OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 11.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Carro colide com ônibus que transportava alunos para o Enem na BA-142

Um carro perdeu o controle da direção e colidiu com um ônibus do transporte escolar de Tanhaçu, que conduzia alunos para fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na cidade de Barra da Estiva, neste último domingo (10). Um homem identificado como Cal Torres, que pilotava o carro, morreu no acidente automobilístico na BA-142. O trecho do acidente fica entre os municípios de Tanhaçu e Ituaçu. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo de Cal ficou totalmente destruído. Ele ficou preso às ferragens e morreu na hora. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e registrou a ocorrência no local. O tráfego de veículos ficou lento na rodovia até o início da tarde. Alguns ocupantes do ônibus tiveram ferimentos leves. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado realizou o levantamento cadavérico. O corpo de Cal foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil de Ituaçu já abriu um inquérito para investigar a causa do acidente. A prefeitura de Tanhaçu lamentou o ocorrido e decretou luto oficial no município. A vítima, Cal Torres, é filho de Edluzia Mendes, funcionária pública do município. “Nesse momento de dor e profunda tristeza nos solidarizamos com os familiares e amigos da vítima e externamos nossos mais profundos sentimentos. Que Jesus conforte os corações dilacerados. Também lamentamos esse triste episódio e estendemos os nossos sentimentos aos jovens estudantes e demais pessoas que encontravam-se no ônibus. Alguns alunos tiveram escoriações leves, foram encaminhados para o hospital e passam bem”.

 

Os municípios da Bahia enfrentam dificuldades para cumprir a determinação de que os exames para diagnóstico de câncer devem ser realizados no prazo de 30 dias, após a primeira suspeita do médico, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi sancionada pelo presidente em exercício à época, Hamilton Mourão, e publicada no Diário Oficial da União em 31 de outubro. De acordo com Stela Souza, Presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Bahia (Cosems), a situação enfrentada no estado será discutida no Ministério da Saúde hoje. “Vamos apresentar o problema da Bahia, [por] que a gente não está conseguindo que o paciente tenha acesso nos 60 dias e nem nos 30 dias”, lamentou a gestora. Além do prazo para o diagnóstico, a rede pública de assistência oncológica também enfrenta problemas no cumprimento da portaria 140 do Ministério da Saúde. Ela define os critérios e parâmetros para organização, planejamento, monitoramento, controle e avaliação dos estabelecimentos de saúde habilitados na atenção especializada em oncologia e define as condições estruturais, de funcionamento e de recursos humanos para a habilitação dos estabelecimentos no âmbito do SUS. A atuação dos hospitais filantrópicos foi exaltada pela presidente do  Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Bahia e apontada como “o que tem ajudado bastante”. Na ocasião, ela citou o trabalho realizado pelas Obras Sociais Irmã Dulce, Martagão Gesteira e Hospital Aristides Maltez. De acordo com Stela, é positivo o fato dessas entidades possuírem “outros incentivos” além da tabela SUS.

Com as ausências de José Araújo, vice presidente da Câmara e do presidente Aparecido Lima, ficou a carga do vereador Paulo Lessa presidir a sessão, realizada na última sexta-feira (09). O destaque da sessão ficou por conta da vereadora Milane Araújo, a Lane, que fez duas indicações ao Executivo. Lane sugeriu uma instalação de uma academia para exercícios físicos ao ar livre na comunidade de Lagoa Comprida. Para a vereadora, a academia se justifica não somente por fatores estéticos. A vereadora também pensa em  uma praça para a comunidade de Canabrava, famosa pela festa de São Gonçalo. Para Milane, a obra traria benefícios aos romeiros que vão para lá todos anos no mês de janeiro. Em relação a indicação de Milane, o vereador Josemar Miranda, o Zemar, fez um contraponto. Para Zemar, uma praça na comunidade de Canabrava, por conta de uma adequação física, deve ter um planejamento, para melhor otimização do espaço. E a vereadora autora, acredita que o departamento de obras da Prefeitura Municipal tenha condições para tal.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Campeonato Rural Livramentense série B começa dia 24 de novembro

