
Marcos Oliver
Um esgoto a céu aberto na Avenida Leônidas Cardoso em Livramento de Nossa Senhora, levou os moradores e comerciantes a fazerem um abaixo assinado sobre o problema. Os moradores reclamam de mau cheiro, de doenças, além da vasta quantidade de insetos.
O comerciante conhecido popularmente como Kelinho da madeireira fez uso de uma faixa com a mensagem “precisamos de um quebra-molas nessa avenida urgente” para chamar atenção das autoridades municipais sobre a necessidade de instalação de um quebra-molas nas intermediações de seu comércio por conta dos acidentes frequentes na Avenida Leônidas Cardoso.
De acordo com Kelinho, a sua queixa é antiga, mas até hoje ninguém se manifestou a respeito.
“Já conversei com muitos vereadores, mas até agora nada foi feito. Se um quebra-molas não for colocado aqui, muitos acidentes poderão acontecer. Não tem muito que uma pessoa morreu atropela aqui. Por isso, eu peço as autoridades que se sensibilizem para que outras pessoas não se acidentem”, pede o comerciante.
Kelinho fez questão de reforçar que a faixa será retirada somente quando o quebra-molas for colocado.
“Essa faixa só será retirada daqui quando o quebra-molas for instalado. No mais espero que meu apelo seja atendido o quanto antes”, finalizou.
Dia 19, ou seja, nessa sexta-feira, a Câmara de Vereadores de Livramento irá discutir sobre a Lei Orçamentária Anual, que consiste em informar a população sobre os gastos em cada área, como por exemplo, educação, saúde, gasto com pessoal, entre outros. Essa é uma oportunidade que os livramentenses têm de saber para onde será destinado o dinheiro que é repassado ao município.
Como o projeto tem 170 páginas, muitas delas em vocabulário técnico, a Rádio 88 FM ouviu o economista e mestre em Desenvolvimento Regional, Lucas Spínola, que fez uma análise sobre o referido projeto de lei.
Confira agora a análise na edição abaixo:
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu Cento e vinte e sete quilos de maconha em um ônibus que trafegava na BR-116, trecho de Jequié, na tarde desta última terça-feira (16). Parte da droga foi transportada por um passageiro, e a outra seguia como encomenda no bagageiro do veículo.
Segundo a PRF, a apreensão ocorreu durante a fiscalização no veículo que fazia a linha São Paulo x Arapiraca (AL). Durante a ação no ônibus, a equipe da PRF encontrou 103 tabletes de maconha com peso total de 65 kg no compartimento externo de bagagens. A droga estava guardada em cinco caixas lacradas com fita adesiva. Um homem de 35 anos foi identificado como proprietário da droga.
De acordo com a Polícia Rodoviária, o suspeito disse que foi contratado na região do Brás, em São Paulo, para levar a droga até Arapiraca. Conforme a PRF, o passageiro informou, ainda, que já havia feito outras viagens transportando drogas de São Paulo para Alagoas. Com o homem foi encontrado também uma quantidade de 10 gramas de cocaína.
Ainda na ação, foram apreendidos 76 tabletes de maconha, que chegavam a 62 kg, no compartimento de passageiros. Os motoristas informaram que se tratava de uma encomenda coletada por uma empresa de turismo na região do Brás em São Paulo (SP). Segundo eles, as caixas seriam entregues em Caruaru, no estado de Pernambuco.
O passageiro flagrado com as drogas foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em Jequié (BA). Ele vai responder por tráfico. A pena pode chegar até 15 anos de prisão.
A prática de atear fogo em lixo ou mato seco em terrenos baldios na zona urbana vem se tornando corriqueira em Livramento de Nossa Senhora. Muitos moradores querem se livrar do excesso de folhas secas e também do lixo e acabam usando fogo para isso, em um ato de total irresponsabilidade.
A nossa redação flagrou na tarde da última segunda-feira (15), um incêndio no Bairro Polivalente nas imediações da Travessa Manoel Alves de Castro. Moradores próximos ao terreno que sofrem com bronquite asmática e também idosos acamados sentiram dificuldades para respirar por conta da fumaça.
A solução veio por uma providência divina, pois no momento do incêndio uma pequena neblina conseguiu aplacar a fúria das chamas que por pouco não atingiu casas na vizinhança.
Outros incêndios já foram registrados na zona urbana do Município, porém, nada foi feito por parte do poder público no sentido de conscientizar as pessoas que tais atos praticam.
