OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Clube dos Namorados

Operador 88

Um estudante baiano de 17 anos, apaixonado por filosofia e política internacional, passou para a 2ª fase da Competição de Redação Política da Juventude, organizada por uma escola Jeannine Manuel School, na França. Ele foi o único representante, em todo o continente americano, a passar para a fase final do concurso, com uma redação que fala sobre populismo, cordialidade brasileira e o governo contra o Estado. O adolescente Lucas Teixeira Lopes, de Salvador, é estudante do 3º ano de um colégio na capital baiana. Em entrevista ao G1, ele contou que foi convidado para competir no concurso através de uma aluna que estuda na escola francesa. Os dois estudantes se conheceram em fevereiro deste ano, durante uma simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), na Universidade de Harvard, que fica nos Estados Unidos. De acordo com Lucas, a 2ª fase do concurso vai contar com participações de grandes nomes com Nicolas Sarkozy, o ex-presidente francês, o professor de economia da Universidade da Califórnia, David Shulman entre outros. A competição vai acontecer online, mas ainda não há data definida.

 

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, criticou aglomerações promovidas por políticos e candidatos em todo o interior baiano com a proximidade das eleições municipais deste ano. Em entrevista ontem à Rádio Metrópole, ele afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deve aplicar punição a quem desrespeitar as normas de distanciamento.

O tema motivou uma reunião do governador Rui Costa com o presidente do tribunal, o desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior. "Estamos vivendo um momento de arrefecimento da aceleração da pandemia, mas ainda temos casos novos surgindo no estado. Mais de mil casos todos os dias. Temos cidades que não estavam no mapa antes e começam a aparecer. Isso é fruto de uma atitude irresponsável de políticos, pré-candidatos a vereador e a prefeito em diversas regiões do estado que estão a promover aglomerações. É uma coisa inacreditável. São carros de som que arrastão aquele paredão com centenas de pessoas", disse o secretário. Ele fez um apelo para que a população respeite as medidas de distanciamento social para que o trabalho não tenham sido em vão. "Se nós agora abandonarmos isso, vamos jogar fora todo um legado que foi alcançado com muito sacrifício.

Sacrifício psicológico das pessoas, psiquiátrico, econômico e de saúde de vários que faleceram e ficaram sequelas sem poder voltar. Em nome dessas pessoas e em memória de todos que morreram até aqui, eu faço um apelo à população para que não abandonem as medidas de distanciamento e só vá ao comércio quando houver realmente necessidade e que o faça adotando todas as medidas de proteção", comentou o secretário.

Luiz Fux, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu retirar de análise o caso que analisa a possibilidade de privatização sem aprovação legislativa de refinarias pela Petrobras, incluindo a Refinaria Landulpho Alves, na Bahia. A decisão foi tomada em julgamento virtual, segundo informação do sistema de acompanhamento processual da corte. Ainda não há previsão oficial para que o caso seja apreciado em Plenário, enquanto o julgamento virtual havia estabelecido data até 25 de setembro para uma decisão.

De acordo com o Infomoney, a expectativa é de que o julgamento no plenário do Supremo ocorra ainda este ano, disse uma fonte próxima do presidente da corte, que falou sob a condição de anonimato.

A retirada do processo do julgamento virtual ocorre após a Petrobras ter recebido três votos contrários às suas intenções de vender refinarias sem necessidade de aprovação do Congresso. As discussões ocorrem em momento em que a estatal tem processos avançados para venda de refinarias na Bahia e no Paraná.

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (22) em discurso na abertura da Assembleia-Geral da ONU, que os incêndios no Pantanal e na Amazônia estão sendo manipulados em uma "brutal campanha de desinformação". O objetivo seria atacar seu governo. "Nosso agronegócio continua pujante e, acima de tudo, possuindo e respeitando a melhor legislação ambiental do planeta. Mesmo assim, somos vítimas de uma das mais brutais campanhas de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal.

A Amazônia brasileira é sabidamente riquíssima. Isso explica o apoio de instituições internacionais a essa campanha escorada em interesses escusos que se unem a associações brasileiras, aproveitadoras e impatrióticas, com o objetivo de prejudicar o governo e o próprio Brasil", declarou Bolsonaro.

Sem provas, o presidente afirmou que os focos criminosos de incêndio têm sido combatidos e que a propagação do fogo está relacionada à queima de roçadas por parte de caboclos e índios. "Nossa floresta é úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior.

Os incêndios acontecem praticamente, nos mesmos lugares, no entorno leste da Floresta, onde o caboclo e o índio queimam seus roçados em busca de sua sobrevivência, em áreas já desmatadas", disse o presidente.