Após reunião realizada na câmara de vereadores de Livramento, ficou definido a fórmula de disputa do Campeonato Rural Livramentense Série B. 20 equipes estarão participando da edição 2019/2020. As equipes participantes são as seguintes: Itanagé, Matinha, Riacho da Salina, Lagoa do Lajedo, Rio Abaixo, Tamboril, Baixa do Paulo, Jacaré, Rua do Areião, Itaguaçu, Lagoa de Daniel, Canas, Taquari,  Santa Rita, Várzea dos Reis, Bem Posta, Olhos D'água do Meio, Veredinha, São Timóteo e Jatobá. A série B do Campeonato Rural Livramentense 2019/2020 começa no próximo dia 24 de Novembro.

O servidor público que, por motivo de participação de atividades sindicais, se afastar do trabalho, vai ter que compensar as horas não trabalhadas. A Resolução nº 596 do Conselho da Justiça Federal, que foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7), refere-se a essa determinação. O documento assinado pelo ministro do STJ e Presidente do Conselho da Justiça Federal, João Otávio de Noronha, diz que "a viabilidade da participação do servidor será analisada pela chefia imediata, de modo a não prejudicar o regular funcionamento do serviço na unidade de lotação", além de que "será exigida dos servidores a apresentação de comprovante de participação nos eventos de que trata este artigo, a ser fornecido pela entidade organizadora, sob pena de não ser justificado o período de afastamento". A resolução já entrou em vigor a partir da publicação da medida.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Bahia: Estudantes criam projeto para minimizar impacto do lixo urbano

A chance de efetivamente contribuir surgiu de uma forma inusitada: durante a realização da Olimpíada do Futuro - a Sapientia. Junto com outras cinco equipes de jovens de todo o país, os quatro estudantes baianos - Maria Fernanda Mello, Diogo Liotti Amaro, João Gabriel Paixão e Marcella Renata Souza, do Colégio Perfil, em Vilas do Atlântico - desenvolveram a startup Point Sustentável. O projeto que, ao mesmo tempo, reduz o lixo, melhora as condições de trabalho dos catadores de recicláveis e minimiza os problemas ocasionados congestionamento do sistema de drenagem da cidade foi selecionado entre os melhores do Brasil e, enquanto a premiação final não ocorre, eles aproveitam para viabilizar a ideia. Na verdade, segundo o orientador do projeto, o professor de história Rodrigo Lorenzo, independente do resultado, o grupo já conseguiu reunir os recursos necessários para implantar o projeto, que consiste na construção de carrinhos com estrutura metálica que facilitará o recolhimento do lixo urbano, sendo uma uma estrutura de trabalho mais prática e confortável para os coletores. “Para garantir a sustentabilidade da iniciativa, os estudantes comercializam os espaços laterais dos veículos, que servirão como outdoors ambulantes”, esclarece o professor.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 08.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Segundo dia do ENEM terá segurança de 3.134 Policiais Militares

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) preparou um planejamento operacional que mobilizou 3.134 militares e 700 viaturas para o policiamento do segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o objetivo de oferecer mais segurança aos 400 mil estudantes inscritos na Bahia. O exame será realizado em 160 municípios baianos. O policiamento (a pé e motorizado) será empregado no entorno dos 983 locais de aplicação de prova. As ações da PM foram iniciadas na semana passada, antes do primeiro dia de Enem, com a escolta dos malotes contendo as provas até as escolas e da coleta dos exames realizados.

Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) tornou pública, no Diário da Justiça Eletrônico desta quarta-feira (6), as candidaturas homologadas para os cargos da sua Mesa Diretora. O Edital nº 186/2019, do Tribunal Pleno, apresenta a lista dos inscritos para a eleição que ocorre no dia 20 de novembro. Os Desembargadores Dr. Lourival Trindade e Dr.ª Maria da Graça Leal são candidatos a Presidente.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Uneb prorroga prazo para inscrição do vestibular 2020

