OUÇA A 88
AO VIVO
NO AR
Show da Noite

Marcos Oliver

  • Por Paramirim Agora

  • 19.Ago.2021 // 00h00

  • Geral

Idosa de 78 anos é mais uma vítima da covid-19

A Secretaria de Saúde de Paramirim registrou ontem o vigésimo óbito por covid-19 no município, menos de 20 dias após o décimo nono. Trata-se de uma mulher de 78 anos que, em 3 de agosto, deu entrada no Hospital Aurélio Rocha apresentando dessaturação (baixo nível de oxigênio no sangue) e tosse seca. Após testar positivo para a covid-19 e também apresentar função renal alterada, o hospital solicitou sua transferência para uma UTI. No dia seguinte (4/8), uma vaga foi disponibilizada no Hospital Municipal de Caetité, para onde a paciente foi conduzida por uma ambulância do SAMU. Desde essa data, ela estava internada sob cuidados médicos, mas, após piora do quadro clínico, faleceu. E a Secretaria de Saúde de Paramirim informou ontem que recebeu mais 660 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, todas para uso como primeira aplicação. Segundo a pasta, também foram entregues 320 doses, sendo 240 Pfizer e 80 Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose,  e mais 103 doses da Coronavac/Butantan para aplicação da segunda dose.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta quarta-feira (18) que a terceira dose da vacina será aplicada, inicialmente, em idosos e profissionais da saúde. Entretanto, ele não informou quando a dose de reforço começará no Brasil e disse que mais dados científicos são necessários.

“Estamos planejando para que, no momento que tivermos todos os dados científicos e tivermos o número de doses suficiente disponível, já orientar um reforço da vacina. Isso vale para todos os imunizantes. Para isso, nós precisamos de dados científicos, não vamos fazer isso baseado em opinião de especialista”, explicou o ministro.

Ele lembrou que o Ministério da Saúde já encomendou um estudo para verificar a estratégia de terceira dose em pessoas que tomaram a CoronaVac. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também autorizou estudos de terceira dose das vacinas da Pfizer e AstraZeneca no Brasil (veja mais abaixo).

"Sabemos que os idosos têm um sistema imunológico comprometido e por isso eles são mais vulneráveis. Pessoas que tomaram duas doses da vacina podem adoecer com a Covid, inclusive ter formas graves da doença. Mas se compararmos os que vacinaram com duas doses e aqueles que não vacinaram, o benefício da vacina é inconteste", disse Queiroga.

Critério de distribuição

Na entrevista, o Ministério da Saúde esclareceu que já adota há semanas o cálculo de distribuição de vacinas aos estados conforme a quantidade de pessoas acima de 18 anos que ainda não receberam a primeira dose das vacinas. O novo critério motivou críticas do governo de São Paulo e a uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), já que o governo paulista considera ter sido prejudicado por não ter recebido doses em quantidade proporcional ao tamanho da população.

Antes da polêmica, a distribuição era guiada pela quantidade de pessoas por grupos prioritários, como estava previsto inicialmente no Plano Nacional de Imunização.

"Discrepâncias eram esperadas porque a lógica da distribuição era a de grupos prioritários", disse. "Precisamos agora ajustar a distribuição para que seja mais equânime para o país. Os novos critérios levaram em conta toda a população acima de 18 anos que ainda não recebeu primeira dose."

 

O Senado aprovou nesta quarta-feira (18), por unanimidade, projeto de lei que proíbe a aquisição de arma de fogo por quem praticar violência contra mulher, idoso ou criança (PL 1.419/2019). A proposta também determina perda da validade dos registros de armas já existentes em nome do agressor. Além disso, prevê a apreensão imediata de armas de fogo na posse do agressor, mesmo que não tenham sido usadas na agressão.

O texto, que altera o Estatuto do Desarmamento (Lei nº 10.826, de 2003), segue para a Câmara dos Deputados. O projeto, da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), foi aprovado na forma de um texto alternativo (um substitutivo) proposto pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), relatora da matéria. Leila aproveitou trechos de outras duas propostas: os PL 1.946/2019, do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), e o PL 1.866/2019, do senador Marcos do Val (Podemos-ES), além de acatar emendas apresentadas por outros senadores.