Convêm salientar que de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, (Lei nº 9.605 de 1998), "é crime causar poluição, de qualquer natureza, em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora". A pena prevista é de seis meses a um ano de prisão e multa.
Igualmente, provocar a queima, por ato de vandalismo ou com finalidade econômica, gerando poluição, também é crime.
No mês de outubro o Brasil se mobiliza com a campanha Outubro Rosa. A campanha tem como objetivo chamar atenção para a prevenção do câncer de mama e o diagnóstico precoce.
Por isso, a Rádio 88 FM fez uma entrevista com a médica ginecologista e obstetra, Aneilma Covas. A médica chamou a atenção para importância do autoexame, além das formas de tratamento e diagnóstico.
Confira abaixo a entrevista.
Fale sobre a importância da campanha outubro rosa?
A campanha visa chamar a atenção para o tema. O outubro rosa é uma campanha internacional que tem como objetivo conscientizar sobre o câncer de mama, principalmente em incentivar sobre o diagnóstico precoce e a importância do autoexame.
Quais os sinais e sintomas do câncer de mama?
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, em geral, através de alguns sinais e sintomas, como: pele da mama avermelhada, alterações no bico do peito, pequenos caroços nas axilas e também no pescoço, além de saída de líquido anormal das mamas. Esses sinais devem ser sempre investigados. No entanto, nem sempre esses sintomas podem ser indicativos de câncer.
O autoexame é a principal forma de diagnóstico?
O autoexame não substitui o exame clínico. Mas ajuda muito na detecção e no diagnóstico precoce.
Como é feito o autoexame?
Observe a diferença de uma mama para outra. A textura da pele, caroços, saída de secreção, inchaço e etc. Apalpe as mamas, observe se há caroços e saída de secreção. Observe também a ocorrência de caroços nas axilas e no pescoço. Faça-o após 8 a 10 dias da chegada da menstruação. No caso de mulheres entre 21 a 40 anos, recomenda-se uma mamografia uma vez a cada três anos.
Qual o tempo ideal para que uma mulher possa fazer uma avaliação clínica?
Os exames preventivos devem ser realizados acima dos 40 anos. A mamografia e o ultrassom uma vez a cada ano. Já a ressonância a cada dois anos.
O fator familiar pode influenciar?
De acordo com estudos, o fator genético influência entre 5% e 10% nos casos de câncer de mama.
O que é determinante para que uma pessoa tenha câncer de mama?
Não existe fator determinante. Existe na verdade uma série de fatores que podem resultar num câncer, como obesidade, má alimentação, estresse, fumo e o excesso de bebidas alcóolicas, entre outros.
São muitos fatores que podem ocasionar o câncer de mama. Mas problemas com obesidade e tabagismo (fumo) podem aumentar consideravelmente as chances de desenvolvimento da doença.
O uso de anabolizantes aumenta o risco de câncer de mama?
Os anabolizantes imitam a testosterona que é um hormônio masculino. Por isso, o risco que mais chama atenção é para os homens, pois os homens também têm câncer de mama. Pelo fato de os homens procurarem o médico apenas quando sentem algo, o câncer quando identificado neste grupo, infelizmente, se identifica em um estágio mais avançado.
Você poderia comentar sobre o caso de Angelina Jolie que por receio de câncer fez cirurgia para retirada de seus seios?
Angelina optou por uma retirada preventiva dos seios. A opção pelo procedimento que se chama mastectomia (retirada total das mamas) aconteceu por conta do histórico familiar da atriz. É evidente que a atriz passou por uma série de testes, além de receber orientações de seus médicos antes de tomar a decisão.
Como se dá o encaminhamento para tratamento no Sistema Único de Saúde, o SUS?
Ainda bem que o tratamento pelo SUS é gratuito, mas mesmo assim, sou a favor de uma maior cobertura por parte do Estado. Em geral, os pacientes devem procurar os serviços da rede básica ou da rede hospitalar geral.
Hoje por volta das 11h10, um condutor de motocicleta de prenome José Roberto, de 28 anos, se envolveu num acidente com outro motociclista na Avenida Leônidas Cardoso, nas proximidades de um posto de gasolina. Pelo que foi apurado pela nossa reportagem, o outro envolvido abandonou o local em direção ignorada. No entanto, José Roberto precisou de atendimento do SAMU. A Polícia Militar também compareceu ao local do acidente. Até o momento, não temos notícias da equipe de socorrista do SAMU sobre o estado clínico de José Roberto. Mas nossa reportagem continuará apurando.
