OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR

O candidato do PT ao governo do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, pela primeira vez aparece na liderança da corrida eleitoral. É o que aponta a terceira rodada da pesquisa Atlas/Intel, contratada pelo Grupo A TARDE.

Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais, Jerônimo e o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) se encontram em empate técnico, mas os números indicam recuo das intenções de voto em Neto diante de um crescimento, ainda tímido, do candidato do PL, João Roma, representante do presidente Jair Bolsonaro.

Os números mostram Jerônimo Rodrigues (PT) com 38%, com uma oscilação de 0,2 ponto em relação à última pesquisa e um crescimento de 5,4 pontos desde o primeiro levantamento. Em segundo, está ACM Neto (União Brasil) com 35,6%. Uma queda de 3,2 pontos em relação ao último levantamento e 4,1 de retração desde o início da série.

João Roma começou com 10,5%, subiu para 13,2% e agora tem 14,7%, acumulando um crescimento de 4,2 pontos nas intenções de voto.

“Em relação à pesquisa anterior, os números mostram variação dentro da margem de erro. Pela primeira vez Jerônimo aparece à frente de ACM Neto”, diz o cientista político e executivo-chefe da AtlasIntel, Andrei Roman.

Para ele, uma vitória de ACM Neto no primeiro turno “é quase impossível”. A única chance, indica, seria um voto estratégico dos eleitores de João Roma, “no último momento, para evitar uma vitória do PT”.

Segundo Roman, o único caminho para se decidir a eleição sem uma segunda votação seria uma migração dos eleitores de Neto, que também votam em Lula – sobretudo os mais jovens –, para a candidatura de Jerônimo. O que, no momento, não se verifica de forma consistente.

Num eventual segundo turno, João Roma perderia em qualquer simulação. Contra ACM Neto, 47,5% a 24,7%. Se o adversário for Jerônimo, o petista venceria por 45,9% a 27,7% demonstrando um teto para o candidato do PL. Se a disputa fosse entre Jerônimo e Neto, hoje, o ex-prefeito de Salvador teria 41,8% contra 40,8%, empate técnico.

Para Roman, as oscilações devem se acentuar a partir da veiculação de propaganda no horário eleitoral, que começa na sexta-feira, 26. “Com o início da campanha de rádio e TV pode se observar uma mudança mais rápida.  A tendência é de crescimento de Roma, mas tenho reservas”, diz.

Senado

Se a projeção para o governo é incerta, o cenário de disputa pelo Senado aparece mais consolidado. Segundo Roman, isso se deve a um comportamento seletivo do eleitor. “A corrida pelo Senado está menos em pauta. O eleitor se preocupa primeiro com presidente, governador, depois senador e assim por diante”, explica.

Otto Alencar (PSD) lidera com 33, 9%, com retração de 5,3 pontos em relação ao último levantamento, mas com vantagem ainda confortável sobre Rayssa Soares (PL), que aparece com 16,5%, uma oscilação positiva de 0,3. Cacá Leão (PP) tem 10,7%, uma queda de 2,2.

Para Roman, o conhecimento da figura de Otto favorece a lembrança do eleitor. Rayssa, segundo o cientista político, representa o bolsonarismo raiz e não tem rival no campo da direita. “O perfil de Cacá é diferente”. Brancos e indecisos são quase um terço e o executivo vê espaço para crescimento de Rayssa, mas nada que ameace a reeleição de Otto Alencar.

Peso nacional

A nova rodada da pesquisa AtlasIntel mostra de forma mais clara o que já vinha sendo levantado nas consultas anteriores: que a associação entre os candidatos ao governo e à presidência pode ser decisiva na escolha do eleitor.

Isso explica tanto o crescimento de Jerônimo, candidato de Lula (PT), quanto de João Roma, representante de Bolsonaro (PL) na eleição estadual. Na Bahia, Lula lidera com 62,4%, com leve variação de 1,5 para menos em relação à última pesquisa. 

Bolsonaro tem 28,4% no estado, crescimento de 3,1, atribuído ao pagamento do auxílio e a melhora do cenário econômico. Ciro Gomes (PDT) tem 5,1% na Bahia.

Andrei Roman analisa como a disputa pela preferência do eleitor pode ser influenciada pela campanha nacional, de acordo com a pesquisa. “Os votos de Bolsonaro têm uma distribuição parelha entre Neto (38,4%) e Roma (49,4%). Com Lula é semelhante. Jerônimo tem 58,4% dos votos do ex-presidente e ACM Neto 30,6%, sem grande variação”. O que pode mudar com a associação de Roma e Jerônimo a Bolsonaro e Lula no horário eleitoral, respectivamente.

A análise do cruzamento dos votos para presidente e governador também revela uma tendência importante em caso de segundo turno. Dos eleitores que declaram voto em Bolsonaro, apenas 0,5% admitem votar em Jerônimo. Da mesma forma, entre os eleitores de Lula, 0,3% votariam em Roma. O que faz de ACM Neto o principal beneficiado em caso de uma disputa com qualquer dos outros dois mais votados.

Em contrapartida, Jerônimo tem a seu favor a avaliação positiva de outras figuras políticas do PT. Sobretudo, o atual governador, Rui Costa. A pesquisa AtlasIntel procurou saber como o eleitorado percebe a gestão do petista e 54,8%  têm uma imagem positiva do governante. ACM Neto (49,9%) Jaques Wagner (43%), Jerônimo e Otto (38,7%) e João Roma (26,4%) aparecem na sequência.