Atualmente, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) já prevê a suspensão da posse ou do porte de arma de fogo e a apreensão da arma como medidas protetivas de urgência. Essa possibilidade, no entanto, restringe-se a atos que ocorram na unidade doméstica, no âmbito familiar. Com o projeto, a medida poderá ser aplicada independentemente de onde ocorra a violência. 

Para Rose de Freitas, as agressões contra mulheres tendem a aumentar em frequência e intensidade e, por esse motivo, a proteção da vítima deve sempre estar um passo à frente do agressor.

Armas de fogo 

Relatório divulgado no início do mês mostra que as armas de fogo têm sido o principal instrumento empregado nos assassinatos de mulheres no Brasil: ao longo de 20 anos (entre 2000 e 2019) estiveram presentes em 51% dessas mortes. Esse estudo (“O papel da arma de fogo na violência contra a mulher”) foi produzido pelo Instituto Sou da Paz, organização não governamental que atua para reduzir a violência no Brasil.

A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) afirmou que, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (Acnur), o Brasil é o quinto país do mundo com a maior taxa de feminicídios.

O texto original apresentado por Rose de Freitas previa a proibição em qualquer caso de violência doméstica. Na versão aprovada, as medidas se aplicam a quem pratica violência contra mulher, idoso ou criança — como previa a proposta de Marcos do Val. Caso a violência seja praticada contra pessoa que não se enquadre nessas categorias, o substitutivo prevê que o juiz deverá avaliar a conveniência de adotar as medidas cautelares.

As medidas incluem a apreensão imediata de arma de fogo que esteja na posse do agressor, além da suspensão da autorização de posse ou a restrição ao porte de arma. Além disso, o agressor não poderá adquirir novas armas. Após verificada a violência, a polícia, o Ministério Público ou o juiz que tiver conhecimento deve informar em até 48 horas o Sistema Nacional de Armas, a Polícia Federal e, se for o caso (armas de caçadores, por exemplo), ao Comando do Exército sobre o ocorrido.
As providências independem de a arma ter sido utilizada na agressão (essa determinação estava prevista no projeto do senador Veneziano e foi incorporada ao substitutivo da relatora).

Servidor Público

Leila Barros também aproveitou parcialmente emendas apresentadas pelos senadores Jean Paul Prates (PT-RN) e Rogério Carvalho (PT-SE). Além disso, incluiu no texto a necessidade de comunicação no caso de o agressor ser servidor público que utilize arma de fogo no desempenho de suas funções.

Nesse caso, o substitutivo prevê que o respectivo órgão, corporação ou instituição devem ser comunicados e serão responsáveis pelo cumprimento da determinação judicial de restrição ao porte de armas. Após alerta feito em Plenário pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), a relatora incluiu no texto o trecho “preservados todos os demais direitos inerentes à condição de servidor público”, para evitar que o servidor seja prejudicado no trabalho.

No caso de o agressor ser empregado do setor privado que tenha posse ou porte de arma de fogo em razão do trabalho, o substitutivo prevê que a decisão deve ser comunicada ao empregador, e o dirigente da empresa terá que cumprir a determinação judicial de restrição ao porte de armas, sob pena de incorrer no crime de desobediência.

Após o trânsito em julgado (decisão final) da condenação criminal, o agressor ficará impossibilitado de adquirir, possuir ou portar arma de fogo até a sua reabilitação, que pode ser pedida dois anos após o fim da pena.  Caso o agressor seja absolvido, a arma será devolvida e as restrições à posse e ao porte de arma serão suspensas.
 

 

Em 19 de agosto de 2006, o biólogo Pedro Davison, então com 25 anos, foi atropelado enquanto pedalava em Brasília. Pedro não resistiu e faleceu. Quem conduzia o automóvel era Leonardo Luiz da Costa. Ele dirigia embriagado, excedia a velocidade permitida para a via e estava com a CNH vencida. Para piorar, fugiu sem prestar socorro. 