A Universidade do Estado da Bahia prorrogou as inscrições do Vestibular UNEB 2020. Os interessados terão até o dia 10 para se inscreverem, exclusivamente, pelo site da universidade. Estão sendo ofertadas 6.321 vagas no processo seletivo, para cursos de graduação na modalidade presencial (4.021) e na modalidade a distância, oferecidos pela instituição (500) e pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), também ministrados pela UNEB (1.800). As inscrições devem ser feitas no site do Vestibular UNEB 2020 (clique aqui). Identifique o seu grupo de pertencimento, escolha a modalidade de ensino desejada, primeira e segunda opções de curso, língua estrangeira, optar ou não pelas cotas e definir local onde realizará as provas. A taxa é de R$ 100 e deve ser paga até a data apresentada pelo boleto bancário. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação solicitada e cronograma da seleção constam no edital do Vestibular UNEB 2020. Em Brumado a Universidade oferece vagas para os curso de Direito, Letras e a novidade desse ano que é o Curso de Bacharelado em Administração Pública, na modalidade EaD será ofertado no próprio Campus XX. Em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) serão ofertados os cursos de licenciatura na modalidade EAD de Geografia, História e Matemática.

As chamas, que aparentemente estavam parcialmente controladas no Parque Municipal Natural da Serra das Almas, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, voltaram a surgir nesta última terça-feira (05). A reignição do fogo ocorreu no mesmo dia que chegou ao local um reforço de 27 brigadistas de cidades da região, como Barra da Estiva, Ituaçu, Andaraí e Seabra. Nesta na quarta-feira (06) completa oito dias do incêndio, que já consumiu 1.200 hectares de mata. Todo parque tem área de 4.375 hectares. O retorno das chamas no parque fez com que duas brigadas decidiram entrar na mata na noite de ontem na tentativa de impedir o avanço do fogo. Com o reforço das brigadas, a estimativa é que há cerca de 60 pessoas atuando no combate. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia investigam as causas do incêndio, que pode ter sido provocada por mineração ilegal, com a explosão de dinamites. Locais com marcações de explosão em pedras foram encontrados pela Prefeitura de Rio de Contas, além de um buraco com pedras quebradas. Com o intuito de obter mais informações, nossa redação entrou em contato com o tenente do Corpo de Bombeiro, Ramos. O tenente explicou que por conta das chamas, as pedras absorvem muito calor e, por consequência, dificulta a circulação de pessoal no local. Mais informações a qualquer momento em nossa programação. 

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Rio de Contas, Cristiano Cardoso Azevedo (DEM), pediu o apoio dos municípios da região a fim de combater o incêndio que atinge a Serra das Almas. Mais de 1000 hectares já foram queimados pelas chamas. O gestor informou que o Município decretou situação de emergência por conta do fogo. “A situação é catastrófica. O fogo tomou uma dimensão incontrolável. Temos apoio do Corpo de Bombeiros e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Vivemos uma situação de alerta”, afirmou. Azevedo relatou que o município não tem condições financeiras de arcar com os custo de manutenção e logística despendidos com as equipes que trabalham para debelar as chamas. Disse então Cristiano: “nosso município não condição de manter todos os custos por um período tão grande como está sendo. Faço um apelo a todos os municípios e a todos os pequenos produtores para que tenham cuidado, principalmente nesse período de estiagem. Todos os anos a gente sofre com incêndios na região e a cada dia está pior. A fauna e a flora estão totalmente comprometidas, além das nascentes”, lamentou.

O Governo Federal quer reduzir a quantidade de municípios pequenos e sem autonomia financeira. A proposta é uma das medidas da PEC do pacto federativo entregue no Senado ontem, que se aprovada pode extinguir pelo menos nove municípios da Bahia. Essas cidades possuem menos de 5 mil habitantes e aparecem zeradas no quesito autonomia do último Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF). Segundo apuração do Bahia Notícias, Aiquara, Catolândia, Contendas do Sincorá, Dom Macedo Costa, Gavião, Ibiquera, Lafaiete Coutinho, Lajedão e Lajedinho são algumas das administrações municipais que, de acordo com dados do último Censo Demográfico do IBGE e do IFGF, se enquadraram nos critérios estipulados para a implementação da medida que pretende fundir os municípios com outros vizinhos. Conforme publicou a Folha, no âmbito nacional, 1.254 municípios brasileiros têm menos de 5 mil habitantes e uma em cada três cidades do país não têm arrecadação suficiente para custear as estruturas do Legislativo e do Executivo. O ministro da Economia Paulo Guedes afirmou que conversas com parlamentares fez com que surgisse a ideia de reestruturação dos municípios. “São lideranças políticas experientes e eles têm lá os combates deles”, justificou. O tema foi incluído na PEC e ajustado de acordo com a viabilidade política de aprovação. Restrições para a criação de novas cidades também foram pautadas. O Congresso Nacional deverá decidir sobre a fusão e a restrição da criação de novos municípios.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 06.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Vivo admite vazamento de dados de clientes