A Justiça Eleitoral determinou através de liminar na última segunda-feira (21) que apoiadores de Gilberto Brito atual prefeito do município de Paramirim e pré-candidato à reeleição, devem retirar do ar publicações do Facebook que fazem referência a suposta atribuição a um esquema de fraudes por Júlio Bittencourt, ex-prefeito do município. O juiz eleitoral João Lemos Rodrigues, da 111ª (centesima decima primeira) Zona Eleitoral, deu o prazo de 24 horas para a retirada do conteúdo do ar, sob pena de multa diária fixada em R$ 1000,00. De acordo com o Bocão News, Júlio Bittencourt, popularmente conhecido como Dr. Júlio, está sendo questionado pelo Ministério Público Estadual (MPE) sobre remunerações supostamente pagas a moradores da cidade, entre 2013 e 2016, durante a gestão dele. Segundo um relatório do MPE, há 11 mil 914 registros de pagamentos num total de R$ 10 milhões e 400 mil reais que deverão ser justificados pelo candidato à prefeitura.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) parte das modificações feitas pelo Senado no projeto que altera trechos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As novas regras seguem para sanção do presidente Jair Bolsonaro. Entre as mudanças aprovadas no congresso estão - aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); - obrigatoriedade do uso de cadeirinha para o transporte de crianças de até 10 anos que ainda não atingiram 1,45 metro; - regras para a circulação de motocicletas entre os veículos quando o trânsito estiver parado ou lento. O texto foi enviado ao Congresso Nacional pelo governo Jair Bolsonaro, mas nem todos os pontos defendidos pelo presidente foram aprovados. Como a retirada da multa para quem transportar criança sem a cadeirinha, que ficou de fora da versão aprovada por deputados e senadores. A Câmara já tinha aprovado a matéria no fim de junho, mas teve que analisá-la novamente já que o Senado fez alterações.

Paralela à crise sanitária do novo coronavírus, a Bahia vive uma epidemia de Zika e Chikungunya que tem afetado pacientes de forma um pouco mais silenciosa.

O estado concentra 49,6% dos casos prováveis notificados ao Ministério da Saúde até o mês de agosto de cada uma das duas doenças. Até o fim de maio às ocorrências de chikungunya no estado representavam 39,1% dos registrados em todo o país. O boletim mais recente do Ministério mostra crescimento nos registros, e que agora a Bahia tem metade dos casos prováveis neste ano.

Tanto chikungunya quanto zika são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são parecidos e incluem febre, dores intensas nas articulações, pele e olhos avermelhados, dores pelo corpo, dor de cabeça, náuseas e vômitos, coceira pelo corpo e até conjuntivite sem secreção.

Sobre a chikungunya, o Ministério da Saúde informa que até a terceira semana de agosto foram notificados 66.788 casos prováveis (taxa de incidência de 31,8 casos por 100 mil habitantes) no país. As regiões Nordeste e Sudeste apresentam as maiores taxas de incidência. Além da Bahia, chama a atenção o Espírito Santo, que concentra 19,8% do total.

Em comparação com o ano passado, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) identificou crescimento de 318,7% nos casos prováveis de chikungunya. No total, 296 municípios realizaram notificação para a doença, e pelo menos 110 apresentaram incidência maior que 100 casos/100 mil habitantes.

A zika teve um número menor de notificações. O Ministério da Saúde informa que foram 5.959 até o início de agosto, e metade aconteceu na Bahia. De acordo com a Sesab, até 15 de setembro foram notificados 4.006 casos prováveis de Zika no estado. No mesmo período de 2019, foram 2.762, o que representa um aumento de 45%. Os casos de zika estão espalhados por 168 cidades baianas. Pedrão, no centro-norte baiano, tem a maior incidência: 612,5 casos para cada 100 mil habitantes.

  • Por TRE- Ba (Tribunal Regional Eleitoral)

  • 22.Set.2020 // 00h00

  • Geral

TRE-BA divulga lista de convocações de mesários para as Eleições 2020

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou netsa última segunda-feira (21) a lista de convocações de mesários para as Eleições 2020. No site do TRE, estão disponíveis os nomes das pessoas convocadas para trabalhar nas mesas receptoras de votos, nas mesas receptoras de justificativa, onde houver, e em funções especiais pelas diversas Zonas Eleitorais do Estado da Bahia. As informações no site do TRE estão separadas por zonas eleitorais, e a lista das zonas está sendo atualizada pelo TRE diariamente.