Levou mais de 11 anos para que o 19 de agosto se transformasse no Dia Nacional do Ciclista. E não apenas como uma data informal: ela foi oficializada pela Lei 13.508, em 22 de novembro de 2017.

Nós falamos com ciclistas livramentenses que contam como suas vidas mudaram após a pratica do ciclismo e o amor pela bike. Confira reportagem do Jornal da 88, realizada com o Vu Ciclista, Moises Neto e o Tiago Ribeiro.

Mais que uma comemoração, o Dia Nacional do Ciclista é uma data para reflexão sobre nossas atitudes no trânsito e sobre a necessidade de proteção ao ciclista por parte das autoridades – seja com fiscalização e punição a motoristas irresponsáveis, ou com a implantação de ciclovias como forma de proteção física. É um dia para se pensar em maneiras de aumentar a segurança de quem pedala nas ruas da cidade, seja para se deslocar, como lazer ou para a prática esportiva. A data também é importante para se promover o uso da bicicleta, já que ela representa um meio de transporte sustentável e que em muito contribui para nossas cidades, com a redução das poluições atmosférica e sonora, diminuição de mortes no trânsito, desafogamento das redes de transporte coletivo e alívio dos congestionamentos causados pela enorme quantidade de automóveis circulando nos grandes centros.

É um ótimo dia para reforçar a cobrança a autoridades para que tornem nossa cidade segura para a mobilidade ativa, tanto no âmbito do uso da bicicleta quanto também no do pedestrianismo.

“Na terra ou no asfalto, de noite ou de dia, mais que um meio de transporte, pedalar é um estilo de vida, então superar a si mesmo é a maior vitória que pode nos atingir.”

Parabéns a todos ciclistas de Livramento de Nossa Senhora e região. Homenagem, Rádio 88 FM, buscando sempre o melhor para  a comunidade. 

" allowfullscreen>

O Supermercado Pagão em comemoração aos 21 anos da Rede Smart,  traz uma promoção exclusiva para os seus clientes. E para participar basta assistir a live de comemoração do aniversário da Rede Smart com a dupla César Menotti e Fabiano, hoje (18) às 20h no canal do youtube da Smart supermercado ou no canal da dupla César Menotti e Fabiano, postar uma foto assistindo a live, mostrar um produto Smart, postar no instagram e marcar o Supermercado Pagão. Com isso você estará concorrendo a um carrinho cheio de compras repletos de produtos Smart. Siga o supermercado pagão no instagram, (clique aqui) e fique atento para assistir a live e concorrer a um carrinho cheio de compras, com produtos smart. Supermercado Pagão o mais completo da região, comemorando 21 anos da Rede Smart. O Supermercado Pagão está situado na Av. Dr. Nelson Leal, 87 - Centro, Livramento de Nossa Senhora, oferecendo o melhor para você e sua família

  • Por Redação do Jornal da 88

  • 18.Ago.2021 // 00h00

  • Geral

Vacinação contra covid-19 em Livramento chega a faixa etária de 28 anos

Conforme últimas divulgações a respeito da vacinação contra covid-19, Livramento de Nossa Senhora, vacina pessoas de 28 anos ou mais. O município recebeu cerca de 26.550 vacinas para a primeira dose, que já foram aplicadas 24.028. Para a segunda dose, foram recebidas 14.790 e aplicadas 12.433. Já as vacinas de dose única foram recebidas e aplicadas 602. Sendo assim, o município de Livramento tem 13.045 pessoas vacinadas com as duas doses ou que receberam dose única. Procure seu agente comunitário, ou seu PSF e vacine-se, a vacina, juntamente com os cuidados de higienização, uso da máscara são os meios para o fim dessa pandemia. Para que as vacinas atinjam a efetividade esperada, é necessário tomar as duas doses - ou a dose única, no caso da vacina da Janssen. 