A operadora Vivo admitiu ontem que dados de clientes vazaram na internet devido a uma brecha de segurança na plataforma Meu Vivo, utilizada por clientes para gerenciar dados de assinatura. O problema foi noticiado pelo portal Olhar Digital, que tomou conhecimento de um método simples para extrair dados como nome completo, endereço, CPF, RG, e-mail, data de nascimento e até o nome da mãe do cliente. A Vivo diz que “neutralizou a vulnerabilidade”. O Olhar Digital informou que a pane no sistema de segurança da Vivo deixaria expostos os dados de cerca de 24 milhões de consumidores. Em nota, empresa telefônica diz que “o número de clientes possivelmente impactados por esta ação ilícita é consideravelmente menor do que o divulgado por alguns órgãos da imprensa especializada”. No entanto, ela se recusou a informar o número exato de potenciais vítimas. Ainda de acordo com a publicação, a brecha foi descoberta há duas semanas por pesquisadores de segurança digital. Por sua vez, a Vivo que tomou conhecimento da falha na noite da última segunda-feira (04). Desde então, o assunto ganhou repercussão na imprensa especializada. O aplicativo do Meu Vivo ficou inoperante durante parte do dia, provável reflexo dos trabalhos para correção da falha. A empresa não disponibilizou nenhuma ferramenta para que clientes chequem se seus dados foram liberados na internet sem consentimento.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 05.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Livramentense João Neto conquista mais um título; Campeão Carioca Sub-17

No último sábado (02), os torcedores do Fluminense que foram às Laranjeiras acompanhar o jogo da melhor base do Rio, e uma das melhores do Brasil, deixaram o local satisfeitos. Os jovens foram bicampeões Carioca Sub-17 sobre o maior rival, o Flamengo. O time da Laranjeiras mesmo perdendo pelo placar de 4x3, sagrou-se campeão Carioca sub-17, pois venceu o primeiro jogo na Gávea por 2x0. João Neto, de 16 anos, mais uma vez se destacou na competição, falando ao site Portal Livramento, o jogador agradeceu o apoio de seus familiares, dos torcedores de Livramento e do seu empresário Rui.

  • Por Redação Jornal da 88/Foto: Portal Livramento

  • 05.Nov.2019 // 00h00

  • Geral

Cartório da 101ª Zona, em Livramento, estará atendendo em todos os dias de novembro

O Cartório da 101ª Zona Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora, bem como os postos de atendimento da Justiça Eleitoral instalados nos distritos e municípios jurisdicionados, como Livramento, Dom Basílio, Rio de Contas e Jussiape, estarão atendendo ao público todos os dias do mês de novembro de 2019, inclusive nos sábados, domingos e feriados. Nos dias 15 a 17, o Cartório atenderá em sistema de mutirão, das 08:00 às 12:00 horas. Nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, o atendimento será das 08:00 às 14:00 horas, nos sábados, domingos e feriados, das 08:00 às 12:00. Já no mês de dezembro, a Justiça Eleitoral da 101ª Zona atenderá em sistema de mutirão nos dias 20 a 22, das 08:00 às 12:00 horas, ressaltando que o atendimento de 1º a 20 de dezembro será feito nos dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 08:00 às 14:00 horas. Esta medida tem o objetivo de concluir a biometria dos eleitores inscritos na 101ª Zona Eleitoral, cujo procedimento é obrigatório ao eleitores até a data final de 18 de fevereiro de 2020. O Cartório sede da 101ª Zona Eleitoral de Livramento de Nossa Senhora tem capacidade de atender 120 eleitores por dia. 

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.