Os eleitores nomeados como mesários no 1º turno estão automaticamente convocados para o 2º turno, onde houver. Os arquivos com os nomes dos convocados serão atualizados semanalmente, quando necessário. Nesse intervalo de tempo poderá haver alteração nas convocações que, portanto, não constarão no último arquivo publicado. No site também é possível consultar, em caso de dúvida, qual é o cartório da sua Zona Eleitoral. O TRE estima que quase 110 mil mesários, entre convocados e voluntários, atuem nas Eleições Municipais 2020. Este número pode sofrer redução após o trabalho de agregação das seções, que será concluído pelas zonas eleitorais no dia 8 de outubro.

O trabalho do mesário não é remunerado. A Justiça Eleitoral vai realizar treinamento online e, no dia da votação, adotará protocolos rígidos de segurança, como a ampliação de mais uma hora para votar, além do fornecimento de EPIs, entre os quais, máscaras e álcool em gel.

Alguns direitos dos mesários são: auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições; Dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral; Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital) entre outros.

Mais da metade da ajuda destinada pelo Governo Federal para combater a Covid-19 foi desviada por governadores e prefeitos. Com uma insistência por autonomia nas ações durante a pandemia do novo coronavírus, os executivos estaduais e municipais foram responsáveis pelo desvio de 60% da verba enviada, de acordo com balanço divulgado pela Polícia Federal. Seja na compra de testes rápidos, respiradores ou por meio de superfaturamentos em insumos básicos, as ações foram facilitadas por meio da lei de emergência, em que os governadores e prefeitos não necessitam de licitações durante o combate ao vírus. Conforme consta no relatório da PF, de R$ 1,3 bilhões destinados para o enfrentamento, R$ 775 milhões foram desviados. Operações por todo o país já acontece para apurar as corrupções. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, foi afastado do seu cargo após ser pego em um esquema de corrupção na Saúde do Estado. Em um vídeo, publicado no Terra Brasil Notícias, um prefeito petista revela que ganharia R$ 1,3 milhão, enquanto o comércio estivesse fechado.

O governador Rui Costa decretou de surpresa, hoje (22) a formalização do Programa Universidade Para Todos (UPT) no Diário Oficial do Estado. A ação suplementar de ensino prepara estudantes do ensino médio público baiano para provas de vestibular. O programa oferecido pelas universidades estaduais em parceria com a Secretaria de Educação (SEC) será destinado a egressos do ensino médio estadual ou municipal do estado; matriculados no 3º ano do ensino médio público e do 4º ano da Educação Profissional vinculado à rede pública.  Uma das novidades fica por conta da autorização que a SEC terá para firmar parcerias com instituições de ensino privadas para aplicação do programa em cidades que as estaduais não tiverem atuação, a Secretaria de Educação (SEC) ficará autorizada a firmar contratos com universidades privadas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC). O decreto ainda determina que o programa oferecerá aulas preferencialmente presenciais, abordando componentes curriculares do ensino médio, com duração mínima de 20 horas por semana. A iniciativa estava operando durante a pandemia, com a disponibilização de vídeos e aulas pela internet.  Pelo texto publicado no Diário Oficial do Estado, o objetivo da UPT será elevar os indicadores de aprovação no processo seletivo vestibular, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras formas de ingresso e acesso ao Ensino Superior; A oferta das atividades terá a duração mínima de seis meses. As despesas para o pagamento da prestação de serviços destinados à implementação do programa UPT correrão por conta de recursos da dotação orçamentária do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 21.Set.2020 // 00h00

  • Geral

Acidente de trânsito é registrado na Serra das Almas

Um acidente de trânsito foi registrado na BA-148 na Serra das Almas. Segundo informações da Polícia Militar um caminhão Mercedes Benz, era conduzido por um homem identificado como Luiz Fernando  natural da cidade Carbro Pernambuco quando acabou tombando. Os policiais militares de imediato,  tomaram as  medidas necessárias, sinalizando  o local e  colhendo os dados da vítima, onde também, a equipe de prontidão de socorristas do  SAMU 192 foi acionada e fez os primeiros atendimentos. A  vítima foi encaminhada para a UPA 24h de Livramento.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 14 kg de cocaína em um táxi na manhã do último sábado (19) em Vitória da Conquista. Uma equipe da Polícia Rodoviária Federal realiza fiscalização em frente a unidade policial, na BR-116, quando abordou o veículo táxi que era conduzido por um homem de 47 anos. Durante a abordagem o condutor demonstrou nervosismo quando questionado sobre a viagem que fazia. As informações desencontradas e o comportamento anormal elevou o grau de suspeita, o que resultou em uma busca detalhada no veículo. Ao averiguar o interior do táxi foram localizados os tabletes de cocaína, escondidos atrás do banco traseiro e sob o banco dianteiro. De acordo com a assessoria da PRF, o condutor afirmou que pegou a droga em Vitória da Conquista e pretendia levar para Salvador. Relatou ainda que os demais ocupantes do automóvel não tinham envolvimento, que se tratavam apenas de passageiros de uma corrida de táxi que se iniciou em Cândido Sales até Vitória da Conquista. O suspeito, o veículo e a droga foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil, para lavratura do flagrante pelo crime previsto no art. 33 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