Quanto à gestão de Rui à frente do governo, 61% dos baianos aprovam a condução do petista, com 43% de avaliação “ótimo e bom” e 27,9% de “regular”. O peso de Rui Costa na eleição do seu sucessor não pode ser desconsiderado, segundo Andrei Roman.

“Rui é um fenômeno de popularidade política. Dá para afirmar isso com bastante imparcialidade. Na frente de todos os líderes estaduais, de direita e de esquerda. Bem avaliado não só pela gestão, mas pelo perfil político. É um desafio para ACM Neto também, talvez seja um rival maior que Jerônimo”.

Se a equidistância de ACM Neto dos dois principais nomes que disputam a presidência o favorece num provável segundo turno, a falta de engajamento pode ser um problema. 

Segundo Roman, “quando ACM Neto não faz a defesa do governo Bolsonaro, perde alguns eleitores para João Roma”. Ao mesmo tempo, à medida que a campanha avança, fica evidente que ACM Neto não é o candidato de Lula.

Por outro lado, o crescimento esperado de Bolsonaro, em função das medidas assistenciais que já estão sendo colocadas em prática, pode alavancar a candidatura de Roma e criar um problema para o ex-prefeito de Salvador.

“Se Roma atingir 20% pode romper o bolsão estratégico. ACM ficaria numa posição de fraqueza, depois de começar na liderança, poderia ver a migração dos seus votos para Roma. Para isso, a qualidade das campanhas vai ser decisiva”, projeta o cientista político.

“O desafio de ACM Neto é segurar o eleitor lulista, principalmente os mais jovens, onde o voto em Lula e Neto tem a maior incidência. Ao mesmo tempo, o maior desafio de Jerônimo é atrair esses jovens para tentar uma vitória ainda no primeiro turno”, complementa Roman.

O Censo Demográfico do IBGE de 2022 mal começou e os recenseadores, responsáveis por obter os dados dos cidadãos em entrevistas por toda a Bahia, já relatam problemas. Desde o dia 1º agosto, quando a pesquisa começou, os trabalhadores afirmam lidar com situações inesperadas como o não pagamento referente ao setor de coletas, a ausência do auxílio-transporte para locomoção e até o pagamento valores abaixo do que era esperado. Além disso, há questionamentos sobre a segurança do trabalho. 

O resultado do acúmulo de problemas é uma debandada dos profissionais que, mesmo concursados, preferem abrir mão do trabalho que conquistaram. Isso porque, dos 12.485 recenseadores recrutados pelo IBGE, 571 já foram desligados do serviço em menos de um mês, o que representa 4,6% do efetivo nas ruas. Dos desistentes, apenas sete saíram por decisão do órgão até a manhã de sexta-feira (19).

Na capital, um grupo organizado de recenseadores se articula para reivindicar melhorias. Nesse domingo (21), a União dos Recenseadores de Salvador promoveu uma assembleia online para tratar dos problemas que serão apresentados formalmente para o instituto. Caso não obtenha uma solução, a entidade cogita até uma greve dos profissionais, o que poderia parar o Censo. Pelo menos, é o que garante Lucas Ferreira, representante do grupo.

Várias queixas

A atitude de pensar até em uma greve para os profissionais vem da impossibilidade de continuar o trabalho com os problemas relatados. Um recenseador, que prefere não se identificar, explica por que acredita que o IBGE está em atraso com ele e como isso afeta seu orçamento.

“Nós somos pagos por setores. Quando completamos o número de residências estipuladas para aquele setor, precisamos receber. Eu já finalizei o primeiro, não recebi o referente e já estou no segundo. Sem o pagamento, não tenho como continuar porque contava com esse dinheiro para quitar contas”, explica ele.

Superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia diz que a possibilidade do instituto estar em atraso é baixa. De acordo com ele, a partir do momento que o recenseador completa a coleta em um setor, o pagamento não é automático e há um período para análise do trabalho. “Existe uma supervisão que pode demorar até 15 dias para o efetivo pagamento. O trabalho feito é observado por um supervisor com base em uma sistemática, e isso leva tempo. Estamos no dia 20 e [o IBGE] só poderia estar atrasado caso o trabalho fosse entregue no dia 5", explica Urpia.

Outra reclamação dos recenseadores é quanto ao auxílio-transporte. Segundo Luana, 31 anos, profissional que opta por não revelar o sobrenome, o IBGE deveria pagar R$ 9,80 por dia para locomoção, o que resultaria em R$ 49 por semana. Porém, além do auxílio estar atrasado, ela afirma ter recebido apenas por uma semana, e de maneira retroativa.

“Recebi apenas no final da primeira semana, o que não deveria porque auxílio a gente recebe antes, não tira do próprio bolso. O valor das últimas duas não veio e não tenho como pagar. Se não chegar, essa semana não vou conseguir ir para a rua”, conta ela. 

Sobre isso, Urpia afirma que a demora para o depósito do auxílio é comum em um primeiro momento. "O IBGE tem um tempo para efetivar o pagamento entre o momento em que o recenseador assume o setor ou devolve a produção feita. Para essa primeira leva, estamos fazendo um pagamento dividido, sem pagar o valor inteiro por conta das desistências e trocas, que demandam uma devolução dos valores e geram uma série de trabalhos extras", sustenta o superintendente, garantindo que os percentuais vão aumentar e chegar ao recenseador de maneira integral.

Há também demandas por uma ajuda de custo relacionada à alimentação dos recenseadores. No entanto, o instituto afirma que isso não está previsto em contrato. Já Lucas Ferreira, da União dos Recenseadores de Salvador, aponta que foi prometido algo diferente aos profissionais.

