
Aliane Aguiar
A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) reservadas para adultos com Covid-19 na Bahia anda em baixa nas últimas semanas. O percentual, que chegou a superar 80% entre março e abril, agora é de 46%, mesmo com o fechamento de alguns leitos entre junho e agosto. As informações são da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). As UTIs pediátricas, reservadas para crianças contaminadas pelo novo coronavírus, também estão com taxa de ocupação em ritmo de queda e chegaram à marca de 49% dos leitos ocupados. No total, entre adultos e crianças, a Bahia tem 636 pessoas internadas com casos graves da Covid-19 neste momento. No caso dos leitos clínicos para adultos, reservados para pessoas com sintomas mais leves da Covid-19, o percentual de vagas ocupadas é ainda mais baixo: 22%. A taxa difere consideravelmente da apresentada entre as enfermarias infantis, com ocupação de 52%. São 356 pessoas, entre adultos e crianças, internadas com casos mais leves do novo coronavírus na Bahia. A Bahia registrou apenas uma morte por Covid-19 no domingo (8), conforme o boletim epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Este é o menor número de óbitos pela doença registrados desde o dia 21 de abril de 2020, ainda no início da pandemia no estado. Os casos ativos da Covid-19 também continuam em queda. Pelo 17º dia consecutivo, o número de contaminados pelo novo coronavírus diminuiu, alcançando agora a marca de 3.626 em todo o estado. É o menor número de infectados registrado na Bahia desde o dia 8 de maio de 2020. Nas últimas 24 horas, além da única morte registrada, a Sesab confirmou 484 novas contaminações pelo novo coronavírus. No total, desde o início da pandemia, a Bahia acumula mais de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19 e cerca de 25 mil óbitos em decorrência da doença.
Hoje (05) é a última novena, para os preparativos da festa do Bom Jesus do Taquari, celebrado amanhã (06). A equipe da Rádio 88 FM, há 17 anos leva a festa do Bom Jesus até você, e já aproveitamos para convidar, pra continuar acompanhando nossa programação, diretamente do Ginásio de Esporte, onde todas as noites é transmitido às novenas e amanhã, a santa missa ao Bom Jesus, será às 10h, mas a partir das 08h, a equipe já estará por lá levando informações de toda a festa pra você. E a noite, a partir das 18h30, iniciando portanto as novenas na Catedral, em preparação para a festa de Nossa Senhora do Livramento. È a Rádio 88 FM, levando a festa do Bom Jesus e de Nossa Senhora do Livramento até você.
Os bancos de pontos de ônibus da cidade de Dom Basílio, no sertão produtivo vem sendo roubados. O anúncio do furto foi feito pelo prefeito da cidade que soma pouco mais de 12 mil habitantes. Conforme divulgou o site Achei Sudoeste, a população do local tem demonstrado revolta após saberem dos furtos que afetam os pontos espalhados pela sede e zona rural da cidade. No anúncio o prefeito Roberval de Cássia Meira (PL), pede ajuda aos munícipes. “Roubaram os bancos dos pontos de ônibus, se alguém identificar quem foi, favor denunciar”, alertou. Ainda não foi divulgado quantos bancos já foram furtados.
Entre os estados do Nordeste, a Bahia lidera o ranking com maior número de comarcas sem atendimento de defensores públicos. Das 255 comarcas do estado, 209 não possuem defensores, representando uma taxa de 82% de ausência. Os dados constam na segunda edição do Mapa das Defensorias Públicas Estaduais e Distrital no Brasil, promovido pelo Ipea. A Bahia também tem o pior índice entre comarcas com ao menos um defensor lotado. Com 16%, em último lugar no Nordeste, a Bahia possui 40 comarcas, possuindo apenas 6 defensores em acumulação de comarcas ou itinerância. Os dados foram computados pelo órgão entre os anos de 2019-2020. Apesar disso, a Bahia está entre os estados com maior número de defensorias instaladas em novas comarcas. O estado com o maior número de cargos existentes é o estado de Minas Gerais, que junto com São Paulo e Bahia, integra o grupo dos três estados com maior índice. Nos últimos seis anos, período que dista a primeira e a segunda edições do “Mapa da Defensoria no Brasil”, os estados de São Paulo e da Bahia se destacam, seguidos por Santa Catarina, Paraná e Goiás - que implementaram suas Defensorias Públicas logo após a edição do primeiro mapa.