Passageiros de um voo que saiu de Vitória da Conquista, na manhã desta terça-feira (16) tiveram um susto. Segundo o Blog do Anderson, a aeronave, que tinha como destino Belo Horizonte, teve de fazer um pouso antes do previsto na cidade de Montes Claros, no interior mineiro. Uma passageira chegou a usar as redes sociais para descrever o que vivenciou.
“Estamos aqui no Aeroporto de Montes Claros, o nosso voo que ia de Conquista para Belo Horizonte com meia hora de voo a gente foi atingida por um raio e ai teve um estrondo, um pouco de fogo, de faísca, e aí o piloto achou melhor a gente parar aqui em Montes Claros por uma questão de segurança”, comentou a jornalista Ellen Lapa.
Ainda segundo o Blog, até às 10h43min os passageiros permaneciam no aeroporto de Montes Claros. Em nota, a empresa disse houve “problemas técnicos” no voo AD5733, e por isso a aeronave teve de descer em Montes Claros. A companhia afirmou ainda que “não houve declaração de emergência e o pouso ocorreu normalmente” e que presta assistência aos passageiros.
O Laboratório de Análises clínicas e Citológicas-CITOLAB, vem a cada ano incentivando a importância da adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Aqui estão reunidas desde as primeiras iniciativas, até as que atualmente manifestam-se no mundo.
O objetivo da nossa equipe é divulgar, de modo simples e verdadeiro, todas as contribuições de vários segmentos da sociedade em relação a esta ação mundial, que embeleza com seu tom rosa, nas mais diversas nuances, monumentos e locais históricos, no sentido de nos mostrar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo.
O importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.
Vamos nos mobilizar e unir forças neste movimento, realizando o diagnóstico precoce e exames preventivos.
CHECK-UP LABORATORIAL ROTINA DA MULHER, DESCONTOS DURANTE O MÊS DA CAMPANHA:
Aproveite o mês dedicado aos cuidados da mulher e faça seu check-up. Além de simples e rápido, o serviço conta com diversos exames essenciais para que você? cuide bem da sua saúde.
EXAMES REALIZADOS NO CHECK-UP:
- Hemograma
- Glicose
- Colesterol total e frações
- Triglicérides
- Creatinina
- TSH
- TGO
- TGP
- Grupo Sangui?neo
- Urina rotina
- Parasitolo?gico
- Sangue oculto nas fezes
Na última sexta-feira (12), a guarnição da polícia militar de Ibicoara, diligenciou ao povoado de Pau Ferrado, onde acontecia uma briga entre familiares. No local, os policiais suspeitaram de um indivíduo e realizaram uma revista em um dos cômodos da casa, localizando certa quantidade de substância análoga à maconha e cocaína. Conforme relato de populares, o elemento seria responsável pela comercialização de entorpecentes na localidade. Por essa razão, o indivíduo e as substâncias foram levados e apresentados na sede da delegacia de polícia local, onde o fato foi registrado.
Seis pessoas morreram em estradas federais na Bahia durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (15) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA). O número de óbitos é 25% menor do que o registrado no ano passado, quando oito pessoas morreram. Em relação a acidentes, foram registrados 35 neste ano ante 56 no ano passado. Sobre feridos, a PRF informou que 36 sofreram com acidentes, uma redução de 37,5% ante mesmo período em 2017.
Das ocorrências que resultaram em mortes, três foram por atropelamento de pedestre, uma por colisão frontal, uma por colisão lateral e uma ocasionada por animal na pista. Ainda segundo a PRF, a infração mais notificada no feriadão foi a de ultrapassagem indevida. A irregularidade é a que mais mata e fere gravemente. Foram 623 infrações por ultrapassagens indevidas, sejam elas forçadas, pelo acostamento ou em faixa contínua. A operação foi encerrada às 23h59 deste domingo (14) e fiscalizou 6.681 veículos e 6.673 pessoas.
Uma usuária do sistema de ultrassom do Hospital Municipal de Livramento, que não quis ter seu nome divulgado, enviou uma foto á nossa equipe de reportagem em que mostra que as cadeiras da sala de espera da ultrassom estão danificadas.
Como os assentos são fabricados em plástico, estes quando sofrem dano, têm tendência a formar uma espécie de lâmina, que pode ocasionar corte ao usuário.
