janeiro de 2022. A Bahia segue a decisão dos estados, anunciada na última semana pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), de congelar por 90 dias os valores de referência para cálculo do ICMS sobre os combustíveis. O congelamento inclui o Preço Médio Ponderado a Consumidor Final (PMPF) e a Margem de Valor Agregado (MVA). Conforme informou o governo do estado, a Bahia, que não aumentou as alíquotas de ICMS para combustíveis nos últimos anos, com a iniciativa conjunta dos estados, está congelando também os valores de referência levados em consideração para cálculo do imposto a ser cobrado. Segundo o governo da Bahia, a última alteração do ICMS no estado ocorreu em março de 2016, para as alíquotas de diesel e álcool.
Quando pensamos em cultura brasileira, muitas vezes focamos na música, na dança, na arte e acabamos esquecendo de um elemento extremamente importante para esse contexto: a literatura.
Por isso, nunca é demais apresentar mais e mais curiosidades sobre grandes nomes que fazem parte da nossa história. Hoje vamos falar de uma escritora que, em 2021, sua memória merece todas as homenagens em razão dos 120 anos de seu nascimento. Ela é Cecília Meireles.
Cecília foi uma jornalista, pintora, poeta, escritora e professora brasileira. Nascida em novembro de 1901, Cecília Meireles foi considerada a primeira voz feminina com grande alcance e que teve uma importância histórica na literatura brasileira.
De jornalista a referência literária Cecília Meireles tinha um grande conhecimento em literatura e poesia, o que fez com que ela atuasse como jornalista escrevendo conteúdos sobre educação e folclore.
Foi fundadora da primeira biblioteca infantil do Rio e foi considerada uma personalidade nesta área, fazendo com que ela realizasse conferências por diversos países por onde viajou.
Considerada uma das maiores poetas do Brasil, Cecília Meirelles se destacou inclusive no cenário internacional. A autora é considerada um dos poetas mais importantes da segunda fase do modernismo brasileiro, conhecida pelo vanguardismo nacionalista.
Importância para Cultura Brasileira
Como herança, a escritora deixou mais de 50 obras publicadas. Todas são de suma importância para o estudo da literatura brasileira, para conhecer e entender a cultura do Brasil que, de alguma forma, está representada nos traços de Cecília. Ela deixou também um amor pela educação, pelos poemas e pela leitura que podemos usar para nos inspirar e ter um olhar diferenciado para esses temas, principalmente o folclore que era umas das especialidades da autora.
O município de Livramento de Nossa Senhora bem como as cidades de Dom Basílio, Paramirim e Brumado registram aumento de casos da covid-19. Em Livramento, nesta quinta-feira (04) foram registrados dois casos e, segundo informações do último boletim divulgado, nenhum material foi coletado para a realização de exames e ninguém está sendo monitorado. Livramento após 22 dias de ativos zerados da covid-19, volta a registrar novos casos. Os municípios vizinhos também estão com registros, Dom Basílio consta um caso ativo, tem 41 pessoas em monitoramento, 14 em investigação e 4 aguardando resultados. Na cidade de Paramirim, há 09 pessoas ativas para o vírus, Brumado tem registrado os maiores números, constam 10 ativos que seguem em tratamento. Na região, o município de Rio de Contas é o único sem casos ativos.
O município de Livramento de Nossa Senhora tem apenas 11 bairros sendo atendidos pelo serviços de entregas de encomendas pelos Correios, sendo eles, São José, Centro, Polivalente, Estocada, Taquari, Santa Terezinha, Santa Cruz, Santa Rita, 1º Gole, Tomba e Benito Gama. Segundo Assessoria de Imprensa da agência, em breve, os bairros Barriguda e Belo Horizonte serão contemplados também. Questionados do porque outros bairros não são atendidos eles informaram que “Alguns bairros próximos ao centro são novos e estão em fase de cadastramento no Sistema de Distribuição dos Correios. Vale lembrar que as informações sobre criação, inclusão e exclusão de bairros, avenidas e ruas do município são de responsabilidade da Prefeitura, que deve encaminhar a relação atualizada de logradouros para os Correios. Sendo uma das principais dificuldades a falta de cadastro atualizado dos logradouros do município para implantação no sistema de distribuição.” disse em nota enviada à nossa redação a Assessoria de Imprensa da empresa. Segundo os Correios, devido essa situação bairros como, Beira Rio, Recreio, Passa Quatro, Piçarrão, Jurema e Patos ainda não foram contemplados pelo serviço postal. Sobre os atrasos nas entregas, a Agência diz que todas as encomendas recebidas diariamente são entregues no dia posterior devido ao horário de recebimento da carga (com exceção do SEDEX). E com relação a encomendas deterioradas e extravios, nessas situações as encomendas são lavradas com o Termo de Constatação para conferência do destinatário e que quando as encomendas não forem entregues a tempo o usuário pode entrar em contato ou se dirigir à unidade.