“O que foi passado para nós foi uma ajuda de custo que não está descrita como transporte, alimentação ou qualquer outra coisa. Durante o treinamento, questionamos se teria uma ajuda de custo para água e alimentação. Prometeram uma ajuda, mas não disseram qual seria esse valor e até agora estamos esperando”, relata o representante.

Treinamento

Antes de irem para a rua e começarem o trabalho de pesquisa, os recenseadores de todo o país tiveram que passar por um treinamento. Para realizá-lo, receberam uma ajuda de custo de R$ 200. Ou pelo menos deveriam receber. Cerca de 600 recenseadores ainda não foram pagos com esse valor no estado devido a problemas no sistema do IBGE.

Mariana Viveiros, coordenadora de divulgação do Censo 2022 na Bahia, explica que os atrasos não ocorrem por conta de falta de verba e, sim, por questões operacionais que impediram o pagamento desses recenseadores.

“Quando eles saem do treinamento, recebem uma ajuda de custo, mas tivemos um problema no sistema do IBGE que atrasou esses pagamentos. Os mais afetados foram aqueles que fizeram o treinamento no mês de julho”, afirma.

Outro problema que teria favorecido o não pagamento da ajuda de custo é o cadastramento de alguns recenseadores, de acordo com a coordenadora.

“Os erros de cadastro também não foram irrelevantes. As pessoas deram, às vezes, a conta errada ou insistiram em fornecer uma conta poupança, que não recebe”. O pagamento pelos serviços prestados no Censo só é feito através de conta corrente.

Mariana Viveiros ressalta que o instituto está realizando um esforço para que os valores sejam pagos o mais rápido possível, o que deve acontecer ainda este mês.

Insegurança

Para além das questões relatadas, os profissionais também enfrentam a insegurança, que está mais presente no dia a dia de Jadsom Gonzaga, 59, desde o dia 1º de agosto, quando ele começou a rodar nas ruas da cidade no papel de recenseador. Ele realiza a pesquisa deste ano no bairro de Brotas e afirma que está “vulnerável ao acaso” todas as vezes que sai de casa para cumprir a função temporária. 

“Nós precisamos de um suporte maior em relação à integridade física, à segurança. Tem moradores que só estão em casa à noite, e isso exige, muitas das vezes, que a pessoa se desloque fora do horário comercial para fazer o Censo. Salvador é muito grande, então há lugares mais perigosos que outros. Sendo assim, estamos vulneráveis ao acaso”, diz ele. 

Somado à insegurança e exaustão que o dia a dia como recenseador gera por causa do deslocamento contínuo a residências, Jadsom diz que os baixos salários e falta de suporte à alimentação são grandes influenciadores da desistência do cargo. Os trabalhadores receberam antes de começarem a pesquisa um treinamento e a ajuda de custo de R$ 200, e o resto da remuneração é feita depois que os recenseadores finalizam um perímetro urbano delimitado pelo IBGE. 

“Eu acho que deveria ter mais apoio ao recenseador, tanto em relação à segurança quanto à alimentação. Temos que bancar a alimentação do nosso bolso, infelizmente. A gente enfrenta o ‘sobe e desce ladeira’, encontra pessoas que se recusam a falar e recebe porta na cara. Depois desse trabalho todo, tem colegas meus que recebem R$ 400. Por isso, muitos desistem”, pondera.
 
Logística

Para o recenseador Edilson Santos, 22, outro problema é a logística. Tendo que sair de Pernambués para Brotas, ele conta que a ajuda de custo para o transporte é baixa. Fora isso, outra dor de cabeça, segundo ele, é a dificuldade de acesso a alguns locais.

“Eu tenho que me virar, sem suporte, para conseguir fazer as entrevistas em lugares mais restritos”, relata.

Recenseador no município baiano de Capela do Alto Alegre, no nordeste do estado, Paulo Matos, 22, também lamenta as dificuldades. Ele conta que um dos seus maiores desafios é explicar a importância do Censo e, em meio à sua rotina, já enfrentou a hostilidade de uma pessoa que se recusou a participar da entrevista.

“Um senhor bateu o portão na minha cara e disse que de estelionatário já bastava os da televisão. Além disso, afirmou que não iria responder porque eu aparentava não ser uma pessoa honesta”, conta Matos.

Em meio a casos de hostilidades como esse, o superintendente do IBGE na Bahia, André Urpia, diz que o órgão tem procurado informar, através de canais de comunicação, a importância de atender bem o profissional, além de buscar parceiros para ajudar na conscientização da importância do Censo.

“A gente tenta sempre destacar que os dados coletados são sigilosos. Sendo assim, a população pode ficar tranquila para responder os questionários. Outra medida é a busca de parceria com as prefeituras em prol de ampliar a comunicação sobre o Censo. Além disso, buscamos antecipadamente ter contato com síndicos para intensificar a importância do trabalho dos recenseadores e tranquilizar os moradores", esclarece Urpia.

Boas experiências 

Na contramão dos recenseadores que enfrentam diversas dificuldades em relação à recepção da população, há aqueles que são acolhidos pelos moradores. É o caso de Fábio Ribeiro, que exerce a função em Feira de Santana. “Já aconteceu de em uma visita a um domicílio, eu tomar café com o pessoal que conversei. Foi bem legal”, lembra Ribeiro.

Buscando evitar estresse, ele diz que usou como estratégia a escolha de um setor perto do bairro em que reside. Então, a maioria dos questionários fez com amigos, vizinhos e familiares. Mas nem sempre apostar na proximidade local é necessário para se conseguir uma boa recepção dos pesquisados. 