  • Por Paramirim Agora

  • 21.Set.2020 // 00h00

  • Geral

Paramirim zera lista de casos ativos da COVID-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou na última sexta-feira (18) que os três pacientes que constavam como casos ativos de coronavírus já estão curados. “Informa ainda que foi descartado o caso suspeito. Os pacientes com histórico de viagem estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pela Vigilância Epidemiológica e equipe do Covid, bem como seus contatos.”

O deputado estadual Paulo Câmara (PSDB) acredita haver espaço para derrubar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que proíbe reeleição para presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) na mesma legislatura.

Com ambição de permanecer no cargo, o atual comandante da Casa, Nelson Leal (PP), articula nos bastidores a votação de uma outra PEC que poderia restabelecer a possibilidade de dois mandatos na mesma legislatura, o que poderia agraciá-lo com mais dois anos na chefia do Legislativo, até 2022. Nesta manhã, ele admitiu que continuar no cargo "sem problemas".

Ex-presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Câmara, que conseguiu se reeleger, avalia que o entendimento da Casa sobre o assunto vai ser determinante na votação de eventual nova PEC. “Depende do entendimento da Casa. Eu fui reeleito porque a Câmara assim permitia. Agora a Assembleia não permite. Para isso, é preciso derrubar uma PEC. A Casa vai entender e se debruçar sobre o assunto”, afirma, em entrevista ao Bahia Notícias.

Para ele, no entanto, não é o momento de discutir o tema. “Vamos tratar desse assunto após as eleições. Acho um desrespeito discutir sucessão na Assembleia neste momento de Covid-19, uma coisa que é no ano que vem. Eu não me permito.”

Ainda segundo ele, a bancada de oposição, da qual faz parte, não foi procurada por Leal e nem Adolfo Menezes (PSD), que assumiria a Casa a partir de 2021 conforme acordo selado pelo governador Rui Costa (PT), para debater o tema. Apesar disso, o parlamentar se mostra aberto a votar a favor do atual presidente.

“Tenho relação muito boa com o deputado Nelson Leal, como também tenho com Adolfo Menezes. Não participei desse acordo, não votei nenhum tipo de emenda para acabar reeleição.”

Mais de um terço dos estados do país não divulga a raça das mulheres vítimas de violência. E, mesmo entre os que divulgam, os dados apresentam falhas, já que, em boa parte, o campo aparece como “não informada”.

Considerando apenas os dados disponibilizados de forma completa, os números apontam que cerca de 75% das mulheres assassinadas no primeiro semestre deste ano no Brasil são negras. O percentual diminui para quase 50%, no entanto, do total de vítimas de agressões cometidas por companheiros em casa e estupros.

Segundo as especialistas consultadas pelo G1, é importante ter dados sobre as raças das vítimas de violência para entender como os crimes acontecem na prática entre os diferentes grupos populacionais e para pensar em políticas públicas para grupos mais ou menos vulneráveis.

As dificuldades, porém, não são poucas. Além da não divulgação dos dados, a falta de padronização chama a atenção. Há casos em que “albino” foi considerado uma raça, por exemplo, sendo que o albinismo é uma doença, e não uma categoria racial. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística trabalha com as seguintes opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela.

A maioria dos estados que não divulgaram os dados afirma que, ou os dados não são preenchidos nos boletins de ocorrência, ou os sistemas que coletam as informações consolidados não têm parâmetros para selecionar os dados específicos de raça.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, por exemplo, afirma que, para chegar às informações de raça, “é necessário checar os dados brutos de boletins de ocorrências”. Segundo a pasta, porém, a base “apresenta duplicatas e campos em branco e, mesmo eliminados esses problemas, os números são diferentes dos dados consolidados pela SSP”. Vale destacar que as falhas de preenchimento e a falta de transparência não acontecem apenas para os casos de crimes cometidos contra mulheres.

Um levantamento do Monitor da Violência sobre letalidade policial aponta que quase metade dos estados do país também não divulga dados de raças das pessoas mortas por policiais.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.