Segundo a previsão do tempo, pode chover em Livramento de Nossa Senhora bons volumes de chuva até o fim de semana que seguem até a próxima semana. Para essa quinta-feira (04) a previsão é de 40 mm com poucos ventos e temperaturas variando entre mínima de 21º e máxima de 25º. Para amanhã, sexta-feira (05) a estimativa é de 35 mm, no sábado (06) 25 mm e no domingo (07), 10 mm. A previsão indica chuva até a próxima semana. E claro que é sempre importante lembrar sobre os cuidados, caso inicie fortes chuvas, com ventos e relâmpagos, mantenha distância de árvores e se proteja em casa.
Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar o local de prova na página do participante. Alguns estudantes relatam, entretanto, que a página está apresentando instabilidade. O local da prova é divulgado no cartão de confirmação de inscrição do exame. O documento traz, entre outras informações, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. O cartão também registra que o participante deve contar com determinado atendimento especializado, assim como tratamento pelo nome social, caso essas solicitações tenham sido feitas e aprovadas. Procurado pelo g1, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, não confirmou a divulgação. A edição regular de 2021 do Enem acontece nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que tiveram a inscrição confirmada. O número é o menor desde 2005.
Após 45 dias seguidos de estabilidade ou alta nos indicadores da Covid-19 na Bahia, o governador Rui Costa (PT) fez um alerta para o perigo de um novo surto da doença no estado. De acordo com ele, ainda não é o momento de flexibilizar medidas de prevenção, como fizeram outros dirigentes.
O gestor estadual ainda disse que, se os números da pandemia continuarem como estão atualmente, a realização do Carnaval não será autorizada. “É evidente que eu gostaria de anunciar que teremos Carnaval, mas não posso fazer isso se, em 45 dias, os números não caem! Precisamos de cautela e paciência. Sei que estamos cansados, mas não anunciarei medidas que possam fazer a Bahia entrar em um novo surto de coronavírus”, afirmou.
“Mais uma vez, eu entendo o cansaço de todos, mas a medida que alguns gestores tomaram de suspender o uso de máscaras é precipitada e só aumenta o número de contaminações. Enquanto os números continuarem se comportando desta forma, as medidas de prevenção também permanecerão”, declarou. Na semana passada, os governadores do Rio de Janeiro e Distrito Federal retiraram a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos.
Durante o feriadão, encerrado às 23h59 da última terça-feira (2), oito pessoas morreram em estradas federais que cortam a Bahia. O número é 43% menor do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 14 vieram a óbito. Os dados da Operação Finados foram divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia. Em relação ao número de feridos, 46 sofreram algum ferimento, o que representou redução de 30%. Em relação aos acidentes, neste ano houve 45 ocorrências, cinco a menos que no mesmo período de 2020, o que apontou queda de 20%. No caso das ultrapassagens proibidas, a PRF notificou 985 autos desse tipo de infração, o que representou mais de oito flagrantes por hora de operação. Segundo a PRF, esse tipo de ultrapassagem é responsável pela maioria dos acidentes do tipo colisão frontal. Nestes casos, o motorista não consegue efetuar em tempo a manobra de ultrapassagem ou força a ultrapassagem, colidindo de frente com o veículo que trafega no sentido contrário. Nos cinco dias do feriadão, a polícia emitiu 4.520 notificações referentes a infrações diversas.