É o que conta Joana Alves, 26, ao afirmar que sua rotina tem sido tranquila. “Estou sendo bem recebida em todos os prédios que entro. O único entrave é o acesso ao condomínio. Você tem que falar com síndico e pedir acesso, mas isso é algo que consigo resolver”, diz Joana. 

 

Contratada pela Rádio Metropole, a primeira pesquisa Datafolha aponta que o candidato do União Brasil, ACM Neto, lidera as intenções de votos ao governo da Bahia, com 54%.

A sondagem de opinião, que foi divulgada nesta quarta-feira (24), mostra ainda o postulante do PT, Jerônimo Rodrigues, com 16%, e João Roma, com 8%. O resultado é da pesquisa estimulada. 

O candidato Giovani Damico (PCB) e Marcelo Millet (PCO) tiveram, cada um, 1%. Kleber Rosa (PSOL) não pontuou.

Os votos em branco e nulo somaram 10%. Já não souberam responder são 10%. A pesquisa ouviu 1008 eleitores, e foi feita entre 22 e 24 de agosto. A margem de erro é 3pp. O nível de confiança é de 95%. A consulta está registrada no TSE : BA- 01548 /2022 e BR-05675/2022.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 24.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Falta d’água constante prejudica rotina dos moradores de Livramento

Os moradores da Rua Hermes Lima, em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, estão sem água há pelo menos dez dias. Além dos moradores, segundo informações passadas à nossa redação, uma escola da rede privada, o Colégio Probo COC, que fica situado nesta rua, tem sido prejudicado por esta situação.  Entretanto, este fato não ocorre apenas ali. Outros bairros também sofrem com a falta do fluido, como por exemplo, o Bairro Barriguda, Estocada, etc. Mais um colégio situado nas mesmas imediações, dessa vez da rede pública de ensino, também está sendo prejudicado, e é o Colégio Estadual João Vilas Boas que, inclusive, suspendeu as aulas vespertinas e noturnas nesta quarta-feira (24). Conforme o vereador Joseph Lima (Zé Pinha) citou há poucos dias, a falta de água é devida ao envio do líquido para o Distrito de Iguatemi. Em uma de suas falas na sessão da câmara de vereadores do dia 19 de agosto deste ano, ele disse: “Conversando com um colega que trabalha na EMBASA, falando com ele por que só na comunidade da Estocada e Taquari sempre vem faltando água aqui por perto e no centro não, aí ele me falou que é porque próximo à minha comunidade está fazendo pavimentação, e sobre a estocada ele falou pra mim que está fazendo até umas sangrias da adutora que está indo pra Iguatemi para resolver a demanda daquela comunidade”, relatou. 

Esta questão tem sido abordada por nós com frequência, tanto no Jornal da 88 como em matérias por nós divulgadas. Tendo em vista que este cenário tornou-se corriqueiro para os moradores de bairros diversos, a tendência é que a não distribuição de água para pontos distintos da cidade torne-se cada vez pior, levando em consideração que o sistema projetado, que tem mais de cinquenta anos de construção e até hoje é motivo de reclamações, além de ser obsoleto, possui a capacidade de atender apenas às necessidades da sede do município, totalizando em um número de 12 mil pessoas, e que atualmente atende mais de 22 mil, ultrapassando o seu limite, está sendo também direcionado a atender mais 14 mil novos usuários. Nestas condições, é previsível que haja um aumento de áreas afetadas pela falta de água em toda a cidade, visto que o nosso atual sistema de distribuição já não é mais capaz de suprir a nova demanda.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 24.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 24.08.2022

Em ano eleitoral A Covid mudou o mundo, mudou a comunicação e a política. E o Brasil passa por outro grande teste, com as eleições deste ano, um desafio ao velho marketing político! Mas ainda tem gente que aposta em visões ultrapassadas! Esta semana, no velho e obsoleto estilo,  a TV Globo, no Jornal Nacional, faz sabatina com candidatos à Presidência da Repúbica. Estreou com o presidente Jair Bolsonaro, segunda-feira, dia 22. Os entrevistadores agiram como inquisidores, fora de qualquer padrão jornalístico. Pareceu que tinham como certo o destempero do convidado, mas isso não aconteceu! E os dois funcionários da TV, diante da serenidade do candidato, ficaram sem saber como sair da situação, sem dar o braço a torcer! Nas mídias, o resultado foi reconhecido como amplamente favorável ao presidente, que é candidato à reeleição!

Vida de vereador A função de um vereador é fazer as leis que o município precisa e fiscalizar o prefeito, para o bem-estar da população! E, por acompanhar a gestão, sabe ou deveria saber de tudo que a comunidade precisa e reivindica, permitindo que exerça outra função importante que é fazer indicações das necessidades que descobre ou lhe são relatadas, de obras e serviços públicos.  Mas alguns abusam dessa prerrogativa! Pensam só no voto! Ora, parecem combinar com o prefeito! Ora,  parecem subestimar a inteligência do gestor, de forma constrangedora, como fez Paulo Lessa Filho, com uma indicação para o prefeito trocar lâmpadas, em uma rua no bairro Estocada. Pelo amor de Deus! Trocar lâmpadas? A administração não vê isso? É preciso um vereador fazer indicação para ação tão rotineira? Cadê o servidor responsável por esse serviço!

Covid arrefecida A covid-19 não acabou, mas vai sendo esquecida, e os cuidados preventivos também! Ainda bem que, tudo indica, ficou menos letal. Na Bahia, a média/dia de novos casos, subiu de 917 (jun) para 2.712 (jul) e caiu para 910 (agosto), segundo boletim da Sesab, com apenas 103 pessoas internadas. Em Livramento, segundo boletim de hoje, são 4.432 casos confirmados, e  nenhum em tratamento. 