  • Por Redação do Jornal da 88/Foto: Livramento Manchete

  • 18.Ago.2021 // 00h00

  • Geral

Menor de idade sofre acidente de trânsito em Livramento

No início da noite desta terça-feira (17), um acidente de trânsito envolvendo um menor de idade, ocorreu na Avenida Lindemberg Cardoso próximo a um posto de combustível, entre o bairro Piçarrão e o bairro Taquari. Segundo informações, o jovem estava em uma motocicleta e ao tentar desviar de um veículo acabou colidindo com o mesmo.  O jovem teve ferimentos, onde inclusive segundo informações preliminares, ele terá que fazer uma cirurgia pois fraturou o fêmur, além de ter tido outros ferimentos. Equipe do SAMU192 esteve onde o acidente ocorreu e encaminhou o jovem para UPA 24 Horas. 

Trinta e oito milhões, vinte e cinco mil, oitocentos e trinta e dois reais e trinta e cinco centavos. Esse é o valor total do saldo que as prefeituras baianas possuem com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, através da lei de acesso à informação (LAI), o montante corresponde ao saldo existente nas contas das entidades sem ter sido resgatados pelas prefeituras. A cidade de Juazeiro é a cidade com maior saldo até julho de 2021: São R$ 5 milhões. A Secretaria de Educação da Bahia (SEC) é a entidade com maior valor previsto para para 2021, com valor de R$ 63 milhões - já tendo sido pagos até julho para a SEC R$ 38 milhões. 

Ao todo estão previstos para a Bahia em 2021 o pagamento de R$ 289 milhões com o montante de  R$ 198 milhões já pagos as entidades do estado até julho. Atualmente, o valor repassado pela União a estados e municípios por dia letivo para cada aluno é definido de acordo com a etapa e modalidade de ensino: creches recebem R$ 1,07, pré-escola R$ 0,53, escolas indígenas e quilombolas R$ 0,64, ensino fundamental e médio recebem R$ 0,36, educação de jovens e adultos R$ 0,32, ensino integral R$ 1,07, instituições com programa de fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral recebem R$ 2,00 e alunos que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contraturno recebem R$ 0,53.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

Com a Lei nº 11.947, de 16/6/2009, 30% do valor repassado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) deve ser investido na compra direta de produtos da agricultura familiar, medida que estimula o desenvolvimento econômico e sustentável das comunidades.

O Brasil está em chamas. Em mais de três décadas, a quantidade de áreas atingidas pelo fogo aumentou 10 vezes. Os dados são de um levantamento inédito feito pelo Mapbiomas, um projeto de mapeamento anual do uso e cobertura da terra no país.

Os pesquisadores analisaram imagens de satélite observando as mudanças mensais registradas desde 1985 até 2020. A conclusão é que quase 20% do território brasileiro já foi queimado entre áreas de floresta, de campo, pasto e com produção agrícola. Em média, são 150 mil quilômetros quadrados queimados anualmente, como se um país do tamanho da Inglaterra pegasse fogo todos os anos. De toda a área queimada, mais de 60% pegou fogo mais de uma vez.

A coordenadora da pesquisa e diretora de ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar, esclarece que são vários os fatores que explicam o aumento das queimadas, como se é um ano muito seco, se há bastante material de combustão no solo, por exemplo. No entanto, o principal é o controle da fonte de ignição. Ou seja, quem começa o fogo. “No Brasil, infelizmente, a gente tem visto uma prática de uso do fogo que não é condizente com o ambiente. Ela está muito relacionada ao desmatamento, a práticas de pastagem, que não têm um manejo adequado”, pontua. Para a pesquisadora, os números revelam a urgência de políticas públicas assertivas. Caso contrário, o dano não é apenas aos biomas, mas para as faunas locais. Segundo ela, não é mais possível colocar essa agenda em segundo plano. “Se a gente controlar as fontes de ignição, o fogo reduz. É bem importante a gente levar essa informação para os formadores de decisão, porque combatendo a criminalidade na Amazônia, por exemplo, a ocupação ilegal de terras, a gente vai reduzir o desmatamento e vai reduzir o fogo.”