Criadores de gado bovino da Bahia precisam vacinar os rebanhos contra febre aftosa a partir do dia 1° de novembro. A partir desta data começa a segunda etapa da campanha de vacinação que vai até 30 de novembro. Depois, eles têm até 15 de dezembro para enviar a declaração de vacinação para qualquer escritório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Conforme a agência, a meta é vacinar 96% de 3,4 milhões de cabeças de gado com até 24 meses.
Ainda segundo a Adab, o produtor também pode enviar a declaração por meio do sistema informatizado da agência com uma senha pessoal. Caso o produtor não tenha a senha, precisa solicitá-la nas 71 gerências técnicas regionais. Com 9,8 milhões de cabeça de gado, a Bahia ocupa a 9ª posição no ranking do país em rebanho.
A campanha de vacinação obrigatória é voltada para animais com até 24 meses. Depois dessa idade, é obrigatório que o produtor mantenha a declaração atualizada do rebanho, embora estejam isentos da vacinação. A meta dessa segunda etapa é imunizar 96% de 3,4 milhões cabeças de animais com até 24 meses.
O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi emitiu recomendações aos 31 municípios que pertencem a sua área de abrangência, para que regularizem as licitações, contratações e execuções do serviço de transporte escolar.
Dentre eles estão município de Livramento, Rio de Contas e Paramirim. Os documentos foram expedidos na última semana. Cada prefeito tem 20 dias, a contar da data de recebimento, para se manifestar sobre o acatamento ou não da recomendação do MPF.
No documento, os procuradores da República Adnilson Gonçalves e Carlos Vítor apontaram a má aplicação de verbas do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) ou do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) relacionada à contratação e execução do serviço.
Dentre as irregularidades, pode-se destacar: ausência de adequada pesquisa de preços; escolha de critério de julgamento por preço global; contratação de prestador de serviço sem capacidade operacional; sobre preço e superfaturamento de rotas; subcontratação de praticamente todo o objeto; e utilização de veículos e motoristas em desconformidade com a legislação de trânsito.
Os prefeitos têm até 31 de janeiro do próximo ano para adotar uma série de medidas, a fim de regularizar a contratação, a fiscalização e o uso apropriado dos veículos de transporte escolar, anulando os contratos que não possam ser ajustados ao que foi proposto.
O MPF recomendou, ainda, que cada prefeitura publique, mensalmente, nos portais de transparência, tabela resumida com indicação de todos os veículos, e cópia dos respectivos processos de pagamento dos serviços de transporte escolar. Além disso, deverão publicar e manter atualizadas as rotas de transporte escolar, com indicação dos pontos de saída e chegada, paradas e escolas abrangidas.
Ainda de acordo com os procuradores, estima-se que, caso as medidas recomendadas sejam adotadas, a economia anual para cada Município será entre 200 mil e 1 milhão de reais; a empresa intermediária que não possui veículos ou motoristas próprios e, consequentemente, não oferece contrapartida ao Município, deixará de receber parcela significativa das verbas – entre 20 e 30%.
Além disso, as mudanças poderão proporcionar melhorias na qualidade e segurança do serviço.
Municípios da área de abrangência do MPF em Guanambi: Abaíra, Botuporã, Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Caturama, Érico Cardoso, Guanambi, Ibiassucê, Ibitiara, Iuiú, Jacaraci, Jussiape, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Malhada, Matina, Mortugaba, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Pindaí, Rio de Contas, Rio do Antônio, Rio do Pires, Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi.
Na madrugada da última sexta-feira (05), por das 04:00h, um homem identificado como Benjamim José Freire, de 65 anos, foi assaltado por dois elementos que ocupavam uma motocicleta Bros de cor branca.
O fato ocorreu no cruzamento das ruas Geofredo Chaves e São Gonçalo, no centro de Livramento.
Segundo informações, Benjamim relatou que havia terminando de estacionar seu carro quando foi surpreendido pela dupla. Segundo ele os elementos não portavam arma de fogo, mas mesmo assim anunciaram o assalto e partiram para agressão física.
A vítima não se intimidou e acabou entrando em luta com os assaltantes. Após lutar com o idoso os meliantes conseguiram tomar a carteira dele, e dentro havia documentos pessoais, cartão de banco e uma quantia em dinheiro. Benjamim ainda relatou que sofreu vários socos dos autores da ação delituosa, depois teria registrado um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Polícia Civil de Livramento, para que medidas cabíveis fossem tomadas.