Para refletir Lí um interessante texto, acessado via inernet, intitulado Vida após o parto, atribuído ao escritor húngaro Útmutató a Léleknek, que faz uma analogia para explicar a existência de Deus. Simula um diálogo dois bebês, no ventre da mãe.

O bebê 1 perguntou ao bebê 2: Você acredita em vida após o parto? O outro responde: É claro. Tem que haver algo após o parto. Talvez nós estamos aqui para nos preparar para o que virá mais tarde. O bebê 1 diz: Bombagem, não há vida após o parto. Que tipo de vida seria essa? O 2º bebê disse: Eu não sei, mas haverá mais luz que aqui. Talvez vamos poder andar com nossas pernas e comer com nossas bocas. Talvez teremos outros sentidos que não podemos entender agora.

O bebê 1 respondeu: Isso é um absurdo. Andar é impossível. E comer com a boca? Ridículo! O cordão umbilical nos fornece nutrição e tudo o que precisamos. Mas o cordão umbilical é muito curto. A vida após o parto logicamente está fora de questão. O bebê 2 insistiu: Bem, eu acho que há alguma coisa, e talvez seja diferente do que é aqui. Talvez a gente não vai precisar mais deste tubo físico. 

Seu companheiro de útero diz: Bobagem. Além disso, se há mesmo vida após o parto, então por que ninguém jamais voltou de lá? O parto é o fim da vida, e no pós-parto não há nada além de escuridão, silêncio e esquecimento. Ele não nos leva a lugar nenhum. Disse o bebê 2: Bem, eu não sei, mas certamente vamos encontrar a Mãe e ela vai cuidar de nós. O bebê 1 ainda respondeu: Mãe? Você realmente acredita em Mãe? Isso é ridículo. Se a Mãe existe, então onde ela está agora?

A resposta do outro bebê, foi: Ela está ao nosso redor. Estamos cercados por ela. Nós somos dela. É nela que vivemos. Sem ela, este mundo não poderia existir. Então, disse o bebê 1: Bem, eu não posso vê-la, então é lógico que ela não existe. E o 2º bebê concluiu: Às vezes, quando você está em silêncio, se você se concentrar e realmente ouvir, poderá perceber a presença dela, e poderá ouvir o som da sua voz amorosa, vinda lá de cima! Pensem nisso!

No último domingo (21) aconteceram quatros jogos de ida pelas oitavas de final pelo "Campeonato Rural Livramentense". Pela manhã foram a campo, Riacho da Salina e Nado de Cima, e o time do Nado de Cima venceu marcando quatro gols, placar ficando Riacho da Salina 0 x 4 Nado de Cima. Iguatemi e Piçarrão também entraram em campo pela manhã, Piçarrão se saiu melhor, marcando 3 gols e Iguatemi 1 gol. No período da tarde, Telha e Barrinha ficaram no empate, 1x1 e Lago Nova marcou 2 gols vencendo a Várzea D'Água que não conseguiu marcar. No próximo domingo dia 28 tem mais quatro jogos de ida pelas oitavas de final.  Pela manhã, vão a campo Varzinha x Matinha e Várzea x Monte Oliveira, e a tarde a partir das 15h15 tem Malhada Grande x Sitio Novo e Lagoa Comprida x Alves.

Com 3.788 casos diagnosticados de varíola dos macacos até o último domingo (21), o Brasil superou o Reino Unido e a Alemanha, e agora é o terceiro país com mais casos confirmados no mundo. Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, outros 4.175 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado do exame RT-PCR para confirmar ou descartar a doença. De acordo com o G1, os Estados Unidos são o país com mais casos até agora, 14.594, segundo o boletim mais recente do Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês), seguidos da Espanha, que até a última quinta-feira (18) já contava 5.792 pacientes que contraíram o vírus. Na sexta (19), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por unanimidade, acelerar a importação de medicamentos e vacinas contra a varíola ainda sem registro no Brasil, mas já aprovados em outros países. Com isso, a agência determinou que os pedidos de importação terão prioridade no processo de avaliação, e a resposta deverá ser dada em até sete dias úteis.

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu tornar prioritariamente a distância o treinamento dos mesários convocados para trabalhar nas Eleições 2022, consolidando mudanças que implementadas no pleito de 2020 em razão da pandemia.

A regra agora, por exemplo, é o treinamento ocorrer preferencialmente por meio de um aplicativo de celular desenvolvido pela Justiça Eleitoral. A ferramenta, disponível para aparelhos Android e iOS, traz todas as informações necessárias, divididas em módulos de estudo.

Para utilizar o app, é preciso fazer um login utilizando o número do título de eleitor.  “Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades”, informou o TSE.

Na eleição deste ano, a Justiça Eleitoral convocou um contingente de mais de 2 milhões de pessoas para trabalhar nas mesas de votação ou no apoio logístico. A orientação é que os convocados já baixem a atualização do app e comecem a utilizar a ferramenta. O prazo pra concluir o treinamento é 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno.

Ao final do treinamento, um certificado será emitido  em formato PDF, que virá com um QR Code para a validação do documento por meio do Canal do Mesário.

A capacitação por aplicativo foi primeiro utilizada nas eleições municipais de 2020, quando as restrições impostas pela pandemia de covid-19 aceleraram a elaboração de ferramentas de ensino a distância. Naquele ano, mais de 1 milhão de pessoas se capacitaram pelo app.

Com o sucesso da iniciativa, o ensino à distância foi tornado prioritário pdlo TSE, embora os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) ainda possam realizar capacitações presenciais se julgarem necessário.