Em nota, o Ministério do Meio Ambiente informou que o governo, “cumprindo o compromisso internacional anunciado na Cúpula de Líderes sobre o clima, fortaleceu as ações de fiscalização e controle e dobrou os recursos para órgãos de fiscalização ambiental”. “Em relação ao incêndios, governo suspendeu o uso do fogo para práticas agropastoris em todo o território nacional por 120 dias, autorizou atuação conjunto do Ministério da Justiça, Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério do Meio Ambiente, com cooperação dos órgãos estaduais, para contratar mil bombeiros, com objetivo de prevenir e combater os incêndios na Amazônia, cerrado e no Pantanal”.

 

O sistema do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) voltou a funcionar depois de ter ficado seis dias fora do ar, para a realização de manutenção. Os atendimentos presenciais do órgão também estão em funcionamento, mas com agendamento feito previamente para evitar aglomeração nos postos.

Os usuários que tinham atendimento marcado e não puderam ser atendidos, por causa da interrupção do serviço, devem acessar o SAC Digital e agendar uma nova data.

De acordo com a coordenadora de atendimento do órgão, Carla Santiago, o sistema precisou passar por uma revisão, o que resultou na suspensão de atendimentos de serviços para veículos. Os serviços envolvendo habilitação continuaram sem alteração. “O sistema precisa passar por manutenções. Em uma dessas, foi percebida uma falha sistêmica e foi preciso fazer uma intervenção de restauração. E isso impactou os atendimentos dos serviços de veículos”, disse a gestora.

Para quem já havia marcado atendimento antes da suspensão, não haverá prioridade. Contudo, se o caso for de extrema urgência, o cidadão pode contatar a gerência dos postos e solicitar alguma emergência necessária.

Todo o atendimento no órgão está sendo agendado via SAC Digital para evitar aglomerações nos postos e controlar o fluxo de pessoas. No entanto, muitos serviços envolvendo veículos ou habilitação podem ser obtidos pelo site do órgão ou pelo aplicativo do Detran. “Quem vem do tempo passado, lembra que tinha que pagar o licenciamento, marcar para ir na unidade pegar o documento quando não recebia em casa. Agora, pagou e poucas horas depois pode baixar o documento, e pode estar com ele salvo no celular ou fazer a impressão normal e manter dentro do veículo”, destacou Carla Santiago. 

A morte do ator Tarcísio Meira na última quinta-feira (12), por complicações da covid-19, reacendeu o debate sobre a eficácia da vacinação para controlar a pandemia. Aos 85 anos, o ator estava completamente imunizado desde abril, quando tomou a segunda dose da CoronaVac. O episódio gerou nova onda de desinformação nas redes sociais, com falsas narrativas de que "não adianta tomar vacina". A Agência Brasil conversou com especialistas que foram taxativas na defesa da imunização em massa como a principal estratégia para que o país saia da crise sanitária.  

"Nenhuma vacina disponível no Brasil, a da Pfizer, a Janssen, AstraZeneca ou a CoronaVac asseguram 100% de proteção. As pessoas continuam precisando de cuidados, como uso de máscara e distanciamento social. Mas a efetividade das vacinas é indiscutível. Basta ver que nos países com vacinação avançada, como Israel e Inglaterra, mesmo com aumento de casos por causa da variante Delta, o número de internações e mortes são proporcionalmente muito menores, resultado direto da imunização", diz a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) avaliou o efeito das vacinas contra o novo coronavírus na população brasileira e concluiu que 91,49% das pessoas que morreram pela infecção, entre maio e julho deste ano, não tinham tomado vacina ou não estavam totalmente vacinadas com as duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen.

A mesma pesquisa demonstrou que 84,9% das pessoas imunizadas que morreram no país tinham algum fator de risco para a covid-19 e 87,6% tinham 70 anos ou mais. A incidência de agravamento de quadros em pessoas idosas, mesmo que vacinadas, tem uma explicação biológica. A imunossenescência é o processo de envelhecimento e desregulação da função imunológica no organismos de idosos, o que contribui para o aumento da suscetibilidade a infecções por vírus e bactérias, além do desenvolvimento de doenças como o câncer e a redução da resposta vacinal imunológica.