A Secretaria da Administração (Saeb) identificou 364 servidores com indícios de acúmulo incompatível de cargos públicos. Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (4), a Saeb publicou uma portaria convocando os funcionários públicos suspeitos para apresentarem documentação comprobatória da regularidade dos vínculos, sob o risco de responderem a Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Os 364 servidores identificados fdeverão para comparecer à sede da Corregedoria-Geral, situada no Vale do Ogunjá, munidos de documentação que ateste a legalidade dos vínculos. Eles também foram notificados via portal do RH Bahia, sistema de Recursos Humanos do Estado, informando sobre a necessidade de apresentar documentação comprobatória acerca da legalidade dos cargos que ocupam. O prazo para apresentação dos documentos será entre os dias 8 de novembro e 7 de dezembro deste ano. A Corregedoria-Geral vai instaurar investigações preliminares para apurar os casos individualmente. Os servidores que não apresentarem a documentação à CGR responderão a Processo Administrativo Disciplinar (PAD). Também vão responder a PAD aqueles que apresentarem documentação que não comprove e legalidade dos múltiplos vínculos.
O Tático Rodoviário Ostensivo (TOR) da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) apreendeu no último domingo (31) uma arma de fogo dentro de um veículo na BA-262, na cidade de Anagé. Segundo informou a PRE ao site Achei Sudoeste, a arma estava dentro de um Palio de cor branca, de placa de Cordeiros (BA), conduzido por um homem de 36 anos. Durante a abordagem, a espingarda Sarasqueta calibre .20, dois rádios comunicadores, oito cartuchos calibre .20 estavam a bordo de veículo. O proprietário não tinha documento de porte/posse, translado ou documento de aquisição da arma. Ele foi conduzido para o Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista.
A Prefeitura Municipal de Paramirim, a 64 km de Livramento, decretou novas medidas emergenciais de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, após altas nos casos. Segundo decreto, assinado pelo Prefeito Gilberto Brito, está suspensa até o dia 30 de novembro de 2021 a realização de eventos e atividades, com a presença de público, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: festas, eventos de lazer, campeonatos, shows, recepções, passeatas e afins, ressalvadas as atividades previamente comunicadas por escrito, com 05 dias de antecedência e autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e/ou Vigilância Sanitária Municipal. Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares, e outros, durante o atendimento presencial, deverão adotar e cumprir as regras sanitárias de prevenção à contaminação pela Covid-19, a exemplo da obrigatoriedade do uso de máscaras. Continua proibido o uso de som automotivo, especialmente nas proximidades dos bares, restaurantes e estabelecimentos afins, bem como, em todas as vias públicas do município. Entre outras determinações, a Administração Municipal continua recomendando o uso de máscara de proteção, conforme recomendação do Ministério da Saúde. O município de Paramirim vem tendo alta nos registros de confirmações de covid-19, no último dia primeiro de novembro por exemplo, foram registrados mais três casos, estando ativos 10 pessoas que seguem em tratamento em casa, felizmente o município não tem casos graves de internamentos segundo último boletim divulgado.
Na noite do último sábado (30) enquanto atuava no município de Rio de Contas durante rondas pela cidade, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (Cipe/Sudoeste) flagrou uma mulher em atitude suspeita. A mulher foi abordada e com ela os policiais encontraram, 02 tabletes prensados e 04 trouxas de substância análoga a maconha, totalizando 260g; 08 papelotes de substância análoga a cocaína, totalizando 07g; 19 munições cal. 38 intactas; 02 munições cal. 38 deflagradas; 09 munições cal. 32 intactas; R$72,00 em espécie; 01 celular Samsung de cor azul; uma 01 faca tipo peixeira. A conduzida e todo material foram encaminhados à delegacia local para as medidas cabíveis.
O Governo da Bahia divulgou neste sábado (30), no Diário Oficial do Estado (DOE), o extrato do contrato com o consórcio Ebisa Engenharia-Heca Construtora, vencedor da licitação para a construção do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) Boquira/Zabumbão.
A publicação acontece 13 dias após uma manifestação popular contra a obra, ocorrida no último dia 17, em Paramirim.
A implantação do SIAA terá custo de R$ 186.456.980,57 e prazo de execução de 540 dias. A expectativa é de que a ordem de serviço para o início dos trabalhos seja assinada em novembro.