Conteúdo

Os módulos do aplicativo contém imagens, cartilhas e manuais para o mesário, bem como orientações sobre fluxo de votação; procedimentos a serem adotados na seção eleitoral; checklist de início e de encerramento dos trabalhos; dicas de como combater a desinformação; medidas sanitárias para prevenção do contágio pelo coronavírus; quiz para testar conhecimentos; e soluções para possíveis problemas que podem ocorrer durante a votação.

A ferramenta traz também informações sobre o novo modelo de urna eletrônica, que é utilizado pela primeira vez nestas eleições e traz mais recursos de acessibilidade, como janela de intérprete de Libras para auxiliar o leitor surdo, teclado em braile e recursos de áudio, para os que tenham deficiência visual.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 22.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

 Galpão pega fogo em Livramento após incêndio em vegetação

Um galpão de frutas pegou fogo no bairro Piçarrão em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, na manhã do último domingo (21).

Segundo informações colhidas pela nossa reportagem no local, o fogo teria iniciado na vegetação de um terreno ao lado do galpão, e ventos fortes fizeram com que esse fogo alastrasse ainda mais e acabou adentrando no galpão de frutas causando grandes transtornos. A fumaça escura pôde ser vista de longe, moradores que residem perto saíram de suas casas com medo e também para ajudar como pudessem. A preocupação era ainda, porque próximo do incidente existe um Posto de combustíveis.

Populares na tentativa de minimizar o fogo, tiraram caixas plásticas, mesas, cadeiras dentre outros materiais do interior do galpão e com a ajuda de caminhões pipa, enviados pela Prefeitura Municipal, o fogo foi contido tempos depois. Ainda de acordo com informações ninguém teria se ferido.

A Polícia Militar também foi acionada e esteve no local, onde orientou o proprietário do galpão a registrar um boletim de ocorrência. 

Vale lembrar, que ato de atear fogo é crime, e está no código de postura do município de Livramento de Nossa Senhora, Capítulo III, Art. 210, onde cita que que não se pode atear fogo em matas, capoeiras, plantações, pastagens ou campos alheios incorrendo além da responsabilidade civil ou criminal que couber, na multa de 20 % (vinte por cento) de um salário mínimo, variando de acordo com a gravidade da falta. Entretanto existem pessoas que ainda insistem nesse ato criminoso e isso tem gerado transtornos no município. 

A Rádio 88 FM vem alertando para isso há anos, queimadas em lixões, terrenos baldios, fundo de quintais, as margens de rios, várias vezes citamos essas queixas de moradores, isso é perigoso e sobretudo isso é crime. O município precisa fazer valer o código de postura, porque até então ele só está no papel. 

Um novo vírus, apelidado de "gripe do tomate", foi identificado em 82 crianças com menos de 5 anos no estado de Kerala e Tamil Nadu, no sul da Índia. Os casos foram registrados entre 6 de maio e 26 de julho deste ano, segundo o artigo "Surto de gripe do tomate na Índia", publicado na revista científica "The Lancet" nesta semana.

Além disso, o Centro Regional de Pesquisa Médica em Bhubaneswar relatou que 26 crianças de 1 a 9 anos em Odisha também teriam sido infectadas. Segundo o artigo, nenhuma outra região da Índia além de Kerala, Tamil Nadu e Odisha foi afetada pelo vírus.

A "gripe do tomate" ganhou esse nome por conta das erupções vermelhas e bolhas dolorosas que eclodem em todo o corpo e alcançam o tamanho de um tomate. Essas manchas se assemelham àqueles vistos em casos de varíola.

Segundo os pesquisadores, a infecção viral também pode atingir adultos imunossuprimidos, mas ainda é considerada rara, está em estado endêmico e não oferece risco de morte.

Mesmo assim, o Departamento de Saúde de Kerala está tomando medidas de precaução para monitorar a infecção viral e impedir sua propagação em outras regiões da Índia.

Sintomas

Embora o vírus da gripe do tomate apresente sintomas semelhantes aos da covid-19, como febre, fadiga e dores no corpo, o vírus não está relacionado ao SARS- CoV-2. A hipótese dos pesquisadores é de que a gripe do tomate pode ser um efeito posterior de chikungunya ou da dengue em crianças.

Outra hipótese é que o vírus seja uma nova variante da doença viral ‘mão-pé-boca’, uma infecção comum que atinge principalmente crianças com idades entre 1 e 5 anos e adultos imunocomprometidos.

O tratamento da "gripe do tomate" é, por isso, semelhante ao adotado para tratar essas doenças: isolamento, repouso, abundância de líquidos, esponja de água para o alívio da irritação e das erupções cutâneas, e uso de paracetamol para febre e dor no corpo.

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 22.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 22.08.2022

Repúdio contra Embasa Na sessão de sexta-feira, dia 19, da Câmara de Livramento, o vereador Uilton Nunes (Huga) manifestou seu repúdio à Embasa, segundo ele, pela falta d'água nos bairros Estocada, onde ele mora, e Barriguda! Seu nobre colega Joaquim da Silva (Kinka) bateu na mesma tecla e acusou a Embasa de desrespeitar a população de Livramento. Com todo respeito, caros vereadores,  foram discursos para engabelar os incautos! Na verdade, nessa questão, os senhores são negligentes em seus mandatos! Não é caso de mero repúdio, nem de falas vazias, no comodismo do ar-condicionado! Em casos abusivos e antigos, assim, um vereador tem de fazer representação escrita, cobrar do prefeito, que contratou a Embasa, e do governador, que manda na Embasa! 