"Nos idosos a partir dos 60 anos, há o que a gente chama de imunossenescência. O nosso organismo, fisiologicamente, perde a capacidade, ante a exposição de um antígeno, seja a doença ou a vacina, de gerar resposta imunológica adequada", explica a médica Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). "Além da imunossenescência, é muito raro um idoso acima dos 60 anos não ter uma comorbidade, como cardiopatia ou diabetes. Então, com esses dois aspectos, aumentam as chances de evoluir gravemente frente ao vírus da covid", acrescenta.

Mesmo com maior suscetibilidade à eficácia das vacinas, a imunização de idosos é crucial para protegê-los. Lorena Diniz faz uma analogia com a guerra para explicar como as vacinas colaboram nessa estratégia. "Se a gente estiver numa guerra, com homens treinados, a chance de a gente ganhar é muito maior do que chamar pessoas da reserva que não foram treinadas para vencer o combate". 

Para ganhar essa guerra, no entanto, a cobertura vacinal na maior parte da população é fundamental. "A vacina em si é somente um produto. A estratégia mesmo é a vacinação. Vacina sem vacinação não adianta nada. Não adianta apenas você se vacinar, as outras pessoas também precisam disso para gerar proteção coletiva", ressalta Isabella Ballalai.

A médica lembra, por exemplo, o caso do vírus do sarampo. A doença que foi considerada erradicada no Brasil em 2016, com direito a certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltou a atingir a população em 2019, revertendo esse status. O motivo foi a vacinação abaixo do esperado. 

 

A cidade de Paramirim, suspendeu neste sábado (14), a campanha de vacinação da Covid-19, o novo coronavírus de 26 anos ou mais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, uma pane elétrica no refrigerador científico que armazenava as vacinas do município, pode ter afetado 3014 doses de vacinas, sendo 429 de Covid-19 e 2585 de imunizantes diversos. De acordo com a secretaria de saúde, o refrigerador, que foi doado ao município de Paramirim pela Coelba, conta com relatório diário e a equipe de imunização detectou que o aparelho tinha entrado em modo de segurança. Após notificar o Núcleo Regional de Saúde, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) e o Ministério da Saúde, a cidade suspendeu a aplicação das vacinas. A secretaria de saúde local ainda não informou se as doses dos imunizantes foram perdidas. Enquanto isso, a vacinação contra o coronavírus está suspensa e uma data de retorno ainda não foi divulgada.

Políticos e personalidades lamentaram a morte do publicitário baiano José Eduardo Cavalcanti de Mendonça, mais conhecido como Duda Mendonça, de 77 anos. Ele, que estava internado desde junho no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tratava um câncer no cérebro e foi diagnosticado com Covid-19. Duda Mendonça ganhou notoriedade no marketing político após comandar a primeira campanha eleitoral à Presidência da República vencida por Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, com o slogan "Lulinha, Paz e Amor". Em nota de pesar divulgada em seu site, Lula o descreveu como "gênio da comunicação política" e destacou a importância do publicitário naquela ocasião. Por meio de nota, o também publicitário João Santana afirmou que Duda "foi um divisor de águas no marketing político" do Brasil e o comparou a Boni, ex-diretor-geral da TV Globo. O governador da Bahia, Rui Costa, usou sua conta no Twitter para externar pesar a familiares e amigos do publicitário.

As ações e operações realizadas pela Polícia Militar, na Bahia, vão ser filmadas a partir desta semana. Ao menos 20 câmeras acopladas nas fardas dos militares vão dar um panorama de como acontecem as abordagens, flagrantes e eventuais confrontos envolvendo as guarnições. Superintendente de Gestão Tecnológica e Organizacional, o coronel Marcos Oliveira informou ao Metro1, nesta segunda-feira (16), que a proposta tem a intenção de "provar a legalidade das ações policiais".