Na última sexta-feira (30) Solenidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padroeira de Tanhaçu, o bispo diocesano, Dom Armando Bucciol, recebeu o título de Cidadão Honorífico Tanhaçuense, em sessão especial feita pela Câmara de Vereadores, na cidade de Tanhaçu, proposta pelo vereador Zenildo Abreu. Este em sua fala justificou ressaltando a importância de Dom Armando Bucciol, ao longo de 17 anos de Episcopado, no apoio e desenvolvimento educacional, social e espiritual da cidade. O Pároco Padre Marco Dal Magro, destacou o trabalho de doação de Dom Armando, em 30 anos de Missão no Brasil, sendo uma parte dedicada à Diocese. O bispo, Dom Armando, em sua comunicação, agradeceu ao vereador pela indicação e pela linda honraria, falou sobre a importância dos poderes legislativo e executivo trabalharem pautados na ética, e visando sempre o bem comum, olhando para os mais necessitados, segundo pede a Doutrina Social da Igreja Católica. Estavam presentes também os padres filhos natos de Tanhaçu: José Aparecido (Cido) e Jucimar Pereira Lima (do clero Diocesano).
O município de Livramento de Nossa Senhora-BA, registrou 3 óbitos em decorrência da COVID-19 no último final de semana. Um óbito ocorreu na sexta-feira (30), outro no sábado (31) e outro no domingo (01), sendo registrados em unidades avançadas de saúde de Vitória da Conquista e Caetité, toda equipe da Rádio 88 FM se solidariza com essas familias que perderam seus entes queridos. Segundo boletim, o município agora consta infelizmente, com 73 óbitos e 109 pessoas estão ativas para o vírus onde seguem em tratamento. Apesar de chegar a marca de 3.001 casos confirmados de covdi1-9 desde o inicio dos registros até o dia 14 de julho, felizmente no último dia 30 do mês de julho alcançamos a marca de 3.002 curados. A vacinação segue e agora a população atendida são livramentenses a partir dos 37 anos. De 21. 502 doses recebidas para primeira dose, 20. 789 foram vacinados. Na segunda dose, das 12.936 doses recebidas, 9.897 pessoas foram vacinadas e com dose única, 602 pessoas já imunizadas também. Se você se encaixa no grupo que está imunizado contra covid-19, procure seu PSF, ou seu Agente Comunitário e agende para se vacinar.
Dois acidentes graves foram registrados no último fim de semana aqui em Livramento. Na sexta-feira (30), um homem que segundo informações que nos foram passadas, estava bêbado, acabou colidindo com seu carro em um motociclista ao entorno da Praça Gentil Vilas Boas no centro de Livramento. O motociclista foi encaminhado em estado grave para UPA 24 Horas. Já o condutor do carro fugiu do local e depois populares o encontraram em frente ao Hospital Municipal onde a Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência. Já o outro acidente, também envolvendo um motociclista, ocorreu no sábado (31) à noite no bairro Piçarrão. Segundo informações, uma carreta estava sinalizando para adentrar em um estabelecimento, quando em alta velocidade um motociclista bateu na carreta e acabou tendo ferimentos graves, e também estava com sinais de embriaguez. O homem foi encaminhado para a UPA 24 Horas, mas ainda segundo informações precisaria ser encaminhado para outra cidade. Dois acidentes registrados no final de semana por conta de embriaguez, uma grande iresponsabilidade.
Na tarde deste último domingo (01) a Assessoria de Comunicação do Município de Livramento, informou que o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro deu entrada no Hospital Municipal pela manhã, para atendimento médico e exames preliminares, onde de início foi atendido por dois médicos clínicos gerais e um cardiologista. Foram realizados exames iniciais e uma tomografia computadorizada de pulmão e então constatado quadro de infecção pulmonar. Ainda segundo a nota, o quadro de saúde do prefeito era estável, passava bem, srnedo apenas transferido para UTI em Vitória da Conquista por precaução. A equipe da Rádio 88 FM deseja melhoras ao Ricardo Ribeiro, que Deus abençoe que ele se recupere logo e possa retornar para sua família e aos trabalhos. Temos recebido diversos questionamentos e gostaríamos que alguém pudesse explicar para os livramenteses, o motivo desse atendimento do prefeito ter sido realizado no Hospital Municipal e não na UPA 24 Horas, onde os primeiros atendimentos devem normalmente ocorrer. A nossa redação tentou contato com o Secretário de Saúde de Livramento, Gerardo Júnior, mas sem respostas. As últimas notícias, informações que chegaram por volta das 11h de hoje (02) foi de que “o prefeito já respira sem oxigênio, respondendo muito bem ao tratamento. Já levantou e tomou banho.”.