São discursos para enganar eleitor besta! Não resolvem nada, quem precisa não fica sabendo! Vale lembrar que os dois vereadores, da bancada do prefeito,  votaram em 2019 a favor da renovação ilegal, por 30 anos, do contrato dessa mesma Embasa. Na época, havia o mesmo desrespeito à população, com a mesma falta d'água e água suja, em torneiras! Foi renovado um contrato que não cumpriu a obrigação de  tratar o esgoto da cidade, ficando inadimplente por 20 anos, desde 1998. Vocês fingiram que não sabiam isso! Da mesma forma que fingem, atualmente,  que não sabem que a atual e constante falta d´água é causada pela defasagem do sistema da Embasa, que está obsoleto há mais de 20 anos. Precisa ser ampliado ou substituido por um novo!

O sistema é de quando a cidade tinha 12 mil habitantes, hoje tem quase o dobro. Huga e Kinka omitiram, também, que a adutora para Iguatemi ficou pronta e não pode ser inaugurada, por falta de água tratada suficiente a ser enviada para lá. A atual estação de tramento não dá conta! Querem responsabilizar e pedir explicação ao gerente local da Embasa! Ele não vai fazer milagre! Não sejam convardes, a conversa tem de ser com o prefeito e o governador! A parte da gerência local a ser fiscalizada é a economia faz em providências e produtos químicos, para gastar menos dinheiro e dar lucro. 

Isso agrava a situação, mas não é a causa central da falta d'água. E a falta d'água não é só onde os vereadores moram, e nos seus redutos eleitorais! Ela é generalizada! Relatório da empresa que faz o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) aponta constantes queixas de deficiência de água, ou água suja, até no centro da cidade de Livramento, e em bairros como Santa Cruz, Benito Gama, Barriguda, São José, Estocada, Taquari, Polivalente, Beira Rio, Rua do Fogo, Jurema, Recreio e Santa Terezinha! 

Para refletir Margaret Mead (1901-1978) ainda é uma festejada antropóloga e professora norte-americana, que escreveu diversos livros, entre eles, Macho e Fêmea, sobre os sexos, num mundo em transformação. Foi uma respeitada mulher da era moderna, com uma apurada visão sobre a natureza humana! Certa vez, uma estudante perguntou a ela qual era o primeiro sinal de civilização de um povo. A expectavia era de uma resposta que falasse de elementos culturais, envolvendo objetos como anzóis, bacias de barro, pedras para amolar, gamelas, potes, vasos e outros. Mas não foi isso o que ela respondeu! A senhora Mead disse que o primeiro sinal de civilização, numa cultura antiga, é um osso fêmur quebrado e curado. 

Explicou que, entre os outros animais, se uma perna quebra, ele morre, na certa, pois não poderia correr para fugir de um eventual perigo, nem procurar água ou alimento. Tornaria uma presa fácil para os predadores, que fariam dele uma refeição. E lembrou que nenhum outro animal consegue sobreviver pelo tempo que o osso precisa para se regenerar! Ou morre de fome e sede ou comido pelos predadores! Assim, a antropóloga afirma que um fêmur recuperado é a prova de que alguém cuidou e protegeu aquele cuja perna havia se quebrado. Portanto, frisou, ajudar o semelhante a vencer dificuldade, como essa, por exemplo, é o maior sinal civilizatório! E que civilização é sinônimo de ajuda, de solidariedade, de verdadeira vida em comunidade! Pensem nisso!

Um idoso de 73 anos foi preso na cidade de Livramento de Nossa Senhora, na região sudoeste da Bahia, depois de ser flagrado pela sobrinha enquanto tentava abusar da filha dela, uma garota de seis anos. O crime aconteceu na quinta-feira (18), no bairro Benito Gama. A principio havíamos dito que essa situação aconteceu na comunidade dos Patos conforme informações que colhemos no site G1, entretanto com base informações colhidas com a Policia Civil local, a situação aconteceu no bairro Benito Gama.

O homem foi identificado como José Antônio da Silva, conhecido como "Zequinha". Segundo a Polícia Civil, a mulher contou que ele já foi visto por familiares enquanto cometia a mesma prática também com a própria neta em outra ocasião.

Após a denúncia, o idoso foi preso e levado à delegacia de Livramento de Nossa Senhora, onde foi autuado por estupro de vulnerável e permanece à disposição da Justiça.

 

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 19.Ago.2022 // 00h00

  • Geral

Fala do Jornalista Raimundo Marinho

Jornalista RAIMUNDO MARINHO
Transcrição adaptada da fala na Rádio 88 FM – 19.08.2022

Preço da gasolina Com mais uma redução de preço dos combustíveis, pelo Governo Federal, através da Petrobrás, a Prefeitura de Livramento foi obrigada a baixar, outra vez, o valor do contrato com Auto Posto Irmãos Ribeiro, pertencente a parentes do prefeito Ricardo Ribeiro. Foi reduzido, por aditivo, em R$832.600,00, ficando em R$7.744.800,00. O litro da gasolina foi para R$5,34 (comum) e o óleo diesel R$6,69 (comum) e R$6,79 (S10). Livramento figurou na lista de 20 municipios que venderam a gasolina mais cara do país, acima de R$ 8,00/litro, e está, agora, pouco mais de R$5,00.

Saneamento básico Até hoje, Prefeitura e Embasa não  explicaram o cancelamento súbito da audiência pública, que seria dia 20 de julho, para discutir o PMSB (Plano Muncipal de Saneamento Básico) e o PMGIRS (Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos). Essa afronta aos cidadãos de Livramento, não é novidade! Quem paga para fazer os planos, conforme publicado no Diário Oficial, é o Governo do Estado. Seu objetivo é tentar adequar os contratos da Embasa à nova Lei Nacional do Saneamento, que entrou em vigor em 2020.