Segundo o coronel, algumas informações ainda não estão definidas, a exemplo de quais companhias ou batalhões farão o uso dos equipamentos na fase inicial, ou mesmo se o processo será iniciado por Salvador. "Vamos tornar o processo o mais transparente possível. As empresas que estão se habilitando a fazer esses testes estão configurando os equipamentos. Devemos usar 20 deles".

Marcos lembra que a Superintendência de Gestão Tecnológica e Organizacional (SGTO) realizou um estudo sobre a ferramenta e visitou estados que utilizam as câmeras, a exemplo de São Paulo. Pelo menos quatro marcas serão testadas. O coronel disse ainda que, após os testes, empresas que comercializam o equipamento serão convidadas à audiência, onde detalhes serão esclarecidos. "As ações policiais são são sempre baseadas na legalidade. Em tudo que fazemos procuramos prestar contas. Esse esquema é justamente para provar isso e, assim, contribuir para uma melhor punição penal", conclui.

A Defensoria Pública do Estado acompanha o processo.

Violência

O número de mortes causadas por policiais baianos subiu 47% em 2020, se comparado com os dados de 2019. As informações foram divulgadas no mês de julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).  Os estudos indicam que a PM da Bahia matou 1.137 pessoas em 2020. O dado colocou o estado como um dos dois únicos a ultrapassar mil vítimas no período.

Secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino afirmou que as câmeras protegerão também os cidadãos que sofrem com abuso de poder, racismo, homofobia, entre outros delitos praticados por uma parcela mínima de servidores públicos.

"Temos sempre que evoluir. Os resultados alcançados por outros estados mostram que esse é um caminho. Queremos tornar a polícia baiana ainda mais cidadã", completou. "Durante a reunião do Colégio de Secretários de Segurança Pública, em Goiânia, defendi o uso do equipamento. Ele vai proteger os policiais, mostrando as dificuldades enfrentadas". O processo de licitação será aberto após autorização do governador Rui Costa (PT).

 

O município de Livramento de Nossa Senhora, que no âmbito religioso católico, conta com duas paróquias, Bom Jesus do Taquari e Nossa Senhora do Livramento, encerraram neste domingo (15), os festejos de seus respectivos padroeiros.

De 28 de julho a 06 de agosto a paróquia Boa Jesus do Taquari viveu seus dez dias de novenário, onde este ano ocorreu no Ginásio de Esporte. Já a paróquia Nossa Senhora do Livramento, na Catedral, realizou o novenário de 6 a 15 de agosto, onde na sexta-feira (13), sábado (14) e domingo (15), as missas foram celebradas em frente à igreja. E a Rádio 88 FM, como todos os anos, fez transmissão dos dois festejos, totalizando 20 dias de festa.

Confira a reportagem feita com os Padres, Padre José Aparecido, o Padre Cido, que foi pároco da paróquia Bom Jesus do Taquari e que atualmente vive sua missão na cidade de Érico Cardoso, além do Padre Marcelo, atual pároco da paróquia Bom Jesus, Padre Rinaldo Pereira, da paróquia Santíssimo Sacramento da cidade de Rio de Contas, Padre Jandir, pároco da paroquia Nossa Senhora do Livramento e o Bispo Dom Armando Bucciol, que falaram sobre os festejos (clique aqui ou acesse abaixo).

Foram 20 dias de muito trabalho, com programas antes das celebrações, levando informações, bate papos com os leigos, pastorais responsáveis pela liturgia de cada noite e também, com os Padres que ao longo dos festejos falaram conosco. Parabéns a toda equipe da Rádio 88 FM pelo trabalho realizado, e nossos agradecimentos pela confiança de todos os anos, que ambas as paróquias têm conosco e principalmente nosso muito obrigado, a você ouvinte. 

 

" allowfullscreen>

Nossas Redes Sociais

88 FM
AO VIVO

Rádio 88 FM © 2026 - Todos os direitos reservados.