Privatização da Embasa Pelo menos em 13 municípios, incluso Livramento, a Embasa renovou contratos, às pressas, de qualquer jeito, para escapar da concorrência públicas, através de licitação, prevista no Novo Marco Regulatório. Fez isso sem ter planos de saneamento, exigidos para validade dos contratos. Agora, o Estado tenta corrigir! E há indicativos de que prepara a Embasa para ser vendida, através da privatização! O governador Rui Costa nega isso, mas é como está sendo visto o PL-24.392/2021, aprovado este ano!

Adutora pronta, sem água Em Livramento, outro silêncio perturbador, também da Embasa e Prefeitura, sobre a adutora de Iguatemi! Ficou pronta e tinha inauguração prevista para  junho! Mas nada! Temos dito que não há disponibilidade de água tratada, para ser aduzida para lá, pois a atual estação de tratamento não comporta a demanda de mais 14 mil usuários! Nem prefeito nem dirigentes da Embasa confirmaram ou negaram isso. Será necessária uma nova estação, que o projeto da adutora não incluiu!  Muito descaso!

Por último O evangelho de Marcos (9, 14-29) relata a cura, feita por Jesus, de um menino perturbado por um espírito. Até hoje, situações como essa despertam curiosidade e chamam a atenção das pessoas. Muitos não acreditam, mas espíritos de mortos ficam por aqui, resistindo em não ir para o mundo espiritual! Isso gera todo tipo de comentários e especulações! A pessoa viva, perseguida, é tida como doente, principalmente doença mental, sendo levada para lá e para cá, em busca de uma solução. Padres são procurados, centro espírita, terreiro de candomblé, igreja evangélica, curador, médicos! Provoca muito desespero nas famílias, que  buscam ajuda em todos os lugares!

Jesus relacionou isso com a falta de fé, ao dizer: Geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando terei de suportar-vos? Não ficou claro se ele se referia aos mortos ou aos vivos! Ele sempre se mostrava indignado diante da falta de fé da humanidade, que até hoje é assim. Mas compreendeu a dor e o sofrimento daquela criança e da sua família! E ordenou: Trazei aqui o menino. Com uma palavra sua, o espírito obsessor deixou a criança em paz, pois Cristo, pela sua natureza divina, dominava também o mundo invisível! Sabia bem quem eram os espíritos malfeitores, que temiam o filho de Deus!

Falta de fé e de conhecimento nos impede de compreender essa ralidade da vida! Muitos demoram de entender que foram para o mundo espiritual, em outra condição de vida! Sem corpo físico, agem pelo pensamento, com as mesmas maldades ou bondade dos vivos, a depender de cada um. E se aproveitam para se divertir ou se vingar, atormentando os fracos, os que vivem afastados de Deus. São tidos como demônios! Mas não devemos temê-los, pois nenhum espírito de pessoa má ou demônio tem poder para se aproximar de quem reza e vive com o pensamento em Deus, seguindo os ensinamentos de Cristo! Pensem nisso!

Alunos do Colégio Probo COC em Livramento de Nossa Senhora, Bahia, participaram de uma gincana escolar em comemoração ao dia do estudante na última semana, e juntos arrecadaram quase 4 toneladas de alimentos, foram especificamente 3.814 kg de alimentos. O objetivo dessa gincana, além dos objetivos próprios de disputa, teve ainda como principal fundamentação arrecadar o máximo de alimentos possíveis para serem doados a instituições de Livramento, como, "Centro Espírita", "Convida 20 Sem Fome" e a "Diocese de Livramento". No início desta semana as doações dos alimentos às respectivas instituições foram feitas no Colégio Probo Coc. Parabéns a Direção, Professores e aos alunos do Colégio Probo por essa ação social. 

O prazo para o eleitor se cadastrar para fora de sua cidade – o chamado voto em trânsito – termina nesta quinta-feira (18). O requerimento deve ser feito no cartório eleitoral mais próximo. é preciso levar um documento oficial com foto. Não há como fazer o pedido por e-mail ou pelo e-Título.

O eleitor pode escolher votar em trânsito em qualquer município com mais de 100 mil eleitores. Há duas possibilidades: se o município escolhido para o voto em trânsito for no mesmo estado do domicílio eleitoral, ele terá direito de votar para todos os cargos: presidente da República, governador, senador e deputado; e se o município for em outro estado, o eleitor poderá votar apenas para presidente.

No cartório, o eleitor vai indicar o município onde pretende votar. A troca pode ser feita apenas para o primeiro ou segundo turno de votação ou para os dois turnos.

Não é possível indicar municípios em outros países para o voto em trânsito, mas brasileiros que possuem o título de eleitor cadastrado no exterior vão poder votar em trânsito se estiverem no Brasil. Nesse caso, devem indicar um município localizado em território brasileiro para estar no dia da votação e poderão votar exclusivamente para presidente.

Depois desta quinta-feira (18), o eleitor não poderá mais como mudar o local de votação, nem mesmo cancelar a opção pelo voto em trânsito para votar em seu domicílio eleitoral. Depois das eleições, o vínculo do eleitor com sua seção é restabelecido automaticamente. Ou seja, ele não precisa pedir pra voltar a votar em sua cidade.

Termina também nesta quinta (18) o prazo final para o eleitor que tem dificuldade de locomoção pedir para votar em uma seção especial com acessibilidade. O pedido deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado ou por curador, apoiador ou procurador.

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.